quinta-feira, 3 de novembro de 2016

CUBA EXEMPLO EM SAÚDE


                                  A SAÚDE DE CUBA

 É preciso ter em conta não somente o valor da vida, mas também o          valor da saúde humana[...]” – Fidel Castro, 28 de setembro de 1996.

 

            A saúde é um dos pilares da cultura humanista de Cuba, a saúde é um direito consagrado na Carta Magna cubana: “ Todos  têm  direito a que se atenda e proteja sua saúde. O Estado garante este direito” “ Cuidar da saúde do povo, evitar seus sofrimentos e sarar suas doenças é uma tarefa principalmente de ordem social e moral; mas também tem um sentido econômico, pois são os homens e mulheres do povo os que criam os valores e uma população trabalhadora, saudável e forte é imprescindível para o desenvolvimento”, assim se expressou Fidel Castro no 2º Congresso da Associação dos Economistas do Terceiro Mundo, em abril de 1981.

          Os problemas da saúde estão intimamente ligados com a estrutura de poder, do modelo político vigente. Infelizmente no Brasil, e agora piorado com a ascensão do Vice Traidor, que priorizam a mercantilização da saúde.  Um exemplo gritante foi a reação da categoria profissional médica contra o Programa Mais Médicos. Os mercantilista da medicina ficaram irados porque o povo, aos quais eles abandonam, teriam assistência médica da qualidade e gratuita.

           A realidade cubana está estampada nos dados do Sistemas Nacional de Saúde Pública Cubana que divulgou em 2015 os seguintes dados: a existência de 451 policlínicas, 10.782 consultórios e 1129 serviços odontológicos. 

           Com uma população de ’11.238.661 habitantes Cuba tem uma relação de 1 médico para cada 127 habitante; um dentista para cada 640 habitante, uma enfermeira para cada 125 habitante. E o Brasil como está?

          A política de solidariedade cubana está presente em 65 países nos quais Cuba presta colaboração internacional em saúde; aqui no Brasil não há essa solidariedade ao povão necessitado.

          A ELAM – Escola Latino americana de Medicina é uma referencia mundial no ensino da medicina.

O BRASIL QUE QUEREMOS




O Brasil que queremos não é o Brasil do Vice Traidor, presidente golpista e usurpador;

O Brasil que queremos não é o Brasil do Serra, ex-presidente da UNE na década de 60, que nos enganou por algum tempo;

O Brasil que queremos não é o Brasil de Aloysio Nunes Ferreira que diziam ser segurança e motorista do camarada Carlos Marighella, mas que na hora da sua execução lá não estava. Por que? Será porque era um informante do serviço de segurança nacional e internacional, um dedo duro? Aloysio também manteve relações no exterior, na França do Joaquim Camara Ferreira, O Velho como era conhecido na clandestinidade; todos os que tiveram contato com Aloysio Nunes Ferreira foram trucidados pelos esbirros da ditadura; só ele se salvou e, estranhamente, hoje é um dos  homens chave dos golpistas. Mera coincidência?, em famintos, em “ cidadãos

O Brasil que queremos não é o Brasil da Famiglia Sarney que inferniza a vida do povo do Maranhão, transformando sua população em escravos,  em “ cidadãos” de quinta categoria;

O Brasil que queremos não é o Brasil do collorido Renan Calheiros,que foi comparsa de PC Farias, cafajeste e corrupto juramentado, que no  chefia no senado federal uma quadrilha organizada composta por bandidos da mesma laia;

O Brasil que queremos , não é o Brasil dos coronéis, do norte e do sul do país, que comandam a nossa política nas câmaras de vereadores, prefeituras, assembleias legislativas, governos estaduais câmara federal e senado, fazendo troca-troca com filhos(as)(, netos(as), irmãos(ãs) e demais parentes e afilhados;

O Brasil que queremos sem essas pragas, esses câncer da politicagem nacional que, mais dia, menos dia, serão extirpados das nossas vidas, do nosso território;

Enfim, o Brasil que queremos é o Brasil, construído pelo e com o povo brasileiro, que sobreviverá à avalanche entreguista do Vice Traidor presidente golpista usurpador e seus lacaios que estão hoje aquartelados no Palácio do Alvorada e no Congresso Nacional.

Não passarão! Serão esmagados, cedo ou tarde, pelo povo! ; não é o Brasil dos coronéis, do norte e do sul do país,

GOLPISTAS QUEREM DESTRUIR O SUS



Destrucción del sistema único, público y gratuito de salud






El gobierno golpista de Brasil que destituyó a Dilma Rousseff sin base legal alguna no pierde el tiempo para arrasar con uno de los grandes logros de la Constitución posdictadura de 1988: el Sistema Único de Salud (SUS). Esta constitución determina que la salud es un derecho de todos garantizado por el Estado con acceso universal e igualitario a las acciones y servicios para su promoción, protección y recuperación mediante un sistema público, integrado, solidario y gratuito financiado con recursos fiscales. Cabe subrayar que el SUS no tiene un paquete de servicios sino ofrece servicios integrales a toda la población, incluyendo los de alta complejidad.

El SUS se ha construido a lo largo de casi tres décadas con muchas dificultades, dado que los servicios públicos de salud eran casi inexistentes anteriormente. A pesar de los obstáculos, este sistema ha abierto el acceso a 60 por ciento de la población o cerca de 115 millones de personas que antes no lo tenían. Para ello ha construido una vasta infraestructura y contratado equipos de salud para la atención. Con la estrategia de medicina familiar y un vastísimo programa de formación de médicos familiares con incentivos salariales se ha vencido la resistencia de los médicos de ir a zonas alejadas y pobres. A ello se sumó el Programa Mais Médicos, bajo un convenio con Cuba mediado por la Organización Panamericana de Salud. Ambos programas tienen áreas de responsabilidad territorial y sus equipos del sector trabajan con las comunidades en promoción y educación para la salud.

Sin embargo, 25 por ciento de la población brasileña tiene, además del SUS, planes o seguros privados de salud que le permiten acudir a los servicios privados, aunque generalmente no cubren las intervenciones muy caras que se canalizan al SUS. Este esquema tiene un costo alto para el fisco, ya que los planes, seguros y servicios privados son deducibles en el pago de impuestos y el sacrificio fiscal se calcula en un monto semejante a 22 por ciento del presupuesto público de salud. A ello se añade el gasto en planes privados de salud para los empleados públicos que cuesta al Estado el equivalente a 5 por ciento del presupuesto público de salud. Estos recursos permitirían fortalecer el SUS y disminuir su prolongado subfinanciamiento.

El ámbito de salud es un terreno de intensa disputa en Brasil y los aseguradores, así como lo prestadores privados tienen sus cabilderos en el congreso y, además, una bancada propia de parlamentarios. El SUS está hoy en la mira del ilegal gobierno de Temer y su implacable política de austeridad neoliberal. La ya aprobada enmienda constitucional "PEC 241" prácticamente congela los fondos públicos de salud durante 20 años lo que haría imposible sostener el SUS.

A eso se suma la propuesta de establecer planes de salud "populares" para los trabajadores del sector formal de la economía, eventualmente obligatorios. Estos planes tendrían un paquete de servicios restringido, lo que significa que los trabajadores perderían derechos al no contar con un SUS universal. Por el contrario, darían aire al sector privado creando un nuevo mercado tanto para los aseguradores como para los prestadores privados. En este contexto es de subrayar que los grandes sindicatos desde hace tiempo han negociado planes de salud para sus agremiados en franca contradicción con su tradicional papel de encabezar la lucha por lograr derechos sociales y colectivos para todos. El predominio de los intereses gremiales por encima de la solidaridad pavimentó así el camino para esta propuesta.

Adicionalmente, se están congelando las plazas vacantes en el SUS y no se renovarán las visas de los médicos que trabajan en Mais Médicos. Estas medidas van en contra de la constitución brasileña al negar el derecho a la salud como derecho ciudadano social remplazándolo con la salud como un bien de servicio transable en el mercado. Como lo expresó un economista brasileño, "están destituyendo a la Constitución", en alusión a la destitución ilegal de Rousseff.

Estos acontecimientos muestran el desprecio por la vida humana al sólo mantener una atención pobre para los pobres. No es tan distinto a lo que ocurre en México. El sistema nuestro también está fundado en la visión de la salud como un bien de servicio antes que un derecho irreductible de ciudadanía social. Los diversos seguros de salud –sean privados, de seguro social o el Seguro Popular– dan un acceso muy desigual y estratificado a los servicios de salud requeridos. La propuesta supuestamente de universalización, hoy reducida a intercambio de servicios entre las instituciones públicas, no obliga al Estado a garantizar el derecho universal a la salud, sólo es un mecanismo de financiamiento de estos bienes de servicios.

Fuente: http://www.jornada.unam.mx/2016/11/02/opinion/a03a1cie

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A DERROCADA DO PT



unnamed
Editorial, Folha de S. Paulo
" Seja devido ao impacto devastador que a Operação Lava Jato tem provocado em figuras proeminentes do petismo —a começar do ex-presidente Lula—, seja por causa do desastroso governo Dilma Rousseff, nada marcou mais as eleições municipais deste ano do que a derrota acachapante do PT.
Partido mais sufragado em 2012, com 17,3 milhões de votos para prefeito, o PT caiu para a quinta posição nesse quesito, com 6,8 milhões, atrás de PSDB, PMDB, PSB e PSD.

Generalizada, a perda de apoio se traduziu em expressiva redução no número de cidades lideradas por petistas. Se a legenda saíra do ciclo de 2012 com 644 prefeituras, atrás apenas de PMDB e PSDB, agora despencou para 256, desempenho pior que o de nove siglas.
Com isso, o eleitorado governado pelo PT na esfera municipal encolheu de 27,6 milhões para 4,4 milhões. Nem se imagine que o segundo turno modificará substancialmente esse quadro. Embora a agremiação esteja em 7 das 55 disputas em aberto, seu candidato mal tem chances na principal, Recife.
Para completar a derrocada, pela primeira vez o partido ficou de fora do segundo turno na eleição paulistana. E mais: com os 16,7% do prefeito Fernando Haddad, o PT teve seu pior resultado ao disputar o comando de São Paulo —até então a marca pertencia a Eduardo Suplicy, com 19,7% em 1985.
Se na maior cidade do país registrou-se o fracasso mais eloquente do PT, aqui também se deu o maior êxito de seu rival. A vitória surpreendente de João Doria Jr, com 53,3% dos votos, simbolizou o sucesso do PSDB na disputa de 2016.
O fortalecimento tucano, contudo, foi muito além do quintal do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sem dúvida o nome que ganhou maior projeção nacional.
Nenhuma legenda conquistou mais votos para prefeito do que o PSDB. Foram 17,6 milhões de sufrágios (ante 13,9 milhões em 2012), com boa margem sobre os 14,9 milhões do segundo colocado nesse quesito, o PMDB (que tivera 16,7 milhões há quatro anos).
O número de municípios comandados pelo PSDB também cresceu, passando de 701 para 793 e podendo chegar a 812.
Embora nesse ponto a liderança do PMDB permaneça inconteste, com 1.029 prefeituras (1.017 em 2012), o partido do presidente Michel Temer pouco aproveitou o vácuo deixado pelo PT. Não apenas isso, a agremiação fracassou em São Paulo e Rio de Janeiro, o que indica os limites do Planalto.
Num cenário de descrédito dos políticos em geral, não surpreendem nem as altas taxas de abstenção verificadas em algumas localidades nem o avanço das siglas nanicas. Pelo que o desfecho das disputas municipais projeta para 2018, quase todos os partidos tradicionais têm bons motivos para rever práticas e costumes.
Nenhum, porém, tem mais motivos do que o PT, justamente aquele que mais se recusa a fazer verdadeira autocrítica —e aquele que, como mostrou a população, mais continuará definhando se não mudar."
O TEXTO ACIMA, EMBORA SEJA DO JORNALECO CONSERVADOR, SERVE COMO REFLEXÃO A TODA A ESQUERDA BRASILEIRA E, PRINCIPALMENTE, AOS COMUNISTAS. POR QUE? PORQUE ESTÁ NA HORA DE VIRAR ESSE JOGO DE CONCILIAÇÃO;

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

LAVA JATO: A OPERAÇÃO DESMONTE

PGR quer fechar ciclo da Lava-Jato

pgr_2
Severino Motta, Radar on-line
O desentendimento entre a PGR e a força tarefa da Lava-jato em Curitiba deve piorar nos próximos dias.
Enquanto a cúpula do MPF entende que a Lava-Jato deve caminhar para fechar seu ciclo e buscar um desfecho, os procuradores de Deltan Dallagnol se recusam a compactuar com tal visão.
Na PGR, o temor é que a operação sem fim de Dallagnol municie os adversários políticos e jurídicos da operação e leve a Lava-Jato para um desfecho próximo ao da sua prima italiana, Mãos Limpas.
A noticia acima já é uma clara evidência de juristas golpistas que estão entrando na proposta do Romeró Jucá, isto é, ABAFAR A OPERAÇÃO LAVA JATO para LIVRAR A CARA da tucanalhada e DEMonios.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

PRESÍDIOS NO BRASIL: FÁBRICAS DE BANDIDOS

O jornal golpista e reacionário Folha de São Paulo de hoje - 26/09/16-,que leio para contextualizar suas "informações", publicou matéria sobre presídio de Porto Alegre, tido como " um dos piores do país". As prisões no país tornaram-se depósitos de gente descartada, mas usadas nos servciços sujos, pelos capitalistas. Não existe uma política efetiva para os apenados no Brasil.Por que? Porque interessa às elites, bem como aos parlamentares negocistas, corruptos e chantagistas, manter o status quo vigente para terem um exército de reserva, barato, servil e criminoso, à serviço dos seus interesses escusos e sujos tais como: a pistolagem, o tráfico de drogas, o roubo, os grandes furtos, a prostituição e o trabalho escravo. São nas cadeias, nos presídios do Brasil, que se transformaram numa faculdade de formação dessa mão-de-obra marginal e "qualificada" para a criminalidade que as contratam com a colaboração e aquiscência de policiais corruptos. Há solução? Há, sim! Se tiver vontade política e honestidade poderão ser construidas grandes " Colonias Penais Agrícolas", com diversas especialidades nas áreas de ocupações laborais, com assistência técnica de agrônomos, médicos veteriários, técnicos agrícolas, assistentes sociais, etc., bem como das EMATER's, que viabiulizarão a produção agropecuária para abastecer os presos, bem como comercializar excedentes. Por outro lado ainda temos uma carceragem policial corrupta que são coniventes com a criminalidade, que precisam ser afastados de suas funções; alguns canalhas precisam até ser presos. Vejam que os Beira Mar da Vida tem tratamento vip nas prisões e comandam o crime de dentro das prisões. Pode? Podemos sim por um fim nisso e só vontade política e vergonha na cara dos responsáveis, porque no Brasil os presídios se transformaram em fábricas de bandidos.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A PROVA DA SELETIVIDADE

O quadro abaixo é uma demonstração do comportamento do Xerifão Moro que com suas ações seletivas protege os verdadeiros culpados. Esse juiz está a serviço do atraso  e do golpe .






A imagem pode conter: 6 pessoas , pessoas sorrindo