Não há dúvida sobre a importância e o impacto gerado no mundo e na própria Argentina a nomeação de Jorge Bergoglio, agora Papa Francisco I.
A escolha do nome evoca a pobreza, sem dúvida, o principal efeito da exploração capitalista, um problema agravado pela atual crise global. Parte do fenômeno é a precariedade, o desemprego e a flexibilidade do trabalho, por isso que as ruas estão cheias de protestos, como ontem na Argentina com a CTA e a CGT.
A questão da pobreza tem uma longa história, é uma preocupação em várias instituições e discursos. A ONU tem entre os seus principais objetivos do milénio, a luta contra a pobreza. O Banco Mundial tem dedicado os programas para os próximos anos à preocupação com a desigualdade, a pobreza e a coesão social, embora o BM seja acusado de conivência com os causadores da pobreza. A FAO, reconhece a existência de 1 bilhão de pessoas com fome, atualmente15% da população mundial, apesar da grande expansão da produção agrícola, agora compartilhada em seu uso como alimento e energia .
A pobreza coexiste com a riqueza, de modo que os gestos de austeridade impactam a hierarquia da igreja. A questão é se a Igreja ,como instituição milenária, assume o desafio além do gestual. Muito se fala da riqueza da Igreja, de sua receita substancial e despesas para sustentar um gigantesco patrimônio imobiliário construído na sua longa trajetória.
A revista The Economist, em agosto de 2010 declarou que a igreja católica dos EUA empregada 1 milhão de trabalhadores em instituições de saúde, educação e dioceses da igreja. O artigo destaca uma capacidade de emprego equivalente ao gigante Wal-Mart e superior a cadeia McDonalds, a empresa General Electric ou a automotriz General Motors. A igreja é um grande empregador global.
Uma questão é se os primeiros sinais de austeridade Papa, relativas ao seu nome, o seu modo de vestir e de transporte se generalizarão na instituição, e especialmente na discussão sobre a ordem mundial da crise do capitalismo. Remeto à discussão sobre o modelo de produção hegemônico de exploração do trabalho e do esgotamento dos recursos naturais. É que a fome e a pobreza são explicados pela riqueza resulante da exploração de seres humanos, que, a pregação contra a pobreza requer ações terrenas que modifiquem a forma de produzir, distribuir, trocar e consumir na sociedade contemporânea. Provavelmente é pedir demais ao papado de Francisco, já que essa mudança de paradigma produtivo , ou de ordem socioeconômica, é mais produto de assuntos terrenos e ações coletivas sociais.
Com que orientação a Igreja intervirá sobre estas questões? Apoiar ou não a mudança política assumida no início deste século?
O sermão de pobreza se associará ao viver bem ou ao viver melhor? A primeira supõe uma modificação do modelo de produção. A segunda pode ser resolvida por trazer mais renda para os pobres para melhorar seu consumo sob as regras da produção capitalista, ou seja, a exploração de milhões de trabalhadores e a destruição da natureza. O assistencialismo, ainda muito difundido e "universal" melhora o acesso a certo consumo, sem alterar fundamentalmente a ordem social.
Essas são questões a desvendar pelo novo papado que gera uma expectativa de abertura para milhões de pessoas, além de suas crenças religiosas ou até mesmo aos que não as têm.
Essas são questões a desvendar pelo novo papado que gera uma expectativa de abertura para milhões de pessoas, além de suas crenças religiosas ou até mesmo aos que não as têm.
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