quarta-feira, 31 de outubro de 2012

NEYMAR VERSUS GARRICHA

O Globo Espote de hoje, quarta-feira (30/10/12), passou o filme sobre Guarricha para uma garotada, tendo como telespectador Amarildo, companheiro de Garricha no Botafogo e Seleção Brasileira. Tentaram induzir a garotada a comparar Neymar com Garricha. O reporter da Globo ficou desarmado, atônito, embasbacado quando perguntou a um garoto: " quem é melhor Neymar ou Garricha?"  e ouviu a resposta, clara, curta e objetiva: " Não tem como comparar; Neymar está começando agora!". Um tapa na cara desses reporteres imbecis que insistem em comparar Neymar a Pelé e Garricha. Bem feito! Um guri de 10 anos os desmoralizou!

GUSTAVO FRUET E AS OBRAS DO METRÔ

Gustavo está certo em reavaliar o projeto do Metrô. O corredor de 14,2 quilômetro ligando a Cidade Industrial de Curitiba(CIC) ao Centro de Curitiba tem que ser melhor discutido. Se não me engano essa obra terá pela frente dois importantes rios da Capital: o Rio Ivo e o Rio Bélem. Os técnicos que defendem essa obra devem uma explicação, pormenorizada, sem sacanagens ao povo de Curitiba. Antes de obras superfaturadas que servirão para " azeitar" bolsos de picaretas, a coisa mais importante é a segurança do povo curitibana e suas gerações futuras. Que tal o Ministério Público entrar nessa parada!

O MINISTÉRIO PÚBLICO E AS DROGAS

O Ministério Publico do Rio de Janeiro quer punir a Prefeitura do Rio por " internação forçada de usuários de crack", dizendo que a medida é ilegal. Um promotor e uma promotora, da 7ª Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania e 3ª Preomotoria de Tutela Coletiva de Saúde, estão com o binóculo invertido nesse caso. Essa atitude de obstar uma ação concreta da Prefeitura do Rio nos parece que os promotores estão querendo proteger a turma do tráfico; querem manietar o poder público de suas responsabilidades. " Internação forçada do usuário! é a única medida salutar, necessária para tirar essa gente da marginalidade, das ruas; gente que não tem familia, não tem moradia. Cuidar dessa gente é um exercício de cidadania, de respeito aos Direitos Humanos; não deixá-los refens do tráfico e da droga como querem esses promotores almofadinhas. A serviço de quem estão os dois promotores.(Fonte Gazeta do Povo -Vida e Cidadania-31/10/12).

EUA: A FÚRIA DA NATUREZA

Para os que acreditam na justiça divina talvez, os fenômenos naturais - tufões e furacões - que nos últimos anos estão assolando e castigando - sim CASTIGANDO- os EUA, devam ser uma punição  pelo que eles têm feito aos povos do mundo, a começar pelo Japãp(Hiroshima e Nagasaki), Vietnam ( bombas Napalm, etc.), Iraque, Afeganistão e Libia, onde usam os droners para assassinar e intimidar a população civil; sem falar na não assinatura do  Protocolo de Kioto e outras reivindicações ambientais para diminuir o efeito estufa e outros crimes ambientais. Infelizmente uma população civil inocente está pagando pelos crimes dos bandidos do Pentágono e da CIA.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A SAUDE EM SÃO JOSE DOS PINHAIS

Algumas pessoas desinformadas estão implantando noticias de que o prefeito eleito Setin está tirando os médicos do atendimento à saúde. Pessoal isso é coisa da turma incompetente do Ivan que ficou em terceiro lugar nas eleições. O Setim que não é melhor, nem pior que o Ivan nem assumiu ainda. Nós do PCB-Partido Comunista Brasileiro vamos ficar na cola do Setim. E, como cidadão morador da Borda do Campo vou reeditar, a exemplo do que fiz em Tibagi-Pr, o Boletim NA BOCA DO POVO, a partir de fevereiro/2013 quando vamos informar os municípes sobre todos os atos da prefeitura, bem como denunciar os vereadores que há muito tempo enganam o povo de São José dos Pinhais, principalmente na Colonia Afonso Pena, Roseira e Borda do Campo.











segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EUCLIDES SCALCO É UM POLÍTICO SÉRIO

O Campana, que é bem informado, que apoiou Ratinho acompanhando Ducci e Beto, publicou no seu blog a matéria abaixo. O meu comentário é de que Scalco sabe onde vai e quem acompanhar. Scalco sempre este ao lado de José Richa e Mauricio Fruet, políticos sérios, amigos dos seus amigos. Beto escolheu outro caminho por isso o seu padrinho Euclides Scalco o abandonou. Esse apoio de Scalco é fundamental para 2014, onde os inimigos de Mauricio, José Richa e da democracia serão derrotados.
Aguardem!
A foto que provocou maus bofes nos arraiais de Beto Richa


Via GS
Causou alvoroço no Palácio Iguaçu esta fotografia em que aparecem Euclides Scalco e Heins Herwig na festa de comemoração da vitória de Gustavo Fruet. São dois ex-tucanos, ex-aliados de Beto Richa, que em companhia de mais uma chusma de tucanos, inclusive alguns empoleirados no governo, ficaram com Fruet e devem seguir com ele no apoio a Gleisi Hoffmann em 2014.

domingo, 28 de outubro de 2012

VITÓRIA DE GUSTAVO MUDA O QUADRO POLÍTICO NO PARANÁ

A vitória de Gustavo Fruet, já esperada desde o primeiro turno pelos que não confiavam nas pesquisas, muda, radicalmente, o futuro quadro político para 2014 no Estado. Por que?  Porque Gustavo praticamente sozinho com os pequenos PDT e PV e um grande partido o PT, mas pequeno em Curitiba e dividido pelo sectarismo de alguns quadros que não entendem nada de política. Tentaram cristianizar Gustavo quando o seu chefe maior Lula estava de abraços e beijos com Maluf, só para dar um exemplo. Gustavo é um homem de bem; Maluf todos sabem quem é. Mas... voltando ao quadro político do Estado afirmo  que a vitória de Gustavo trás como força para 2014 a senadora Gleisi Hoffmann porque a vitória de Gustavo desgastou um pouco dois oponentes do PT: Requião que é um peso pesado em votos no Paraná,se não o fosse não seria governador por 3 vêzes - marca que vaticino insuperável- e Beto Richa o mais desgastado porque o partido do qual ele é o presidente no Paraná foi fragorosamente esmagado. Ainda é cedo para uma análise mais profunda mas, mesmo com as derrotas em Cascavel, Maringá e Ponta Grossao PT sai fortalecido em todo o Estado; pela primeira vez, desde sua fundação em 1979, o PT está com os pés na escadaria do Palacio Iguaçú.

sábado, 27 de outubro de 2012

NÃO AOS LINCHAMENTOS POLÍTICOS DO STF


Estou convocando toda a militância política que resistiu aos tribunais de exceção da ditadura para reagir às ameaças à democracia perpetuadas pelos membros do STF a serviço da direita golpista. O que estão fazendo com José Dirceu e  José Genuino faz parte de um ardiloso plano político que iniciou em 2005, é um linchamento político já que  não há nenhumaprovacontra os dois. É um plano ardiloso-repito- sob o manto do combate à corrupção que está sendo engendrado por forças políticas da direita fascista tendo como mão protetora desse plano  alguns ministros reacionários e recalcados do STF. A matéria publicada na revista Carta Capital (24/10/1) com o  título " Fogos à hipocrisia", fazfundamentadas críticas a postura hipócrita e comprometedora de alguns membros,infelizmente a maioria,do STF. Quase 190 ações contra políticos espera nafila do tribunal. Alguns dormitam há cerca de 10 anos, diz a reportagem. A operação tartaruga, omissa e conivente do STF  com os corruptos tucanos aponta para o chamado DECURSO DE PRAZO, isto é a prescrição dos processos. Isto é um crime! Parlamentares e gente "fina", ricaços de colarinho branco estão nos processos engavetados e nas geladeiras do STF. Todos culpados, com culpa no cartório, livres e impunes aos olhos dos "honoráveis" juizes do STF. A listagem é grande,entre eles: Anthony Garotinho, Jader Barbalho, Cássio Cunha Lima, Marcondes Perillo, José Roberto Arruda, o mega empresário Daniel Dantas, queridinho de GilmarMendes e o megainvestidos Naji Nahas, todos citados na Carta Capital. Isso sem falar na abafada Operação Satiagraha, em EduardoAzeredo e asdenuncias comprovadas no livro " A Privataria Tucana". Tudo engavetado porque o foco do STF, a serviço das elites reacionárias e  golpistas é atingir a direção do PT, o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma. É um projeto de desconstrução política do PT e das esquerdas. Por isso convoco os companheiros a irem às ruas contra esse golpe arquitetado no STF. O repto está lançado, não podemos ficar de braços cruzados!

RATINHO JR.: CANDIDATO DUPLA PERSONALIDADE

O  jornalista Fabio Campana classificou de " morno" o debate de ontem. O debate deixou bem claro, demonstrou quem tem personalidade, quem não tem duas caras. Gustavo manteve o perfil de comportameno adotado desde o primeiro turno: serenidade e firmeza na defesa do seu programa de governo. Já Ratinho Jr. mudou o discurso, mudou de cara para tentar ludibriar o eleitor. Abandonou a postura agressiva e arrogante para se mostrar elegante, bom moço. Curitiba não quer um prefeito de duas caras, que se mimetisa ao sabor dos ventos. Quem deixou o debate " morno" foi Ratinho Jr. que se espelhou no caráter e na ética de Gustavo Fruet. Por isso o gran finale foi de Gustavo Fruet que soube conduzir,do inicio ao fim da campanha, um debate  de alto nível, civilizado. Portanto o candidato mais preparado é, indiscutivelmente, Gustavo Fruet: O NOVO PREFEITO DE CURITIBA.  

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

AS CONTRADIÇÕES DA DEMOCRACIA


Dizem, não acredito, que somos uma democracia, que todos são iguais perante a lei. Será? Então vejamos o que disse uma matéria da Record Exclusiva dizendo que no país produzimos e vendemos carrões sofisticados ao " preço módico" de 2 milhões de reais, enquanto isso faltam leitos na grande maioria dos hospitais públicos; a saúde, literalmente, está beirando a morte. Por outro lado em grande parte dos municipios brasileiros prollifera o abate clandestino, o povão come carne sem fiscalização e ninguém faznada. Também faltam: escolas, moradia, saneamento e água potável. Isto é democracia?

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

FUBARIN: a PESQUISA DATA FOLHA

Eis a razão do desespero da ratalhada. A pesquisa Data Folha, conferindo 52% das intenções de votos para Gustavo e 36% para o Ratinho é a justificativa para as apelações daquele que prometia umacampanha limpa. Limpo são os votos dos curitibanos que vão eleger o melhor, o mais preparado, o sério, o  ético e o leal candidato, curitibano  da gema, Gustavo Fruet. Quem conhece Gustavo não vai querer se lamear em esgoto onde se escondem os ratos. 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DRONES: A GUERRA SUJA DOS EUA

O premio nobel da"paz" Barak Obama está mais belicoso que Bush, mais raivoso que Reagan. Os ataques com "drones" - aeronavesnão tripuladas que disparam mísseis- aumentaram 500% durante o governo de Barak Obama(FS-16/10/12). Só no Paquistão foram 298 ataques com drones; seis vêzes mais  do que o governo Bush. Um estudo recem publicado pelas Universidades de Nova York e Stantford aponta que 98% dos mortos em ataques de drones civis ou militantes de baixo escalão. Na realidade os drones são armas assassinas de eliminação de civis, crianças e velhos, principalmente. E a nossa mídia só noticia sem quaisquer considerações críticas.

SERRA E O MENSALÃO


Serra, no seu desespero, está atacando Haddad por conta do mensalão. Serra,segundo a Folha de São Paulo (16/10/12), " afirma que o PT quer eleger Fernando Haddad para esconder condenações do mensalão". Ele Serra quer se eleger para continuar comprando o silencio da mídia para acobertar os escandalos, as sacanagens da Privataria Tucana.

A INTERFERÊNCIA EXTRANGEIRA NO BRASIL

Segundo Mark Mobius, investidor do Fundo Templeton  " o Governo tem que parar de interferir". Mobius diz que è preocupante a ingerência estatal naVale, Petrobras e bancos". O que ele quer? Quer que entreguemos tudo pra eles explorarem. Ainda é pouco, muito pouco o controle do governo. A nossa economia está excessivamente privatizada causando grandes disparidades, grande fosso social.

FHC E A SIP

O ex-presidente FHC disse que um " retrocesso político ameaça mídia" durante uma assembléia da Sociedade Interamericana de Imprensa realizadarecentementeem São Paulo. FHC afirma que há um "surgimento de uma espécie de democracia autoritária em países como Venezuela e Argentina". Ora, FHC sempre foi acobertado pela "grande mídia" após ter cedido aos encantos do neoliberalismo. Eles acham, a turma do SIP, que liberdade de imprensa é atentar contra a soberania do país, de promover e apoiar golpe como o fizeram - e ainda tentam- na Venezuela, Bolivia e Paraguai contra Lugo.

domingo, 14 de outubro de 2012

O "KIT GAY" E AS SEITAS MIDIÁTICAS

Em São Paulo o bufão " pastor" Silas Malafaia explorador da fé da igreja assembléia de deus, que já devia estar preso por falsidade idéológica, usa de sofismas e mentiras para torpedear a candidatura de Haddad. Malafaia está a serviço das forças do atraso, da turma da Privataria Tucano que o STF ainda ñão julgou. Silas Malafaia acha que o eleitor é idiota como ele que atua acobertado pela tucanalhada corrupta que, cedo ou tarde, vaiter que ser julgada. 

PRÊMIO NOBEL DA PAZ OUTORGADO A BELICISTAS


Documentos

Sobre a atribuição do prémio Nobel da Paz à União Europeia

Conselho Português para a Paz e Cooperação
14.Out.12 :: Outros autores



Numa primeira reacção face ao anúncio da atribuição do prémio Nobel da Paz à União Europeia, a Direcção Nacional do CPPC não pode deixar de recordar:
- Que ao longo das últimas décadas a União Europeia tem protagonizado um processo de militarização, acelerado desde 1999, após ter tido um papel crucial no violento desmembramento da Jugoslávia e, posteriormente, na brutal agressão militar a este país, culminando com o processo de secessão da Província Sérvia do Kosovo à revelia do direito internacional.
- Que desde a Cimeira da NATO realizada em Washington, em 1999, que é atribuído à União Europeia o papel de pilar europeu deste bloco político-militar liderado pelos EUA. Papel que deste então tem vindo a afirmar-se e a reforçar-se, nomeadamente a partir de 2002 e com a aprovação do Tratado de Lisboa. Recorde-se que cerca de 21 países da União Europeia são membros da NATO.
- Que ao longo das últimas décadas, a União Europeia tem protagonizado e apoiado todas as agressões militares da NATO e ou dos seus membros contra a soberania e a independência nacional de diferentes Estados, como na Jugoslávia, no Iraque, no Afeganistão, na Líbia ou agora na Síria, bem como violentos regimes de sanções que atingem duramente os povos de diversos países.
- Que União Europeia tem protagonizado posições e acções que contrariando os princípios consagrados na Carta das Nações Unidas - de respeito da soberania dos Estados e da não ingerência nos seus assuntos internos, antes pelo contrário, promovem uma crescente e incessante militarização das relações internacionais, sendo complacente com a violação de direitos humanos, como se verificou, por exemplo, com os denominados «voos da CIA» - os seus criminosos sequestros e práticas de tortura.
Neste quadro, a Direcção Nacional do CPPC considera, no mínimo, questionável a atribuição do prémio Nobel da Paz à União Europeia (UE) pelo seu contributo “para o avanço da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa”, como indica o Comité Nobel norueguês no comunicado em que anuncia o prémio.
Tanto mais, num momento em que na União Europeia se avolumam um conjunto de situações e de desenvolvimentos que têm como resultado o incremento das desigualdades e injustiças sociais e de relações entre Estados baseadas no domínio económico e, mesmo, político de uns Estados sobre outros – realidade que bem se distancia da proclamada ‘fraternidade entre nações’ ou de ‘congresso da paz’ que Alfred Nobel referia como critério para o Prémio Nobel da Paz no seu testamento de 1895.
A União Europeia está longe de cumprir a dita “missão de propagar paz, democracia, direitos humanos no resto do mundo” que alguns lhe pretendem atribuir, bem pelo contrário.
A Paz na Europa foi uma conquista dos povos após a Segunda Guerra Mundial, para a qual foi decisiva a aspiração de paz de milhões de cidadãos, muitos dos quais activistas do forte e amplo movimento da paz que se afirmou e desenvolveu após 1945.
A realidade da acção e dos propósitos enunciados pela União Europeia muito se distanciam dos valores e princípios proclamados e estabelecidos pela histórica Conferência de Helsínquia, realizada em 1975, como: o respeito da soberania; o não recurso à ameaça ou uso da força; o respeito pela integridade territorial dos Estados; a resolução pacífica dos conflitos; a não ingerência nos assuntos internos dos Estados; o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais; o direito à autodeterminação dos povos; e a cooperação entre os Estados – valores e princípios inscritos na Carta das Nações Unidas.
Tal como em 2009, com a atribuição do prémio Nobel da Paz a Barack Obama, recém-eleito Presidente dos EUA, o prémio Nobel da Paz agora atribuído à União Europeia não contribui para credibilizar e prestigiar este galardão.
12 de Outubro de 2012
A Direcção Nacional do CPPC
Fonte: odiario.info

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

VENEZUELA DERROTA A SANTA ALIANÇA DO SÉCULO XXI


Coalizão Internacional é o nome dado por Hugo Chávez aos segmentos derrotados por ele. Não uma aliança de forças locais, embora com muito poder financeiro, e um candidato que não se compara a Chávez intelectualmente, nem  as solas dos seus sapatos. Mas um poderoso grupo de estados imperialistas, oligarquias latino-americanas e a direita transatlântica, que  decidiu colocar toda a carne na grelha para de uma vez  remover o incomodo presidente venezuelano. Estavam em jogo transcedentais interesses econômicos e geopolíticos. Chávez encabeça o povo, que além de ter as maiores reservas de petróleo do mundo e significativos recursos financeiros, é a principal referência na conquista da segunda independência, a unidade e integração da América Latina e do Caribe, animador de Alba, Petrocaribe , Unasul e CELAC. Sua liderança fez da Venezuela o principal centro na luta contra o capitalismo global e sua fase neoliberal, contra o imperialismo e a guerra, pela democracia participativa e o socialismo. Junto com outros projetos latinoamericanos e caribenhos  mostra que é possível uma alternativa as formas brutais de exploração neoliberal e  crescente opressão política  dos povos, estendidas agora  para os Estados Unidos e Europa.


A Santa Aliança do século XXI  liderada pelo Norte revolto e brutal  teria marcado sua maior vitória política desde o colapso da União Soviética e do socialismo chamado real se tivesse conseguido derrotar o  chavismo, em 7 de outubro. Foi enorme e  significativo a vitória alcançada pelo povo venezuelano. Implica também o maior revés sofrido pela contraofensiva lançada por Washington contra as forças populares em nossa região. Iniciada com o ataque Yanke-Uribe ao Equador, tem as suas principais ligações nos golpesde Estado  em Honduras e Paraguai, e continua ofreio  no México através de uma alternativa ao neoliberalismo ,o restabelecimento da Quarta Frota e a projeção do poder militar até  o sul do continente através de novas missões e bases militares e planos supostamente contra a delinquencia organizada cujo verdadeiro objetivo é semear o terror e criminalizar o protesto social.

A vitória bolivariana foi justamente   o que era necessário neste momento. Mas não basta vencer por uma margem de mais de 1.600.000 votos (11 pontos percentuais), que tornaram impossível  a recorrente e mentirosa acusação de fraude  contra-revolução  a um sistema eleitoral exemplo de transparência no mundo. Interrompeu os planos para provocar o confronto e violência nas ruas e dar o pretexto para a intervenção militar imperialista. A máquina mediática do império  propalava nas últimas semanas, a noção de que o candidato da oposição foi ganhava  terreno enquanto Chávez perdia. Já estava na mão o empate técnico  que ocorria  precisamente nos dias da proibição eleitoral, argumentavam  dezenas de inteligentes analistas políticos. Se tivessem  vergonha não  se atreveriam a continuar  repetindo  as mesmas mentiras e calúnias aos escribas e profetas frustrados do  El País, CNN e  seus homólogos da América Latina..
Outro ponto a destacar no  07 de outubro é a concorrência de mais de 80 por cento dos eleitores, demonstrando conclusivamente o interesse político dos venezuelanos, a confiança de que o seu voto é contado e -conta- e as raízes na população de uma cultura política que vê as eleições como meio para resolver as diferenças de opinião. Esta é uma grande conquista dochavismo contra o  golpe  e o desprezo ao povopor parte de numerosos  de líderes da oposição.
Claro que na Venezuela há problemas. O presidente Chavez foi  muito crítico da gestão governamental antes e imediatamente após as eleições e já o chavismo debate o resultado eleitoral com a inenção de corrigir os erros, aprofundar a orientação ao socialismo e tirar lições, de imediato, para as eleições legislativas e de governadores em dezembro, também muito importantes.
 Fonte: rebelio.org
Tradução e adaptação: valdir silveira

LULA, MALUF E FRUET


A mídia noticia que o Ratinho pai articula a neutralidade de Lula nas eleições de Curitiba. Usam os episódios das CPIs,do qualGustavo quando era do PSDB, para confrontá-lo e incompatibilizá-lo com Lula. Se Lula cair nessa armadilha está passando um atestado de burrice política ou de velho rabugento. Por que? Porque em São Paulo Lula se abraçou com Maluf para emplacar a candidatura de Fernando Haddad. Maluf não chega aos pés, nem de perto ao escopo moral e político de Gustavo Fruet. Maluf foi - e pra mim é- uma excrescência da ditadura militar, sempre apoiou todos os desmandos da ditadura; ao passo que Gustavo sempre empunhou a bandeira da luta contra a ditadura e esteve presente, junto com  pai o saudoso amigo Mauricio Fruet, na trincheira democrática. Linchar Gustavo por algumas frases proferidas ,em nome do PSDB na época, é querer tergiversar, é se colocar a serviço da direita raivosa, dos oportunistas de plantão. Lula, pelo seu passado, não pode ser tão infantil e ir na onda de um apresentador televisivo que é nosso inimigo político e de classe. Que Lula analise bem essa tal de base de apoio que está infernizando a vida de presidenta Dilma e que alimentou a midia com opiniões raivosas em relação aos réus petistas do mensalão.

ESTATISTAS,CENTRISTAS E DIREITISTAS

A Gazeta do Povo publicou um pequeno perfil dos vereadores recém-eleitos. Um grande número deles se classificou como Estatista uma terminologia que nada define a posição política do candidato. Por que? Porque se estes candidatos estão querendo dizer que são a favor da estatização dos serviços públicos, automaticamente são antiprivativista, isto é são contra a privatização. Os partidos aos quais estes Estatistas pertencem não defendem a estatização, muito pelo contrário. Estão que, os enganar aqueles que os elegeram. Os Centristas são os indecisos, os muristas; a própria definição os coloca nessa posição oportunista. Também não são confiáveis. O único vereador que teve a coragem de se definir, de se posicionar foi o Cristiano Santos(PV), filho do deputado Roberto Accioli que teve a coragem de se admitir de Direita. Sou comunista confesso e admiro aqueles que tem coragem de se definir, que não se escondem. O vereador Cristiano Santos merece o nosso respeito porque os outros são empulhadores.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A VITÓRIA DE CHAVEZ: O RANGER DE DENTES CONTINUA



A vitória estrondante de Hugo Chavez na Venezuela, desencadeou - e continua- uma onda de reações rançosas, odiosas, malidiscentes, infim o ranger de dentes dos leões do capitalismo internacional e seus lacaios locais. Aqui no Brasil a mídia mafiosa encabeçada pelo Globo, Estão e Folha de São Paulo publicam, quase que diariamente, farto material mentiroso e calunioso sobre o governo venezuelano.  A Folha de São Paulo, edição de 09/10/12, publicou um editorail intitulado " Nova Velha Venezuela" onde bate na tecla enferrujada mentindo que Chavez " faz uso irrestrito de cadeias de rádio e TV para cultuar a própria personalidade e da renda do petróleo para multiplicar programas assistencialistas".
Só escondem  a mais escandalosa campanha de difamação atual, mentindo  que a liberdade de expressão é limitada na Venezuela. A verdade é que o setor privado, hostil a Chávez, controla em grande parte da mídia. Todos podem verificar. De 111 canais de TV, 61 são privados, 36 público  e 13 comunitários.  É bom frisar  que a parte da audiência dos canais públicos não excede 5,4 por cento, enquanto que a do particular excede 61 por cento. Mesmo cenário serve para as estações de rádio, bem como  80 por cento dos jornais e outros meios de  impressão estão  nas mãos da oposição, sendo que  os dois mais influentes jornais, El Universal e El Nacional são raivosa e sectariamente inimigos de Chavez.

Quanto ao uso dos recursos advindos da venda do petróleo para os programas sociais é uma verdade; ou eles querem que o dinheiro do petróleo seja canalizada para a burguesia local ou para os EUA?
Já o artigo publicado na Gazeta do Povo - 10/1012 - assinado pelo advogado Roberto Antonio Busato com o título " Duas décadas quase perdidas" , o arquireacionário e ex-presidente da OAB, vocifera e destila sua raiva contra Chavez, mais uma vez sofismando que " ...metade do país pede um basta ao gigantismo do setor público, que subjugou o privado...". Os gigantes das rendas na Venezuela ainda é o privado, infelizmente. É justamente esse setor privatizado, que só pensa em lucro fácil, que não cria empregos, quem estimula  a informalidade sob a fantasiosa propaganda da livre iniciativa. O artigo do causídico Busato repete o editorial da Folha de São Paulo, acima citado, com a mentirosa afirmação de  que Chavez " impôs mordaça à imprensa, fechou emissoras de rádio e atacou a imprensa escrita"; não diz que essa mídia instigou e fez parte do golpe que quis derrubar Chavez.  Instigar golpe é liberdade de imprensa ou atentar contra a segurança nacional? Estão raivosos e ressentidos porque Chavez, no plano internacional, deu sustentação a Cuba, ao equador, a Bolivia e Argentina, governos que estão priorizando programas sociais e gobatendo o neoliberalismo serviçal aos interesses dos EUA.

Vamos aos fatos e alguns dados que deixam essa gentalha preconceituosa e exploradora contra a Venezuela, contra Chavez:

1. A Venezuela é um país muito rico, pelas fabulosas riquezas do seu subsolo, em particular o petróleo;

2. Quase todas essas riquezas estavam monopolizadas, açambarcadas, pelas elites do país e pelas empresas transnacionais;

3. Até 1999, antes de Chavez assumir o governo, o povo só recebia migalhas;

4. Os governos que se alternavam, a democraciacristã e os socialdemocrátas, corruptos e submetidos aos mercados, privatizavam indiscriminadamente. Mais da metade dos venezuelanos vivia abaixo da lina da pobreza (70,8% em 1996);

5. Chavez fez com que a vontade política prevalecesse. Domesticou os mercados, deteve a ofensiva neoliberal e fez com que o Estado se reapropriasse dos setores estratégicos da economia que estavam nas mãos dos setores privados. Recuperou a soberania nacional. E, com ela, procedeu a redistribuição da riqueza, em favor dos serviços públicos e dos esquecidos;

6. Sob o governo Chavez foram estimuladas as políticas sociasi, investimentos públicos, nacionalizações, regorma agrária, quasi pleno emprego, salário mínimo, imperativos ecológicos, acesso à moradia, direito à saúde gratuita, à  educação, a aposentadoria;

7. Chavez também se dedicou à construção de um Estado Moderno;

8. Chavez pos em prática uma ambiciosa política de ordenamento territorial: rodovias, ferrovias, portos, represas, gasodutos e oleodutos;

9. O governo de Hugo Chavez investe 43,2% do orçamento em políticas sociais, cujo resultado foi: a taxa de mortalidade infantil reduziu-se a metade;, erradicou o analfabetismo, o número de professores quintuplicou ( de 65 para 350 mil), o país tem o menor Índice de Gini da Am,érica Latina;

10. Em função das políticas sociais do governo Chavez, o informe de janeiro de 2012 da CEPAL , organismo da ONU, afirma que a Venezuela é o país sulamericano que - junto com o Equador - , entre 1996 e 2010, conseguiu a maior redução da taxa de pobreza( de 60% à 23%);

11. Antes da chegada de Chavez ao poder em 1999, 60% da população que estava em situação  fome e pobreza, começu a sair desse abismo e pela primeira vez tiveram acesso à educação e atenção médica gratuíta e a uma alimentação melhor;

12. São visíveis os crescimentos em muitos setores: instituições financeiras 9,2%, comércio 7,2%, comunicações 8,2%, elétrtico 6,5% e água 3%, serviços de transporte e armazenagem 5,8%, serviços produzidos pelo Governo Central 3,9% e industria manufatureira 2,3%, o setor pretoleiro aumentou a renda em 2,3%; o desemprego caiu 17% no governo Chavez (de 20 para 3%), cifra nunca atingida pelos anteriores governos neoliberais;

13. O Instituto de Pesdquisa Galluo dos EUA, situa o país de Hugo Chavez como a SEXTA nação mais feliz do mundo;
14. A Venezuela é hoje o segundo  país latinoamericano a receber jóvens espanhóis que encontram trabalho no país e o governo entregou em 2011 146.022 moradias aos  mais humildes;

15. Concluindo: Na política exterior Chavez apostou na integração latino americana e privilegiou os eixos Sul-Sul, ao mesmo tempo que impôs aos EUA uma relação baseada no respeito mútuo. Os avanços na Venezuela tem desencadeado uma verdadeira onda de revoluções progressistas na América Latina, convertendo o nosso continente numa exemplar ilhota de resistência das esquerdas contra os estragos do neoliberalismo;
Hoje a Venezuela está no foco  de atenção dos Grandes Meios de comunicação já que, ao ser estes os representantes ideológicos ooooodos grandes interesses econômicos, sabem muito bem o que significa a continuidade de Hugo Chavez no poder.

 Isto tudo que escrevemos  justifica tais campanhas de mentiras e ódio. A nova Venezuela é a ponta de lança da  onda democrática na América Latina,  regimes oligárquicos foram varridos em nove   países e após a queda  do Muro de Berlim , quando alguns previram o fim da história e o choque das civilizações como horizontes exclusivos para a humanidade.

A  Venezuela Bolivariana  é uma fonte de inspiração da qual nos nutrimos.Com orgulho, no entanto, de estar no lado bom da barricada e de reservar os golpes para  o império do mal :os EUA. Por que Chavez desperta tanto ressentimento? Sem dúvida, porque, assim como Bolívar, conseguiu emancipar o seu povo da resignação e  lhe indicar  o horizonte  pelo   impossível.

O FRUTO DO CAPITALISMO: 870 MILHÕES DE FAMINTOS NO MUNDO


A FAO- Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura acaba de noticiar que " no mundo há aproximadamente 870 milhões de pessoas que sofrem de subnutrição". Segundo o relatório Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2012 divulgado em Roma, as cifras se referem ao período de 2010 à 2012. A maioria dos famintos estão nos paiseseditos em desenvolvimento, cerca de 852 milhões de mortos de fome, representando 15% da população mundial, bem como 16 milhões de pessoas nos paises considerados desenvolvidos. Essa a realidade do capitalismo que muitos economistas, sociólogos, ongistas e outros istas enganadores persistem em manter ou reformar. O mundo precisa quebrar essa cadeia de exploração, de injustiça. A solução: mudar o sistema.

A OBESIDADE MORBIDA DOS JOVENS


Estamos presenciando um desvirtuamento no trato da saúde das pessoas; não vou falar do abandono da população, mas tão somente na questão da obesidade onde a medicina quer resolver o problema só com operação, com redução do estômago. É a velha e obtusa visão de querer " estancar a febre quebrando o termômetro". Ora, na minha época de infância onde não tinha computador, nem televisão, nem MacDonald e outros fast food porcarias que não alimentam; as crianças brincavam a vontade e não ficavam refens destas " modernidades" que estão acabando com a qualidade de vida dos jovens, e tem mais: não existiam as pragas das drogas. Só com politicas publicas firmes, de combate as causas desses males é que resolveremos os problemas da obesidade; o resto, o resto é sacanagem paara tapar o sol com a peneira.

A DEPENDÊNCIA DO AGRONEGÓCIO NACIONAL


A cada ano aumenta o interesse das grandes treidinguis - tradings- dos EUA pelos comodities brasileiros. Aliás são elas que dominam o comércio mundial de grãos. São conhecidas mundialmente como sete familias e cinco empresas - Cargill, Continental Grain, Louis Dreyfus, Bunge e André - que dominam o comercio de grãos, são os chamados Gigantes dos Grãos. Estas empresas mandam na produção e comercio de grãos, especialmente milho e soja. Controlam toda a cadeia produtiva desde o financiamento do plantio, passando pelo financiamento e venda dos insumos - agrotóxicos e fertilizantes-, venda de máquinas e equipamentos, seguro e armazenagem. São as donas do pedaço e até as grandes cooperativas, brasileiras, bem como nossas agroindustrias de frangos e suinos, ficam reféns delas. A crise da avicultura e suinocultura é causada pela voracidade de lucros altos através da alta dos preços de soja e milho. É o custo do sabujismo dos agronegocistas brasileiros lacaios do império!

HÁ 7 ANOS PREVEMOS LINCHAMENTO

A direita rançosa, acobertada pela mídia mafiosa que acobertou a privataria tucana, não perdoa os seus inimigos. Tal como fazem, constantemente, com Fidel Castro, com Hugo Chaves, como Evo Morales e outros personagens que enfrentam os seus interesses, as elites "usam"  e manipulam as instâncias jurídicas dos países onde dominam para " justiçcar", cassar e caçar aqueles que ousam por fim aos seus interesses. Como comunista, apesar de ter críticas ao governo de coalizão petista, não vou fazer côro com essa gente que quer paralizar os avanços até aqui conquistados e colocar todos na vala comum. O que eles pretendem com o "mensalão", prática corriqueira na politica brasileira e nunca punida, o que eles- a direitona- querem é desqualificar futuros candidatos classificados como esquerda para crucificá-los nas urnas e manterem seu poder que, mesmo com Lula e agora com Dilma, não perderam. Só perderão com uma revolução!

O LINCHAMENTO POLÍTICO DE DIRCEU *

 

“A vida consiste em fomentar a solidariedade onde quer que nos encontremos; a falta de solidariedade é ausência de vida” (Anônimo).




Tenho feito minhas críticas a algumas posições equivocadas do governo de coalizão centro-direita encabeçado pelo Presidente Lula, mas estou solidário com o companheiro José Dirceu, embora não seja PT. Não posso – e não aceito – fazer coro com a caterva, com as excrescências da ditadura militar tipo ACM e Bornhausen que avalizaram as perseguições, as torturas e os assassinatos de companheiros e camaradas. Esses sim, são meus inimigos de guerra! Não dou a mão, não pactuo e não me alio com inimigos, como está fazendo a senadora Heloísa Helena. Arthur Virgílio e o ACM Neto, netinho da ditadura e do abjeto coronelismo nordestino, ameaçam “surrar o Presidente Lula” e o Congresso Nacional fica calado; isso não é falta de decoro parlamentar? Desrespeitam o mais alto mandatário e fica o dito pelo não dito?
O linchamento político de José Dirceu faz parte de uma conspiração que foi semi-abortada com a eleição de Lula. Durante a campanha de Lula à presidência, a maioria esmagadora da mídia mafiosa espalhava boatarias sobre o “risco Brasil”, a “fuga dos investidores”, “o medo” da Regina Duarte e outros achincalhes contra Lula e o seu partido.
O projeto de desestabilização do PT e do cidadão Lula começou antes das eleições, quando a mídia e as elites corruptas fizeram o máximo para impedir a eleição de Lula; gastaram fortunas com caixas 1, 2, etc., e ninguém apurou nada! Agora, aproveitando-se das gafes da direção petista (que não deve ser confundida com a militância séria), todos os dias rádios, jornais e televisões abrem seus espaços para o “Golpe Branco”. A revista Veja, colocando-se a serviço do capital internacional e das elites conservadoras golpistas que foram apeadas do governo, abre suas baterias mentindo sobre os dólares de Cuba e pedindo impeachment, isto é, o impedimento do Presidente Lula. Perderam nas urnas e querem ganhar no tapetão!
O articulista Tales Alvarenga (Veja de 9 de novembro), do qual nunca li uma vírgula de crítica à ditadura ou aos governos corruptos de Maluf e asseclas, afirma em sua coluna que “a mediocridade faz parte do DNA do partido e da esquerda em geral (...) o PT apenas escancarou como a esquerda é no poder”. Esclareço a visão obtusa e/ou a ignorância córnea do articulista Tales Alvarenga: a esquerda não está no poder e tampouco no governo! Meirelles, do Banco Central, Roberto Rodrigues, Ministro da Agricultura, o Ministro Furlan e os outros da base de apoio, são de esquerda? O Congresso Nacional que fiscaliza, aprova ou desaprova os projetos do governo, os atos do Presidente, esse Congresso é de esquerda? Santa ignorância, ou grande safadeza, essa ideia do Tales Alvarenga!
Na realidade o linchamento político de Dirceu tem três eixos, três vertentes ideológicas:

·        O primeiro eixo/vertente é desestabilizar o PT;
·        O segundo eixo/vertente é inviabilizar a reeleição de Lula;
·        O terceiro eixo/vertente é desqualificar um projeto alternativo de governo.

Toda essa balbúrdia da imprensa nacional e internacional, dos parlamentares que sempre praticaram e continuam praticando atos espúrios contra o “governo” de Lula está centrada nos três eixos que citei. O PT, apesar dos erros, ainda é melhor que o PMDB, PFL e PSDB juntos!
As pesquisas apontam Lula como reeleito se as eleições fossem realizadas hoje; é isso que os assusta! Também o “governo” de Lula, apesar dos Ministros conservadores e das trairagens e boicotes da base aliada acoitada no Congresso Nacional, faz uma política externa independente e atua com firmeza nas políticas do campo social.
O que assusta a Veja, os ACMs, Virgílios e conservadores do Congresso Nacional, apoiados pelas elites e o poder econômico é que Lula significa uma alternativa de mudança; representa uma outra opção ao modelo neoliberal!
Falando Francamente... os acertos de Lula superam os erros da cúpula petista e o linchamento político de José Dirceu faz parte da estratégia de isolar e aniquilar o núcleo pensante representado por Dirceu. Minha solidariedade a José Dirceu que, como eu, lutou contra a ditadura a favor da vida!


* Publicado no Diário do Litoral, “DIARINHO”, Balneário de Camboriú-SC, 07/11/2005




DIRCEU FOI JULGADO DUAS VÊZES


O texto abaixo foi escrito em 07/11/2005, portanto há 7 anos. Já falávamos no linchamento de José Dirceu; não é preciso ser futurologista para prever e saber o como age a direita no Brasil e no mundo, Vejam o que tentam fazer cotidianamente com Fidel, como Hugo Chavez, com Evo Morales. Eles, a direita rançosa e corrupta por natureza não perdoa que atinge a jugular dos seus interesses. Como dizem os gauchos " marcam na paleta" os seus inimigos. Dirceu foi cassado e agora caçado por um tribunal de exceção que fecha os olhos à PRIVATARIA TUCANA. Serra é um réu injulgado da VISTA GROSSA DO STF QUE JOGOU PARA DEBAIXO DO TAPETE AS FALCATRUAS DA PRIVATARIA TUCANA. DÁ PARA ENTENDER...? O meu texto, modéstia à parte, previu o que está acontecendo.


O LINCHAMENTO POLÍTICO DE DIRCEU *

 

“A vida consiste em fomentar a solidariedade onde quer que nos encontremos; a falta de solidariedade é ausência de vida” (Anônimo).



Tenho feito minhas críticas a algumas posições equivocadas do governo de coalizão centro-direita encabeçado pelo Presidente Lula, mas estou solidário com o companheiro José Dirceu, embora não seja PT. Não posso – e não aceito – fazer coro com a caterva, com as excrescências da ditadura militar tipo ACM e Bornhausen que avalizaram as perseguições, as torturas e os assassinatos de companheiros e camaradas. Esses sim, são meus inimigos de guerra! Não dou a mão, não pactuo e não me alio com inimigos, como está fazendo a senadora Heloísa Helena. Arthur Virgílio e o ACM Neto, netinho da ditadura e do abjeto coronelismo nordestino, ameaçam “surrar o Presidente Lula” e o Congresso Nacional fica calado; isso não é falta de decoro parlamentar? Desrespeitam o mais alto mandatário e fica o dito pelo não dito?
O linchamento político de José Dirceu faz parte de uma conspiração que foi semi-abortada com a eleição de Lula. Durante a campanha de Lula à presidência, a maioria esmagadora da mídia mafiosa espalhava boatarias sobre o “risco Brasil”, a “fuga dos investidores”, “o medo” da Regina Duarte e outros achincalhes contra Lula e o seu partido.
O projeto de desestabilização do PT e do cidadão Lula começou antes das eleições, quando a mídia e as elites corruptas fizeram o máximo para impedir a eleição de Lula; gastaram fortunas com caixas 1, 2, etc., e ninguém apurou nada! Agora, aproveitando-se das gafes da direção petista (que não deve ser confundida com a militância séria), todos os dias rádios, jornais e televisões abrem seus espaços para o “Golpe Branco”. A revista Veja, colocando-se a serviço do capital internacional e das elites conservadoras golpistas que foram apeadas do governo, abre suas baterias mentindo sobre os dólares de Cuba e pedindo impeachment, isto é, o impedimento do Presidente Lula. Perderam nas urnas e querem ganhar no tapetão!
O articulista Tales Alvarenga (Veja de 9 de novembro), do qual nunca li uma vírgula de crítica à ditadura ou aos governos corruptos de Maluf e asseclas, afirma em sua coluna que “a mediocridade faz parte do DNA do partido e da esquerda em geral (...) o PT apenas escancarou como a esquerda é no poder”. Esclareço a visão obtusa e/ou a ignorância córnea do articulista Tales Alvarenga: a esquerda não está no poder e tampouco no governo! Meirelles, do Banco Central, Roberto Rodrigues, Ministro da Agricultura, o Ministro Furlan e os outros da base de apoio, são de esquerda? O Congresso Nacional que fiscaliza, aprova ou desaprova os projetos do governo, os atos do Presidente, esse Congresso é de esquerda? Santa ignorância, ou grande safadeza, essa ideia do Tales Alvarenga!
Na realidade o linchamento político de Dirceu tem três eixos, três vertentes ideológicas:

·        O primeiro eixo/vertente é desestabilizar o PT;
·        O segundo eixo/vertente é inviabilizar a reeleição de Lula;
·        O terceiro eixo/vertente é desqualificar um projeto alternativo de governo.

Toda essa balbúrdia da imprensa nacional e internacional, dos parlamentares que sempre praticaram e continuam praticando atos espúrios contra o “governo” de Lula está centrada nos três eixos que citei. O PT, apesar dos erros, ainda é melhor que o PMDB, PFL e PSDB juntos!
As pesquisas apontam Lula como reeleito se as eleições fossem realizadas hoje; é isso que os assusta! Também o “governo” de Lula, apesar dos Ministros conservadores e das trairagens e boicotes da base aliada acoitada no Congresso Nacional, faz uma política externa independente e atua com firmeza nas políticas do campo social.
O que assusta a Veja, os ACMs, Virgílios e conservadores do Congresso Nacional, apoiados pelas elites e o poder econômico é que Lula significa uma alternativa de mudança; representa uma outra opção ao modelo neoliberal!
Falando Francamente... os acertos de Lula superam os erros da cúpula petista e o linchamento político de José Dirceu faz parte da estratégia de isolar e aniquilar o núcleo pensante representado por Dirceu. Minha solidariedade a José Dirceu que, como eu, lutou contra a ditadura a favor da vida!
* Publicado no Diário do Litoral, “DIARINHO”, Balneário de Camboriú-SC, 07/11/2005.
Este texto está no meu livro: VARIEDADES DO COTIDIANO - Um Enfoque Dialético








quarta-feira, 10 de outubro de 2012

"CHAVEZ GANHOU. MAS LEVARÁ?


O título acima é do colunista da Folha de São Paulo, Clovis Rossi. Eu a classifico com CRONICA DE UM ASSASSINATO OU DE UM GOLPE ANUNCIADO. Por que? Porque talvez o jornalista Clovis rossi tenha alguma informação privilegiada da CIA de que vão matar Hugo Chavez ou estão preparando um golpe via embaixada dos EUA na Venezuela tal como fizeram com Linconl Gordon no Brasil em 1964. É lamentável que um jornalista do náipe de Clovis Rossi se preste a publicar um artigo tão vil!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

ELEIÇÃO DE CHAVEZ: UM GOLPE NO LIBERALISMO




 VENEZUELA É UM EXEMPLO NA  LUTA CONTRA  O NEOLIBERALISMO


Em declarações à Telesur, o coordenador do livro "O Vulcão da América” , Gaudichaud Franck explicou que a Revolução Bolivariana representa um exemplo para os partidos de esquerda do mundo.

“Esta fecha será muy importante para Venezuela y para toda la geopolítica de América Latina, ya que Venezuela juega un papel esencial en la unidad Latinoamerica, además que estas elecciones impactarán a toda la región y a nivel internacional”.

"As esquerdas no mundo  procuram  respostas ao  liberalismo  o que está acontecendo na Venezuela é parte da resposta que você estão buscando no momento."


"A eleição de Chavez foi  muito importante para a Venezuela e para toda a geopolítica daAmérica Latina, já que a Venezuela desempenha um papel essencial na unidade latino-americana, e a eleição de Chavez vai impactar toda a região e no campo internacional ."

Em relação à Revolução Bolivariana liderada pelo presidente Chávez, Gaudichaud disse que "a grandiosidade desta revolução é que são  as classes mais baixas, pescadores, trabalhadores, os  que agora são estrelas. Aos europeus nos impacta esta capacidade das pessoas de setores populares  e a forma como eles se envolvem. A crise na Europa fez com que as pessoas  procurassem caminhos alternativos ao neoliberalismo ".

Gaudichar disse que “ por trás do discurso de Capriles havia  um crime disfarçado, havia um pacote  neoliberal e por isso  foram  tão impactantes na eleição de domingo e as conseqüências daqueles pacotes  estamos vivenciando agora  na Europa. O processo eleitoral bolivariano impediu a volta do  neoliberalismo que estava atado a candidatura derrotada de Capriles ".

Gaudichaud destacou  também  a importância das redes sociais em situações polarizadas. "As redes sociais têm um alto impacto e foi o que  vimos  no mundo árabe. Devido ao oligopólio da mídia,   manipulação, existe desinformação e isso  faz com que as pessoas acompanhem mais as redes  sociais  para saber o que está acontecendo".

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

AS ABELHAS E OS VENENOS DA BAYER






PESTICIDAS DA  BAYER AMEAÇAM A  SOBREVIVÊNCIA DAS ABELHAS
Gaucho (imidacloprid) e Poncho (clotianidina) são dois dos pesticidas neonicotinóides mais vendidos pela Bayer. Em 2010, as vendas de Gaucho chegaram a 820 milhões de dólares, enquanto que Poncho obteve 260 milhões. O uso de neonicotinóides está acabando com as colméias de abelhas em todo o mundo. Uma pesquisa recentemente publicada no Journal of Experimental Biology, revelou que as abelhas tratadas com imidacloprid sofrem alterações em seu comportamento. As abelhas que entram em contato com o pesticida se convertem em “abelhas que selecionam sua comida” e, ao mesmo tempo, sua capacidade de comunicar as outras abelhas a localização de fontes de comida é reduzida.
Pesquisadores da faculdade de biologia da Universidade da Califórnia, em San Diego, explicaram que as abelhas tratadas com imidacloprid trocaram suas preferências de alimentação. Passaram a se alimentar apenas do néctar mais doce e se negaram a ingerir o néctar menos doce, essencial para o sustento da colônia de abelhas. Os pesquisadores revelaram que as abelhas realizavam uma série de “danças” ao chegar à colméia para indicar a suas companheiras o caminho para a fonte de alimento, mas, as abelhas tratadas com o pesticida reduziram os movimentos realizados ao chegar à colméia. As abelhas que preferem o néctar mais doce reduzem drasticamente a quantidade de recursos que levam a colméia. Além disso, quando as abelhas reduzem suas danças, toda a colméia sofre uma redução de recursos significativa. De acordo com os pesquisadores, as abelhas reduziram a freqüência de suas danças a apenas à quarta ou a décima parte, inclusive, em alguns casos, deixaram de dançar por completo. James Nieh, professor de biologia na Universidade da Califórnia, San Diego, indicou que “a exposição a quantidades de pesticidas que antes eram consideradas seguras, poderia afetar a saúde das colônias de abelhas”.
Cabe ressaltar que esta não é a única pesquisa que identifica o imidacloprid e clotianidina como um risco para alguns animais. Um relatório apresentado pelas Nações Unidas para o Meio ambiente (PNUMA) identificou que os químicos utilizados pela Bayer não prejudicam somente os insetos polinizadores, mas também afetam gatos, peixes, ratos, coelhos, pássaros e minhocas.
A Bayer produz imidacloprid desde 1991. Em 1999, a França proibiu o uso desse pesticida depois que um terço das abelhas do país morreram devido ao uso generalizado desse agente químico para o controle de pragas. Em 2008, ao sul da Alemanha, dois terços da população de abelhas ao longo do Rin morreram depois que se aplicou clotianidina nos campos de milho dessa zona.Existem alternativas menos agressivas para cuidar das plantações. Na Holanda, as pragas nos cultivos de tomate são controladas utilizando vespas. O desaparecimento das abelhas nas colméias é um problema a nível mundial conhecido como Colony Collapse Disorder (CCD), um fenômeno que se caracteriza pelo rápido desaparecimento das abelhas operárias nas colméias.
Fontes: http://www.apinews.com/es/noticias/item/18615

CHAVEZ: A DERROTA DA DIREITA RACISTA






A reeleição de Chavez
Foi uma vitória continental

O povo da Venezuela reelegeu ontem Hugo Chavez.
O resultado - uma confortável vitória por 10 pontos de vantagem desmentiu as sondagens divulgadas nos EUA e na Europa, que previam um empate técnico.
A campanha eleitoral transcorreu numa atmosfera de permanente tensão, no quadro de uma luta de classes como a América não conhecia desde o Chile da Unidade Popular.
O Plano B - elaborado pela CIA com aprovação do Departamento de Estado - previa que Capriles, o candidato da direita, se proclamasse vencedor no final do dia se os primeiros resultados divulgados revelassem equilíbrio. O objectivo era desencadear imediatamente acções de violência para destabilizar o país com a ajuda de paramilitares colombianos.
Os EUA investiram, indirectamente, centenas de milhões de dólares na campanha anti-Chavez. O governo de Obama no âmbito da sua estratégia imperial havia semeado bases militares na América do Sul - Colômbia (8), Paraguai, Curaçau - e enviou para a Região a IV Esquadra.
A campanha de desinformação foi minuciosamente montada. Com poucas excepções, as centenas de jornalistas norte-americanos e europeus que cobriram a eleição qualificaram as três presidências de Chavez como uma soma de fracassos que conduziram o país à beira do caos e também do comunismo. De Capriles Radonski, o candidato da oposição unificada, um multimilionário filho de um emigrante judeu polaco, os media ocidentais e os venezuelanos (sob controlo hegemónico da direita) apresentaram o perfil de um social-democrata. Ele afirmava aliás ser admirador de Lula e Dilma Rousseff. Fabricaram um líder inexistente. O ex governador do Estado de Zulia esteve envolvido no golpe de estado de 2002, participou então pessoalmente do ataque à embaixada de Cuba e desempenhou um papel de relevo no lock-out petrolífero assim como em conspirações posteriores.
A participação massiva do povo venezuelano - abstenção inferior a 20% - inviabilizou os planos da direita crioula e do imperialismo. E Capriles foi obrigado a admitir a sua derrota.
Chavez, no agradecimento ao seu povo, foi sóbrio: definiu a Venezuela «como uma das melhores democracias do mundo».
A Caracas chovem agora felicitações e palavras de estímulo. A primeira chegou da Argentina: Cristina Fernandez saudou a reeleição de Chavez como «vitória nossa, a vitória da América do Sul e das Caraíbas».
A euforia que varre agora o país e os povos latino-americanos implica grandes responsabilidades para a Venezuela Bolivariana. Chavez não ignora os enormes desafios que o esperam.
O processo revolucionário tem dependido excessivamente da sua liderança. A sua saúde inspira preocupações. No Partido Socialista Unificado da Venezuela – PSUV coexistem tendências contraditórias. Embora minoritaria, a corrente que defende reformas compatíveis com o capitalismo tudo faz para levantar obstáculos a medidas revolucionárias que abram caminho ao socialismo. O próprio discurso sobre o «socialismo do século XXI» é uma fonte de situações equívocas.
O imperialismo continua empenhado em destruir a revolução bolivariana. Mas a reeleição de Chavez teve para Washington o significado de uma grande derrota estratégica.
É compreensível o júbilo em todo o mundo das forças progressistas.
OS EDITORES DE ODIARIO.INFO

CHAVEZ: A VITÓRIA DA AMÉRICA LATINA

A vitória de Chavez representa um grande passo para a libertação total da América Latina. Temos agora que avançar no Paraguay para erxpulsar os EUA que estão instalando bases militares naquele país vizinho. Não podemos mais permitir que os nossos paíeses se transformem em " quintais dos EUA". Viva Hugo Chavez, viva o povo latinoamenticano livre e soberano!



domingo, 7 de outubro de 2012

"VOTO NÃO MUDA"


Essa frase, do título acima" estava estampada em alguns muros de Curitiba. Contextualizar essa frase exige uma análise mais profunda; mas ouso dizer que o voto tem uma força modificadora na medida em que através dele muitos personagens execráveis da vida pública  são colocados no olho da rua. São afastados, alguns definitivamente, da arena política; isso do ponto de vista substantivo. Do ponto de qualitativo, como arma de transformação é um processo mais lento; quase impossível de atingirmos o núcleo do poder. Só a revolução muda! Esperar mudança com o voto e a velha ladainha natalina de nos impingir papai noel ou das festas de páscoa onde enganam a criançada(será) com a história de que coelho põe ovos.

AS URNAS DESMENTIRAM A FARSA DA RPC


As " pesquisas" da RPC insistiam em desquaçlificar Gustavo Fruet, que não saia dos 16%. Como o governo de Beto Richa investiam em propaganda na RPC e seu jornaleco; a RPC tentava enganar o eleitor em jogando Gustavo lá embaixo. Entraram pelo cano! Deram com os burros n'água; aliás são os verdadeiros asnos da mídia nacional. Agora vão se debandar para o lado do vazio Ratinho; mais uma vez vão se dar mal. Por que? Porque indiscutivelmente Gustavo é o mais preparado; tem raízes históricas com o combate a ditadura. Os outros argumentos de que tenha lá atrás batido no PT é uma outra história mal contada pela tucanalhada safada. Gustavo será o novo prefeito de Curitiba e a esquerda histórica não pode se furtar a esse apoio. Será que a esquerda vai mais uma vez emburrecer e dar queijo sem ratoeira?

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

JAMAICA: OS ENSINAMENTOS DE GARVEY NAS ESCOLAS




Diante de seus problemas com uma economia estagnada e uma das taxas criminalidade mais altas e crônicas do mundo, a Jamaica está  procurando  ajuda de um líder nacionalista negro que morreu há 70 anos .
Marcus Garvey, que inspirou milhões de seguidores no mundo com mensagens de orgulho negro e auto-confiança, está sendo ressuscitada em um novo programa de educação cívica ,obrigatória em todas as escolas predominantemente negra esse país de 2,8 milhões habitantes.

Do jardim de infância até o ensino médio, os alunos devem aprender valores como auto-estima, o respeito pelos outros e responsabilidade pessoal através dos  ensinamentos de  Garvey, que Martin Luther King Jr. chamou "O primeiro homem em escala  e nível massivo a  dar aos  negros um senso de dignidade e destino "

No entanto, o programa quase completamente evita mencionar as posições que fizeram de Garvey alguém profundamente controverso: sua promoção de um movimento " Volta para a África", o uso do título de "presidente provisório da África" ​​e uma campanha para separação racial, diante da sua convicção de que os brancos sempre negariam  justiça aos negros.

Garvey inclusive conversou com  o grande mago do Ku Klux Klan, o que levou a alguns dos principais líderes afro-estadonidenses a questionar a sua sanidade.O pioneiro dos direitos civis nos EUA  W.E. B EUA Du Bois uma vez o descreveu  como "o mais perigoso inimigo da raça negra".

O programa é um repensar importante  do legado de Garvey em sua terra natal, no Caribe. Ele  foi a primeira pessoa que foi proclamado um herói nacional após a independência alcançada em 1962 e sua imagem foi colocada em moedas.

No entanto, o governo havia ignorado repetidos pedidos para Garvey  ser ensinado  nas  escolas onde a história não é uma disciplina obrigatória.


"Ensinar o Garveyismo  nas escolas é uma questão que escapa aos  políticos de todos os matizes devido em parte à sua própria ignorância intelectual e em parte porque eles não sabem o que fazer com esta questão complexa", disse Robert Hill, especialista em  Garvey e professor emérito da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
No entanto, os jamaicanos estão muito orgulhosos das conquistas de um compatriota que criou um movimento internacional.

"Queremos que todas as nossas crianças acreditam que  são importantes para o destino deste país. Através  de Marcus Garvey entendemos  que isto significa  reconhecer que não há barreira que não podemos vencer", disse a Diretora de Cultura do  Ministério da Educação , Amina Blackwood Meeks, que liderou a iniciativa para o desenvolvimento do programa de educação cívica  fundamentado onos  ensinamentos de  Garvey.

Para muitos seguidores de Garvey na Jamaica, onde o astro do reggae Burning Spear uma vez cantou com pesar "ninguém se lembra do velho Marcus Garvey", a pergunta é por que demorou tanto tempo?

Nascido quase  50 anos após a abolição  da escravidão  na Jamaica, Garvey fundou em 1914 a Associação  Unida para a Melhora dos Negros na ilha e depois a converteu  num movimento de maiores dimensões de 1919 a 1927 em Nova York.

Estabeleceu uma rede de “ Salas da Liberdade” como instalações para o debate político, teatro e becas sobre temas negros; aumentou a conscientização sobre os logros dos africanos e propos que os negros adquirissem poder economico para evitar o racismo.

Desde sua base no bairro do Harlem, Garvey exortou as pessoas a se sentirem orgulhosas da sua história africana e assegurou aos descendentes de escravos que não há limites quanto ao que se pode alcançar.

Na na sua  filosofia panafricana exortou aos negros para que regressassem ao continente de seus ancestrais e abriu a empresa naval Black Star Line, uma frota de barcos a vapor para levá-los à África.

Durante seu meteórico ascenso, Garvey confrontou  a intensa oposição  de alguns inteletuais negros, especialmente Du Bois, que o descreveu  como "um lunático ou um traidor". Por sua parte, Garvey se refiriu  a Du Bois como um "mulato raivoso " e desestimulou  a Associação  Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP  sigla em ingles), por considerá-la um organismo que estimulava  aos negros sua  assimilação  a  sociedade branca.

Seu movimento dízia falar em nome da metade dos africanos e dos delegados num congresso que o  eligeram  "presidente provisório da Africa".

Finalmente, Garvey foi  declarado culpado  de fraudes de encargos postais em relação  a sua linha de  navegação  e  em 1927 foi  deportado para a Jamaica.

Entretanto, nas primeiras décadas do século  XX, quando a segregação  proliferava nos Estados Unidos e o colonialismo europeo ainda  se extendía em todo o  mundo, as palavras de Garvey também  inspiraram  grandes defensores dos dereitos civis nos  Estados Unidos, bem como  dirigentes políticos na  Africa e  o  movimento rastafari na  Jamaica.

Os professores  acreditam  que o  entusiasmo e ambição incutidos nas idéias de  Garvey inspirem  aos jóvens da Jamaica atual, onde muitos enfrentam situações  difíceis.

O índice oficial de desemprego está próximo  de 14%,  muitos economistas consideram  que é  mais alta. Quase  30% dos estudantes  secundarios  abandonaram  em  2011 seus estudos.

Na última década, segundo  as Nações Unidas, a ilha tinha a terceira taxa de homicidios mais alta do  mundo com 60 assassinatos para  cada 100.000 habitantes. Os jóvens dos bairros pobres compram no mercado negro brebajes que prometem mudar sua  tez escura para uma café clara.

Alguns especialistas na  Jamaica atribuem  muitas das penurias do país as sequelas persistentes da escravidão, a qual foi  particularmente brutal nas plantações  de cana de açúcar na ilha.

"Temos que aproveitar todas as ferramentas e estrategias a nossa disposição para detirle aos  nossos filhos e nosso povo em geral que, como disse  Garvey, a pele negra não é uma marca de vergonha, sim um símbolo de grandeza nacional", assinalou  Verene A. Shepherd, diretora do Instituto para estudos de Gênero e Desenvolvimento  da Universidade das  Indias Ocidentais da Jamaica.

"Se se incute este tipo de pensamento aos jamaicanos desde muito  jóvens, veremos os beneficios nos próximos anos", assinalou.
Fonte: rebelion.org
Tradução e adaptação: Valdir Silveira

VIA CAMPESINA ENVIA CARTA AO PRESIDENTE RAFAEL CORREA



Publicamos abaixo resumo carta da Via Campesina   enviada ao presidente do Equador, Rafael Correa.
Via Campesina  enviou Carta ao presidente do Equador, Rafael Correa, onde diz que os "Transgênicos só causam destruição e pilhagem"

" Via Campesina Internacional tem denunciado os efeitos negativos do uso de OGM e do ataque a soberania alimentar.

Demonstrando suas preocupações apresentam  as seguintes coonsiderações:

• Nossas organizações têm debatido , com base em experiência em várias partes do mundo,  e concluimos, definitivamente,  que as culturas GM só causam destruição e pilhagem, levando à concentração de terra e riqueza, envenenam  nossas famílias, nossos animais, nossa vida e culturas em torno de nós, destróem  postos de trabalho e nos expulsam  da terra;


• As culturas GM não alimentam os povos. Grande parte delas  é destinada a produção de  combustível, ração para animais,  para a produção industrial, e de outras matérias-primas industriais. E são estes cultivos   um dos fatores que a FAO identificou como importantes na crise alimentar anterior e no  atual aumento dos preços dos alimentos;

• Nos supreendem as afirmações de  que os transgênicos  podem quadruplicar a produção. Os antecedentes,  por  nós conhecidos, incluindo estudos científicos, indicam que as variedades transgênicas são realmente menos produtivas do que as variedades  convencionais , e isso é explicado por conhecidos mecanismos fisiológicos;


• Mais de 80% dos transgênicos cultivados  são resistentes a herbicidas. Não há um único caso de um cultivo transgenico desenvolvido resistente ao  frio, a  seca,  ou a  outras condições, muitas vezes enfrentadas pelas agriculturas camponesas. A realidade dos cultivos transgênicos é que tem provocado o incremento  do  uso massivo e  intensivo de herbicidas e outros pesticidas. Por exemplo, a Argentina hoje consome mais de 200 milhões de litros de glifosato, na maioria das vezes por aplicações aéreas que afetam indiscriminadamente aas  plantações, animais, pessoas e plantas silvestres. O  Brasil, entretanto, tornou-se o país com o maior uso de pesticidas por habitante  em todo o mundo. O resultado, como tem sido documentada na Argentina, Chile, Brasil e Paraguai, foi o aumento alarmante nos casos de câncer, doenças graves de pele, defeitos congênitos, aumento da taxa de abortos,e casos de intoxicação aguda que tem levado  à morte, especialmente de  crianças .

• Se alguma dúvida ainda pudesse existir sobre os efeitos dos transgênicos, um estudo científico feito por pesquisadores  franceses  acaba de ser publicado nos Estados Unidos,  demostrando  que a exposição ao glifosato está, necessariamente,  associada com a maioria das culturas transgênicas, e  o consumo de transgenicos , causa câncer, distúrbios hormonais e glandulares, lesões  graves no fígado e rins e, finalmente, taxas de mortalidade de 2-3 vezes mais elevadas do que o normal, especialmente nas  mulheres.

• Apesar da agressividade das empresas que produzem sementes transgênicas e agrotóxicos associados com a cultura, mesmo aqueles que usaram o contrabando maciço de introduzir seus produtos GM são muito poucos (principalmente soja, milho, canola, algodão), tem apenas duas alterações (resistência ao glifosato e produção da toxina Bt) e crescem maciçamente em alguns países (Canadá, EUA, Argentina, Brasil e Índia). Além disso, o produto do estudo mencionado, apenas a Rússia proibiu a importação de milho GM e há várias iniciativas legais na Europa para proibir tais  cultivos.

• Os cultivos de transgenicos  não são uma resposta para os problemas da pobreza que enfrentam milhões de famílias e comunidades rurais no Equador e ao redor do mundo. Muito pelo contrário: aumentam a  dependência, nós expulsam da terra, causam o desemprego, depreciam  o valor da produção e destruição  das economias locais. Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo sobre a expansão do agronegócio no Estado de São Paulo, indica que essa expansão levou a uma prosperidade concentrada  nas mãos de uns poucos, gerando um crescente número de excluídos e o aumento da violência  e marginalização econômica.

• Se o  Equador, deseja solucionar o problema da alimentação, a solução está em  proteger, fortalecer e expandir a agricultura camponesa e cumprir o mandato constitucional da Soberania Alimentar. Um estudo da FAO publicado há poucos dias indicou que 60% dos alimentos na América Latina é produzido por famílias camponesas. Enquanto isso, os números oficiais e de pesquisa das mais diversas regiões do mundo confirmam mais uma vez que a agricultura camponesa é mais eficiente e produtivo do que industrial.

Com essas considerações, temos a garantia de que o seu governo soberano será mais sensível ao pedido  de milhões de camponeses e camponesas   em todo o mundo e não cederá as intenções de multinacionais como a Monsanto de converter os alimentos em mais uma mercadoria, esperamos que esse pedido e recomendação seja  positivamente atendido  por seu governo que tem mandato do povo equatoriano para governar em defesa dos  interesses soberanos do povo."

Essa é uma reivindicação feita nome do Comitê de Coordenação Internacional da Via Campesina Internacional, assinada por Henry Saragih , coordenador internacional da Via Campesina.

Fonte: rebelion.org
Tradução e adaptação: Valdir Silveira