quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
GOVERNO ESTUDA REGULAR CONTEÚDO DE RÁDIO E TV
É necessário um marco regulatório praas rádios e TVs; afinal esse é um serviço concessionário do Governo às empresas privadas. É necessário regras porque políticos, leia-se paarlamentares, detém hoje o dominio da mídia nesse país e "pintam e bordam",ao seu bel prazer, tornando-se verdadeiros caciques políticos em seus Estados; além de não respeitarem a liberdade de imprensa, que tão alardeiam, visto que os que deles discordam não dispõem de espaços em suas rádios ou TVs. É uma realidade inquestionável. Espero que a Presidente Dilma não ceda as pressões da " mídia mafiosa", expressão cunhada por Mino Carta que muito bem conhece essa gente, e sancione com urgência o projeto apresentado pelo jornalista Francklin Martins, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação social da Presidência da República. Uma sugestão: está na hora de revermos as concessões porque como está é um monopólio de meia dúzia de familias que interferem, politicamente, na vida de todos os brasileiros; conceder autorização, concessão, para TVs e Rádios Comunitárias é a melhor e a verdadeira democratização das comunicações. Voces não acham?
CLASPAR COM NOVA DIRETORIA
A CLASPAR- Empresa Paranaense de Classificação de Produtos já tem nova Diretoria. O futuro Secretario da Agricultura Norberto Ortigara já escolheu os novos Diretores são eles: Presidente: Carlos Alberto Scott, pesquisador aposentado do IAPAR, Diretor Técnico: Osvaldo Ohlson, funcionário da empresa que respondia pelo cargo de Gerente do Laboratório de Análise de Sementes (LAS) e Diretor Administrativo Financeiro: Jairo da Silva Rocha, funcionário de carreira do Instituto EMATER. Todos os diretores escolhidos são da mais alta competência e temos certeza que muito contribuirão nas transformações estruturais que a empresa deverá passar, A CLASPAR é uma empresa reconhecida nacionalmente pela qualidade de seus trabalhos na execução dos serviços de classificação para o setor agrícola; ela atua desde 1958. É importante que esses serviços continuem a ser executados por empresa estatal; quaisquer medidas privativistas deverão ser excluídas. Recebemos informação que, possivelmente, haverá uma fusão:CLASPAR/CODAPAR; é uma solução que já havia sido proposta aos Governadores Requião/Pessutti e que, por interferências sistêmicas, não foram implementadas. É uma solução que virá fortalecer as duas empresas: CLASPAR e CODAPAR. Sucesso à Nova Diretoria.
REFLEXÕES NATALINAS
Esperamos a passagem bo natal para refletir sobre os acontecimentos, alguns trágicos, sobre as festas natalina. Os capitalistas são sábios pois transformaram uma festa religiosa num banquete de negociatas e de desesperos. Por que desespero? Porque transformaram os cidadãos em robôs, em gente sem reflexãao, que saem às ruas apavorados, desesperados, transtornados pela propaganda comercial, no afã de adquirir coisas, das compras natalinas induzidas pelos vendilhões do templo. O desespero é tamanho que acidentes aconteceram, diuturnamente, nas duas semanas que antecederam o natal, onde as pessoas discutiam, brigavam e até se mataram, por causa da farra natalina pagã. É triste, muito triste, a gente constatar que o natal se transformou num grande comercio, num mercado persa, onde as pessoas perderam a racionalidade!
Reflitam sobre isso!
Reflitam sobre isso!
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
POR QUE OS TRANSGENICOS ESTÃO CRESCENDO?
A Gazeta do Povo-Caminhos doCampo, publicou que " transgenicos já são 67% da área plantada com soja, milho e algodão". São informações do CIB -Conselhode Informações de Biotecnologia, ONG financiada pelas multinacionais que tem interesse em ampliar seu dominio com transgenicos pelo mundo afora. Mentem que os transgenicos são mais produtivos, que são de menor custo; não é verdade porque os agricultores estão gastando mais com agrotóxicos e ainda pagam pelo uso da tecnologia. Será que os agricultores são ignorantes plantando algo que é mais caro, poderão perguntar? É fácil responder: os agricultores entraram nessa canoa furada porque a nossa pesquisa não disponibiliza mais semente convencional de alta produtividade visto que estão colocando esse material a disposição das multinacionais. Infelizmente está faltando semente convencional e os agricultores são obrigados a comprar a semente transgenica. Esperamos que a Presidente Dilma, ao tomar posse, ponha um fim nessa sacanagem contra os agricultores brasileiros e contra o consumidor que já está comendo produtos derivados da trasngenia altamente contaminados com agrotóxicos, além da contaminação gênica e ambiental.
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
44 MILHÕES DE PESSOAS VIVEM NA POBREZA NOS EUA
Segundo noticias do World Socialist Web Site, a quantidade de habitantes nos Estados Unidos que vivem na pobreza aumentou para 43,6 milhões em 2009, conforme informe emitido plo Escritório do Censo daquele país. Esta é a maior cifra desde que a agência começou a publicar semelhantes dados há 50 anos. O aumento da pobreza nos EUA - que reflete o impacto da recessão economica, a perda do emprego e as reduções salariais - se concentrou nos adultos e nas crianças. Recomendo busca no http://www.rebelion.org/ no texto de Patrick Martin, onde estão pormenorizados todos os dados.
FALTA PESQUISA PÚBLICA SOBRE TRANSGENICOS?
Esse é o título de matéria publicada na Gazeta do Povo(26/12/10), em entrevista com o pesquisador de Fisiologia Vegetal da Universidade de Milão, Piero Morandini que é um defensor dessa tecnologia do veneno. De fato, os comprometimentos da nossa pesquisa com as multinacionais do agrotóxico é tão grande que, nocampo da transgenia, eles só se preocupam as técnicas que conferem resistência aos agrotóxicos - inseticidas e herbicidas, principalmente. Não pesquisam, por exemplo, a daptabilidade à solos ácidos, a seca. O que há no mercado, contrariando o que afirmou Piero Morandini na entrevista, é soja, milho, canola e arroz, resistentes aos produtos - herbicidas e inseticidas- fabricados pelas multinacionais da trangenia. A EMBRAPA,grande e competente, empresa brasileira e o CODETEC, do Paraná, tem contratos de cooperação comas multinacionais para\trabalhar tãosomente comsoja e milho. Por outro lado, existem pesquisas internacionais que apontam os riscos à saúde e ao meio ambiente causados pelos transgenicos. Só criminosos é que não admitem; ou os vendidos e comprados pelas multinacionais. O NEAD- Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Agrário Rural do MDA, publicou em 2007, um estudo denominado
Plantas geneticamente modificadas- Riscos e Incertezas que apresenta vasta bibliografia internacional onde denunciam a faltade controle dos OGMs, os riscos à saúde, riscos alergênicos, riscosambientais, ameaças à biodiversidade e o surgimento de resistências pelosinsetos e plantas. Recomendo visita ao site: http://www.nead.org.br/ . Quem tiver interesse também posso disponibilizar esse material; vale a pena consultá-lo paradesmistificar e desmentir essas entrevistas de pessoas comprometidas com o VERDE PODER DE $EDUÇÃO.
Plantas geneticamente modificadas- Riscos e Incertezas que apresenta vasta bibliografia internacional onde denunciam a faltade controle dos OGMs, os riscos à saúde, riscos alergênicos, riscosambientais, ameaças à biodiversidade e o surgimento de resistências pelosinsetos e plantas. Recomendo visita ao site: http://www.nead.org.br/ . Quem tiver interesse também posso disponibilizar esse material; vale a pena consultá-lo paradesmistificar e desmentir essas entrevistas de pessoas comprometidas com o VERDE PODER DE $EDUÇÃO.
domingo, 26 de dezembro de 2010
AS MANIPULAÇÕES DA GEOENGENHARIA
As sociedades industriais tem provocado muitas crises ecológicas:crises climáticas, contaminação das águas, acúmulo de toxinas, colapso de ecossistemas e extinção acelerada das espécies. A transgressão dos limites naturais na seara dos lucros privados põe em risco a integridade e a sobrevivência do nosso planeta. Esta forma de vida sobre a terra tem se tornado insustentável! O senso comum aponta no sentido de que atuemos para construir, rapidamente, uma civilização mais justa, mais harmônica, em equilibrio com a natureza. Infelizmente, um grupo de cientistas, empresas e instituições, cada vez mais influentes, respaldadas por alguns dos governos que tem a maior dívida climática - os EUA-, propõem um caminho diferente para sair da crise: um Plano B, Em vez de mudar os modelos daninhos de produção e de consumo, pretendem criar projetos de geoengenharia em todo o planeta, para que este possa- teoricamente- seguir suportando os abusos das sociedades industriais.Suas propostas para "ajustar" tecnologicamente o aquecimento global, vão desde a mudança da química dos oceanos até a contaminação da atmosfera superior com partículas de enxofre. Vamos nos organizar para deter a geoengenharia, esse projeto de grande escala que pretende manipular, intencionalmente, os ecosssistemas do planeta e, portanto, o clima.
Voltaremos ao tema!
Voltaremos ao tema!
sábado, 25 de dezembro de 2010
A AFRICA QUE INCOMODA
O cubano Carlos Moore, etnólogo e cientista político; doutor em ciências humanas e em etnologia é um grande estudioso sobre o racismo, o preconceito e a discriminação racial. Escreveu essa importante obra A africa que incomoda, que fala sobre o legado africano no quotidiano brasileiro. É uma obra que recomendo visto que ela ajuda na compreensão sobre o que acontece no continente africano, bem como corrobora para a aceitação dos projetos de políticas afirmativas. O que os colonizadores fizeram na África até hoje tem reflexos sobre a população negra dentro e fora do continente africano. Poucos,segundo Moore, têm uma idéia do que realmente foi a colonização para os africanos. Muitos continuam ignorando ou minimizando o fato de que a colonização da África foi um verdadeiro ato de genocídio para a raça negra. Segundo a professora Eliane Cavalleiro, da Universidade de Brasilia, " é um livro para ser apreciado pelos profissionais da educação - homens e mulhers-, compromissados com o processo de educação das futuras gerações. (...) sua leitura é um ato político". Confiram!
DEPUTADO VACCAREZZA(PT-SP) A SERVIÇO DA MONSANTO
Vejam que o PT, outrora cheio de puros, agora está infiltrado por parlamentares serviçais de multinacionais; é caso do deputado federal Cândido Vacarezza que é autor do projeto que libera as " sementes Terminator" da Monsanto. Essa tecnologia mortal, estéril está proibida em todo o mundo porque ela atenta contra a liberdade milenar dos agricultores, qual seja, usar suas sementes para multiplicação. O deputado traidor foi assessorado nesse projeto criminoso pela advogada da Monsanto Patricia Fukuma que também é conselheira do CIB- Conselho de Informação sobre Biotecnologia, entidade mantida pela Basf, Bayer, Syngenta, Cargill, Dupont e Arbogen, entre outras. É lamentável que um deputado se preste a esse sujo papel de algoz dos agricultores e a serviço dos interesses imperialistas.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
A CTNBIO: AGENTES DAS MULTINACIONAIS DA TRANSGENIA
A CTNBio- Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, na calada do Governo Lula, acaba de aprovar mais variedades milho e algodão transgenicos. Foram aprovadas pela comissão duas variedades de milho OGM e uma autorização para o plantio comecial de algodão geneticamente modificado. Os milhos aprovados sãodaMonsanto; o algodão pertencem a empresa alemã Bayer Cropscience. Para que todos saibam a Bayer é uma empresa que não respeita os comsumidores brasileiros; em 2007 ingressaram, pelo uruguais 32 toneladas de "Gaucho"( imidacloprido), um agrotóxico da Bayer, proibido na Alemanha após a morte massiva de colméias; um verdadeiro genocídio apícola, A mesma Bayer é produtora e comercializa o endosulfan agrotóxico banido no seu pais de origem, a Alemanha e em toda aEuropa. Aqui sob o beneplácito dos ministérios da saúde, meio ambiente e agricultura o endosulfan continua mantando e poluindo nosso ambiente. As atidudes da maioria dos membros da CTNBio ,infelizmente, rendidos às multinacionais dos agrotóxicos e transformados em agentes, em cães de guarda das multinacionais da transgenia.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
CEPAL DESTACA REDUÇÃO DA POBREZA NA AMERICA LATINA
A CEPAL- Comissão Economica para a América Latina e Caribe, em recente relatório, destacou a redução da desigualdade e pobreza, na última década, na Venezuela. Segundo a Secretaria Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, Venezuela, Argentina, Brasil e Bolivia são os países daregião que mais reduziram a desigualdade e a pobreza na última década. " Há uma ruptura quando se faz uma comparação com a década de 90", afirma Bárcena, acrescentando que " a América Latina é hoje uma região progressista" em referencia aos ganhos desses países. que contam com governos de esquerda que tem priorizado os investimentos sociais e o bem estar de seus povos. Esses dados da CEPAL são um desmentido às alegações e afirmações maldosas dos que combatem e discriminam Hugo Chavez, Cristina Kirchner, Lula/Dilma e Evo Morales. A CEPAL destaca, no caso particular da Venezuela, que é o país daregião que mais reduziu a pobreza no período de 1999-2008. Entre outros indicadores sociais o documento cepalino informa que a Venezuela diminuiu em 58% o índice de desnutrição infantil, que passou de 7,7% em 1999 `3,2% em 2009. Quem quiser conferir que acesse o site da CEPAL.
A FARSA DA CONFERÊNCIA CLIMÁTICA EM CANCÚN
Os resultados alcançados na conferencia de Cancún foram pífios! As conclusões foram ao gosto dos que mais contaminam. Quem saiu ganhando foi o capitalismo climático que impôs condições e conseguiram licença para matar. A mídia global e nacional tenta vender a idéia de que o acôrdo de Cancún foi um avanço na luta pelo esfriamento do planeta. É verdade? Não, não é! Foi um grandefracasso. Para combater amudança climática não há outra alternativa a não ser reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O acordo aprovado na Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP 16) não avançou um só milímetro nesta direção. Voltaremos ao assunto.
LEI ESTADUAL MANDA ROTULAR TRANSGENICOS
A rotulagem de transgenicos em São Paulo agora estágarantida por lei estadual. A lei nº 14.274 de 16/12/2010, que dispõe sobre a rotulagem de produtos transgenicos é um avanço significativo e uma vitória dos consumidores paulistas. É importante que todos os consumidores saibam disso e cobrem do poder constituido o seu cumprimento. Existe uma lei federal, o decreto 4680/03 que, infelizmente, continua sendo burlado pelas empresas que comecializam transgenicos e seus derivados.
ALDO REBELO: O PADRINHO DOS DESMATADORES
Para justificar sua mudança de lado, seu apoio às idéias e teses conservadoras da bancada reacionária dos ruralistas que querem retalhar e rasgar o código florestal brasileiro, Aldo Rebelo sofisma, descaradamente, ddenunciaado " interesses escusos de ONGs estrangeiras na discussão do novo código florestal". Aldo Rebelo diz que " a proposta para o novo código florestal prevê apenas um caso de flexibilização - leia-se mudanças- dos limites das áreas de proteção permanentes(APPs)". Ora, Rebele mente descaradamente já que defende a mudanaça para os córregos de 5 metros de largura ao propr a redução de 30 para 15 metros. A alegação é de viabilizar as pequenas propriedades que estão cortadas por esses cursos d'água; não sabe Rebelo ou se faz de desentendido que os pequenos agricultores são os que mais conservam, que mais respeitam as leis. O que aldo quer é viabilizar as sacanagens dos desmatadores por isso os apadrinha
" DERROTAR DILMA NAS RUAS": QUEM VIRÁ?
O jornalista José Arbex Jr. Tomou emprestado parte de um texto do PCB “ Derrotar Serra nas urnas e Dilma na rua” e fez seu comentário tecendo a mesma ladainha do texto escrito pela intelectualidade do PCB que diverge de grande parcela dos militantes pecebistas. ¨Derrotar Dilma nas ruas”, além de ser um slongan dogmático, porque já pressupõe um fracassos total do Governo Dilma antes dela assumir, é fazer o jogo das forças direitistas que lutaram com garras, unhas e dentes a favor de Serra. Os equívocos da nota do PCB e agora referendados por Arbex quando diz “ o governo Dilma será, necessariamente, muito pior e mais caótico”, é um exercício fantasmagórico; até parece que viram o filme de Chico Xavier, resolveram receber algum espírito direitista e psicografaram algo do além. Não é uma análise, nem tampouco, uma reflexão dialética. Quando Arbex cita os malucos, ex-petistas, Heloisa Helena, Marina Silva e Ivan Valente, esquecendo o Babá e a Luciana Genro ele – Arbex- esquece que todos levaram ferro nas eleições de outubro. Por que? Porque estavam com o binóculo político invertido; não enxergavam a realidade dos fatos. Partiram para o esquerdismo oportunista e se ferraram! Os equívocos da Nota do PCB, a posição dúbia – para não dizer outra coisa- da Marina e as burrices do PSOL e PSTU pedindo o voto nulo corroboraram para essa avalanche dos votos alienados: 4,7 milhões de nulos, 2,5 milhões brancos e 29 milhões de abstenções, isto é, uma soma de 31.2 milhões de votos perdidos, quase igual após votos de Serra. Uma oposição ativa à Dilma com uma esquerda fracionada que não elegeu bancadas representativas e que, como o PCB não elegeu ninguém, portanto não tem massa para agitar; com que roupa vamos “ derrotar Dilma nas ruas”? Maluquice pura; “ doença infantil do esquerdismo no comunismo” como diria o grande filosofo e pensador Vladimir Ilich Ulianov Lênin. Juízo minha gente porque se derrotarmos Dilma nas ruas; quem irá para o seu lugar?
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
SOJA RR: A MONSANTO PERDE SUA PATENTE
O Tribunal de Justiça europeu - TJE, em recente decisão deu ganho de causa à Argentina, em favor da agricultura familiar, ao desautorizar a transnacional estadunidense Monsanto a cobrar direitos de patentes sobre derivados de soja tratada com produtos da companhia. No final da década de 80 a Monsanto, juntamente com outras empresas, desenvolveu uma modificação genética em plantas de soja; a SojaRR-Round Up Ready. Essa modificação confere às plantas resistência ao herbicida glifosato, oportunamente patenteado pela própria empresa. Essa decisão do TJE é muito importante porque na Argentina, assim como em grande parte dos países(incluindo os EUA, nação de origem da Monsanto), respeita-se a prática ancestral dos agricultores de guardar parte das sementes que eles obtêm de seus próprios cultivos para futuras semeaduras.Essa é uma prática fundamental para assegurar a produção de sementes de um modo sustentável, reduzindo os custos do agricultor. Essa decisão do TJE liberta os agricultores dos grilhões da Monsanto; infelizmente aqui no Brasil ainda estamos reféns da Monsanto, da Bayer, da Syngenta e outras tantas que passaram a lábia nos dirigentes do agronegócio com o verde poder da $edução!
A REGULAMENTAÇÃO DOS ANÚNCIOS DE ALIMENTOS
A Resolução Nº 24, de 15 de junho de 2010 da ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que "dispõe sobrea oferta,propaganda, publicidade, informação e outras práticas corelatas cujo objetivo seja a divulgação e a promoção comercial de alimentos consideradoscom quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans, de sódio, e de bebidas com baixo teor nutricional(...)" já está sendo torpedeada pelos que vendem alimentos e deviam tera responsabilidade e o compromisso ético/moral de zelar pelas boas práticas de fabricação bem como transparência nos negocios; falo da ABIA-Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos que impetrou liminar na Justiça Federal em Brasilia( a Ilha da Fantasia) pedindo a suspensão da Resolução que foi publicada em junho. Infelizmente a (in)justiça funcionou em favor dos que querem vender alimentos não recomendados ao consumidor. É uma vergonha!
Mas, nem tudo está perdido porque endidades ligadas as áreas da saúde, nutrição e defesa dos direitos do consumidor e das crianças estão lançando, hoje(17/12/10), em São Paaulo, na Faculdade de Saúde Pública da USP, a Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos. Esperamos que no Paraná essas áreas citadas se mobilizem!
Mas, nem tudo está perdido porque endidades ligadas as áreas da saúde, nutrição e defesa dos direitos do consumidor e das crianças estão lançando, hoje(17/12/10), em São Paaulo, na Faculdade de Saúde Pública da USP, a Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos. Esperamos que no Paraná essas áreas citadas se mobilizem!
MERCOSUL: O CONTRAPONTO À ALCA
Em 1994, o ex-presidente Clinton, presidiu a aberturada 1ª Cúpula das Americas, em Miami, da qual participaram 33 países do continente americana, com exceção de cuba, vetadapelos Estados Unidos.Clinton, nessa reunião, propos a criação da ALCA- Área de Livre comercio das Américas. A ALCA, na verdade é um projeto que privilegiaos interesses dos EUA, em detrimento as economias da America Latina e Caribe. O nosso grande projeto de integração e unidade sócio-político e econômico é, sem sombra de dúvidas, o MERCOSUL. O encontro de Foz foi um avanço ao propor o ingresso de Cuba; falta, infelizmente, o ingresso da Venezuela que está sendo obstaculizado pelo Congresso do Paraguai que deve estar sendo influenciado pelo Pentágono e as viuvas de Stroessner encasteladas naquela corte. Os acordos firmados em Foz dão a exata dimensão da importancia do Mercosul para os paises laatino americanos. O Mercosul é o nosso contraponto à Alca!
O EXAME DA ORDEM DA OAB
" Juiz derruba exame da OAB", é a manchete da Gazeta do Povo(17/12/10). Já vem tarde essa medida. ´Há muito conversava com amigos advogados e comentava com alguns estudantes que o exame de ordem era inconstitucional, era uma excrescência juridica que feria a liberdade do exercício profissional. Incitava os estudantes a rebeldia, infelizmente não se faz mais rebeldes como antigamente! Tentaram fazerisso na agronomia e a nossa associação se rebelou; não colou! Ora se profissionais, das diversas categorias,estão saindo das faculdades sem condições de exercer suas profissões, não é um novo vestibular ou outras " provas" que vão resolver essa triste situação. Há que se ir mais fundo; fazer uma operação pente-fino nessas faculdades, nos curriculos, avaliar a competência do quadro docente. Encontrados problemas sérios que se faça o devido enquadramento exigindo, com urgência, a solução. Se não o fizerem FECHE-SE AS FACULDADES DE CURSOS VALITAS! Meus cumprimentos, meus parabéns ao Dr. Vladimir Souza de Carvalho, juiz do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, que restaura o direito do livre exercício profissional aos advogados e acaba com a industria da máfia dos cursinhos para oexame de ordem que estão enricando.
ESCLARECIMENTOS
Esse é um blog sério, político e de ideias claras,transparentes que se propõe discutir os mais diversos temas da atualidade; da modernidade. Não vamos responder, não perderemos o nosso precioso tempo, com covardes que omitem seu nome para usar termos chulos.Esse novo blogueiro - Valdir Izidoro Silveira- tem ética e coragem para assumir suas posições e ir para o debate, para o confronto aberto. Aqui tem espaço para os que não se escondem em cavernas, como bichos! A luz, a claridade é o nosso espaço.
Com um grande abraço a todos.
Valdir
Com um grande abraço a todos.
Valdir
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
UM POUCO DE HISTÓRIA E CULTURA
Na década de 60, um grupo de intelectuais de esquerda e marxistas,encabeçados pelo editor Ênio Silveira, resolveram, num louvável esforço, lançar a famosa coleção Cadernos do Povo Brasileiro graças a uma grande parceria entre a Editora Civilização Brasileira, ISEB-Instituto Superior de Estudos Brasileiros(1954-64) e o CPC-Centro Popular de Cultura da UNE-União Nacional dos Estudantes. Essa união possibilitou a divulgação maciça destas publicações nos movimentos sociais, através da discussão suscitada junto ao movimento sindical do campo e da cidade, nos partidos políticos, no movimento estudantil secundarista e universitário etc. Foram 28 volumes editados que vale uma pesquisa em bibliotecas e sebos; quem ler, principalmente a juventude, vai ficar impressionado com a qualidade e, pasmem, a atualidade das idéias ali expostas. Por exemplo o livro n.4 da coleção Por que os ricos não fazem greve?, escrito por Alvaro Vieira Pinto, atingiu a marca de 100 milexemplares vendidos. Voce sabe, por que os ricos não fazem greve? Porque eles não trabalham! Confiram!
HAY GOBIERNO ENTONCES ESTOY JUNTO!
A debandada geral dos deputados estaduais do PMDB para o ninho tucano de Beto é a radiografia do fisiologismo da bancada do PMDB. Vejam, dos 13 deputados, 8 já estão na base de apoio do governo de Beto. Só ficaram os históricos do " velho PMDB de guerra"; Waldyr Pugliesi, Caito Quintana, Nereu Moura e o novato Anibeli Neto, honrando a camisa do Vô e do Pai e Ademir Bier, mostrando que tem vergonha na cara!
O restante estão naquela do Hay gobierno, entonces estoy junto!
O restante estão naquela do Hay gobierno, entonces estoy junto!
DIREÇÃO DO PMDB TRAIU PESSUTI
Agora ficou evidente a traição de alguns quadros importantes do PMDB, entre eles Requião, em relação a candidatura de Orlando Pessuti ao Governo do Estado. Os dois fiéis escudeiros de Requião, Alexandre Khuri e Romanelli articularam o apoio a Beto Richa. Será que o que faziam - e fizeram- não tinha o consentimento, a aquiescência do Chefe? Requião ficou com os dois pés ancorados: um no Osmar outro no Beto, quando estimulou seus paus mandados. O apoio ao Osmar, só um neófito em política é que não viu, foi uma artimanha para tirar Osmar do caminho ao senado; se Osmar sai para o senado Requião dançava!
A nomeação de Romanelli como Secretário de Beto é a comprovação, o baton na cueca, da traição a Pessuti. O projeto contra os transgenicos e a Carta de Puebla foram jogados no lixo; valeu o projeto " EU", o personalismo, o individualismo. Algumas pessoas não fazem mais política com seriedade!
A nomeação de Romanelli como Secretário de Beto é a comprovação, o baton na cueca, da traição a Pessuti. O projeto contra os transgenicos e a Carta de Puebla foram jogados no lixo; valeu o projeto " EU", o personalismo, o individualismo. Algumas pessoas não fazem mais política com seriedade!
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
OS DESAFIOS DE MARIA DO ROSÁRIO
A nova Ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, a gaucha Maria do Rosário, tem um grande desafio pela frente:abrir os arquivos da ditadura; diga-se de passagem uma reivindicação, uma luta da OAB do Rio de Janeiro. É preciso que o país conheça todos os escaninhos da ditadura que nos infernizou a vida. As resistências são enormes porque os vivandeiros(as) da ditadura estão por aí influenciando ainda- infelizmente- e colocando no parlamento seus representantes.
THAT IS DEMOCRACY?!
"Raimundo e familia: todos dependem da aposentadoriado casal(Gazetado Povo- 12/12/10)". É vergonhoso, anti-humano,que um agricultor, após trabalhar anos a fio, desde os 7 anos, ao chegar aos 81 anos de idade,tenha uma aposentadoria que não dar nem para se alimentar. E os remédios, que é comum nessa faixa etário das pessoas pobres, quem paga?
Enquanto isso um parlamentar que não trabalha, que "não prega um prego numa barra de sabão", como dizem os nordestinos, ganha uma fortuna além das maracutaias que fazem com os Bibinhos da Vida! Haja Engov!
That is democracY!?
Enquanto isso um parlamentar que não trabalha, que "não prega um prego numa barra de sabão", como dizem os nordestinos, ganha uma fortuna além das maracutaias que fazem com os Bibinhos da Vida! Haja Engov!
That is democracY!?
EQUIPE DE RICHA PROMETE SELAR PAZ COM O AGRONEGÓCIO
O futuro Secretário da Agriculturado Paraná Norberto Ortigara, que pauto como um homem sério, disse em entrevista à Gazetado Povo que " não temos restrições ideológicas aos transgenicos. Trata-se de uma opção disponível ao produtor. Vamos trabalhar(...)para apoiar o desenvolvimento da agropecuária". Em primeiro lugar o termo " selar paz" está deslocado visto que não tivemos guerra no Paaraná; sim um confronto, pontual, de algumas idéias em relação a certas tecnologias que querem impor aos agricultores como é o caso da transgenia do veneno que só beneficia as multinacionais que vendem insumos- o pacote transgenico:semente e veneno-; ao agricultor resta o prejuizo no enfrentamento de um mercado oligopolizado. O Norberto falou certo quando citou as " restrições ideológicas", concordo porque de fato essa é uma guerra ideológica onde as empresas da transgenia jogam pesado, com muito dinheiro; comprando parlamentares, governos, midias, etc.,com o objetivo de comercializar seus produtos
DILMA E AS POLITICAS SOCIAIS
"Dilma precisa definir um valor mínimo de renda para poder cumprir sua principal promessa de campanha:acabar com a miséria no país" (Gazeta do Povo 12/12/10). É uma tarefa dificil para a leoa Dilma, visto que, na nossa concepção, a miséria só poderá ser extinta com a apropriação dos meios de produção pelo Estado; isto é com uma REVOLUÇÃO!
terça-feira, 30 de novembro de 2010
A SOCIOLOGIZAÇÃO DO NARCOTRÁFICO
Vamos emitir nossa opinião numa área de grandes contradições, uma questão meandrosa: o narcotráfico do Brasil e suas ações. Posições que transcendem a sociologização do narcotráfico, onde até estudiosos marxistas se equivocam. Não podemos –e não devemos- sob a desculpa de “ repúdio ao revide violento das forças de segurança pública” , ficarmos ao lado dos narcotraficantes que usam, sob pressão e ameaça, as populações trabalhadoras onde eles atuam. É fácil usarmos essas pessoas, como massa de manobra – assim como o fazem os narcotraficantes- como personagens para dissertações de mestrado ou teses de doutorado, com análises acadêmicas empoladas, bem construídas estruturalmente; mas que não servirão para nada no dia-a-dia dos moradores das favelas, dos cortiços, enfim das populações que estão sendo exploradas e enganadas pelo narcotráfico.
O texto do deputado Marcelo Freixo faz uma boa contextualização dos fatos quanto diz que “é preciso patrulhar a baía de Guanabara, portos, fronteiras,aeroportos clandestinos. O lucrativo negócios das armas e drogas é máfia internacional”. “(...) E, na origem da crise, há ainda a deseigualdade. É a miséria que se apresenta como pano de fundo...”.
Quem consome drogas? Gente que tem grana!
O combate, até que se mude essa estrtutura podre, carcomida da sociedade capitalista que produz uma policia corrupta e conivente com as drogas, com a máfia, tem que ser dado. É óbvio que numa” guerra” quem sempre mais sofre são os pobres, os deserdados, os explorados; como afirma o deputado Freixo “ como o “ inimigo” mora na favela, são os moradores que sofrem os efeitos colaterias da “ guerra” (...)” . E conclui “ quem dera houvesse, como nas favelas, só 1% de criminosos nos parlamentos e no judiciário”. Infelizmente, a percentagem é grandérrima!
Repito o que já escrevi e ao longo de quatro décados venho insistindo: só uma transformação radical no sistema caba com isso. Vou dar tres exemplos que servem de modelo; em Cuba e na China o narcotráfico tem vez? Não! Na ex-URSS não existia máfia e tampouco narcotraficantes, agora com a “ liberdade” surgiu drogas, máfias, prostituição e outras “benesses” da ‘ liberdade” capitalista. Então não preciza muita e nada se sociologização do narcotráfico, é só lutarmos ardorosamente para derrotar o sistema capitalista; o resto, o resto “ são tertulhas flácidas para ninar bovinos” ; traduzindo “ é conversa mole pra boi dormir”.
Valdir Izidoro Silveira
O texto do deputado Marcelo Freixo faz uma boa contextualização dos fatos quanto diz que “é preciso patrulhar a baía de Guanabara, portos, fronteiras,aeroportos clandestinos. O lucrativo negócios das armas e drogas é máfia internacional”. “(...) E, na origem da crise, há ainda a deseigualdade. É a miséria que se apresenta como pano de fundo...”.
Quem consome drogas? Gente que tem grana!
O combate, até que se mude essa estrtutura podre, carcomida da sociedade capitalista que produz uma policia corrupta e conivente com as drogas, com a máfia, tem que ser dado. É óbvio que numa” guerra” quem sempre mais sofre são os pobres, os deserdados, os explorados; como afirma o deputado Freixo “ como o “ inimigo” mora na favela, são os moradores que sofrem os efeitos colaterias da “ guerra” (...)” . E conclui “ quem dera houvesse, como nas favelas, só 1% de criminosos nos parlamentos e no judiciário”. Infelizmente, a percentagem é grandérrima!
Repito o que já escrevi e ao longo de quatro décados venho insistindo: só uma transformação radical no sistema caba com isso. Vou dar tres exemplos que servem de modelo; em Cuba e na China o narcotráfico tem vez? Não! Na ex-URSS não existia máfia e tampouco narcotraficantes, agora com a “ liberdade” surgiu drogas, máfias, prostituição e outras “benesses” da ‘ liberdade” capitalista. Então não preciza muita e nada se sociologização do narcotráfico, é só lutarmos ardorosamente para derrotar o sistema capitalista; o resto, o resto “ são tertulhas flácidas para ninar bovinos” ; traduzindo “ é conversa mole pra boi dormir”.
Valdir Izidoro Silveira
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Esclarecimentos e a Guerra contra o tráfico
Prezados(as)
O meu blog inicia com um texto crítico, já publicado, sobreum assunto ainda presente: as enchentes e cheias que atingem as populações de baixa renda. Aproveito para comentar A GUERRA CONTRA O TRÁFICO.
Os episódios do Rio de Janeiro retratam essa triste realidade que tem e deve ser combatida. O filme Tropa Elite 2 denuncia a conivência de goverantes, deputados e a policiais corruptos. Então a guerranão é só contra o narcotráfico; é contra o sistema.
A bandidagem tem que ser escorraçada, bem como o sistema policial corrupto. O povo trabalhador não pode ser prejudicado por bandidos e policiais safados. Tráfico, bandidagem e corruptos não se criam na China e tampouco em Cuba. Na China levam um tiro na nucã; em Cuba vão pro paredon. enquanto não mudarmos o sistemacapitalista temos que apoiar ações de confronto e exigir do Governo Federal uma ação forte, rija de apoio e pressão sobre as policias estaduais. Quem não seenquadrar; ferro neles!
Valdir Izidoro Silveira
O meu blog inicia com um texto crítico, já publicado, sobreum assunto ainda presente: as enchentes e cheias que atingem as populações de baixa renda. Aproveito para comentar A GUERRA CONTRA O TRÁFICO.
Os episódios do Rio de Janeiro retratam essa triste realidade que tem e deve ser combatida. O filme Tropa Elite 2 denuncia a conivência de goverantes, deputados e a policiais corruptos. Então a guerranão é só contra o narcotráfico; é contra o sistema.
A bandidagem tem que ser escorraçada, bem como o sistema policial corrupto. O povo trabalhador não pode ser prejudicado por bandidos e policiais safados. Tráfico, bandidagem e corruptos não se criam na China e tampouco em Cuba. Na China levam um tiro na nucã; em Cuba vão pro paredon. enquanto não mudarmos o sistemacapitalista temos que apoiar ações de confronto e exigir do Governo Federal uma ação forte, rija de apoio e pressão sobre as policias estaduais. Quem não seenquadrar; ferro neles!
Valdir Izidoro Silveira
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
AS INUNDAÇÕES: CULPA DO HOMEM E DOS GOVERNOS
A "TRAGÉDIA" , "CATÁSTROFE" ou quaisquer outras adjetivações, que se abateu sobre Itajaí, Ilhota, Gaspar, Blumenau e vizinhanças tem alguns culpados, os órgãos governamentais, do Estado e Federal: FATMA e IBAMA e os parlamentares que querem flexibilizar, leia-se, burlar as leis ambientais, especuladores imobiliários, os profissionais da engenharia e arquitetura que não fizeram seu dever de casa. Falo de cadeira, com autoridade de quem ao longo desses 35 anos vem escrevendo, denunciando e alertando sobre os descasos com o meio ambiente e com os desrespeitos as legislações existentes. Meu avô, pai do saudoso Humaitá, o Sr. Justino Bonifacio Martins navegava pelo rio Itajaí Açú até Blumenau. A sanha dos especuladores, dos ladrões da natureza os fez liquidar as Matas Ciliares, ocupar as encostas de morros, os banhados, enfim as áreas impróprias para urbanidade. Culpados: quem autorizou essas ocupações e quem foi conivente nas construções. Em 1981, com o título "Afinal, o que é ecologia" escrevi um artigo no nosso Diarinho - Jornal Diário de Camboriú, edição de 26/08/81, onde denunciávamos os desmates nos morros da Canhanduba e Ressacada e perguntávamos: "Já olharam a quantas anda o nosso Rio Itajaí-Açú e seus afluentes?" e mais "Já se analisou a quantidade de dejetos que são atirados no Rio Itajaí-Açú e outros rios menores?", etc. etc. Falei nesse artigo da Lei n. 4.771 de l5 de setembro de 1965 (Código Florestal) e da Lei n. 5.197 de 31 de janeiro de 1967 (Proteção da Fauna), que tanto a FATMA como o IBAMA fazem de conta que não existe; senão teriam enquadrado os infratores, os bandidos, canalhas desmatadores, que além de desmatar tocam fogo na vegetação que derrubaram.
Gostaria - e desafio- a FATMA e o IBAMA a verificarem de perto o que estão fazendo lá em Perequê -Porto Belo, onde constatei in locu o que fizeram com o morro as margens do mar, onde os pescadores criam marisco e ostra. Já reclamaram mais os safados da FATMA e do IBAMA, esses calhordas cúmplices dos ladrões da natureza, nada fazem. Por que? Porque são bacanas, ricos safados iguais a eles, que mancomunados com as imobiliárias locais, estão desmatando a vontade e ocupando os banhados, várzeas impróprias à urbanidade. Pensam, pensam!, esses incompetentes que a "técnica" , a famosa " tecnologia" , as mesmas desculpas dos vagabundos que defendem os transgenicos; resolve tudo. Governador Luiz Henrique, amigo de cadeia durante o Golpe Militar de 64, dê um basta nessa canalha! Faça uma averiguação na vida pregressa dos funcionários da FATMA que atuaram e atuam na região, nos últimos 20 anos. Tenho certeza que estão muito bem de vida; aqueles que autorizaram esses desmates, essas construções.
Veja Governador e povo catarinense, morei em Floripa, na década de 60, quando conheci o estudante Luiz Henrique, fizemos política estudantil juntos e naquela época as águas vinham quase perto da Praça XV, onde tem a Figueira histórica; vinham até a Capitania dos Portos que hoje está no meio do asfalto, no seco! Ali tinha o Miramar, um local de tira-gosto, tipo barco, dentro d`água, as águas batiam num parapeito no Mercado Municipal. Onde estão as águas? Aterraram tudo e fizeram a Rodoviária. Pergunto as águas vão voltar ao seu leito natural? Respondo: SIM! Quem autorizou esse aterro? Fizeram Estudo de Impacto Ambiental (EIA)? Fizeram Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA)? Ali onde tem a Avenida Atlântica, que vai para as Praias da Ilha, ali nós nos banhávamos, após sair do futebol no campo do Colégio Catarinense, quando batíamos uma bolinha com o nosso amigo Padre Décio; que encontrei na Feira do Livro em Porto Alegre, recentemente. Vejam que estou relatando algo que vi, participei! Não sou mentiroso e semvergonha com essa turma que autorizou os desmates ou fez/faz vista grossa diante dessas barbaridades que agora causaram a morte, a destruição de famílias e da economia do nosso Estado, sim meu Estado porque nasci em Itajaí e hoje moro em Curitiba; mas não perdi minhas raízes!
Para concluir, uma paulada no professor Lino Fernando Bragança Peres, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, que em entrevista publicada no Jornal Gazeta do Povo de Curitiba- segunda-feira- Primeiro de dezembro, afirmou que "é muito caro para ocupar de forma adequada às encostas... há necessidade de um projeto para ocupar os morros, respeitando o planejamento urbano e não colocando a população em risco" (grifos meus). Ora, mestre Lino, "ocupar morro" para construir casa, habitação é uma baita putaria, pra não ser mais grosseiro! Além disso, quando é que OCUPAR MORRO respeita o "planejamento urbano" . Alias isso nem é planejamento! Isso é crime! Isso é sacanagem e safadeza! Tenho pena e medo dos alunos que sairão do curso com essa mentalidade jurássica!
Presidente Lula, chame os Ministros da Defesa, Meio Ambiente, Agricultura e os Comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, crie uma Força Tarefa para baixar na Amazônia, no Pará e no Mato Grosso para prender os Desmatadores, os Queimadores de floresta, os Carvoeiros e outros bandidos. Arranque-os pelos cabelos de lá! Quebrem todas as madeireiras, serrarias e carvoeiras existentes! Pra que serve o SIVAM. o RADAM? Será que não conhecem a realidade dessas regiões. Estou INDIGNADO E ODEIO OS ASSASSINOS DA NATUREZA!
Essa é a indignação do Eng. Agrônomo Valdir Izidoro Silveira, nascido em Itajaí-SC, ex-perseguido político, ex-preso da ditadura militar, que não teme represálias.
Subscrever:
Mensagens (Atom)