quarta-feira, 5 de junho de 2013

A GEOPOLÍTICA DA FOME



Um comunicado enviado aos líderes do G8 diz que os movimentos camponeses africanos e grupos da sociedade civil rejeitaram a Nova Parceria do G8 para a Segurança Alimentar e Nutricional, que foi considerada parte de uma "nova onda do colonialismo "que tenta mudar a política agrícola e alimentar para  benefíciar   as grandes corporações."
Este comunicado  surge dias antes da "Cúpula da Fome", convocada  por David Cameron em Londres, para o dia  8 de junho. A cúpula é um passo à frente da Nova Parceria lançada pelo G8 em Maio de 2012 como uma plataforma de investimento do setor privado em empresas multinacionais interessadas em recursos agrícolas africanos.
A declaração da sociedade civil africana diz que "África é vista como uma possível nova fronteira para o lucro, com um objetivo fixado   na terra, nos alimentos e nos  biocombustíveis, em particular."
.
A declaração apela para estratégias alternativas para proteger a soberania alimentar na África. Mas não são só os agricultores e movimentos sociais na África que estão  lutando  por uma  agricultura que priorize a alimentação, mas  esse confronto percorre  todo o planeta, por isso na próxima semana será realizada em Jacarta, a VI Conferência Internacional da Via Campesina.

A Conferência que passa despercebida, que é escondida, pela grande  mídia mundial ; mas onde centenas de representantes de agricultores de todo o mundo, incluindo o nosso país, discutirão  e gerarão    novas estratégias e lutas pela soberania alimentar que vão subsidiar os  movimentos camponeses, sociais, urbanos, internacionalistas, etc .. e envolvendo a alternativa democrática contra o poder das grandes corporações. A pergunta que os organizadores da VI Conferência Internacional da Via Campesina fazem é: Vamos resistir  ou vamos deixar nossa comida nas mãos da multinacionais?

Fonte:rebelion.org

Sem comentários:

Enviar um comentário