quarta-feira, 30 de novembro de 2011

IMPERIALISMO: O SANGUESSUGA DO OURO NEGRO

    Contra as ameaças imperialistas à Síria
(Nota Política do PCB)
Estamos assistindo ao auge do cinismo do imperialismo nesta campanha pelo domínio do Oriente Médio. Comparemos o que está acontecendo em dois países.
No Egito, praticamente só há manifestações contra o governo militar: majoritárias, pacíficas, autênticas, espontâneas e constantes. Nenhuma manifestação a favor do governo.
O imperialismo faz vista grossa à violência estatal que, só nesta semana, assassinou mais de cinqüenta manifestantes e feriu milhares. A mídia e os líderes das grandes potências não falam em “ajuda humanitária”, “direitos humanos”, “sanções”, “ditadores”, “rebeldes”. Pedem o “bom senso” dos dois lados, como se o poder de fogo fosse igual. Depois da maior manifestação do povo egípcio, na última sexta-feira, o governo ianque pressiona os militares a entregarem o governo a civis, é claro que do mesmo campo político. Uma solução mediada por cima no Egito também dá legitimidade ao imperialismo para isolar e invadir a Síria.
Claro. O governo egípcio é aliado dos Estados Unidos e da OTAN. É o segundo país que mais recebe “ajuda militar” norte-americana, depois de Israel, de quem o Egito é grande aliado ajudando a sufocar os palestinos na sua fronteira com a Faixa de Gaza.
Na Síria, as maiores manifestações são em defesa do governo civil. Tendo começado exigindo mudanças econômicas, sociais e políticas, hoje elas têm como eixo central o repúdio à crescente ameaça de invasão militar imperialista. São milhões de pessoas, desfraldando a bandeira contra a intervenção estrangeira.
As manifestações contrárias ao governo, infinitamente inferiores às favoráveis, são manipuladas e superdimensionadas pela mídia. Mercenários super armados pela CIA, o M16 e o MOSSAD, com o apoio das oligarquias árabes, infiltram-se pelas fronteiras da Turquia e da Jordânia, que fazem o jogo do imperialismo. O confronto entre provocadores e franco atiradores e as forças militares e policiais fazem vítimas dos dois lados e acabam provocando vítimas civis. Este  cenário é utilizado para justificar a intervenção militar no país.
Já sobre a Síria, os círculos imperialistas, mal disfarçando suas garras, já falam em “zona de exclusão”, “corredor humanitário”, “rebeldes”, “forças de paz”, “sanções”, enfim toda a cantilena preparatória das ocupações militares. Porta-aviões dos Estados Unidos já se encontram na costa síria; crescem as sanções para estrangular o país e os tradicionais apelos para que abandonem a Síria os estrangeiros das grandes potências que pretendem invadir o país.
Claro. A Síria é um dos maiores obstáculos aos intentos expansionistas do imperialismo e do sionismo. É um dos poucos países com que os palestinos têm podido contar. Tem localização estratégica para o projeto expansionista chamado Grande Israel e cria condições para agressão em seguida ao Irã e talvez o Líbano, para ajudar a completar a limpeza étnica que o sionismo leva a efeito na Palestina e a hegemonia imperialista em todo o Oriente Médio.
Na Líbia, o governo “rebelde”, aplaudido por uma certa esquerda pautada pela mídia, se ocupa agora de entregar o petróleo aos vencedores e transformar o país numa enorme base militar imperialista para dominar o continente africano.
Com que moral os Estados Unidos e a OTAN - que já mataram, torturaram e feriram nos últimos anos mais de um milhão de pessoas, a imensa maioria civis, em diversos países – pode falar em direitos humanos?
Com que moral a Arábia Saudita, os emirados e monarquias árabes, os regimes mais conservadores e autoritários do mundo, podem falar em democracia?
Por isso, o PCB não vacila. A luta de classes tem sempre lado. O nosso lado é o dos trabalhadores e daqueles que lutam contra o imperialismo.
Por isso, conclamamos o governo brasileiro a rever seu voto na ONU, de condenação à Síria, e aos trabalhadores brasileiros a se manifestar em solidariedade ao povo sírio.
Por isso, toda a nossa solidariedade à esmagadora maioria dos egípcios e sírios.
Rio, 28 de novembro de 2012
PCB - Partido Comunista Brasileiro
Comissão Política Nacional

O NOVO CÓDIGO FLORESTAL SERÁ UMA ESPADA DE DÂMOCLES?

Senado votará Código Florestal nesta quarta


De Tai Nalon do G1
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou ontem, terça-feira (29) que o Senado colocará em votação no plenário hoje, quarta-feira (30) o projeto do novo Código Florestal.
O governo avalia que existe entendimento entre base e oposição e que o tema é prioritário. “Vai ser uma votação que nós esperamos que seja rápida e que possa ser aprovado o texto como veio das comissões”, disse.
Na última semana, a oposição chegou a cogitar condicionar a votação do Código Florestal à do projeto de regulamentação da Emenda 29, que direciona recursos para a saúde, mas recuou.

Segundo o senador Alvaro Dias, líder do PSDB no Senado, o Código Florestal é tema “prioritário”, “suprapartidário” e a oposição entende que já se chegou a consenso. “Qualquer eventual ponto de desacordo pode ser tratado em plenário”, disse.
Esperamos que o novo Código Florestal não seja a Espada de Dâmocles caindo sob o pescoço do povo brasileiro.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

ABANDONO NO CENTRO DA CIDADE

É sério o problema da falta de moradia em Curitiba e em todo o Estado para os assalariados e pessoas de baixa renda. A especulação imobiliária que é uma das tantas características da exploração capitalista é uma das causas dos abandonos de casas, prédios e terrenos baldios no centro da capital paranaense. Ninguém fiscaliza, ninguém faz nada para coibir esses abusos e desrespeito aos cidadãos. A Gazeta do Povo de 29/11/11 publicou à página 8 extensa matéria sobre o caso.O edificio abandonada na Alfredo Bufren esquina com a Presidente Faria põe em risco a segurança de quem transita por aquelas imediações, quer pedestres, quer veículos. O prédio corre riscos de desabamento e a Prefeitura, o Procon, o CREA e outros órgãos que deveriam se responsabilizar pela fiscalização nada fazem. Por que? Porque são mega especuladores que tem costas quentes; são os protegidos do sistema, que não tem o mínimo respeito pelos transeuntes. As pessoas, os cidadãos comuns não passam de mero número para  esses verdadeiros canalhas e calhordas. Está na hora das autoridades criarem vergonha na cara suja e tomarem as providências cabíveis.

CARTA AO CINEASTA MICHEL MOORE


Caro Michael
Como venezuelano tenho imenso prazer em cumprimentá-lo.

Vi ,com entusiasmo , sua obra cinematógráfica,e agora li, com grande interesse, as suas propostas à Assembléia Geral ocupa Wall Street.

Como um cidadão do mundo, e eu sei que você me entende perfeitamente – me preocupa profundamente que o documento lido ,como "princípios para a Assembléia Geral ocupa Wall Street" ,não faz qualquer referência às políticas de relações dos EUA com outros países do globo. Como o movimento dos "indignados" é um movimento global, tenho certeza que compartilham a mesma finalidade da Assembléia Geral ocupa Wall Street, acredito que as idéias expressas neste artigo deve ajudar a romper  a enorme bolha de desinformação que, infelizmente, vivem uma grande maioria dos norte-americanos e, talvez, ajudá-los a descobrir que os EUA são apenas parte de uma nave espacial multicultural chamada Terra, ameaçada de destruição por tantos excesso que seus líderes estão fazendo.Com a melhor das minhas intenções ouso sugerir ,para incluir dentro destes princípios, três propostas que dizem mais ou menos:

"Deter,  imediatamente , qualquer política dos Estados Unidos envolvendo invasão,  bloqueio ou ocupação de outros países, ao mesmo tempo  que subscreva  todas as resoluções da ONU relativas ao respeito autodeterminação dos povos".

"Proibir todas as empresas, parcerias, sociedades ou empresas localizadas fora dos Estados Unidos, de intervir nos assuntos políticos e de estado de outras nações, também proibindo qualquer estratégia de comercialização envolvendo a corrupção administrativa, como chantegem, suborno, ameaças, etc.

Iniciar um processo de desarmamento interno e global, em conformidade com todas as nações do mundo, ao mesmo tempo que seja  realizado nos Estados Unidos um macro-programade substituição da industria armamentista por mega-projetos industriais comfins ecológicos e de solidariedade alimentar mundial, que seria direcionado para salvar o planeta de uma tragédia universal irreversível.

Sr. Moore, ainda que tudo possa soar como utopia, não devemos esquecer que chegamos ao século XXI graças às idéias de muitos sonhadores que como você ajudaram a transformar realidades.

O inicio deste debate interno nos Estados Unidos, irá fortalecer o Compromisso de Porto Alegre firmado em 28 de janeiro de 2001, com sua bela e corajosa expressão “ um outro mundo é possivel”.

Atenciosamente
Ruben Rivas   - E-mail: alcidesrivas@gmail.com 
Fonte: rebelion.org

EUA: A POBREZA ENTRE OS POBRES

De acordo com o censo mais recente, nos Estados Unidos, a pobreza continua a aumentar e com ela a desigualdade no país, cuja economia é de longe a mais poderosa do planeta. No século XXI, enquanto a produção de máquinas poderosas americanas cria riqueza, também cria cada vez mais pobres.
16% da população total está na pobreza. Significa que cerca de 49 milhões de pessoas vivem em uma clara desvantagem econômica em relação aos seus concidadãos. Por extensão, e, infelizmente, de acordo com um estudo da Pew, cerca de 29% das pessoas que vivem na pobreza são latinos, a maioria dos quais são de origem mexicana.

O número de pobres entre aqueles que são nativas do México é provavelmente maior, porque muitos deles não estão incluídos no censo.

O efeito da crise econômica e desemprego nos Estados Unidos tem sido o empobrecimento de amplos setores da classe média, mas mesmo aqueles na base da pirâmide. Deve ser muito ansioso para imaginar que esta situação afecta particularmente os pobres mais pobres. Aqui estão muitos dos imigrantes vindos do sul do Rio Grande. Talvez o mais dramático é que em países como México, as estatísticas mostram que a pobreza é ainda mais terrível, em outras palavras, falamos de pobreza. Quando os responsáveis
​​pela gestão económica do país dizem que o México é "blindado" contra a crise, provavelmente fazê-lo a partir do fortalezas na vida dos estratos privilegiados que recebem a maior parte da riqueza e caridade organizado para maratonas comunhão sem dica de culpa. Portanto, não ser surpreendente que, como os protestos Primavera árabes e a ocupação de Wall Street será repetido em nosso país. Haverá também perguntar se eles serão pacíficos.
Fonte: rebelion.org


OS SOFISMAS DO EMPRESÁRIO GERDAU

“É impossível administrar com 40 ministérios”, diz Gerdau

Valor Econômico
O presidente do Conselho de Administração da Gerdau e da Câmara de Gestão criada pelo governo Dilma Rousseff, Jorge Gerdau Johannpeter, defendeu ontem a redução do número de ministérios no Executivo. A declaração foi feita durante o seminário “Os avanços da gestão pública no Brasil”, promovido pelo Valor.
Fontes do governo dizem que a presidente Dilma Rousseff estuda unificar as secretarias de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Políticas para Mulheres na reforma ministerial a ser promovida nos próximos meses, ideia que já recebe críticas de alas do PT. Outra medida cogitada no Palácio do Planalto é a reincorporação da Secretaria de Portos pela Pasta dos Transportes. Atualmente, Dilma conta com 38 ministros.
“É pacífico que é impossível administrar com 40 ministérios”, destacou o empresário durante o seminário. “A presidenta já tem se movimentado no sentido de criar grupos de ministérios.”

Vejam que a Presidenta Dilma está caindo na armadilha dos empresários que sempre se locupletaram e se locupletam na seára governamental; quer mexer em secretarias e ministérios que nãotem gastança e mantém os ministérios da corrupção para agradar os empresários corruptos e sua base movediça. Haja Engov!

CUBA, CHINA, JOGO DE BICHO E NARCOTRÁFICO

Perguntar não ofende: em Cuba e na China tem jogo de bicho e narcotráfico? Se tem, o que acontece? Voces sabem? Eu sei e respondo: em Cuba todos os contraventores que botarem as manguinhas de fora vão fazer desfile no paredón; na China ganham de presente uma bala ( que não se chupa)  na nuca. Taí a solução para o problema dos bicheiros e narcotraficantes brasileiros! Há, ia esquecendo: a solução é o socialismo, o resto... o resto é só sacanagem, roubalheira, etc. etc.

CRISE: TUDO COMO ANTES, NADA MUDOU

Texto publicado no odiario.info de Portugal, com o título A Alta Finança em Ação, diz que  " Na Grecia, na Italia, à frente do BCE-Banco Central Europeu-, vão surgindo homens diretamente ligados a Goldman Sachs( grupo financeiro internacional), à ComissãoTrilateral, ao Grupo Bildeberg. À medida que mais políticos da\zona euro forem substituídos por mercenários dos bancos, aoposição à maior integração na zona euro tomará forma de grupos nacionalistas exigindo a retirada da união monetária de 17 membros". Georgios Papandreou(Grecia) e }Silvio Berlusconi(Italia) foram substituidos por paus mandados, por lacaios do sistema financeiro internacional. Lucas Papademos, que substituiu Papandreou, foi vice-presidente do BancoCentral Europeu-BCE e serviu como economista senior do Banco daReserva Federal de Boston, é também membro daComissão Trilateral desde 1998. Mario Monti, que entrou no lugar de Berlusconi, o garanhão de Roma, foi presidente europeu  da ComissãoTrilateral e membro do Grupo Bildeberg. Ambos são Consultores   internacionaisdo Goldman Sachs. São as raposas cuidando da porta do galinheiro! Tudo cmo antes, nada mudou! Só o socialismo pode mudar o que ai está!

PAZ COM VOZ: AS RELAÇÕES HISTÓRICAS DA POLICIA COM A CONTRAVENÇÃO

Um comandante da PM do Paraná foi demitido por ter admitido ligação com bicheiros. A campanha paranaense Paz Sem Voz É Medo, publicou na Gazeta do Povo(28/11/11), artigo do cientista social Michel Misse- Coordenador do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o titulo: " A relação do jogo do bicho com policiais é histórica no Brasil"; uma constatação que merece algumas considerações. Por que? Porque também são conhecidas as relações policiais com o narcotráfico e contrabando de armas; por que o Ministério Público e outras autoridades afins não acabam com essas sacanagens? Será que estão todos com os respectivos rabinhos presos? Presidenta Dilma cadeia é pouco para essa caterva de bandidos!

CHEVRON: VÃO PUNIR OS BANDIDOS?

Eis um importante artigo do grande jornalista,perseguido pela ditadura militar, Flavio Tavares.


Buscando o campeão

Flávio Tavares, jornalista, em artigo publicado no jornal Zero Hora, 27-11-2011.



O ano termina daqui a 34 dias e já é tempo de começarmos a eleger, com calma, o maior escândalo de 2011 no Brasil. A regra universal de escolher, a cada fim de ano, as grandes figuras e acontecimentos tornou-se inútil depois que a corrupção e os ladravazes passaram a dominar a sociedade. Hoje, só vale saber qual “o maior dos maiores escândalos”, o mais corrosivo e putrefato, que reuniu maior devassidão, incentivou o suborno, multiplicou a propina e levou à destruição. Se disserem que “todos”, não vale! Há sempre um primeiríssimo para ser campeão.

Desde já, confesso minha predileção: o escândalo da Chevron, a empresa norte-americana que “errou” ao perfurar petróleo na rocha submersa no mar, na Bacia de Campos, a 200 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, quando buscava o pré-sal, sem autorização nem qualificação. Ali estão todas as safadezas conhecidas ou não, todos os crimes previstos ou possíveis, encobertos ou visíveis. As mentiras da empresa, o desprezo pela natureza e a arrogância de seus dirigentes pelo nosso país, a omissão e negligência de ministros e altos funcionários, a simulação dos laudos técnicos ou o silêncio em denunciar que nenhuma norma se cumpria e que o mar iria degradar-se por derrame de petróleo – tudo isto é demasiado para ser apenas soma de coincidências.


Por que tanto desleixo? Terá corrido propina para que o Ministério das Minas e Energia e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) jamais exigissem um “plano de contingência” para enfrentar desastres em algo tão perigoso? O petróleo – o maior negócio do mundo – estará isento de corrupção? Ou suas atividades são tão diversificadas e o dinheiro é tanto, que o suborno se esvai pelo ralo, como água em cano furado no banheiro? Em 2010, por exemplo, o faturamento mundial da Chevron beirou os US$ 200 bilhões.

A também norte-americana Transocean foi subcontratada para perfurar, mesmo implicada no terrível derrame do Golfo do México, que afetou a costa sul dos EUA no ano passado. Ninguém piou. Nem a Petrobras, sócia minoritária na exploração da área.

A Chevron mentiu sobre o início do derrame e o volume do vazamento e adulterou, até, as imagens filmadas da mancha de óleo, enviando à ANP apenas parte delas. Na Câmara dos Deputados, o presidente da empresa no Brasil, falando em inglês, culpou “a banda larga” da internet pelas “imagens deformadas” (ou mentirosas) fornecidas ao governo brasileiro. Desculpou-se e disse que “assumia as responsabilidades” do desastre.

E daí? O mar sabe disto? A ANP proibiu a Chevron de iniciar novas perfurações, mas congratulou-se pela “diminuição” da mancha. Outra falácia: dispersada com água, a mancha afunda e, misturada à areia no leito do mar, aglutina-se lentamente, desequilibra a composição aquática e elimina as bactérias que “limpam” a matéria orgânica. Em suma: o óleo mata a vida submarina.


A empresa norte-americana está classificada para operar, até, nas profundezas abissais do pré-sal, mas, só agora, a ANP concluiu que não tem “adequado equipamento”. O escândalo é tanto, que vários órgãos públicos – ANP, Ibama, Ministério do Meio Ambiente ou secretaria estadual – ameaçam com multas que, somadas, superam R$ 100 milhões. Isto (que é muito) em verdade nada é, comparado aos lucros petrolíferos. E há um detalhe: as multas nunca são pagas são apenas declaratórias. As empresas sancionadas apelam e recorrem, com protelações eternas.

Nenhum escândalo o supera. Nem o das queimadas em Mato Grosso ou as fraudes e grotescas bravatas do ministro Lupi. Nem o de três dias atrás, no Ministério das Cidades, envolvendo R$ 700 milhões.

LIBIA: A OPINIÃO DE UM COMENTARISTA CONSERVADOR

Jornal > Rogério Mendelski

Letra Diminuir letra Aumentar Letra
ANO 117 Nº 58 - PORTO ALEGRE, DOMINGO, 27 DE NOVEMBRO DE 2011

A Líbia pós-Kadhafi

<br /><b>Crédito: </b> Arte JOÃO LUIS XAVIER
 
Será mesmo que a vida na Líbia de Kadhafi era insuportável e o povo vivia sufocado em seus direitos civis? Os novos dirigentes do país já anunciam que a nova Constituição terá como base a Sharia, a lei islâmica fundamentada no Alcorão. "Nós, como nação muçulmana, teremos a Sharia como fonte de nossa legislação. Daqui para frente, toda lei que entrar em conflito com os princípios do Islã será declarada legalmente nula", disse Mustafá Abdeljalil, presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), ex-ministro da Justiça de Muammar Kadhafi. Ou seja, um homem de confiança do ditador não hesitou em passar para o outro lado, tão logo o movimento rebelde tornou-se vencedor da revolução. As mulheres líbias que se preparem para uma nova vida caso se confirmem as palavras de Adbeljalil. Na Era Kadhafi, as mulheres tinham liberdade para dirigir seus automóveis, casavam com homens que amavam, havia divórcio e elas podiam exercer suas atividades profissionais, tais como advogadas, engenheiras, cientistas, jornalistas, funcionárias públicas e militares. Na maioria dos países árabes o lugar das mulheres é em casa, cobertas com seus trajes medievais, esperando a vez de uma escolha matrimonial sem qualquer chance de discordância com relação ao seu futuro marido. O novo governo líbio vai garantir os direitos dos cidadãos líbios conquistados com Kadhafi? A revista suíça Schweiz Magazin publicou logo após a queda de Kadhafi uma relação das "crueldades" que ele cometeu contra o seu povo. Com ironia, a revista aponta "os sofrimentos" do povo líbio com Kadhafi. Os jovens recém-casados recebiam do governo 50 mil dólares para a compra da casa própria e para dar início à vida familiar. Aliás, a casa própria na Líbia de Kadhafi era considerada como direito humano e universal. Não havia conta de luz na Líbia porque a eletricidade era gratuita para todos. Os bancos estatais não cobravam juros, por força de uma lei expressa. Educação e saúde eram rigorosamente gratuitas. Na compra do primeiro automóvel, o Estado oferecia uma subvenção de 50%. Os mesmos líbios que empunharam armas para derrubar Kadhafi ainda estão em dúvida se os seus direitos serão mantidos. As mulheres mais ainda.

Educação

Foi Kadhafi quem instituiu o ensino gratuito em todos os níveis, assim como a saúde pública. O cidadão líbio que não conseguia chegar à universidade desejada ou ter um tratamento médico-hospitalar adequado recebia um financiamento para buscar seus objetivos no exterior, além de um valor fixo de 2.300 dólares para moradia e transporte. A Líbia tem 25% de sua população com formação universitária.

Seguro-emprego

Se um jovem líbio concluísse o curso universitário ou técnico-profissional e não encontrasse colocação no mercado de trabalho, o governo pagava-lhe o salário médio da categoria ao qual ele iria pertencer, até ele encontrar uma vaga na sua atividade profissional.

Proteção estatal

O Estado líbio planejado por Kadhafi incentivava o jovem agricultor a permanecer na sua aldeia dando-lhe terra, casa, equipamentos agrícolas, sementes e gado, sem qualquer custo. Antes de Kadhafi cair, o litro de gasolina custava o equivalente a R$ 0,23 (10 centavos de euro).

Economia

A Líbia é (ainda) o país africano com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), bem acima do Brasil. Sem dívida externa, o país tem (ou tinha) reservas estimadas em 150 bilhões de dólares. O auxílio-natalidade na Líbia é de 5 mil dólares, por filho nascido. Os líbios tinham bonificação sobre a venda de petróleo, a qual era creditada diretamente na conta de cada cidadão. Fica a dúvida: a Otan e os novos dirigentes líbios irão manter esses direitos conquistados no governo de Kadhafi?

Rogério Mendelski

GREVE GERAL: ONDE ESTÃO OS SINDICALISTAS BRASILEIROS?

No Brasil cabe uma Greve Geral; não contra aDilma, sim contra o sistema que nos oprime, contra a elite corrupta que se instala em instâncias do governo por incompetência das esquerdas e por conivência de alguns  sindicalistas do crime que promovem ações contra o Estado, mancomunados com advogados espertos e estão se locupletando com o dinheiro dos trabalhadores. A solução é uma greve geral para forçar o Governo a avançar nas conquistas dos trabalhadores. Que sigam o exemplo dos portugueses! 

Greve Geral

Os Editores
24.Nov.11 :: Outros autores



Em dia de Greve Geral, odiario.info saúda fraternalmente os trabalhadores e o povo em luta pelos direitos, pelo emprego, pela democracia, pela soberania nacional, por um Portugal livre da ingerência e da dominação imperialista.
O dia 24 de Novembro de 2011 ficará certamente assinalado como uma das mais marcantes datas históricas na luta do povo português.

A CRISE MUNDIAL E O COMUNISMO

No 94.º Aniversário da Revolução da Outubro
A actualidade do ideal comunista

José Casanova (*)  :: 26.11.11
josé Casanova 

Todos sabemos, mas é necessário termos sempre presente, que a Revolução de Outubro foi ponto de partida para a primeira grande tentativa, na história da humanidade, de construção de uma sociedade nova, liberta de todas as formas de opressão e de exploração. O impacto e as consequências planetárias deste acontecimento constituem uma realidade objectiva que nenhuma ofensiva ideológica conseguirá apagar. E hoje, como sabemos, essa ofensiva, tendo como objectivo primeiro a criminalização do comunismo, faz da Revolução de Outubro, da sua importância histórica, do seu significado, dos seus ideais, um alvo preferencial.

Fonte: odiario.info 

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O VAZAMENTO DE ÓLEO,A ANP E A CHEVRON

Dizem que a Chevron foi proibida de perfurar no país após esse grande impacto ecológicocausado pelo vazamento de óleo. Foi aplicada uma multa e, segundo informações, como a Petrobrás tem uma parceria coma Chevron; a Petrobrás terá que pagar 30% da multa. Ora, os canalhas vem aqui nos explorar,causam danos, praticamente, irreversíveis, destróem nosso ecossistema e os "bobos", nós " os trouxas" ainda temos que pagar o prejuizo! Onde estão as nossas(?) autoridades , pricipalmente, o  Ministério Público que não enxergam essas excrescências jurídicas, essas arapucas armadas para nos pegar!

QUEM GANHA COM A IMPORTAÇÃO DE ADUBO?

As noticias dizem: " Brasil prorroga a importação de adubo" porque a incompetência- ou outra coisa!-  do -MMEMinistério de Minas e Energia não fez avançar a discussão do " plano do governo federal de reduzir a dependência de importação de adubos" (Gazeta do Povo-25/11/11)  que está " embrulhado" no MME desde 2008.O consumo anual de fertilizantes no Brasil é de 2,8 milhões de toneladas, onde 70% desswevolume é importado. A EMBRAPA- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, diz que " o Brasil  é o país mais dependente de adubos importados entre os principais produtores de grãos do mundo". O Grupo de Trabalho coordenado pelo MME continua enrolando e admite "que a dependência ainda persista". Segundo a matéria publicada temos potássio(K) nos estados do Amazonas, Alagoas e Sergipe; bem como jazidas de fósforo(P) em Santa Catarina, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Pará. Por que o MME não agiliza esse plano? Será que as multinacionais de fertilizantes " estão molhando as mãos de pessoas com dólares? Vejam o absurdo! O livro ABC DO ENTREGUISMO NO BRASIL, coordenado pelo jornalista Ricardo Bueno e publicado pela Vozes-1980, na sua página 33 diz textualmente: " Para ajudar as multinacionais o governo brasileiro jáchegou até a soterrar industrias nacionais. É isso mesmo. Basta lembrar o casoda Fosforita de Olinda, situada em Pernambuco. Seu plano inicial(1956) previa a produção de 250 mil toneladas de fosfato concentrado com teores que variavam de 28% à 35% de fósforo.(...) Mas o governo Costa e Silva, por pressão da Philips Petroleum, mandou construir um conjunto habitacional,com financiamento do BNH, bem em cima das jazidas". 
Infelizmente constatamos que ainda tem gente no MME rezando pela cartilha do ABC do Entreguismo!

BETO RICHA E O SUCATEAMENTO DO ESTADO

A noticia publicada hoje - Gazeta do Povo, 25/11/11- de que " Richa quer terceirizar serviços do Estado" é mais um golpe para privatizar os serviços públicos. Essa  é uma práticados neoliberais da social democracia brasileira. O secretario da Casa Civil, Durval Amaral admitiu essa prática e disse que " um exemplo é o Hospitaldo Trabalhador, em Curitiba, em que haveria a possibilidade de, por meio de uma OS-Organização Social(?)-, aproveitar melhor a estrutura disponível, que está subutilizada, e assim potencializar o atendimento à população". A o atendimento à saúde que já está uma porcaria, com a privatização nas mãosdas tais OS vai piorar porque quem não puder pagar pela MERCADORIA SAÚDE/DOENÇA, não será atendido. Beto Richa, com esse malfadado projeto, está nos tornando reféns do mercado da máfia da saúde.

TROTE: FUGA,VIOLÊNCIA E ALIENAÇÃO

O noticiário televisivo de hoje - 25/11/11-, abordou a questão, já corriqueira, do trote violento. Lembro que na década de 60, tínhamos um trote sadio, contestador, de críticas ao sistema,aos parlamentares, enfim ao cotidiano. Após o golpe militar, com as perseguições ao movimento estudantil essas críticas foram sendo arrefecidas e as " passeatas dos bichos" passaram a ser farras regadas a bebidas e desrespeito aos colegas calouros. Mas, se os diretórios, centros acadêmicos e dirigentes estudantis quiserem reverter esse quadro ficam aqui algumas sugestões:
  Organizar uma grande passeata de todos os estudantes, de todos os cursos; onde os de Medicina farão protestos contra o colapso saúde e sua mercantilização; os das Engenharias contra a o colapso da habitação, das obras mal construídas, dos produtos químicos que fazem mal a população; os da Arquitetura, mas... arquitetos pra que, pra quem?; os da Odontologia contra o colapso do atendimento a maioria da população brasileira que está desdentada ou com péssimo atendimento; os colegas da Agronomia contra o ensino que prioriza as práticas agrícolasbaseadas nos agrotóxicos, uso intensivo de fertilizantes e ,agora, com o endeusamento dos transgenicos e os da Advocacia que protestem contra a impunidade, a defesas dos bandidos mafiosos que estão soltos na base do PSS- Paguei Sou Solto.
Éis algumas sugestões de trote sadio!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MARX CONTINUA PRESENTE...

"O capitalismo pode auto destruir-se"

por Nouriel Roubini [*]
WSJ: Assim, você pintou um quadro negro de crescimento económico abaixo do padrão daqui para a frente, com um risco acrescido de uma outra recessão no futuro próximo. Isso soa terrível. O que o governo e os negócios podem fazer para conseguir que a economia avance outra vez? Ou é só sentar e esperar?

Roubini: Os negócios não estão a fazer coisa alguma. Eles não estão realmente a ajudar. Todo este risco torna-os mais nervosos. Há um valor em expectativa. Eles afirmam que estão a fazer cortes porque há excesso de capacidade e não contratam trabalhadores porque não há suficiente procura final, mas há aqui um paradoxo, uma [situação] Catch-22 [NR] . Se não se contrata trabalhadores, não há suficiente rendimento do trabalho, nem suficiente confiança do consumidor, nem suficiente consumo, nem suficiente procura final. Nos últimos dois ou três anos tivemos realmente uma piora porque tivemos uma redistribuição maciça do rendimento do trabalho para o capital, dos salários para os lucros, a desigualdade do rendimento aumentou e a propensão marginal para gastar de uma família é maior do que a propensão marginal de uma firma porque eles têm uma maior propensão para poupar, quer dizer as firmas em comparação com as famílias. Assim, a redistribuição de rendimento e riqueza torna ainda pior o problema da procura agregada insuficiente.

Karl Marx estava certo. Em algum ponto, o capitalismo pode destruir-se a si próprio. Não se pode manter a transferir rendimento do trabalho para o capital sem ter um excesso de capacidade e uma falta de procura agregada. Foi o que aconteceu. Pensámos que os mercados funcionavam. Eles não estão a funcionar. O indivíduo pode ser racional. A firma, para sobreviver e prosperar, pode empurrar os custos do trabalho cada vez mais para baixo, mas os custos do trabalho são o rendimento e o consumo de alguém. Eis porque se trata de um processo auto-destrutivo.
Fonte: resistir.info

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A DIREITA ESTÁ VIVA E ATIVA

Enquanto as "esquerdas" se digladiam, se dividem, disputam espaços para "mandar" na tropa, a direita continua ativa e agressiva e, infelizmente, com apoios de ex-guerrilheiros. A direitona continua mandando, influenciando, roubando, corrompendo e colocando em " cargos de confiança" seus quadros de perseguidores e torturadores. Vejam que o seu grande quadro político o candidato eterno a presidente, o governador Geraldo Alckimin(PSDB) acaba de nomear para o Comandoda ROTA, o tenente-coronel Salvador Modesto Madia , segundo a Folha de São Paulo(21/11//11) "acusado de massacre do Carandiru". Por outro lado durante a solenidade de sansãodaLeidaComissão da Verdade, com a presença da ex-guerrilheira da Var-Palmares, Presidenta Dilma Rousseff e comandantes militares, a filha do assassanida Rubens Paiva, VERA PAIVA teve seu discurso proibido e, o que é pior e inacreditável: " Genoino teria influenciado no sentido de não conceder a palavra a uma representante de familiares porque isto poderia ser malrecebido pelos comandantes militares. Inaceitável- disse Vera- , tanto o argumento quanto o papel de Genuino". Essa atitude de Genuino corrobora com a tese de que ele " foi um colaboricionista" dos milicos. Que as esquerdas criem juizo e se unam para enquadrar a direitona que continua afoita!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A OPERAÇÃO LÁPARO SINALIZA UMA GRANDE LIMPA NO SISTEMA POLICIAL BRASILEIRO

78 pessoas são presas na Operação Láparos

Da Gazeta do Povo
Setenta e oito pessoas foram presas na Operação Láparos, deflagrada na última quinta-feira (17), pela Polícia Federal (PF). O novo balanço, divulgado nesta segunda-feira (21), apontou que 71 prisões ocorreram no Paraná, sendo que 31 dos detidos eram policiais civis ou militares. A operação desarticulou quadrilhas que traziam mercadorias ilegais do Paraguai com a conivência de policiais.
A ação, que teve a participação de 560 policiais federais, foi deflagrada em seis estados. No Paraná, 38 cidades foram alvo de investigação. Também houve ação em quatro municípios de São Paulo, três no Mato Grosso do Sul, três em Minas Gerais, uma em Mato Grosso e uma em Rondônia. Foram expedidos 150 mandados de busca e apreensão e 108 mandados de prisão, sendo 33 contra policiais militares, civis e rodoviários.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O GRITO CONTRA A CORRUPÇÃO

Segundo o colunista Janio Freitas da Folha de São Paulo -17/11/11- " o grito contra a corrupção cresce e dirige-se a Dilma".Ótimo esse aleerta do Janio de Freitas; sugiro que a Presidenta Dilma faça uma limpa nos ministérios pertencentes a base de apoio movediça e escolha ministros competentes, da sua inteira confiança e dê uma banana para os componentes da base. Mande-os catar coquinhos! Presidenta Dilma monte outro ministério, da sua inteira confiança, CONVOQUE O POVO ÀS RUAS PARA SUSTENTÁ-LA E MANDE A BASE MOVEDIÇA Á MERDA!  Sim, estou usando esse termo popular - que dizem chulo-; pois é isso que merecem. Se a rede globo produz novelas, em horário nobre, que tem explicitas cenas picantes; por que não posso usar termos picantes contra essa caterva de parlamentares que indicam corruptos para cargos públicos?

CHEVRON CAUSA DANO AMBIENTAL

Lembram da Chevron, a empresa que colocou um funcionário na ANAP-Agencia Nacional do Petróleo, para obter informações privilegiasas? Pois é, a Chevron conseguiu, graças a essa artimanha, alguns contratos de exploração na Bacia de Campos e agora está pintando e bordando, espalhando óleo para todo o canto, assim como o fez a BP-British Petroleum no México e outras partes do mundo. A Policia Federal está investigando o caso  do vazamento que classifica como negligência. Isso é o que dá quando temos brasileiros corruptos dentro de uma Agência Nacional de Petróleo que cedem extração para empresas irresponsáveis que não tem o mínimo respeito com o ambiente e com o nosso povo. E dai dona Dilma; que tal uma operação pente fino na ANP e nesses contratos fajutos!

FABRICAS DE AUTOMÓVEIS DEMITEM NA EUROPA

A Peugeot Citroën vai dimitir 4 mil pessoas na França; é a primeira coisa que os capitalistas fazem quando não conseguem aumentar seus lucros: um ponta pé na bunda dos operários! Diz a mídia capitalista que o " corte faz parte de plano que prevê 6 mil demissões na Europa; enquanto no Brasil a montadora amplia investimentos e contrata".(Gazeta do Povo-16/11/11).  Estão investindo com dinheiro nosso, com financiamentos do BNDES, com incentivos como fez a Benetton, no Paraná; depois levantam acampamento é nós ficamos com o contencioso: elefantes brancos e desempregados.

OS NEONAZISTAS

Eles estão de volta: os nazistas. Os nacional-socialista, como na Alemanha hitlerista, se aproveitaram da crise para forjar um bárbaro sistema repressivo que pretendeu se expandir pelo mundo. Os neonazistas não querem mudar o sistema, simplesmente querem maquiá-lo. Aproveitam a crise, a corrupção que eles mesmo criam, pois a corrupção está intrinsicamente ligada ao sistema capitalista; já começam a fazer manifestações enganosas dizendo que são contra a corrupção. Não são contra o sistema podre engendrado pelas elites exploradoras. A Alemnha, segundo a Gazeta  do Povo (16/11/11) promete deter os neonazistas; vejam que a Alemanha está no olho do furacão da crise! Não se esqueçam que foi lá - na Alemanha - que tudo começou!

O DESMATAMENTO CAUSA INVASÃO DE BICHOS

" Acuados, bichos invadem a cidade", não é a afirmação desse blogueiro agitador; não... é manchete da Gazeta do Povo(16/11/11); o jornal conservador que defende o novo Código Florestal; esse projeto devastador, desmatador que parlamentares irresponsáveis aprovaram. Diz o jornalão que " devastação das matas e expansão dos centros urbanos empurram animais silvestres para as áreas habitadas. O susto é invevitável". Precisa dizer mais?! Que os parlamentares criem vergonha na cara e a Presidenta Dilma coragem para vetar ESSE PROJETO ASSASSINO: o novo Código Florestal.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

NEM: O CHEFEDO TRÁFICO E A DELAÇÃO PREMIADA

A mídia (Folha de SãoPaulo/15/11/11) ao divulgar que o chefe do narcotráfico carioca Nem será contemplado pela " delação premiada", está tornando pública uma informação sigilosa que prejudica as investigações. Isso só pode ser coisa de reporter ou jornalista envolvido com o tráfico! Por que? Porque os transgressores ao lerem talnoticiavão se previnir e assim dificultar as investigações. Esse tipo de noticia prejudica o combate ao narcotráfico. A testemunha alvo da delação premiada,no caso o chefe do narcotráfico Nem, agora estácom o " couro negociado"; não tem mais segurança visto que será " uma raposa no galinheiro"; pois estará na prisão,na cadeia, no "galinheiro" onde os policiais corruptos pululam e tem acesso.

ASSIM SÃO TRATADOS OS SABUJOS!

Deu na coluna de Roseli Abrão - HoraH News:

Reclamando de “discriminação branca” PMDB pode rever apoio a Beto Richa
É possível que antes mesmo do recesso parlamentar, em meados de dezembro, a bancada do PMDB na Assembléia Legislativa adote uma nova postura em relação ao governo Beto Richa, a quem aderiu recentemente. É unânime entre os 12 dos 13 deputados que aderiram ao governo o descontentamento com a forma como estão sendo tratados. Reclamam de “discriminação branca”. Beto Richa, que fez juras de amor aos peemedebistas, está ignorando os parlamentares, reclamam.

O que esperavam os deputados peemedebistas adesistas e oportunistas? Que seriam tratados a pão-de-ló? Assim são tratados os sabujos!

domingo, 13 de novembro de 2011

A LUTA CONTRA OS TRANSGENICOS CONTINUA...

Embora alguns ex-combatentes contra os transgenicos parecem ter baixado a guarda; a luta continua. No senado não temos ninguém, todos os senadores parecem que ficaram com medo da Monsanto, da Syngenta, da Basf, da Dow Cropscience, etc. Transcrevo um depoimento, constante do livro "Transgenicos para quem?" do corajoso pesquisador catarinense Rubens Onofre Nodari que foi perseguido pelos entreguistas da CTNBio: " os riscos não estão relacionados ao que os cientistas sabem, mas ao que eles não sabem(CARUSO,2006), ou seja, associados a incertezas(LIEBER e ROMANO-LIEBER,2003). Pois é no contexto da incerteza que viceja a esperança, o juizo e a valoração da subjetividade, capaz de concretizar o inusitado. Ao não enfrentar as incertezas, a biologia molecular e os proponentes do uso da tecnologia do DNA recombinante tornam-se obscurantistas, porque não querem o avanço da ciência relacionado aos riscos para a sociedade. Por sua vez, aqueles que exigem mais estudos de base científica e implicações socioeconômicas são a favor da ciência, porque só  a avaliação de riscos de base científica e feita por pesquisadores independentes proporciona conhecimento para embasar a tomada de decisões isenta de interesses econômicos(...) por se tratar de uma nova tecnologia e considerando o reduzido conhecimento científico a respeito dos riscos de OGMs, torna-se indispensável que a liberação para plantio e consumo em larga escala de plantas transgenicas seja precedida de uma análise  criteriosa de risco, respladada em estudos de impacto ambiental, sirtuações de riscos à saúde humana, bem como0 as implicações sócio-econômicas e culturais, com a utilizaç~çao da estratégia holística e não-reducionista/descontextualizada".
A sociedade precisa exigir e pressionar a CTNBio - Comissão Técnica Nacional de Biossegurança que se transformou num verdadeiro covil das empresas de sementes capitaneadas pela Syngenta, Monsanto e Dupont que controlam a produção de sementes transgenicas.

LUPI O INTOCÁVEL...?

A presidenta Dilma tem que fazer jus ao apelido de DURONA e mandar embora esse Lupi que se acha intocável. Tal qual o gauchão Nelson Jobim, ex-ministro da defesa, Lupi desafiou a presidenta Dilma dizendo que só sairia morto. O que a presidenta está esperando para mandar embora esse salafra? E mais, mande-o embora e nada de prestigiar gente do PDT em ministério! Vejam o que aconteceu com Brizola; no Paraná prestigiou o Lerner, traindo os antigos companheiros, e transformou o PDT num " balaio de gato", bem como sepultou todos os seus projetos. Do jeito que a coisa anda só falta o Lupi pedir para a Dilma sair!

"A PRESIDENTE PAVIO CURTO"

A Folha de São Paulo de hoje- domingo-((13-//11/-11) em páginas centrais do seu caderno principal em tom crítico chama da " presidente de pavio curto". Por que? Porque a presidenta Dilma inaugurou uma nova forma de enfrentar os problemas causados pela base movediça de apoio ao seu(?) governo. Dilma que, como Lula, governa mais não tem poder; está cercada por uma caterva de congressistas, em sua grande maioria, oportunistas e negocista, que conspiram a todo o instante. Assim mesmo Dilma tem mantido sua identidade: DURONA! Infelizmente a doença infantil do esquerdismo está dominando entre as correntes de esquerda que fazem uma oposição sectária à Dilma como se o governo atual, fruto de coligações, tivesse feito uma revolução" Pergunto: o  enfraquecimento político-institucional do governo Dilma beneficia a quem? Quem ganha com as críticas sectárias ao governo Dilma? A  direita ou a esquerda? Eu sempre digo que " quando esquerda, comunistas e direita tem uma mesma postura crítica a um governo ou a alguém; uma das duas: ou ambos estão equivocados, alguém está enganado ou term sacanagem nisso". Com a palavra os analistas mais abalizados sobre o momento atual!

ROMÁRIO JÁ HONROU O MANDATO!

Ao pedir a prisão do Ricardo Teixeira o deputado Romário(PSB-RJ) já honrou o seu mandato. Por que? Porque a grande maioria dos parlamentares eleitos pelo Rio de Janeiro defendem  o malaco do Ricardo Teixeira protegido do malacão João Havelange. O homem da CBF, o Ricardo Teixeira tem um patrimônio pessoal incompatível com os seus ganhos; as Receitas Estadual e Federal não constatam, ficam caladas. Por que? Por que essa proteção? Um cidadão comum quando comete um pequeno deslize no preenchimento do seu imposto de renda é ameaçado, é perseguido com a punição de perder o seu CPF. Quando se trata de um vagabundo tipo ricardo teixeira e banqueiros sonegador eles se calam. Com a palavra o Ministério Público em apoio ao deputado Romário.

NOVAS PRAÇAS DE PEDÁGIOS: A OCEPAR E A FAEP

Com a implantação de novas praças de pedágios os produtores agricolas serão penalizados; o que dizem disso a OCEPAR e a FAEP? Além dos produtores rurais os caminhoneiros também sofrerão nos bolsos; onde está o Sindicato dos Transportadores(caminhoneiros) que não se pronunciam? Se apelegaram?

NOVAS PRAÇAS DE PEDÁGIO: UM PAGAMENTO DE DÍVIDA DE CAMPANHA

Segundo noticiário, " após nove anos, Paraná terá mais praças de pedágios" , dizem que o governo do estado decidiu retomar o programa de concessão de rodovias `^a iniciativa privada(Gazeta do Povo-13/11/11). Vejam que a maracutáia é tão grande, tão descarada, tão deslavada - pura falcatrua- que " para viabilizar o projeto o estado planeja investir no trecho antes de repassá-lo à uma concessionária"; é uma vergonha que o nosso dinheiro seja usado para servir aos interesses privados. O governo do Paraná vai doar R$45 milhões para recuperar algumas estradas antes de entregá-las às concessionárias! Ora, por que não exigir que as concessionárias façam as devidas obras de restauração antes de receber os trechos? Esse projeto, como está concebido, só pode ser pagamento de financiamento de campanha! Não acham?

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

HOMENAGEM AO COMANDANTE ALFONSO CANO DAS FARC



ALFONSO CANO, SUAS CINZAS SERÃO ADUBO PARA A LUTA DOS POVOS
(Nota Política do PCB)
Ao
Secretariado do Estado Maior das FARC-EP
Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo
Foi com muita dor e tristeza que a direção e a militância do PCB e outros revolucionários brasileiros recebemos a notícia da morte do Camarada e Comandante Alfonso Cano no campo de batalha da justa luta que se tornou sua opção de vida.
Assassinando Alfonso Cano, o estado narcoterrorista colombiano  - representado pela camarilha de Santos, com o apoio da CIA e o silêncio cúmplice dos governos da América do Sul - quis assassinar a possibilidade de negociações que pudessem levar a um processo de paz democrática com justiça social e econômica.
Se a UNASUR continuar fazendo vista grossa à violência estatal colombiana, assistindo de camarote o deslocamento de milhões de camponeses, a prisão, a tortura e o assassinato de milhares de militantes populares, não merecerá qualquer respeito dos povos sul-americanos, sobretudo daqueles lutadores que respaldam processos de mudanças liderados por governantes que, por ação ou omissão, contribuem para a transformação da Colômbia numa espécie de Israel da América Latina, com suas sete bases apontadas para os povos do nosso continente.
Enganam-se os Uribes e Santos, com seus sorrisos cínicos e sádicos, quando aparecem na mídia decretando o fim de uma insurgência cuja força não radica apenas em um importante quadro político, mas nas razões que levaram ao seu surgimento, que continuam vigentes, e na vontade do povo colombiano de acabar com a violência, a exclusão, a injustiça e a exploração do estado burguês colombiano. 
A guerrilha perde um grande comandante, mas não sua razão de existir.
Já que a paz na Colômbia dificilmente será alcançada em negociações com a sanguinária burguesia local, fantoche do imperialismo estadunidense, ela será conquistada com o fortalecimento das lutas populares, nas montanhas e nas cidades, que levem à derrota o estado terrorista e abram caminho à construção do socialismo.
Transmitam aos guerrilheiros e guerrilheiras das FARC a saudação fraterna, solidária e militante da direção e da militância do Partido Comunista Brasileiro, com quem os camaradas podem contar, na alegria e na dor, nas grandes vitórias e nas pequenas derrotas. 
Camarada Alfonso Cano, presente! Até a vitória, sempre!
Partido Comunista Brasileiro Comissão Política Nacional(novembro de 2011)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

IRÃ: A CRONICA DE UMA INVASÃO ANUNCIADA

Tal como fizeram com o Iraque; quando mentiram  sobre a existência de aramas de destruição, o império beleicoso, os corsários do século XXI, encabeçados pelos EUA e referendados pelos sabujos da ONU estão preparando, mentirosamente, a invasão do Irã. Segundo noticias das " midias mafiosas" o " Irã buscou a bomba atômica, diz agência da ONU em relatório". Israel, que a todo o momento agride o povo palestino que pede seu Estado Livre, tem Bomba Atômica. Ninguém reclama, ninguém proibe! Vejam que os EUA "poderão aplicar novas sanções contra o Irã, mas elas porvavelmente pouparão a industria petrolífdera(grifos meus)".  Está aí, para quem não é cego, a justificativa da invasão: querem o petróleo!
Toda essa encenação com o relatório sabujo da ONU, lacaia dos EUA, té mais uma crônica anunciada da invasão do Irã que tem um único objetivo:SE APOSSAR DAS RESERVAS DE PETRÓLEO. O resto... o restó é desculpa esfarrapada; é conversa pra boi dormir.

PMDB NO PARANÁ VIROU VAQUINHA DE PRESÉPIO

A aprovação das taxas de reajustes do DETRAN, com aumentos de até 271%, teve o apoio total da bancada do PMDB; inclusive dos históricos, dos autoditos " peemedebistas velhos de guerra". Já não se faz " Velhos de Guerra" como antigamente!  O  PMDB adesista virou uma VAQUINHA DE PRESÉPIO!

A SAÚDE ESTÁ UMA DROGA, PARA NÃO DIZER ESTÁ UMA M...

O Secretário da Saude de São José dos Pinhais, em entrevista na TV, disse que os atendimentos aos usuários do SUS, no meu município, no municipio que escolhi para morar, está normalizado. O secretário mente; mente descaradamente, porque o atendimento, o desrespeito a população é total. Uma amiga que tem uma filha dependente do CARBAMAZEPINA está sendo enrolada, enganada, sendo feito de boba há dois meses. Vai no médico tira a consulta, vai no Posto de Saúde do Afonso Pena; chega lá dizem que falta o remédio, atendem o pedido pela metade e inutilizam a receita médica. Após um mes vai tirar outra consulta, chega no Posto de Saúde do Afonso Pena, fica na fila por mais de uma hora e depois vem um atendente com a cara de apu e diz: NÃO TEM CARBAMAZEPINA. E a mãe dessa jovem dependente vai ter que comprar um genérico na farmácia particular. Isso é uma vergonha! O Ministério Público não vai acionar a Prefeitura de São José dos Pinhais? Até quando a população pobre vai sofrer nas mãos desses canalhas! Esse é o melhor adjetivo a ser empregado. Ou não? Somente uma verdadeira revolução; não um golpe de estado que sempre beneficia a canalha elitista que tem o poder, somente uma revolução, uma ditadura do povo, da maioria é que pode enquadrar essa minoria exploradora. Quem brinca com a saúde do povo tem só uma solução: PAREDÓN!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O MUNDO EXIGE: BASTA! CHEGA DE EXPLORAÇÃO!

¡Ya basta!



Cuando parecía que las protestas contra la avaricia de los barones de Wall Street entraban en un impasse, la imprudente decisión de las autoridades de la ciudad de Oakland, California, de desalojar con lujo de fuerza a quienes acampaban en una céntrica plaza de esa ciudad, dio nuevos bríos al movimiento. El martes 25 de octubre fueron barridas las 165 tiendas de campaña en las que se alojaban cientos de personas de las más diversas actividades, etnias, estratos sociales y edades. La agresión policiaca produjo una reacción unánime de apoyo a los agraviados, entre quienes había varios veteranos de la guerra de Irak que sobrevivieron a las adversidades de esa lucha, pero no a las granadas de la policía de su propio país. Uno de ellos fue herido de gravedad y permanece hospitalizado. El llamado para realizar un paro general en apoyo al movimiento y como protesta por la agresión policiaca congregó a más de 10 mil personas, que el pasado miércoles caminaron del centro de la ciudad al puerto de Oakland. Durante las siguientes 24 horas las actividades de uno de los tres puertos más importantes de EU se paralizaron, al igual que las de buena parte de la ciudad. La subrepticia ausencia de los estibadores en su centro de trabajo fue una de las claves del paro, pero como lo declarara uno de los trabajadores, no podemos solidarizarnos con el paro como sindicato, pero nada nos impide hacerlo como individuos. Vale agregar que desde 1946 no se realizaba un paro general en esa ciudad. La respuesta en otras sedes del movimiento no se hizo esperar: lo mismo en Los Ángeles, Chicago o Nueva York hubo marchas y mítines de protesta. Incluso en esta última ciudad varias docenas de veteranos de la guerra de Irak marcharon en solidaridad con su compañero herido en la refriega de Oakland.
La pregunta es, ¿ahora qué sigue? No hay respuesta unánime a un movimiento cuyos motivos son tan diversos: educación inalcanzable para miles de jóvenes, mala calidad en los servicios de salud, deterioro del medio ambiente, corrupción oficial, corrupción en el sistema financiero, enriquecimiento desmedido de unos pocos, pobreza, desigualdad, desempleo... Es evidente que no será fácil encontrar un remedio a los agravios que sufre 99% de la sociedad, pero al margen del rumbo que tome este movimiento y de la diversidad de sus demandas está claro que hay una en común: es necesario acabar con un sistema que produce riqueza para unos pocos, pobreza para los más y por añadidura está destruyendo el planeta.

SAÚDE E EDUCAÇÃO: BRASIL VERSUS CUBA

Cuba de Fidel e Raul Castro é uma " ditadura"; é o que dizem e se publicam na mídia nacional e internacional; O Brasil é uma democracia, assim dizem os arautos da " midia mafiosa". Ora, por que uma  ditadura cuida tão bem educação e saúde do seu povo e uma democracia não tá nem aí? Gostaria que os arquiinimigos de Cuba me respondessem! Aqui a saúde está na hora, no dia-adia da morte; a educação está totalmente mercantilizada, assim como os " serviços" de saúde. Pergunto será que os democratas aceitariam que o Lula?/Dilma estatizassem a educação e a saúde? O que diriam? Mas essa gentalha desqualificada estão agora usando, maldosamente, o caso do cancer do ex-presidente, a péssima estrutura da saúde no Brasil para culpar Lula/Dilma; só porque Lula não foi para o SUS. Será  que a categoria profissional - dos médicos - membros da elite, portanto uma classe- concordariam com uma saúde estatizada e se transformassem em médicos de bairro, da familia? É facil resolver o problema da saúde e da educação no Brasil; É SÓ COPIAR A DITADURA DOS IRMÃOS CASTRO. Nós comunistas somos a favor

"DENUNCIEI A FOME COMO FLAGELO FABRICADO PELO HOMEM CONTRA OUTROS HOMENS" JOSUÉ DE CASTRO

Após 8 décadas da primeira primeira obra, uma monografia,  de Josué de Castro:: O Problema da Alimentação no Brasil, escrita em 1932, A FOME continua a desafiar as mentes mais argutas. Uma entrevista do biólogo norte-amaericano Joel E. Cohen, publicada na Folha de São Paulo(07/11/11) tras o seguinte título: "Perfil populacional dos próximos anos é receita para o desastre". Isto demonstra que as " mentes argutas" estão em decrepitude. Os filo-malthusionistas estão de volta pregando que a redução da população é a solução. Ninguém ataca o problema de frente, tangenciam. O biólogo Cohen é bom no diagnóstico, como a grande maioria dos analistas de plantão, qunando diz que " Não é que não possamos alimentar as pessoas- com o que se planta agora, poderíamos alimentar de 9 a 11 bilhões. O problema é que os pobres não têm renda"; mas péssimo na propositura das soluções. Cohen também é um grande tangenciador, escamoteador. Vejam o que ele diz na entrevista citada quando perguntado: O que o Sr. sugerfe? Vejam a resposta neomalthusianista: " a primeira coisa é que todas as 2l5 milhões de mulheres que querem usar métofos anticoncepcionais (...) deveriam ter apoio financeiro para conseguir anticoncepcionais modernos". Dados publicados dizem que " 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo. É o maiorf número de famintos em 40 anos, segundo a FAO, braço da ONU para a agricultura e alimentação". O que acontece é que " 46% dos 2,3 bilhões de toneladas de cereais produzidos, no mundo, são usados para alimentar as pessoas e 52% são usados para alimentar animais e produção de biocombustíveis". Estão aí as causas da fome, " fabricada pelo homem contra outros homens", porque priorizam a alimentação de animais e combustíveis, além de que dos 46% dos cereais produzidos a grande maioria está nas mãos dos grandes conglomerados que comercializam grãos no mundo. É vergonhoso que após 8 décadas o grande Josué de Castro continue presente, vivo nas suas análises, infelizmente! Para vencer a fome urge mudar o modelo de produção capitalista e o regime que o sustenta.

QUEM GOVERNA SÃO PAULO?

Muito sugestivo o artigo abaixo. Por que? Porque quem governa São Paulo é Geraldo Alckmin: o Homem da Opus Dei, a facção radical e fascista da Igreja Católica.

  Pela Volta da Idade Média à USP
 Mário Maestri*
Na Idade Média, era uma enorme conquista quando uma cidade obtinha uma universidade. Comumente, com ela, vinha o direito a uma ampla autonomia quando à autocracia do príncipe. Tratava-se de liberdade considerada indispensável para o novo templo do saber. Devido a isso, o campus universitário medieval possuía sua polícia própria e julgava seus alunos, funcionários, professores.Aprendi isso, no curso de História da UCL, na Bélgica, onde fui recebido de braços abertos, em 1974, fugido da ditadura brasileira e chilena. No Brasil de então, não tinha nada daquilo. A polícia e o exército entravam, revistavam, espancavam, prendiam, torturavam e, até mesmo, matavam professores, funcionários e sobretudo alunos que não se rendiam ao tacão da ditadura cívico-militar.Uma aluna sul-rio-grandense, mestranda em História da USP, escreveu-me um longo e-mail, pedindo-me quase desesperada solidariedade para com ela e seus colegas daquela universidade. A carta da estudante registra a angústia de jovens que se assustam com a regressão dos espaços de liberdade conquistados quando da versão de redemocratização brasileira, onde os criminosos civis e militares de 1964-1985 seguiram em seus postos ou com suas pensões e aposentadorias, homenageados com nomes de praças, avenidas, ruas, ao morrerem.      A aluna relata a degradação das condições de convivência, de trabalho e de estudo naquela instituição, a mais destaca do Brasil.Lembra que há muito se instauram processos administrativos contra alunos, funcionários e professores, eventuais motivos de demissão e de expulsão, por expressarem em manifestos, panfletos, ocupações, etc. suas idéias contra a política universitária dos governadores de São Paulo e dos dirigentes máximos daquela instituição.      Há cerca de dois meses, lembra a jovem, o senhor reitor lançou pelo retrete a autonomia universitária e escancarou o campus à Polícia Militar, sub a justificativa de reprimir a criminalidade.      Desde então, a Polícia Militar reina no campus - abordando, inquirindo, revistando funcionários, professores e sobretudo alunos. Certamente os principais objetos desses atos de intimidação são os alunos e alunas mais agitados ou de cabelo, roupas, adereços e comportamentos tidos como estranhos!      Conhecemos o resultado da política liberticida do senhor reitor - em 27 de outubro, alunos foram revistados por policiais militares, como sempre, na frente da Biblioteca da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, onde se reúnem, tradicionalmente, os universitários suspeitos de pensarem em demasia!A revista deu resultado. Três estudantes de Geografia foram encontrados com alguns baseados, motivos de pronta prisão e imediata resposta dos seus colegas, todos pertinentemente surrados, pois universitárias e universitários comumente magricelos, armados com canetas, livros e laptops, pouco podem contra os parrudos PM, com os seus tradicionais instrumento de trabalho - cassetetes, revolveres, escopetas, bombas dissuasivas ...      A resposta previsível dos estudantes foi uma festa para a grande mídia conservadora, sobretudo televisiva. A ocupação do prédio da FFLCH e depois da Reitoria, por estudantes encapuzados - ninguém quer ser objeto de processo e eventual expulsão - foi mostrada como a ação de bárbaros desordeiros no templo do conhecimento! Isolada, sob o silêncio dos grandes e pequenos partidos, a garotada está sendo obrigada a retroceder. Até segunda-feira, tem que entregar o prédio. Se não, vão conhecer pancadaria grande, prisões e os pertinentes processos. Não conseguem, nem mesmo, apresentar suas mais do que justas reivindicações: fins dos processos contra estudantes e servidores e a interdição do Campus à Polícia Militar.      Por razões óbvias não registro o nome da autora da carta. Com minha total solidariedade ao movimento, faço uma derradeira reflexão. Se, na Idade Média, um senhor reitor atirasse pela janela do seu palácio a valiosa autonomia conquistada pela cidade, chamando a polícia para atuar livremente no campus, certamente seria destituído por seus pares e, possivelmente, mandado para a masmorra da Universidade, para refletir melhor sobre sua vontade de subserviência ao príncipe! Coisas da Idade Média!
 Mário Maestri, é doutor em Ciências Históricas pela UCL, Bélgica, e professor do Programa de Pós-Graduação em História da UPF, RS. E-mail: maestri@via-rs.net

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

EXAME DA OAB:UMA EXCRESCÊNCIA JURÍDICA

O Supremo Tribunal ?Federal acaba de reconhecer como constitucional a proibição do exercício da advocacia aos bacharéis em direito que não tenham sido aprovados no exame da OAB, o famigerado Exame da Ordem. Os estudantes de direito perderam a coragem de lutar? Onde está a garra, que conheci na década de 60, dos estudantes de direito que iam às ruas protestar contra a ditadura, contra toda a sorte de desmandos institucionais? Está na hora do diretório dos estudantes de direito, dos profissionais sérios da advocacia irem às ruas para por fim a ESSA EXCRESCÊNCIA JURÍDICA:o Exame da Ordem. Se as faculdades não estão habilitando os profissionais para o exercício da advocvacia QUE O MEC AS FECHE, PASSE UM LACRE NESSE CURSINHOS VALITAS! Os estudantes que passaram no vestibular, que cumrpiram todos os créditos exigidos nãoi podem ser penalizados por essa reserva de mercado que beneficia uma verdadeira máfia. Esse é mais uma assunto que deveria ser investigado, com profundidade, pelo Ministério Público. O MEC também não pode se omitir. Com a palavra o Ministério Público e o MEC. A OAB tem que sentar no banco dos réus"

ONGs SOB SUSPEITA NO PARANÁ

O Governo Federal suspendeu o pagamento de convênios no valor de R$ 174 milhões sobr suspeita de ilegalidades. Vejam que somente uma ONG tem um valçor empenhado de R$53,6 milhões; o nome dela é IBEPOTEQ- Instituto Brasiuleiro de Estudos e Pesquisas para Otimização de Tecnologia e da Qualidade Aplicadas. Nome pomposo não acham? Não me considero um cidadão desinformado; é a primeira vez que vejo falar nessa ONG. Pergunto: quem são seus responsáveis? Precisamos saber quem está botando a mão nessa grana toda. Afinal que serviços à sociedade presta esse IBEPOTEQ? Temos no Paraná uma ONG em Araucária, a AMAR- Associação de Defesa do Meio Ambiente de Araucária-Pr, fundada em 1983; cuja Presidente atual é a ambientalista, militante politica ativa Lidia Lucaski que não recebe um tostão furado do Governo? Por que? Porque é uma ONG séria, que não se corrompe, que não vende falsos projetos. Entretanto temos essas ONgs fajutas recebendo fortunas, quiçá enricando o patrimônio particular de algumas pessoas escondidas na capa de uma ONG; Nós precisamos saber; a sociedade que saber; eu quero saber quem são os cidadãos da IBEPOTEQ que estão sendo aquinhoados com R$53, 6 milhões e o que estão fazendo  em nosso benefício? O Ministério Público do Paraná nos deve uma explicação; com a palavra o combativo Dr. Sinclair!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

OS AGROTÓXICOS MATAM(IV)

OS AGROTITÃS

Lançando mão do mito dos agrotitãs, supostos pioneiros  da abertura do vale da irrigação e dos cultivos melhorados, a figura de NormanBorlaug cresceu até ser uma espéciedasanto laico dos grandes agricultores, como nome de ruas, estátuas e homenagens em seu nome. Em 1974 ele foi recebido no Paraná pela  nossa poderosa OCEPAR-Organização das Cooperativas do Paraná. O comunicador Alfredo Acedo perguntou a Borlaug não muitos anos antes do fim da sua ongeva existência " se a RevoluçãoVerde podia manter a promessa de acabar com a fome". Borlaug admitiu que tínhamos chegado ao limite do incremento dos rendimentos por essa via e disse que era necessário enfrentar o problema com decisões políticas. Era o principio da década dos anos noventa. Hoje está claro que as soluções para a crise alimentar não são tecnológicas, sim dependem de uma transformaçãoradical nos padrões de produção, distribuição e consumo dos alimentos. Porém Borlaug não considerou importantes os danos ambientais causados pelos agrotóxicos ligados ao " pacote tecnológico"da sua revolução. Como resultado desse modelo, há agora no mundo umas 20 grandes industrias fabricantes de agrotóxicos, com um volume de venda em torno de 40 bilhões de dólares anuais e uma produção de 2,5 milhões de toneladas de veneno. As principais companhias donas do mercado, também donas dos transgenicos,são Syngenta, Bayer, Mo0nsanto, Dow Agrosciences e Du Pont.

OS AGROTÓXICOS MATAM(III)

Nobel para a Revolução Verde

Todo esse desastre ambiental e humano produziu, contraditoriamente, um Premio Nobel da Paz, na pessoa do agrônomo Norman Ernest Borlaug, pesquisador dos EUA, cujas técnicas de melhoramento  genético do trigo, foram desenvolvidas no CYMMIT, México. O México se tornou o centro da Revolução Verde. Se tratava de um novo modelo de produção agrícola impulsionado em meados do século XX para a expansão dos agronegócios a partir da utilização intensiva de sementes híbridas, fertilizantes químicos, os chamados " defensivos" (agrotóxicos) e a mecanizaçãoextensiva no campo. Quando terminou a Segunda Guerra Mundial, este foi o caminho imposto pelo complexo militar industrial para manter seus vultuosos lucros. Os explosivos foram convertidos em fertilizantes nitrogenados, os gases mortais em pesticidas y os tanques de guerra convertidos em tratores. Desde então, autilização de agrotóxicos se difundiu, intensamente, na agricultura com a justificativa de que o incremento nos rendimentos levaria ao fim dafome. Porém o seu uso se extendeu também na industria, nas residências e até em campanhas de saúde pública para combater enfermidades como o paludismo(malária). O agronegócio conquistou mentalidade, ampliou o monocultivo, favoreceu a concentração da terra e consolidou o poder político dos grandes produtores. aumento, também, a exploração do trabalho, a migraçãocampo-cidade e o desemprego no campo. Simultaneamente, incrementou o lucrocapitalista dos grandes proprietários rurais e das transnacionais das industrias química, metalúrgica e biotecnológica envolvidas no processo. Desde o inicio, essa matriz ideológica, contou com o apoio do aparelho governamental e instituições científicas e tecnológicas, como uma normaimposta mundialmente para subsidiar as empresas multinacionais com dinheiro público. Os pobres agricultores do terceiro mundo passaram a financiar os ricos. Continua...

OS AGROTÓXICOS MATAMII)

Venenos no Leite Materno!

Afirma-se que durante os primeiros dias os bebes devem ser alimentados com leite materno.Esta verdade médica, incontestável, não é tão correta para os meninos e meninas que vivem em muitas regiões produtoras de leite. Desde há mais de duas décadas que se documentam, se comprovam, a presença de agrotóxicos organoclorados em leite materno., no México, na região del Valle, num estudo aplicado a mães lactantes no povoado de Pueblo Yaqui. Os resultados mostraram que 85,71% das amostras analisadas evidenciaram a preseça de 1 à 3 praguicidas. Os compostos detectados foram: aldrin, BHC, lindane, DDT e DDE, comconcentrações superiores aos limites estabelecidos para o leite, pela FAO e OMS-;organização Mundial da Saúde. Não fosse isso, também níveis elevados de metais pesados estão sendo encontrados na águaconsumida pelos subdesenvolvidos. A exposição dos seres humanos, aos agrotóxicos, ocorre por inalação, ingestão e contato. A cada ano ocorrem no mundo 3 milhões de intoxicaçõesseveras por agroquimicos e em consequencia disso morrem , pelo menos, 300 mil pessoas. Essa a realidade que a agricultura industrial multinacionalizada tenta esconder e, infelizmente, acobertada pelos governos e parlamentares a seu serviço. Voltaremos ao assunto comentando o Nobel para a RevoluçãoVerde.

OS AGROTOXICOS MATAM(I)

Segundo vários estudos confiáveis, a exposição crônica aos agrotóxicos, inclusive em doses baixas, causa danos graves a saude humana relacionadas ao aparecimento de câncer, alterações cromossomicas, malformações congênitas, disturbios do sistema nervoso e transtornos no sistemaendócrino, entre outros. Nem como agricultor, nem como habitante das zonas rurais, nem como consumidor dos produtos da agricultura industrial se pode estar a salvo dos venenos agrícolas. Uma vez pulverizados, os agrotóxicos contaminam os rios, os lençóis freáticos, o ar, o solo e os alimentos. " A cada ano ocorrem, no mundo, tres milhões de intoxicações severas por agroquímicos e  ausa disso morrem em tormo de 300 mil pessoas. 90% destas mortes ocorrem nos paises subordinados." Alfredo Acedo, Diretor de Comunicação Social e Assessor da UniãoNacional de Organizações Regionais Camponesas Autonomas do México diz " nasci e vivi até a  puberdade num pequeno povoado de agricultores em regiões agrícolas no sul da Cidade de Ogregon. Váriasvezes\ vi meu pai chegar em casa do trabalho com sintomas de envenenamento. Ele trabalhava com máquinas agrícolas, incluindo tratores com implementos para aplicação de agrotóxicos, desfolhantes e fertilizantes. Morreu de cancer cerebral aos 61 anos. O tumor maligno se instalou extinguindo suavida em menos de seis meses, ante o olhar impotente de seus entes queridos." A irresponsabilidade criminal das empresas fabricantes e vendedoras é um fato conhecido. Os agricultores estão sendo aos poucos contaminados. Se acaso nãosão vítimasde envenenamento imediato, os efeitos nefastos por acumulação de exposições chegarão não muito tempodepois. Precisamos fazer alguma coisa urgentemente!

EUA QUEREM INVADIR O PAQUISTÃO


Os EUA aumentam a pressão sobre o Paquistão

rebelion.org
A escalada de guerra imperialista não cessa. Na busca de uma justificação para a manutenção de bases das suas forças armadas no Afeganistão, os EUA elevam a pressão sobre o Paquistão. Quando se fala em que está em preparação um conflito militar na fronteira afegano-paquistanesa, poderia pensar-se que algo de impensável estaria a suceder. Mas pode estar em preparação uma nova aventura de incalculáveis consequências regionais e mundiais.
A visita, sem precedentes, de pesos pesados estado-unidenses encabeçados pela secretária de Estado Hillary Clinton sublinha a arriscada política de submeter a máxima pressão vínculos já muito tensos que os EUA estão em vias de executar. Quando se fala de que está em preparação um conflito militar na fronteira afegano-paquistanesa, poderia pensar-se que algo de impensável estaria a suceder. Washington joga um perigoso jogo na busca de uma justificação para a manutenção de bases das suas forças armadas no Afeganistão.
Numa formulação diplomática cuidadosamente escolhida o ministro das Relações Exteriores  da Índia, S M Krishna, advertiu das consequências devastadoras que teria os EUA e o Paquistão não conseguirem resolver  suas diferenças. Krishna decidiu fazer esta declaração na presença do ministro das Relações Exteriores francês Alain Juppé, na conferência de imprensa conjunta em Nova Delhi. A França acaba de retirar o primeiro contingente de 200 soldados do Afeganistão, iniciando o seu plano de retirada do país. Krishna declarou:
“Isto diz respeito à relação entre duas potências amigas, os EUA e o Paquistão, e o desejo da Índia é que todos os problemas pendentes entre elas sejam solucionados à mesa das negociações e que, dessa forma, seja criada na região uma situação que conduza ao desenvolvimento. Porque seja o que for que perturbe a região terá devastadoras consequências para a agenda de desenvolvimento de outros países, e em particular da Índia. Portanto esperamos sinceramente que possam resolver as suas diferenças.”
Esta declaração representa a mais clara afirmação da Índia, até ao momento, de que as estratégias dos EUA para a região não funcionam, nem invariável ,nem necessariamente em função dos interesses da segurança e da estabilidade regional.
Em segundo lugar, é também o sinal mais claro já dado pela Índia de que não participa na pressão tática estado-unidense contra o Paquistão. A Índia mantém-se claramente afastada do terreno de disputa estado-unidense/paquistanesa e traça o seu próprio caminho em relação ao problema afegão e certamente em relação ao diálogo com o Paquistão.
O fato é que parece que o impensável está a suceder. Cada vez se fala mais em que algum tipo de conflito militar poderia estalar na fronteira afegano-paquistanesa. Com uma candura inusitada, o chefe do exército do Paquistão, Parvez Kiani, admitiu na terça-feira que não excluiria um ataque dos EUA contra o Paquistão. O jornal britânico The Independent citou fontes do exército paquistanês que afirmaram que a crescente concentração de tropas no setor oriental da fronteira afegã têm o significado de uma ação coordenada.
O assunto essencial é qual a vantagem tangível que poderia resultar de uma ação militar dos EUA contra o Paquistão. Um conflito militar sem um objetivo definido e preciso traz sempre consigo o risco de gerar consequências imprevisíveis. Enquanto político que se prepara para uma dura batalha eleitoral, um conflito militar com a participação de tropas estado-unidenses e com prováveis vítimas de guerra não corresponderia aos interesses do presidente Barack Obama.
* O embaixador M. K. Bhadrakumar foi diplomata de carreira do Serviço Exterior da Índia. Exerceu funções na extinta União Soviética, Coreia do Sul, Sri Lanka, Alemanha, Afeganistão, Paquistão, Uzbequistão, Kuwait e Turquia

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DIVULGANDO... PARA OS QUE NÃO GOSTAM DO NOSSO PAÍS

O QUE UMA ESCRITORA HOLANDESA FALOU DO BRASIL
LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO
Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.
Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.
Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.
Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.
Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.
Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de 'Como conquistar o Cliente'.
Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.
Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa.
Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.
Os dados são da Antropos Consulting:
1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.
5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.
9. Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.
10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO- 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
11. O Brasil é 1º maior mercado de jatos e helicópteros executivos do mundo.
Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?
1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?
3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?
4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?
6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?
Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando..
É! O Brasil é um país abençoado de fato.
Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.
Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.
Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
Bendita seja, querida pátria chamada
Brasil!!
Divulgue esta mensagem para o máximo de pessoas que você puder. Com essa atitude, talvez não consigamos mudar o modo de pensar de cada brasileiro, mas ao ler estas palavras irá, pelo menos, por alguns momentos, refletir e se orgulhar de ser brasileiro!