terça-feira, 31 de março de 2015

NOSSA CURITIBA MERECE MAIS RESPEITO


                         CURITIBA 322 ANOS

322 anos de muito trabalho, muitas lutas, mudanças e conquistas positivas. 322 anos construídos por arquitetos, engenheiros, mestres de obra mas, principalmente pelo trabalho dedicado e laborioso, dos  operários, dos trabalhadores braçais.

Nesses 322 anos o perfil urbanístico de Curitiba muito muito mas sem perder suas características originais, coloniais. Prédios históricos reformados, conservados e muitos, tombados. Quem vai aos bairros tradicionais se deparam com construções de madeira, antigas, ostentando a beleza arquitetônica dos lambrequins.O planejamento viários, mantendo alguns contornos antigos, foi estruturado  de forma a facilitar a vida dos transeuntes, sejam eles motorizados ou não.

Belos parques foram construídos para permitir o tranquilo lazer dos curitibanos e dos turistas que nos visitam.

Mas a nossa Curitiba já começa a ter alguns gargalos ambientais que nos preocupam e devem merecer, com urgência, um planejamento preventivo para evitarmos problemas futuros, problemas esses que já preocupam e causam danos em grandes metrópoles brasileiras. Falo da questão das águas e dos destinos dos resíduos sólidos e líquidos,

Ainda permanece incrustada na nossa sociedade, apesar das propagandas educativas institucionais, uma mentalidade de tratar o lixo com descaso, com a atenção que ele devia ter. De qualquer forma é necessário um processo educativo constante nas redes de ensino, nas comunidades para que a nossa Curitiba não perca o status de Capital Ecológica.

Por outro lado os nossos rios continuam a ser maltratados, violentados;são fontes de vida que estão sendo, aos pouco, destruídas. É preciso uma ação mais dura e contundente das nossas autoridades ambientais municipais e estaduais. Curitiba merece esse respeito aos seus mananciais.  

 Estamos alerta e patrulhando os que com péssimos atos e ações não estão colaborando com o  bem estar da nossa Curitiba.

Parabéns Curitiba pelos 322 Anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário