A realidade da biotecnologia agrícola supera as relações publicas das empresas. A natureza não pode ser enganada: os agricultores norte-americanos têm de usar mais e mais pesticidas para tentar salvar suas colheitas a partir de infestações da lagarta da raiz do milho, praga que tem crescido maciçamente em labouras transgenicas, apesar de terem sido manipulados geneticamente para erradicá-las.
"Perdi US$ 25.000 no rendimento", disse Charles Sandager, um agricultor de Minnesota. "Esses bichos estão zombando de nós." Além disso, com a finalidade de combater superervas resistentes a herbicidas, que cada vez mais proliferam, a indústria dos transgenicos está se preparando para lançar no mercado culturas resistentes aos herbicidas mais antigos e ainda mais tóxicos, bem como vários herbicidas. O agrônomo Charles Benbrook da Universidade Estadual de Washington, diz que o que a indústria dos transgenicos está fazendo "faz tanto sentido como estar jogando gasolina no fogo para apagá-lo."
A pesquisa de Benbrook mostra que os transgênicos, longe de reduzir o uso de agrotóxicos nos EUA, como declara a indústria, provocaram um uso maciço de agrotóxicos que entram diretamente no meio ambiente.
Os agricultores cairam na armadilha e agora estão se dando mal.
Fonte: acción ecologica
Sem comentários:
Enviar um comentário