terça-feira, 29 de maio de 2012

LULA, GILMAR MENDES E DANIEL DANTAS


 Mudaram o foco da pauta...  e agora depois de 30 dias vem o Gilmar Mendes, indignado tentar uma nova “armação...  tal como o fez apadrinhando e salvando Daniel Dantas e o  Médico Miguel Abdou o tarado que está nas Arábias...e você sabia que o Demóstenes tem como assessora uma enteada do Gilmar Mendes...e tudo um dia antes do "ético" Demóstenes depor na CPI... E vão prender o delegado!!!
O deputado Raul Pont, presidente Estadual do PT-RS, em entrevista ao jornal Correio do Povo de Porto Alegre, afirmou "que vê motivações pessoais nas declarações do ministro do STF, GilmarMendes". Segundo Pont " ele (Gilmar Mendes) é um reacionário, anti-petista ferrenho". O dirigente petista declarou que o caso mensalão é um processo  que já deviater sido julgado, e um adiamento, como o ex-presidente Lula teria sugerido ao ministro, só prejudicaria o partido. Raul Ponte disse ainda que " não tem lógica ou sentido. O presidente Lula nunca faria  esse tipo de barganha. Faz sete anos que se fala no mensalão e nada foi provado"
 Segundo Pont, retardar o julgamento do caso é manter uma pauta negativa rondando a legenda. O mensalão foi uma invenção do presidente do PTB (Roberto Jefferson),é ridículo ".
O colega de STF Joaquim Barbosa referindo-se a Gilmar Mendes por causa dos seus rompantes e arrogâncias, o chamou de "capitão do mato" de Mato Grosso; onde Gilmar Mendes tem propriedades rurais.

O EX-MURO DE BERLIM E OS OUTROS MUROS

O ex-Muro de Berlim, tão badalado pela mídia mafiosa e reacionária, tinha 162 Km. Durante  a sua existência foram 223 mortes. O Muro que separa os EUA do México tem 3.141 Km (19 vezes o de Berlim)e o número de mortos já ultrapassa a casa  dos 5.600; isso sem falar nos que estão inutilizados. Esso Muro dos SemVergonha foi construído,  é mantido, com o propósito de impedir a entrada de imigrantes mexicanos nos EUA. O Muro dos SemVergonha abrange os estados do Texas, Califórnia, Novo México e Arizona, outrora pertencentes ao México e que foram usurpados  pelos EUA. Também há outro Muro que amídia internacionalnãofala, silencia; um dos mais emblemáticos e polêmicos muros atuais é o que separa Israel do território palestino da Cisjordânia. Uma pequena parte dele(cerca de 20%) coincide com a antiga Linha Verde, fronteira definida em 1948; os 80% restantes situam-se em territórios palestino. A extensão total da barreira, do Muro, é de 721 Km ( 4,5 vezes  o de Berlim). O silencio da mídia "democrática" é total.

sábado, 26 de maio de 2012

FASCISTAS DE ONTEM E DE HOJE


Fascistas

Se os fascistas e a extrema-direita ganham força eleitoral nos dias de hoje, é o capitalismo em crise e as suas medidas de bárbara agressão contra os trabalhadores e os povos quem lhes abre caminho. Mas os mais hábeis fascistas são os que não vestem como tal.
As votações obtidas recentemente por forças de extrema-direita e abertamente fascistas em França e na Grécia – que seguem uma significativa tendência instalada em boa parte da UE – justificam alerta e análise.
Desde logo, há duas coisas que será fundamental ter em conta neste quadro. Uma é que a cada um dos votos que essas forças vêm obtendo não corresponde necessariamente um fascista. A outra é que o fato de alguns fascistas fazerem um tão grande esforço para se parecerem com fascistas serve para ocultar outros que cuidadosamente se fazem passar por outra coisa.
Se os fascistas e a extrema-direita ganham força eleitoral nos dias de hoje, um dos motivos por que tal sucede já Dimitrov o assinalava em 1935: «o fascismo consegue atrair as massas porque faz apelo, de forma demagógica, às suas necessidades e aspirações mais sentidas». Não é verdade que Marine Le Pen fez campanha junto dos agricultores reclamando a reforma da PAC? Não é verdade que os fascistas gregos fizeram a sua campanha, violentamente racista, com o slogan «do povo e para o povo»? Não é verdade que a campanha (ela própria fascistizante) que visa fazer equivaler comunismo e fascismo facilita o voto popular em fascistas?
É o capitalismo em crise e as suas medidas de bárbara agressão contra os trabalhadores e os povos quem lhes abre caminho. Lembremos ainda Dimitrov: «não pode subestimar-se a importância de que se revestem [para o avanço do fascismo] as medidas reacionárias da burguesia que se agravam hoje nos países de democracia burguesa e que esmagam as liberdades dos trabalhadores», palavras tão válidas em 2012 como o eram em 1935.
Os mais hábeis fascistas são os que não vestem como tal. Basta ver como estão bem representados (as) entre os habituais «comentadores» que enchem as televisões. E, se tivermos em conta a análise de Umberto Eco (sobre o «fascismo eterno»), veremos como um canal de televisão por cabo preenche o requisito – correspondente à irracionalidade do «culto da tradição» fascista – de associar «o Graal, a alquimia, Santo Agostinho e Stonehenge». Trata-se, claro, do canal «História», essa eclética mistura de anticomunismo, Salazar e extra-terrestres.
*Este artigo foi publicado no “Avante!” nº 2007, 17.05.2012

A ACUMULAÇÃO TOTAL


Primeiro foi o controle das  sementes. As grandes corporações, sabendo que elas são início da vida e ávidas  para dominar a vida de todos, investem  no controle de um bem comum que as torna poderosa. Muitas foram as estratégias: patentearam a vida, destruiram  muitas  variedades nativas com propostas produtivistas , criaram sementes estéreis  chamadas híbridos ou transgênicos; absorvem as  pequenas empresas locais de sementes ou financiam a Arca de Noé no Pólo Norte, onde as preservam  (para elas) num grande banco de germoplasma.

Este controle em poucos anos alcançou se transformou em acumulação. Como explicam os estudos de ETC Group, apenas três empresas detem a metade do mercado  global das sementes comerciais (a Monsanto sózinha  é dona de um quarto ), sendo praticamente as mesmas empresas que dominam o polo oposto: pesticidas, herbicidas ou praguicidas( o mercadodos agrotóxicos), em suma: o fim da vida.

Números semelhantes de acumulação são encontrados se analisarmos o poder corporativo em outros segmentos de produção de alimentos, tais como fertilizantes, silvicultura, comercialização  de grãos básicos, genética, medicamentos veterinários e de produção animal, ou de transformação e distribuição de alimentos.

Mas não é suficiente para os muitos crédulos e nos últimos tempos de um capitalismo decadente, que procura assegurar seus investimentos em abrigos antiaéreos. Assim, vimos, e tem sido amplamente denunciado por GRAIN, como na última década surgiu  um impulso irrefreável para a apropriaçãoacumulação)  global de terras . Dispor o capital como dispoem  atualmente, (e continua crescendo) entre 60 e 80 milhões de hectares de terras férteis, significa administrar para o  seu beneficio milhões de toneladas  biomassa vegetal, convertida em alimentos,  biocombustíveis ou madeira, assim como  outros recursos minerais, certamente,  estratégicos.

A acumulação(grilagem)  de terras se estende principalmente pela África, mas também em outros lugares, gerando conflitos violentos, como em Honduras e Colômbia, com dezenas de camponeses mortos por  defender suas terras; ou na Andaluzia (Espanha), onde recentemente  camponeses e camponesas sem terra foram expulsos de uma fazenda pública que ocuparam  para evitar sua venda especulativa.

Essa história não termina  aqui. Um elemento  estratégico falta para quem  quer controlar o mundo:a água doce, sem a qual é impossível a produção de alimentos e empresas de produção. A conquista pela  água anda de mãos dadas com a acumulação de terras.  Na verdade, a leitura de um novo relatório GRAIN a partir das declarações  de Peter Brabeck-Letmathe, presidente e ex-Diretor Geral  da Nestlé, as compras não são realmente de terra, mas o livre acesso à água que com elas recebem(se consegue). De fato, o relatório analisa que  a maioria das aquisições de terras ,que estão ocorrendo nos últimos anos, correspondem  a terras que podem acessar a bons aqüíferos  e, acima de tudo, a bacias de grandes rios como o Níger, o Senegal ou o Nilo

Os discursos em defesa dessa apropriação já o conhecemos: “nós usamos a terra e a água que as pessoas não aproveitam,para grandes plantações ou culturas que geram desenvolvimento.”  Mas a história destes mega-projectos, a realidade dessas superplantações ligadas à exportação, nós sabemos que isso não traz benefícios para a população local. Existem muitos exemplos para ilustrar-lo.

A acumulação de água, e pilhagem que deve ser denunciada  e detida, aumenta o problema do acesso direto à água para milhares de famílias de agricultores, diminuindo suas chances de vida, pois  esses projetos estão localizados em cabeçeiras ou pontos  estratégicos dos  canais . Mas um novo problema surge, o modelo intensivo da agricultura que é desenvolvido para essas culturas comerciais e as culturas se selecionados para essas áreas, e exigem que a terra esteja em cultivos  permanentes (independentemente do  que ditem o céu e as chuvas) significa que todas essas novas áreas de crescimento conquistadas  da  população local irá comprometer seriamente um sistema hídrico  delicado que a sabedoria da comunidade  tem  mantido.É como GRAIN diz: um suicídio hídrico.

Sementes para produzir de forma intensiva,terra para produzir intensamente,água para irrigar intensamente nas mãos de uns poucos fundos de investimento de acumulação de capital intensivo, é o pior dos pesadelos.

Fonte:rebelion.org(Gustavo Duch Guillot-Coordenador da revista Soberania Ailmentaria, Biodiversidad y Culturas
Tradução e adaptação: Valdir I. Silveira





AS SEMENTES DA MONSANTO SÃO PROBIDAS EM 7 PAÍSES

Monsanto tem menos amigos na Europa, sete países se somam a  rejeição
A reputação da Monsanto vai de mal a pior. Sua  semente é conhecida mundialmente por ser a grande responsável pela extinção de plantas nativas e culturas, bem como  contaminar  milhões de hectares de terra, forçando os agricultores a pagar royalties para a Monsanto, plantando  suas sementes ou não.
Na Europa, vários países proibiram seu uso e em alguns lugares as culturas inteiras foram queimadas.A Polónia é o último país que decidiu proibir o cultivo e comercialização de grãos de milho MON810, esta nação se une a Alemanha, Polónia, França, Eslováquia, Irlanda, Grã-Bretanha e Bulgária.
A causa da proibição é devido a estudos que mostram que a semente é prejudicial para o solo e até mesmo os seres vivos. A medida foi anunciada oficialmente pelo ministro da Agricultura polonês Marek Sawicki.Esta determinação é para acalmar o Grêmio Apicultores de poloneses que participaram em vários protestos para exigir que as sementes fossem  eliminadas depois de exterminar com milhares de abelhas.
A rejeição das nações européias pela Monsanto não é de muito tempo, a maioria dos países proibiram a comercialização de culturas geneticamente modificadas, o fizeram  este ano, especialmente depois que o tribunal francês acusou  de  a empresa americana de envenenar um agricultor francês.
 Fonte: Veoverde


 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

BRASIL VIROU DEPÓSITO DE LIXO HOSPITALAR

A repetição da fatos: " lixo hospitalat espanhol é achado em Snata Catarina" (FS- 25/05/12). Foi encontrado em conteiner no porto de Itajaí-Sc, mais uma carga de lixo. Por que isso ocorre? Porque o Ibama e autoridades ambientais estão sendo condescendentes com essa canalha que "importa" essa porcaria. Esses safados tem que ser punidos com rigor; se isso não for feito continuarão a transformar o nosso país num depósito de lixo do primeiro mundo.

AS CONSEQUÊNCIAS DO DESRESPEITO A NATUREZA

Incêndio nos EUA obriga moradores a saírem de casa

O fogo iniciou por conta do tempo seco que castiga a cidade de Reno.
Principal rodovia da cidade foi fechada devido ao excesso de fumaça.

Corpo de Bombeiros de Yerrington-Mason trabalha para apagar um incêndio de grandes proporções na cidade de Reno, em Nevada, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (20).
O fogo iniciou por conta do tempo seco que castiga a região(grifos meus). Diversas casas foram atingidas pelas chamas. Moradores precisaram sair às pressas de suas residências. O forte vento atrapalha o trabalho dos bombeiros.
A principal rodovia da cidade teve que ser fechada devido ao excesso de fumaça nas pistas. Os bombeiros da região ainda não têm informações sobre feridos. Também não é certo o número de imóveis atingidos pelo fogo.


Diversas casas foram atingidas pelas chamas na cidade de Reno, Nevada.
EIS O QUE PODE ACONTECER  AQUI NO BRASIL SE APROVARMOS O NOVO CÓDIGO FLORESTAL  APOIADO PELOS BANDIDOS DA MOTOSSERRA.

VETO: A IDEOLOGIA DO CÓDIGO FLORESTAL

A Presidenta Dilma ,acatando  pedido de 1,9 milhões de brasileiros, deve vetar,no mínimo, alguns artigos do novo Código Florestal. Se tivesse respaldo político no Congresso poderia vetar totalmente o projeto. Por outro lado a bancada ruralista encabeçada pelo deputado Abelardo Lupion, cuja árvore genealógica está intrinsicamente ligada as questões  de desrespeito a propriedade da terra ( grilagens, apropriações indébitas, etc.), o qual diz que vão recorrer ao STF. Os parlamentares da bancada ruralistas são os mesmos da matriz ideológica que defendiam o BHC, defendem  o uso massivo dos agrotóxicos,bem como os transgenicos. Recentemente as mesmas correntes  ideológicas que nos acusavam de eco-chatos, de subversivos e outros adjetivos pejorativos por sermos contra o BHC e o DDT,distribuiram e divulgaram via imprensa cartaz de PROCURA-SE sobre o BHC dizendo que " o BHC é cancerígeno, pode causar problemas neurológicos e provocar aborto. Contamina a água, o solo,as lavouras, alimentos e animais." Assim vai acontecer com os transgenicos. Quando a natureza começar a reagir contra os absurdos de leis que desrespeitam o meio ambiente, as mesmas correntes ideológicas, os mesmos parlamentares que hoje açodam o Congresso e os reclamos da sociedade, apareceram com " sosluções" e "propostas" como se fossem inéditas. São uns farsantes,uns tartufos!

A CONSTITUIÇÃOPRECISA SER REFORMADA

Auxiliares de Cachoeira
se calam e CPI suspende audiências

O braço-direito do bicheiro Carlinhos Cachoeira, o sargento da aeronáutica Dadá, se recusou a responder perguntas na CPI do Cachoeira. Diante da recusa dele e dos demais investigados, os deputados e senadores decidiram suspender as sessões destinadas a ouvi-los, evitando, assim, mais um fiasco em rede nacional. Os investigados têm o direito de não produzir provas contra si mesmos, garantido pela Consituição brasileira. Na justiça, os advogados de cachoeira e dos demais investigados devem adotar a estratégia de desqualificar as gravações de conversas feitas pela Polícia Federal.
Vejam, está na hora de fazermos uma reforma na Constituição Federal. Por que? Porque esse artigo que protege bandidos só pode ter sido introduzido por algum bandido travestido de parlamentar e passou desapercebido. A tal Constituição cidadã não pode protege bandidos que são contra a cidadania!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ANVISA ALERTA: BRASIL CONSOME 19% DOS AGROTÓXICOS DO MUNDO

    
Brasil usa 19% dos agrotóxicos produzidos no mundo
O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Agenor Álvares da Silva, afirmou que o País é responsável por 1/5 do consumo mundial de agrotóxicos. O Brasil usa 19% de todos os defensivos agrícolas produzidos no mundo; os Estados Unidos, 17%; e o restante dos países, 64%.
Ele citou pesquisa segundo a qual o uso desses produtos cresceu 93% entre 2000 e 2010 em todo o mundo, mas no Brasil o percentual foi muito superior (190%).
Segundo o diretor da Anvisa, existem atualmente no País 130 empresas produtoras de defensivos agrícolas, que fabricam 2.400 tipos diferentes de produtos. Em 2010, foram vendidas 936 mil toneladas de agrotóxicos, negócio que movimenta US$ 7,3 bilhões.
Governo registra 8 mil casos de intoxicação por agrotóxicos em 2011.
O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto, afirmou que, em 2011, foram registrados mais de 8 mil casos de intoxicação por agrotóxicos no Brasil. Segundo ele, essas notificações não expressam o número real, que é maior.
Participante de audiência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Franco Netto destacou que, de 2005 a 2010, houve aumento do consumo de agrotóxicos no País, assim como das notificações de intoxicação. De acordo com ele, dois grupos populacionais estão mais expostos à contaminação por agrotóxicos: adultos jovens (20 a 49 anos) e crianças, intoxicadas por exposição acidental ao produto.
O diretor citou ainda estudo feito pela Universidade Federal da Bahia que aponta aumento, na última década, da mortalidade provocada por exposição aos agrotóxicos. Entre os trabalhadores agrícolas, os registros revelam que o número de mulheres afetadas é maior do que o de homens.
Matéria da Agência Câmara de Notícias, publicada pelo EcoDebate, 10/05/2012
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
www.ecodebate.com.br

domingo, 20 de maio de 2012

A COMISSÃO DA VERDADE SÓ TEM UM LADO



Alguns farsantes como é o caso do ex-ministro da Defesa Nelson Jobim e o membro da comissão ex-ministro da Justiça José Carlos Dias são adeptos da tese de que a Comissão da Verdade deve ouvir os dois lados da história das perseguições, das prisões, das torturas e dos assassinatos durante a ditadura. Ambos estão olhando a paisagem com binóculo invertido. O foco da comissão são os agentes do Estado que perpetraram as barbaridades a serviço dos governos da época ditatorial. Querer estender aos militantes de esquerda que lutaram contra a ditadura as investigações da Comissão da Verdade é mudar o foco. Os que lutam contra a ditadura, de todas as formas, quer protestando, quer pegando em armas, já foram punidos com a perda de emprego, com perseguições, com prisões, com tortura e morte. Defender a tese de apuração dos dois lados, isto sim, é revanchismo e querer punir novamente os já punidos que lutaram contra o regime ditatorial. O dever da comissão da verdade é apurar, investigar e averiguar tudo o que aconteceu  com os nossos mortos enterrados e insepultos, bem como o caso dos diversos desaparecidos. Querer apurar o " outro lado" , o dos resistentes, é como se hoje os franceses a quisessem  imputar à Resistência Francesa crimes contra à ocupação nazista de Paris ou defender que os judeus  sentassem no banco dos réus no  Tribunal de Nuremberger. É um despropósito! A Comissão da Verdade só tem um lado: averiguar os crimes da ditadura!

DELEGACIA FANTASMA GANHA DINHEIRO

É uma pouca vergonha o que está acontecendo na policia do Paraná; além de protegerem cassinos de bacanas, agora delegacias desativadas,caindo aos pedaços, continuam recebendo, ainda consomem recursos públicos, isto é,dinheiro nosso. Onde está o Ministério Público, já que as raposas estão no galinheiro-na policia-, que não toma uma providência em colocando essa corja de vagabundos na cadeira?!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

OS EUA E AS ELEIÇÕES NA VENEZUELA

Venezuela: en víspera del Golpe, funcionario de la Embajada de EEUU, reclutaba francotiradores



En las semanas previas al Golpe de Estado contra el Presidente Hugo Chávez, Marcelo Sanabria, entonces Jefe de Seguridad de la Embajada de Estados Unidos en Venezuela, se dedicó a buscar francotiradores a quienes propuso, en cambio de grandes sumas de dinero, realizar “acciones” y que después participaron en la matanza del puente Llaguno.
El funcionario de la Embajada se volvió “celebre” cuando custodió personalmente a Pedro Carmona, el 12 de abril, con un arma de tamaño descomunal – un lanzagranadas - en fotos tomadas en en Fuerte Tiuna y difundidas en la prensa.
La seguridad de la Embajada se encontraba bajo contrato con la firma Wackenhut Venezolana C. A. filial de la Wackenhut Corporation, una empresa de seguridad y de investigación de los EEUU, cuyas oficinas centrales están ubicadas en Palm Beach Gardens, Florida,
Todo confirma que es fachada de la CIA.
Sanabria mantenía entonces estrechas relaciones personales con Isaac Pérez Recao dueño de la agencia de vigilancia "Serenos Victoria" y cuyo domicilio, en este mismo periodo, sirvió de cuartel general para el reclutamiento de oficiales que recibían ahí mismo fuertes sumas de dinero en cambio de su traición.
Sanabria anduvo durante el 11 de abril al lado del Comisario Iván Simonovis, condenado luego a 30 años de prisión, pena máxima en Venezuela, por graves delitos cometidos durante el golpe de Estado, entre los cuales el caso del puente Llaguno, masacre que cobró 19 víctimas fatales.
Pérez Recao organizó un grupo armado dirigido por el contralmirante traidor Carlos Molina Tamayo, luego a cargo de la Casa Militar del efímero Carmona.
En un sotano de la casa de este multimillonario, comerciante de armas a escala mundial, la Dirección de Inteligencia Militar encontró un enorme arsenal militar.
Una vez fracasado el golpe mientras Sanabria se quedaba en el país, Recao huyó en helicóptero a Aruba apoyado por Richard Lacle el mismo que brindo apoyo al terrorista Luis Posada Carriles cuando escapó de las cárceles venezolanas.
Marcelo Sanabria, que se dice “experto en materia de seguridad” radica en Apure.
La misma fuente confirma que el Gobierno de EEUU financia y asesora a la oposición y a su candidato en las elecciones presidenciales Henrique Capriles Radonski quién fue un participante activo del Golpe de Estado del 2002 y con quien ya mantenía estrechas relaciones.
Esta última información se vio confirmada la semana pasada por James Petras, académico y analista político de Estados Unidos quien afirmó por su parte que el Gobierno estadounidense está planeando derrocar al presidente Chávez, tras la imposibilidad de la victoria Capriles Radonski en los comicios del próximo 7 de octubre.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

POR QUE FUNGICIDAS PROIBIDOS NOS EUA SÃO COMERCIALIZADOS NO BRASIL?

MPF pede cancelamento de registro de fungicidas que podem ser cancerígenos

Decisão foi tomada após perícia do órgão indicar aparecimento de câncer de mama, de testículo e de próstata em produto

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo entrou com uma ação civil pública pedindo o cancelamento do registro de todos os fungicidas que utilizam o princípio ativo prochloraz. Uma perícia realizada por especialistas do órgão indicou que a substância propicia o aparecimento de câncer de mama, de testículo e de próstata.
O MPF pediu ainda informações sobre os efeitos do prochloraz à saúde e ao meio ambiente ao Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os dois órgãos são responsáveis por avaliar a segurança dos produtos destinados ao controle de pragas agrícolas antes da concessão do registro pelo Ministério da Agricultura.
Segundo o MPF, o Ibama classificou o princípio ativo como " altamente persistente no meio ambiente" e " altamente tóxico para os organismos aquáticos" , enquanto a Anvisa informou que o prochloraz é um " possível carcinógeno" , que não é utilizado nos Estados Unidos desde 1989.
O Ministério da Agricultura, no entanto, negou à Agência Brasil que os órgãos competentes indicaram produtos a base de prochloraz como potencialmente nocivos à saúde ou ao meio ambiente. " Portanto, foram considerados seguros para uso no controle de pragas e não foram considerados carcinogênicos ou causadores de danos ao meio ambiente, pois caso tivessem sido caracterizados nestes critérios teriam a emissão de seu registro proibido" , ressaltou o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins, Luís Eduardo Pacifici Rangel.
Rangel disse ainda que fungicidas feitos com a substância são importantes " para o controle de pragas em momentos estratégicos das culturas" . O MPF diz que atualmente existem três produtos registrados com o princípio ativo: Jade, produzido pela Milenia Agrociências S/A; Mirage 450 EC, produzido pela Agricur Defensivos Agrícolas Ltda; e Sportak 450 EC, produzido pela Bayer S/A.

DESCASO COM O LIXO: UM PROBLEMA DE CADEIA

É vergonhosa a questão do tratamento do lixo no país. Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, "42% dos resíduos sólidos tem destino inadequado". Se a situação continuar, assim como está, com esse dfescaso, nossos sistemas de gestão de resíduos entrarão em colapso. Segundo a mesma fonte " 10% dos resíduos não são coletados e acabam em terrenos baldios, córregos, lagos e praças". O Ministério Publico, o IBAMA e o IAP no Paraná deveriam fazer, com urgência, uma operação pente fino e identificar os municípios e Estaos que não estão tratando do seu lixo, causando com isso danos ao meio ambiente e a saúde da população, e por os responsáveis no xilindró, na cadeia.

A FLORA E A FAUNA PEDEM SOCORRO

Segundo informações midiáticas(Gazeta- 09/05/12) o " Paraná tem duas ocorrências de crime contra a fauna por dia". E quando o novo Código Florestal entrar em vigor - se a Presidenta Dilma não vetar- o que vai ocorrer? Vai ser uma matança só! Vejam que ao desmatarem as florestas acabam com o modus vivendi da fauna; eliminam as fontes de alimento da bicharada; depois quando os bichos invadem a cidade ficam reclamando. Ora os desmatadores, os motosserras da vida, destroem tudo e ficam chiando que as onças estão comendo seus rebanhos; essas onças são muito civilizadas; deviam sim devorar os desmatadores.

BIBINHO, DEROSSO ET CATERVA

Bibinho foi solto; Derosso continua solto e tirando sarro da imprensa. E os outros, os presidentes da assembléia legislativa que fizeram maracutais junto com Bibinho. Quem manda na ALEP é o Diretor Geral ou o Presidente da Assembléia? Tá faltando gente nessa investigação fajuta que está com cheiro de pizza! Falando no Bibinho ele agora perdeu aquele ar soberbo, de deboche; está com uma carranca de sério, embora não o seja,

terça-feira, 8 de maio de 2012

FRANCESES MANDA EMBORA SARKOZY

Derrota da Direita
Nas eleições Francesa


O povo da França afastou da Presidência Nicolas Sarkozy.
Infligiu uma derrota importante à direita. Mas a eleição pela escassa margem de 3,1% de François Hollande não deve ser interpretada como uma vitória das forças progressistas.
No seu primeiro discurso o novo presidente falou de «mudança» e comprometeu-se a pôr fim à política de austeridade exigida pela Comissão Europeia sob pressão da chanceler Merkel.
Os aplausos da Praça de Bastilha não são garantia de cumprimento das promessas da campanha. O Partido Socialista Francês – tal como o espanhol, o português e o trabalhista britânico - defende há décadas politicas neoliberais e, quando no governo, aplicou-as com zelo.
Hollande apresenta-se como social-democrata, mas o seu partido apenas pretende administrar melhor o capitalismo do que a direita.
Do seu diálogo com a Sra. Merkel resultarão sobretudo mudanças cosméticas. No tocante à política externa, a submissão ao imperialismo americano será atenuada. A anunciada decisão de retirar as tropas francesas do Afeganistão já suscitou aliás criticas do Pentágono. É provável também que o novo governo se distancie da política de apoio ao estado sionista de Israel.
É significativo que uma ofensiva de sorrisos para envolver Hollande tenha principiado imediatamente. Obama convidou- o a visitar rapidamente a Casa Branca; a Sra. Merkel (que apoiou Sarkozy e não o recebeu durante a campanha) quer encontrá-lo logo que possível e sugere uma cooperação muito estreita; Cameron felicitou-o, efusivamente.
O futuro imediato é imprevisível. Em Junho será eleito o novo Parlamento. Perderá a direita a confortável maioria de que tem disposto no Palais Bourbon? O Front National de Marine de Pen, xenófobo e neo fascista, conseguirá eleger uma bancada numerosa?
Mas, independentemente das intenções de Hollande, da evolução da crise económica e da atitude do novo governo perante os compromissos assumidos com o povo - a condenação da política capituladora de Sarkozy tem um significado que os politólogos e analistas da burguesia se esforçam por omitir. A recusa do projecto federal europeu, implícita no voto popular, veio abrir aos trabalhadores da França - como lembrou o escritor comunista Henri Alleg aos editores de odiario.info - um grande espaço de luta contra a estratégia do grande capital transnacional concebida pelos responsáveis da crise exterminista que ameaça a humanidade.
Fazemos votos para que as forças progressistas francesas saibam utilizá-lo no combate em defesa de direitos e conquistas históricas, na tradição republicana e revolucionária do seu povo.
OS EDITORES DE ODIÁRIO.INFO

segunda-feira, 7 de maio de 2012

PRA QUÊ MAIS SINDICATOS?

O grande mal que a política oportunista de sindicalistas do crime cometeu contra os trabalhadores foi a dissiminação indiscriminada do " sindicatos" cujo objetivo era ode simplesmente botar a mão na contrtibuição sindical. Agora querem criar mais sindicatos; por quê? Para dividir ainda mais a classe trabalhadora, para entronar mais pelegos safados e ordinários que negociam e vendem o suor e o sangue do trabalhador. Já tem sindicato pelego demais a exemplo da Força Sindical, da CTB e da própria CUT que se prostituiu na luta. 

A IMPORTÂNCIA DA COMISSÃO DA VERDADE

Hoje, os bravos venceram.
Milton Pinheiro*
Os últimos dias foram marcados pelo horror que vazou dos porões da ditadura, que se encontra em polvorosa diante da possibilidade da comissão da verdade se estabelecer. São informações colhidas pelos jornalistas que entrevistaram o verme Cláudio Antônio Guerra, delegado do DOPS do Espírito Santo, refugiado na aposentadoria que o Estado conivente lhe premiou, sobre o desaparecimento de presos políticos. 
Não estou preocupado se a confraria do crime matou o comparsa, Sérgio Fleury. Estou indignado pelo conjunto das informações que esse celerado, Cláudio Guerra, passou. São crimes contra a humanidade, são manifestações de bestialidade organizada pela classe dominante para manter os seus privilégios.
Hoje, 03 de maio, acordei com o compromisso de encontrar camaradas: homens e mulheres, na frente do ex-prédio do DOI-CODI na Rua Tutóia, para fazermos uma manifestação cobrando punição para os criminosos da ditadura burgo-militar de 1964.
Marchei para o ponto marcado, fazia frio nas cercanias do Ibirapuera e o dia estava cinzento. Lá estavam jovens indignados, ex-presos políticos que sobreviveram ao massacre da ditadura, e militantes. Ouvimos depoimentos dos sobreviventes do “porão do inferno”, visitamos o fundo do prédio onde muitos foram martirizados e foram assassinados, mais de 50 heróis do povo brasileiro, entre eles, os comunistas Vladimir Herzog e Manoel Fiel Filho.
A manifestação prosseguiu, os nomes dos bravos lutadores assassinados foram levantados, e tal qual a lança do guerreiro, o brado forte dos presentes cortou o vento gelado e fez surgir o sol entre nós. Um-a-um, o nome dos mártires foi saudado pelo grito forte de “presente, agora e sempre”.
Entre tantos nomes saudados pela memória dos presentes, bravos homens e mulheres, um, ecoou pelo pátio da delegacia e adentrou o meu pensar, “Nestor Veras: presente, agora e sempre”. Mas em tempos de combate, onde a terra ainda é tingida de sangue no Brasil, quem é esse homem que lutou ao lado dos trabalhadores e pelo futuro, entregou a sua vida?
Nestor Veras, líder camponês, nasceu em 19 de julho de 1915, em Ribeirão Preto, São Paulo. Era dirigente do CC do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e encarregado do trabalho no campo. Foi dirigente da ULTAB e da CONTAG, fundador e editor do jornal Terra Livre. Ao lado de Francisco Julião e Alberto Passos Guimarães, organizou o Congresso Camponês que ocorreu em Belo Horizonte, em 1961. Cassado pelo AI-I foi condenado a cinco anos de cárcere pela LSN – lei de segurança nacional, passou a viver na clandestinidade, mesmo tendo uma companheira e cinco filhos.
Esse bravo comunista foi preso em abril de 1975, quando passava na frente de uma drogaria, em Belo Horizonte. Estava desaparecido até ontem, quando ficamos sabendo, via um representante da escória da ditadura, que Nestor Veras “tinha sido muito torturado e estava agonizando. Eu lhe dei o tiro de misericórdia, na verdade dois, um no peito e outro na cabeça. Estava preso na Delegacia de Furtos em Belo Horizonte. Após tirá-lo de lá, o levamos para uma mata e demos os tiros. Foi enterrado por nós.”
 Após ter participado da manifestação, pela tarde fui para meu rotineiro trabalho de pesquisa no arquivo do Centro de Documentação e Memória da UNESP, o CEDEM. Lá encontrei um jovem estudante da UNIFESP que trabalhava com um conjunto de caixas do arquivo que continham informações da luta camponesa e da reforma agrária no Brasil, todas com o nome de Nestor Veras. Examinei as caixas com os documentos e encontrei a presença do dirigente camponês em tudo: textos, recortes de jornais, artigos na Voz Operária, congressos, assembléias, conferências, resoluções, informes, análise sobre as lutas dos trabalhadores do campo e da cidade. Esse foi o camponês que pensou o Brasil e lutou pela revolução socialista. Nestor Veras, homem simples da classe trabalhadora que teve um texto seu, colocado em um livro da Brasiliense por Caio Prado Júnior. Homem de combate, mas que encontrava tempo para tocar clarineta para os filhos.
Comovido diante daquela cena, pude então compreender que os bravos que tombaram, de forma desassombrada, pelos interesses dos trabalhadores brasileiros, venceram.  Eles venceram o silêncio da repressão e a conivência do Estado, venceram o luto cínico das instituições e o papel asqueroso da imprensa burguesa. Eles venceram, porque estão presentes na vontade de saber da juventude, venceram porque marcham ao nosso lado na luta sem trégua pela revolução brasileira.
Hoje, mais do que nunca, os bravos venceram!
E nós, militantes em defesa da humanidade saberemos, quando chegar o momento, honrar o compromisso feito por Carlos Danielli (momentos antes de ser assassinado) ao escrever com o líquido vermelho das suas veias nas paredes do DOI-CODI: “o meu sangue será vingado”. Afinal, “por nossos mortos nem um minuto de silêncio, toda uma vida de combate”.
*Milton Pinheiro é professor e membro da Comissão Política do PCB.