terça-feira, 27 de novembro de 2012

A CRISE NA AVICULTURA E OS INTEGRADOS


Crise na Diplomata prejudica avicultores do PR
Os frangos estão no tempo do abate, mas o frigorífico com o qual os produtores têm contrato não vai buscá-los, nem envia alimentação.
Em uma granja, o último carregamento de ração chegou há uma semana e em quantidade pequena, que duraria apenas um dia. A criadora Rosane Borges conseguiu racionar a alimentação, mas agora as aves estão sem comida, morrendo de fome.
Por causa do mau cheiro, os produtores enterram diariamente as aves mortas.
Algumas granjas já fecharam. Das 230 de Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba, 130 têm contrato com o Frigorífico Diplomata, de Cascavel, que está em processo de recuperação judicial, para evitar falência.
Cerca de 350 funcionários do abatedouro, que fica em Mandirituba, foram demitidos. Em nota, a empresa admite as dívidas, mas não dá prazo para o pagamento e nem sabe quando vai buscar os frangos para o abate.
De acordo com os técnicos, 160 mil aves não passam dos próximos dias e não há para quem vender a produção.

Marilza do Prado fez financiamento bancário de R$ 150 mil para ampliar a granja. Investiu em equipamentos que aceleram o crescimento das aves, mas agora não sabe o que fazer com os 45 mil frangos que estão na propriedade, sem comida.
Fonte: Avicultura Industrial/Boletim Diário-27/11/12
Essa " crise" é provocada pela especulação das grandes " treidinguis" das multinacionais que controlam o comercio de grãos, principalmente milho e soja, matérias primas para a fabricação de ração destinadas aos cfrangos e suino. Quem paga o pato são os médios e pequenos produtores integrados; principalmente os pequenos. Está na  hora de o Governo Federal intervir nessa sacanagem, nessa exploração e mercantilização desenfreada dos grãos necessários às integrações de aves e suinos. O Governo não pode e não deve permitir que o desespero e a fome bata às portas dos pequenos que produzem alimentos para proteger essa canalha de multinacionais que controlam os grãos nesse país. São os Gigantes dos Grãos que estão agindo. Comandante Dilma PAU NELES! Defenda  os nossos pequenos´produtores. 

Sem comentários:

Enviar um comentário