terça-feira, 24 de maio de 2011

O DIA DA BIODIVERSIDADE

AS CINZAS DA BIODIVERSIDADE


Dia da Biodiversidade foi comemorado no dia 22 de maio. Mas por que criar um dia especial para lembrar a biodiversidade?
Acontece que na Terra as diferentes formas de vida estão desaparecendo, irremediavelmente, pelo comportamento irresponsável do homem. A nossa auto-consciência errática, auto-proclamando -nos como a principal espécie e superiores a outros animais nos tornou, nem todos felizmente, seres destruidores do ecossistema.

Foi assim que, subjugando e aniquilando  nossos irmãos, florestas, animais, água, solo, oxigênio, ecossistemas, etc, sempre perseguindo as nossas necessidades e desejos insaciáveis
​​ativados pelo mercado. A tal ponto que criamos o desequilíbrio ecológico que agora se volta contra a nossa própria existência.

Após a destruição das florestas, poluição dos rios, dos mares e lagos, estradas e crescimento urbano, a pesca e a agro-indústria, mineração e da monocultura, etc, o desaparecimento da biodiversidade é mil vezes maior do que o processo natural.

Todo dia eles dizem adeus para sempre de 50-300 espécies de vida. No mundo, a cada dia, são cortadas e queimadas florestas do tamanho de 24 000 campos de futebol. De cada 10 espécies de árvores, 2 estão  ameaçadas de desaparecer por completo. 40% dos anfíbios estão em perigo de extinção. Quantas espécies de animais e plantas que nós conhecemos nainfância e hoje não os nossos filhos não mais conhecem?

Desde 1970, nós reduzimos as populações animais em 30%, a área de manguezais e algas marinhas em 20% e a superfície de corais vivos em 40%. Na Mata Atlântica do Brasil, mais de 90% da floresta foi derrubada, cultivadas e / ou urbanizadas. Da poluição dos mares, rios e lagos, nem falar!

Perante esta situação, a humanidade entrou em diversos acordos de preservar e sanar a extinção acelerada da biodiversidade, mas todas
as tentativas falharam. Dizemos que 13% da superfície terrestre e 10% dos mares são protegidos. Mas, na verdade, sobre as cinzas e as lembranças nostálgicas do que foi a Biodiversidade, irá estimular o império de empresas multinacionais e produtos farmacêuticos. Eles estão controlando  a vida no planeta, o patenteamento depropriedades medicinais e nutricionais das espécies que ainda se recusam a morrer.

O monstros da agroindústria eliminam continentes inteiros de bosquese para transformá-los em monocultivos e produtos transgenicos, e agora, espreitam como abutres, como aves de rapina,  sobre as sementes crioulas cultivadas, por milênios,  pelos nossos ancestrais. Agora, os biocombustíveis são globalizadas, a situação será ainda pior!

Assim  os pulmões, veias, pele e todos os tecidos da nossa Mãe Terra queimam, por causa do nosso comportamento imoral e suicida. E assim, para aniquilar os diferentes estilos de vida que coexistem no nosso planeta, nós aceleramos o nosso processo de extinção inevitável, porque as plantas, animais, solo, água, rochas, seres humanos, os rios, os mares, etc dependem uns dos outros. Até que nós compreendamos  e aceitemos  esta realidade como uma verdade, vai ser difícil parar a destruição da biodiversidade, e nossa própria espécie.

E ainda existem canalhas e crápulas no Parlamento Brasileiro querendo destruir o nosso Código Florestal!





Sem comentários:

Enviar um comentário