Perú: Descobertas duas múmias de mais de mil anos de antiguidade
No Perú, um grupo de arqueólogos encontraram duas múmias de mais de mil anos de antiguidade, em um cemitério de uma pirámide pré-inca situada num subúrbio na capital de Lima.
Segundo os pesquisadores, as múmias, encontradas intactas, pertenecem a um menino e a um adulto e pertencem à cultura precolombiana Wari, (do século VI ao século I a. C.).“Se trata de uma das descobertas mais importantes em mais de tres décadas de escavações, porque ambas as múmias estão intactas”, comentou arqueóloga Gladys Paz.
Para os especialistas, o menino poderia ter sido uma oferenda aos deuses, e além disso, existe a posibilidade de haver sido enterrado vivo após a morte do adulto.
Foram encontradas oferendas como restos de tres cobaias, sete vasilhas de mate e doce, bem como bolsas com material vegetal.
Os fardos encontrados não foram abertos e se encontram no lugar do achado. Posteriormente serão trasladados para um laboratório para determinar o sexo e a idade de cada um.
Em 2010 foi encontrada a tumba de uma mulher sepultada acompanhada quatro crianças na região, enquanto que em 2008 foi encontrada a múmia de uma menina de 13 anos.
Fonte: contrainjerencia
Sem comentários:
Enviar um comentário