terça-feira, 28 de junho de 2011

EUA: OS PIRATAS DO SÉCULO XXI

EUA, o polícia agressivo do planeta

Os Editores
28.Jun.11 :: ODIARIO.INFO

Os EUA assumem-se hoje ostensivamente como o polícia do planeta. Um polícia cada vez mais agressivo.
O Pentágono tem hoje mais de 100 bases militares localizadas em todos os Continentes. Algumas, recentes, cercam a Rússia nas repúblicas bálticas, na Europa do Leste, na Ucrania, na Ásia Central. Outras foram implantadas na África e na América Latina. Os EUA ocupam o Iraque e o Afeganistão, intervieram directa ou indirectamente na Líbia, no Tchad, no Sudão, na Somália. Bombardeiam o Iémen e o Paquistão. A pedido seu, tropas da Arábia Saudita invadiram o Bahrein. A rebelião do povo contra uma monarquia feudal incomodava o Pentágono por o país ser a sede da V Esquadra da US Navy que controla o Golfo Pérsico.
O economista argentino Cláudio Katz, num livro a ser lançado em breve, chama a atenção - apoiado numa abundante documentação - para aspectos mal conhecidos de um terrorismo de estado inseparável dessa estratégia de dominação planetária. O sequestro e a tortura de «suspeitos» em cárceres clandestinos instalados em «países amigos» tornou-se rotineiro. O assassínio de «inimigos» é também prática comum. O Pentágono atribui-se hoje o direito de eliminar «adversários dos EUA» em qualquer lugar do planeta. A CIA realiza o trabalho preparatório nessas operações criminosas, como ocorreu com a morte de Bin Laden no Paquistão, numa iniciativa pirata que mereceu os maiores elogios do Presidente Obama.
No âmbito dessa politica, dezenas de milhares de mercenários substituem no Iraque e no Afeganistão, as tropas que o Presidente decide retirar daqueles países, alegando que a «pacificação» progrediu ali muito. Essa privatização da guerra, monitorizada por empresas que assinam contratos milionários com o Pentágono, contribui para a desmoralização do Exercito. Os mercenários – milhares são latinos, negros e asiáticos - são recrutados sobretudo numa escória social em que predominam marginais, cadastrados, assassinos e drogados. Os crimes cometidos por essa soldadesca suscitam tamanha indignação popular que até os governos fantoches de Bagdad e Kabul protestam, mas as organizações de mercenários gozam na prática de total impunidade. Outra inovação nas guerras de baixo perfil dos EUA são os bombardeamentos realizados por aviões sem piloto, os drones, responsáveis por milhares de mortos, sobretudo nas zonas ditas tribais do Noroeste do Paquistão. Esses crimes são designados pelo alto comando estadounidense de «danos colaterais».
A impopularidade das guerras asiáticas cresce a cada mês nos EUA. Mas o mal-estar social é combatido e atenuado pela gigantesca máquina de desinformação. O governo Obama transforma permanentemente a mentira em verdade, a agressão em iniciativas inspiradas pela defesa da democracia e a luta contra o terrorismo.
A doutrina das «guerras preventivas» utiliza uma monstruosa engrenagem mediática para sustentar que as cruzadas bélicas devem ser encaradas como «intervenções humanitárias», aprovadas pela ONU para proteger as populações contra tiranias e violações dos direitos humanos. O crime é erigido em virtude, a falsificação da Historia gera efeitos devastadores numa sociedade onde alastra a alienação das maiorias.
Nessa atmosfera opressiva de militarização interna, a extrema-direita avança com um discurso fascizante, defende já soluções próprias de um estado policial.
O Presidente insiste em apresentar os EUA como a democracia quase perfeita, um exemplo para a humanidade. Mas a máscara, esburacada, não convence.
O sistema de poder imperial dos EUA configura uma perigosa ameaça para a humanidade. Alertar os povos para ela é um dever.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

OS PERIGOS DOS AGROTÓXICOS

 Cada brasileiro/a consome 5,2 kg de veneno por ano. Agrotóxicos são armas químicas. E o Brasil é o maior consumidor do mundo. A informação foi trazida na palestra “Direito Ambiental como Direito Humano: o agronegócio e suas conseqüências para os alimentos e o meio ambiente”.  A luta pelos Direitos Humanos vêm acontecendo em várias frentes ao longo da História. Nos séculos 19 e 20, centrou-se nos direitos civis e dos trabalhadores. No século 20 retomou a luta pelo direito à terra - que no Brasil, até hoje não foi conquistado. A única tentativa foi no governo João Goulart, que foi derrubado por golpe 18 dias depois de tê-la apresentado. Outro embrião da Reforma Agrária foi o que aconteceu aqui, na Serra Gaúcha, na colonização: todos os imigrantes tiveram o mesmo direito de acesso à terra. Hoje, a luta dos Direitos Humanos direciona-se a três tendências: direito das minorias; direito à inclusão (renda mínima) e direito ambiental.  Direito Ambiental: alimentação e biodiversidade Nos anos 50, estudos provaram que a fome é conseqüência de relações sociais de produção. Na contramão disso, os Estados Unidos propagaram que era necessário aumentar a produtividade, com herbicidas e máquinas. Na verdade, eram resíduos bélicos que, especialmente com o fim da 2ª Guerra Mundial, precisavam de mercado. Foi a chamada Revolução Verde – que não resolveu o problema da fome.
 Diante desse fracasso, a FAO criou o conceito de Segurança Alimentar: todo cidadão tem direito a comer, e os governos deveriam garanti-lo. Mas como nem todos os governos cumpriam a orientação, no final dos anos 90, a Via Campesina e outros movimentos sociais propuseram um conceito mais avançado: o de Soberania Alimentar, que estabelece que cada povo tem o direito de produzir seus próprios alimentos. E os governos devem prover políticas públicas para isso, em vez de entregar os alimentos prontos.  Hoje, ele inclui o direito de cada

povo em preservar seus hábitos alimentares locais, não usar venenos (agroecologia) e respeitar outras formas de vida (biodiversidade).  Defesa dos Direitos Ambientais: urgente e necessária Foi na Eco92 que o Direito Ambiental foi estabelecido como direito humano, universal (e portanto, que devem haver políticas públicas dos governos para cumpri-lo). Hoje, muitos já percebem que a agressão ao meio ambiente vem gerando problemas ambientais e sociais graves, não só no campo e na floresta, mas também nas cidades, como:• Desmatamento: provoca desequilíbrio no ciclo das chuvas e da agricultura• Chuvas torrenciais em várias regiões do país: elevam rapidamente o nível dos rios• Agrotóxicos: envenenam o solo, fontes de água, a atmosfera e até as chuvas• Resíduos de veneno em inúmeros alimentos – e até no leite materno• Transgênicos: são resultado de mutações, feitas não para aumentar os nutrientes ou a produtividade, e sim para obrigar ao uso de agrotóxicos. E exterminam as sementes naturais. São poucos países que aprovam: Canadá, Estados Unidos, Argentina e Brasil são responsáveis por 90% do uso• Superpopulação das cidades e superutilização de transporte automotivo individual  Dois tipos de agricultura. Qual queremos? Hoje há dois modelos de agricultura em disputa: o de pequenos agricultores e o do agronegócio. O primeiro é baseado em agricultura familiar, produção em pequena escala, agroecologia, diversidade de culturas. O segundo é centrado no capital e nestas características:- Monocultura e produção em escala- Alimentos e recursos naturais são vistos apenas como commodities - mercadorias para gerar lucro
- Alto uso de agrotóxico (veneno), sem se responsabilizar por conseqüências- Alto uso de maquinário e expulsão da mão-de-obra do campo
- Geração de graves problemas ambientais
- Controle do capital em todo ciclo produtivo: 50 empresas controlam o ciclo em todo o mundo
- Padronização da alimentação - inadequada para a saúde
- Base no capital financeiro, fictício, que está migrando para os recursos naturais, energéticos e agrícolas, e transformando-os em mercadorias privadas, deixando para as nações apenas o passivo ambiental. Mas a produção de alimentos é viável sem o agronegócio? Sim, tanto que, no Brasil, o agronegócio é adotado por apenas 10% dos produtores (400 mil unidades), enquanto que os outros 90% (4 milhões de unidades) são de pequenos agricultores. No entanto, a grande imprensa está a serviço do agronegócio e das transnacionais. O transgênico se disseminou no Brasil com o movimento do capital pela voz de grandes veículos, como a Veja, IstoÉ, Folha, Globo etc.  Cada brasileiro/a consome 5,2 kg de veneno por ano. Nosso País é o que mais usa agrotóxicos no mundo. E diagnostica, a cada ao, 40 mil novos casos de câncer no estômago, dos quais 20 mil vão a óbito. Por isso está se formando uma Campanha Nacional contra os agrotóxicos, que já envolve mais de 40 entidades de diversos segmentos - agricultores, universidades, órgãos governamentais, movimentos sociais, consumidores (Ministério Público, Fiocruz, Anvisa, Idec, MST etc.) Dentro do contexto de agressão ao meio ambiente está a atual pressão da bancada ruralista do Congresso Nacional em alterar o Código Florestal. Os objetivos destes deputados, a serviço das transnacionais e do agronegócio, são, entre outros:- Anistiar multas a desmatadores - que hoje chegam a R$ 8 bilhões - Reduzir a reserva florestal do Cerrado e da Amazônia - que são de 35% e 80%, respectivamente- Dispensar a reserva legal em propriedades de até 4 módulos rurais - que correspondem a 240 hectares no Cerrado, e 460 na Amazônia

SOLIDARIEDADE: UMAS DAS CARACTERISTICAS DO SOCIALISMO

Humanismo y solidaridad cubana ejemplo para el mundo

pacocol.org


Uno de los grandes logros de la Revolución cubana está en su humanismo y solidaridad, ejemplos para el mundo. Los gobernantes cubanos se preocupan por el bienestar de su pueblo, sin importar la edad del ciudadano. Desde sus primeros años, al niño se le cuida y se le prepara con una formación socialista en la cual está primero el amor por la patria, por sus símbolos, el reconocimiento de sus próceres, la solidaridad con el interés general en vez del individual, como enseña tradicionalmente el capitalismo. Una muestra de ello es la alta calidad de la educación primaria en Cuba, la cual permite que niños de primer grado lean y escriban perfectamente, además de presentar un gran adelanto en el desarrollo sicomotor, que les permite entablar cualquier tipo de conversación sin temores ni de cohibiciones.
Estos niños son muy participativos y despiertos, con un gran desarrollo de su autoestima, lo cual les facilita la comunicación y el conocimiento de su entorno. Una educación muy distante de la formación castradora capitalista, que desde un comienzo reprime y atemoriza a los niños con falsos mitos.
Por ejemplo, en las escuelas a los niños se les enseña el respeto por la naturaleza, de ahí que en todas existan pequeños huertos donde los niños aprenden a cultivar y amar la tierra. Pero, además, practican varios deportes; es común la lectura de poesía; y bailan corrientemente ritmos autóctonos cubanos y de otras latitudes.
Una casa para la integración de los abuelos
Uno de los grandes proyectos que adelanta la Revolución cubana y que no es difundido por los medios internacionales, es la Casa del Adulto Mayor, donde los abuelos cubanos se integran y realizan actividades recreativas con el fin de mantener una vida sana, libre de toda presión, para que puedan desarrollar actividades acordes con su experiencia. Este proyecto difiere mucho del trato que les dan a los adultos mayores en los países capitalistas, donde son considerados casi un mueble viejo que se puede dejar olvidado en cualquier rincón; o, lo que es peor, son abandonados en las calles para que mueran en medio de la indigencia total.
En ese sentido, en La Habana Vieja, en el antiguo convento de Belén, existe un centro que hace las funciones de club de los abuelos, donde

adultos mayores se dan cita diariamente para adelantar varias actividades como el canto, el baile, labor artesanal y manualidades, y permanecen integrados en medio del respeto mutuo y el calor humano.
Según manifestó del director de este centro, Nelson Águila Machado, en el mismo se atiende a cerca de 1.500 adultos mayores, divididos en 19 grupos, a través de los cuales pueden desarrollar y poner en práctica toda su experiencia para transmitirla a otros compañeros.
Este proyecto se desarrolló en una barriada humilde gracias al apoyo de la Revolución y de la Casa del Historiador, la cual además de restaurar el inmueble, está fortaleciendo y restaurando el espíritu de estos ciudadanos que entregaron gran parte de su vida para el desarrollo y la defensa de este proyecto revolucionario.
ELAM: 12 años formando médicos para el mundo
Otro gran logro de la solidaridad cubana es la Escuela Latinoamericana de Medicina (ELAM), que nace en 1998 como una necesidad para formar gratuitamente a jóvenes de todas partes del mundo. En la ELAM se preparan para ayudar y combatir las enfermedades y aliviar el sufrimiento que padecen los pueblos por falta de médicos y de políticas sanitarias adecuadas. Estos estudiantes se educan en el marco de la ética, la solidaridad y el humanismo para que apliquen una medicina preventiva en vez de la curativa del modelo capitalista.
Esta formación rompe con el viejo criterio capitalista según el cual el médico se forma para hacer dinero sin impórtale el dolor ajeno ni el sufrimiento ni mucho menos la muerte de un ser humano, porque lo único que les interesa es el mercantilismo de la salud. Que haya más enfermos para lucrarse al máximo.
Según manifestó el director de esta escuela, Juan Carrizo Estévez, durante estos 12 años la ELAM ha graduado a aproximadamente 8.600 médicos de unos 58 países. Han recibido grados, por ejemplo, 47 médicos estadounidenses y 543 venezolanos. Actualmente cursan estudios en esta escuela cerca de 21 mil estudiantes pertenecientes de unos 73 países.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

AS SUPERSECRETARIAS DO GOVERNO E O ADESISMO DO PMDB

" Com o apoio do PMDB, Richa consegue criar supersecretarias"(Gazeta do Povo-22/06/11). Dos 12 deputados peemedebistas, 9 votaram a favor do projeto que deu superpoderes à esposa e irmão do Governador. Segundo o noticiário, antes da sessão de votação, o deputadoCaito Quintana, anunciou que "cada parlamentar do PMDB estava liberado para votar como quisesse". O PMDB virou a casa da Mãe Joana, uma confraria de vaquinhas de presépio, de oportunistas negocistas que se vendem, que se trocam, que se prostituem na mais vergonhosa atitude genuflexa perante um governo que estápraticando tudo o que criticou no Governo Requião. Os irmãos de Requião não tinham esses poderes! Qual aposição de Requião em relação aocomportamento desses parlamentares traidores?

ALTAMIRA É CAMPEÃ DE DESMATES

Altamira fica no Pará, território da máfia de madeireiros, desmatadores , queimadores e assassinos de camponeses. Aonde está a Força Especial que não localiza essa mafia? Segundo a Folha de São Paulo - 22/06/11- " Altamira desmatou sozinha 22 quilometros quadrados em maio, o dobro desmatado em abril. Ninguém da fiscalização vê isso; sabe disso? Não tem cadeia, - porque infelizmente não podemos colocar num paredon essa caterva de bandidos-,  para essa gente? Por que? Alguem da - ou muita gente- deve estar engavetados?   

VENDA DE TERRA PARA ESTRANGEIRO

Brasileiros podem comprar terras na França, na Italia, na Alemanhã, na Inglatera ou nos Estados Unidos como eles o fazem nessa farra dos estrangeiros tomando conta no nosso território e das reservas mine´rais? Com a palavra a AGU-Advocacia Geral da União.

MIDIA NACIONAL IGNORA SEMINÁRIO BRASIL/VIETNAM

Participamos, como convidado,  no dia 21 de junho em São Paulo , no PAULISTA FINANCIAL DISTRICT, do Seminário Brasil-Vietnam. O Seminário  teve apresença do Vice Ministro de Ciência e Tecnologia do Vietnam, Senhor NGUYEN VAN LANG, presidente  da Associação de Amizade e Cooperação Vietnam-Brasil e do Embaixador do Vietnam, Senhor DUONG NGUYEN TUONG. A visita do Vice-Ministro, que fica no Brail até dia 26, tem como objetivo conhecer o Brasil e abrir oportunidades de cooperação bilateral em várias áreas. O " Seminário sobre as Relações Comerciais entre Brasil e Vietnam" teve a participação de, além da Delegação vietnamita, de empresários vietnamitas e brasileiros de diversas áreas, representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia do Vietnam, Representantes do Banco de Industria e Comercia S/A do Vietnam(VietinBank), entre outros. A Republica Socialista do Vietnam jádo,  tem relações comerciais com cerca de 180 paises; Acordos bilaterias de comércio com 72 paises( quase todos da Europa, Asiáticos, do Oceano Pácifico e América; EUA, Canadá, Argentina, Chile, Cuba e Perú. Com uma população de aproximadamente 90 milhões de habitantes; conforme o relatório de Goldman -Sachs, o Vietnamum tornar-se-á a 17ª  economia mundial com o PIB nominal de US$ 436 bilhões e PIB per capita de US$ 4.375 em 2025. A economia vietnamita está assim distribuida: Industria com 40,26% do PIB, com uma força de trabalho de 15,4%; o setor Serviçoscom 39,10% do PIB e 32,7% da força de trabalho e a Agriculturacom 20,66% do PIB e com uma expressiva  força de trabalho de 52,8%. O Vietnam também possui recursos minerais, tais como: sal,zinco, fosfato, carvão, manganês, molibidênio, bauxita, cromo e ouro, incluindo petróleo e depósitos de gás. Os principais produtos de exportação são: produtos eletrônicos e peças; motos e peças; fios e cabos elétricos; produtos químicos, plásticos, ferros , cimento,petróleo bruto, carvão, borracha, calçados, bicicleta, móveis, madeira, produtos artesanais, bolsas, malas,  sapatos, pescados, arroz, café, pimenta do reino,caju, confecções e texteis. Os produtos importados pelo Vietnam são: Máquinas,Equipamentos,Carros e Assessórios, Equipamentos de Informática, combustível, aço e ferros, couro, mate, ração para animais, adubos quimicos, papel(celulos), leite, medicamentos, produtos farmacêuticos, miilho, trigo, soja, açuca  e óleo vegetal. O Vietnam é um grande importador de grãos do Brasil( milho e soja); carnes de todos os tipos, materiais de couro, texteis, vestuários, tabaco, máquinas e equipamentos, eletrônicos, artigos de borracha, medicamentos, etc. Trata-se, portanto, de um grande mercado para o Brasil. Infelizmente a midia nacional esteve ausente, ignorando o Seminário numa demonstração de descaso e falta de diplomacia. Ainda são reféns do peconceito e dos ditames do dito primeiro mundo. Lamentável!

A CTNBio E O GLIFOSATO

Presidente da CNTBio vai beber glifosato? OS AGROTÓXICOS E AS SEMENTES TRANSGÊNICAS
Prof. Athen Teixeira Filho, da UFPEL,  Pelotas-RS, junho de 2011
“Agrotóxico” é um tema sobre o qual poderíamos debater horas ou dias, manifestar opiniões favoráveis ou contra, recomendar o uso ou não, entretanto, independente deste fato, eles são o que são; venenos sintéticos de alta potencialidade produzidos pelo homem para “matar pragas”. Aliás, como negar o óbvio expresso no próprio nome? São biocidas – matam tudo o que tem vida!
Também é fato que “o mundo tem fome”, precisa ser alimentado e várias vezes ao dia. Não obstante, os informados sabem que a produção de alimento atende esta demanda global. Então, por que ainda tem gente morrendo de fome (de crianças ainda em úteros, suas mães, até velhos)? A resposta, tão simples quanto desumana, é que os governos/empresas não têm interesse/estrutura/não se preparam para a distribuição deste alimento produzido. Em alguns casos, como em grande parte da parcela de grãos que o agronegócio nacional produz, a preferência é de alimentar animais. Some-se a isto o fato de que, hoje, “grãos” não servem só para alimentar, mas passou a ser uma coisa chamada “commodity”, que equilibra ou desequilibra a “balança comercial”. É negócio!
A argumentação que discute diferenças entre “volume” e “quantidade” não passa de tergiversação e discurso ilusório. As doses são abusivas, criminosas, desproporcionais e só atendem os interesses delituosos das empresas.
“Pragas” surgem em ciclos biológicos naturais ou por conta do desfrute equivocado de plantios (mais comum), como nas lavouras comerciais (monocultivos) que destroem o equilíbrio predador/predado. Muitas “pragas”, assim como as “plantas invasoras”, são, na realidade, elementos próprios e fundamentais à vida de determinados biomas. Elas têm sua designação alterada visando enganar os menos atentos. Puro engodo de espertalhões.
Como professor de anatomia não possuo a melhor qualificação para dizer qual a forma adequada de plantar, mas já vi produtores familiares produzindo qualitativamente, sem agrotóxicos e devo salientar que este grupo não é pequeno. O interessante é que são combatidos e relegados à sua própria sorte, recebendo apoio irrisório — uma verdadeira afronta — por parte de programas governamentais.
Intelectualmente é pobre, e até grotesco, argumentar que para produzir precisamos anexar ao alimento altíssimas doses de venenos e, ainda insano, fazer com que o próprio alimento disponibilize a peçonha – como a toxina Bt.
E aqui já alcançamos outro crime – os transgênicos!
Publicações demonstram que esta toxina Bt ultrapassa a barreira placentária, indo agredir a própria segurança do feto (Aris, Aziz & Leblanc, Samuel. Maternal and fetal exposure to pesticides associated to genetically modified foods in Eastern Townships of Quebec, Canada. Reproductive Toxicology. Article in Press). Percebam que esta mãe nem precisa ir até a lavoura para se contaminar, pois recebe o veneno em sua casa, embalado e com data de validade. Este “alimento” fantástico também é chamado de “commodity”!
Já está comprovado que os biocidas necessitam aumentar sua dose de aplicação, pois as “pragas” se tornam resistentes — estão nos envenenando cada vez mais e mais. Temos, também, a troca de biocidas. A CTNBio já recebeu pedido de pesquisa visando a aplicação do famoso “agente laranja”, pulverizado por mercenários sobre o Vietnam durante a guerra, e que foi responsável pela morte em agonia de milhares de pessoas, pela mal formação e também morte fetal de outros tantos indefesos/inocentes.
E como o organismo recebe um veneno deste tipo? Com morte celular e alterações gravíssimas.
Alguns hormônios difundem-se nos tecidos orgânicos em valores expressos em “fentogramas”, valor igual a 10-15, ou seja, 0,00000000000001. Registre-se que a quantidade de agrotóxicos — e produtos presentes em transgênicos — que ingerimos via alimentar é muito superior e, assim, entende-se que a ingestão destes geram sangramentos no sistema digestório, espessamento de mucosas de células intestinais, proliferação celular desregulada (o que pode levar à câncer), náuseas, alergias gravíssimas, dificuldade de aprendizado, entre outros”.
Os resultados de pesquisas em ratos mostraram que o Glifosato Roundup foi responsável pela desregulação hormonal e diminuição significativa da produção de testosterona, corroborando efeitos tóxicos sobre o sistema reprodutivo endócrino (Romano, Renata Marino; Romano, Marco Aurélio, Oliveira; Cláudio Alvarenga. Arch Toxicol. 2010, 84:309–317), assim como indutor de más formações fetais (Romano, R. M. et al. Chem. Res. Toxicol. 2010, 23, 1586–1595). E, se ocorre em testículos, pode-se inferir que os ovários sofram iguais efeitos, já que ambos têm a mesma origem embriológica. Realço que as conseqüências para as mulheres são muito mais terríveis, pois elas não renovam seus gametas que, uma vez agredidos ou alterados, as gestações terão altíssima possibilidade de gerar problemas (morte fetal, mal formações, etc.). Outros estudos já relacionaram o mesmo produto ao câncer de próstata.
Recente notícia repassada em 25 de maio de 2011 pelo noticiário alemão “Exakt – Das Nachrichtenmagazin” (http://www.mdr.de/exakt/8640261.html), com o título “Glifosato – O perigoso veneno de plantas” (Glyphosat – Das gefährliche Pflanzengift) relata, em agricultores, doses de 5.6mg/litro de glifosato na urina — esta dose é elevadíssima se comparada com o volume acima relatado de fentograma com que os hormônios atuam. Alguns acham que está bem, como o presidente da CTNBio, que disse que beber um copo deste biocida não traz problemas (http://diplomatique.uol.com.br/artigo.php?id=745). Esta defesa apaixonada e irracional deste produto não combina com a investidura do cargo, mas a exigida isenção não ocorre, nem por fingimento.
Por fim, lembro que o DDT “veio para salvar a humanidade das pragas”, mas como praga/veneno em si mesmo, foi responsável pela morte de muitos, tem-se fortes suspeitas de ter contribuído pela diminuição na produção de espermatozóides da espécie humana, diminuição da própria qualidade de vida, matou animais silvestres — quase extinguiu a águia americana — ainda está presente em todo o planeta e serviu, de fato, só para enriquecer seus produtores. A mesmíssima coisa ocorre com o glifosato, e que não é biodegradável como mentiam as primeiras embalagens, e a Monsanto foi punida por isto.
Assim, mesmo que pudéssemos escrever muito mais, voltamos ao início. Agrotóxicos são o que são; biocidas gerando fortunas bilionárias aos seus produtores. E dane-se o mundo!
P.S. Notem que as crianças em gestação são extremamente agredidas, fato que parece não importar para alguns grupos, mas nada justifica tamanha sanha em busca de acúmulo financeiro.

COPEL E SANEPAR EM PERIGO

Lernistas no governo retomam projetos de privatizações da Copel e Sanepar
Apesar  do Secretário de Estado da Fazenda do Paraná, Luis Carlos Hauly afirmar em visita à Assembleia Legislativa, que o Paraná terá que passar por um ajuste fiscal que deve durar alguns anos: “ou aumentamos a arrecadação, ou não conseguimos deslanchar”. Um dos problemas que impede o aumento de investimentos do governo paranaense, segundo Hauly, é o crescimento da dívida do Estado, em especial a resultante do processo de saneamento do Banestado quando da venda do banco para o Itaú. Segundo ele, o Paraná adquiriu uma dívida inicial de mais de R$ 5,6 bilhões em 2000, pagou desde então R$ 8,7 bilhões, e a dívida restante hoje é de R$ 8,9 bilhões. A dívida é impagável. Ela cresce mais do que a arrecadação, disse, afirmando que o Estado já teria iniciado negociações com o governo federal para renegociar os juros dessa dívida.
Na época o então deputado estadual Beto Richa apoiou a venda do Banestado e era da base de apoio do Governo Jaime Lerner, cujo projeto era privatizar o Paraná.
A privatização do Banestado foi a maior roubalheira da história do Paraná, e os ladrões e corruptos continuam impunes. A dívida (golpes impunes de políticos e empresários ligados a políticos corruptos) que serviu de argumento para Jaime Lerner privatizar o Banestado era de aproximadamente 200 milhões de reais. Nos meses que se seguiram ao governo Lerner a roubalheira foi geral e ultrapassou a soma de 19 bilhões, enriquecendo muita gente, incluindo muitos políticos da base do atual governo do Paraná que hoje defendem as privatizações da Copel e da Sanepar.
O maior roubo de todos os tempos na história do Paraná – quebra e venda do Banestado – continua impune. A Justiça não consegue alcançar os políticos- leia-se parlamentares-, que legislam em causa própria e fazem leis para impedir a prisão dos corruptos.

MEDICINA: UMA GRANDE PARCERIA


CUBA QUER PARCERIA COM CURSO DE MEDICINA DA UNEB

Em recente visita à Reitoria da universidade, no Campus I, em Salvador,  o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez, destacou que a experiência dos cubanos no desenvolvimento de uma medicina moderna, preventiva e humanista pode ajudar a qualificar a formação dos futuros bacharéis em medicina da UNEB.
“Vejo que no Brasil ainda existe muito a preocupação com uma medicina que trata os pacientes enfermos. Em Cuba, não nos interessa que haja pacientes. Nós realizamos uma medicina preventiva, que acompanha de perto as pessoas, o que nos levou a eliminar as doenças contagiosas da ilha. Essas experiências podem ser compartilhadas com as universidades daqui, a exemplo da UNEB, ao passo que podemos aproveitar os conhecimentos da Bahia na área de agronomia e piscicultura”, enfatizou Carlos Zamora.
No encontro, o embaixador foi recepcionado pelo pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Marcelo Ávila — que representou o reitor Lourisvaldo Valentim —, pela assessora para Cooperação Internacional (Asseci) da UNEB, Adrianna Freire, e pela coordenadora do Núcleo de Estudos da América Latina (Neal) da universidade, Carmem de Farias, que articulou a visita do diplomata cubano. Carmem de Farias acredita na integração da América Latina para desenvolvimento social “Precisamos aprofundar a relação acadêmica com Cuba e aproveitar o patamar avançado que aquele país alcançou na medicina. Vamos articular outros encontros para que possamos firmar essas parcerias”, pontuou o pró-reitor.
A reunião foi o passo inicial para o estabelecimento de novos acordos de cooperação científica e intercâmbio com instituições de ensino superior cubanas. Atualmente a UNEB já mantém convênio com a Universidade de Matanzas Camilo, em Cienfuegos.


AFEGANISTÃO: YANQUES GO HOME!

O presidente dos EUA, Barak Osama, vai anunciar hoje que os EUA vão retirar 10 mil soldados do Afeganistão; a retirada total está prevista para 2014. Uma vergonha! A ONU e seus lacaios se comportam como  cadelinhas no cio perante os  EUA que não respeita a soberania dos povos e invade ,como bem entende ,os países sob o beneplácito dos seus lacaios na ONU. Está na hora dos povos reagirem; YANQUES, GO HOME!

domingo, 19 de junho de 2011

A MAIORIA NÃO QUER COMER TRANSGENICOS

O status quo diz que devemos aceitar a existência de cultivos geneticamente modificados a fim de atender as necessidade s mundiais por combustíveis, alimentos e remédios. Alguns dos principais professores, pesquisadores, cientístas e ativistas que discutem a questão dos transgenicos comentam os aspectos científicos e discutem, em todo o mundo, alternativas que já estão contribuindo para um futuro sustentável da agricultura (The Ecologist Brasil). Vejam o que está no The Ecologist e não é divulgadona midia comprometida com as multinacionais:" A oposição pública continuou a crescer à medida que os defensores dos transgenicos não conseguem dar respostas convincentes à perguntas básicas tais como: até que distância voa o pólen? Para onde vai o DNA transgenico no trato digestivo humano? Pode haver polinização cruzada entre transgenicos e espécies nativas?  Uma pesquisa realizada pela empresa Mori - já em 1998- mostrou que dois terços dapopulação não quer comer alimentos geneticamente modificados." As resistências as medidas adotadas no Brasil, por pressão das multinacionais aliadas ao agronegócio exportador, tem ressonância em todo mundo visto que " em toda a Europa, foram feitos apelos por novas regulamentações para tornar mais rigorosas as avaliações sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente e para garantir a identificação e a rotulagem de transgenicos nos estabelecimentos vendedores de alimentos." Nosso papo, usando dados do The Ecologist Brasil, vai ter continuidade...Aguardem novidades!

THE ECOLOGIST BRASIL UMA REVISTA A FAVOR DA VIDA

A partir desta data estaremos divulgando as matérias publicadecológicoas na Revista The Ecologist Brasil, editada por duas mulheres guerreiras do movimento ecológico nacional: a Vanéte Farias Lopes e a Rejane Maria Ludwig. The Ecologist  faz parte da mídia alternativa que coloca seus conhecimentos a serviço da causa que tem como princípio a defesa do mais elementar direito do cidaddão: o direito a vida, auma existência saudável no planeta terra, planeta tão conspurcado, tão vilinpendiado pelos " ladrões da natureza" - segundo Sebastião Pinheiro-, ladrões estes que além de roubarem os nossos bens naturais  também assassinam a natureza e as pessoas que a defendem. Infelizmente ainda estão impunes! Mas serão brevemente justiçados! A Mãe natureza está reagindo e os punindo. Aguardem as matérias do The Ecologist Brasil! Meus cumprimentos as duas guerreiras gauchas Vanéte e Rejane.

sábado, 18 de junho de 2011

A ITALIA QUER INTERVIR NO BRASIL

A Italia não tem moral para intervir nos nossos assuntos internos, nas nossas posições diplomáticas. Agora querem que o Brasil crie uma comissão para avaliar o caso Battisti.(FS-18/06/11). Segundo a Folha de São Paulo " a chancelaria italiana diz que Roma está decidida a empreender  todas as iniciativas suscetíveis de obter uma revisão da decisão tomada (pelo Brasil) de confirmar a negativa de extraditar Cesare Battisti". Porca miséria! A Italia tem que se preocupar com o direitista bufão Berlusconi, com o poder da máfia, com o desemprego e com a dívida pública que assola as principais regiões país. Infelizmente ainda temos juristas brasileiros dando corda para essas iniciativas; não  vi e, tampouco li, manifestações desses juristas no caso Alfredo Stroessner, exditador sanguinário do Paraguai.

MINISTRO DA AGRICULTURA MUDA DISCURSO

Com  medo de perder o cargo, o Ministro da Agricultura Wagner Rossi " muda discurso e agora rejeita anistia a Desmatadores (GP-18/06/11). O ministro que teve a cabeça a prêmio durante a rebelião dos parlamentares oportunistas e chantagistas do PMDB que se aliaram a favor do projeto do excomunista e agora capacho dos latifundiários e multinacionais, o deputado federal ALDO REBELO(PCdoB-SP), disse que " tem certeza que  o Congresso será capaz de corrigir os arroubos de um processo que foi equivocado". As pressões da sociedade civil estão dando resultados; a CNBB entrou na briga e vai apoiar um abaixo assinado contra alguns pontos do novo e execrável Código Florestal. A CNBB está condenando a anistia das multas concedidas aos ocupantes e desmatadores em áreas de agropecuária de alta relevância ambiental e a flexibilização - leia-se burla- da lei que altera as regras das APPs-Áreas de Proteção Permanentes.

EMBRAPA FECHA PARCERIA COM A BASF

O jornalista José Rocher, que viajou a convite da Basf, publicou matéria na Gazeta do povo(18/06/11), onde tece loas ao casamento EMBRAPA/BASF, dizendo que " a maior empresa de tecnologia agrícola tropical, a Embrapa, tomou como sua principal parceira a maior industria química do planeta a multinacional Basf".A maior industria química do planeta, leia-se agrotóxicos, venenos; os quais já são proibidos no país da matriz Basf: a Alemanha. Aqui eles deitam e rolam e comercializam produtos proibidos lá. É a parceria do veneno que já produziu:  a variedade de soja transgenica Cultivance e o arroz  transgênico BRS Sinuelo; ambos produtos que vão aumentar o consumo dos agrotóxicos produzidos  pela Basf. Para nos ludibriar eles dizem que estão desenvolvendo duas pesquisas importantes: uma "com bactérias que promovem o crescimento das plantas " e  outra que " melhore a fixação do nitrogênio e reduza a necessidade de uso de fertilizantes em culturas como a cana-de-açucar". Vejamque eles destroem o solo com agrotóxicos - inseticidas, fungicidas e herbicidas-, que acabam com a vida do solo e depois montam esses esquemas, essas " pesquisas" enganadoras para posar de bonzinhos,de amigos dos agricultores. E a nossa EMBRAPA ainda embarca nessa canoa furada!

CONTRABANDO DE AGROTÓXICOS

A máfia dos agrotóxicos continua solta, impune. Vejamque o volume de agrotóxicos contrabandeados apreendidos  nos Estados do Sul - leia-se Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul-, aumentou 137% em 2010; segundo Luciana Dyniewicz da Folha de São Paulo. Os agrotóxicos apreendidos e comercializados ilegalmente não tem licença para serem usados no Brasil. A alegação do Sindag-Sindicato Nacional das Industrias de Produtos para Defensivos Agrícolas, para justificar o contrabando, é  de " que o processo de licenciamento custa cerca de US$ 3.000 e leva em média três anos para ser concluido". A mesma fonte diz que " o defensivo contrabandeado fica até 50% mais barato. De qualquer forma alguém tem que dar um basta nisso porque esses agrotóxicos, segundo o Ministério da Agricultura " não passam por controle de qualidade "- como se agrotóxico tivesse alguma qualidade!-, além de não ser possível saber o impacto que causam ao ambiente e às pessoas. Segundo as autoridades esses produtos vem da China via Paraguai e Uruguai. Perguntamos o que estão fazendo os fiscais de fronteira, a Policia Federal e outros órgãos responsáveis pelo combate ao contrabando? Tem gato na tuba!

O IAP E A IMPUNIDADE

Segundo dados publicados na mídia: " só 4% dos autos de infração do IAP resultaram em multa"(Gazeta do Povo-16/06/11). Nos últimos dois anos o IAP-Instituto Ambiental do Paraná, lavrou 5.889 autos de infração; destes 5.528(96%) estão em processo de julgamento. Alegam que a lentidão é por falta de pessoal; na realidade esse passo de tartaruga na solução destes problemas é parte da estrutura protecionistado Estado burguês que usa a máquina estatal para proteger aqueles que fornecem recursos para eleger vereadores, prefeitos, deputados, governadores e senadores. Quando as propriedades autuadas pertencem a alguns destes parlamentares, parentes ou prepostos ai falta gente,falta tempo, falta tudo, inclusive vergonha na cara para puní-los. Um exemplo do que estou afirmando foi a votação do novo código florestal. Quem defendeu com unhas e dentes na câmara a proposta foram os parlamentares que tiveram apoio do desmatadores, dos madeireiros e dos assassinos de camponeses e defensores da natureza. E são eles quem indicam os titulares dos órgãos; dai a lentidão.

DELEGACIA DE IDOSOS FECHADA EM CURITIBA

6 meses após sua criação uma delegacia do idoso segue fechada em Curitiba. Vejam que a situação dos idosos nesse paíse na capital primeiromundo, continua pior que a dos cachorros; pois os cachorros são tratados a mil maravilhas! Não são só os idosos; as crianças abandonadas perambulam por nossas ruas,famintas e prostituidas. Na" ditadura do Fidel Castro" crianças e idosos são respeitados como cidadãos. Aqui na DEMOCRACIA são joguetes descartáveis. That is democracy!

MARCHA DA LIBERDADE OU DA CONTRAVENÇÃO?

Ora, confundir com supressão da liberdade de expressão, de reunião uma marcha de apoio às drogas que infelicitam milhares de familias nesse país e destroem a nossa juventude, é tentar nos fazer de bobos, de palhaços? O Supremo ao liberar a marcha da maconha, em todo o pais, se colocou ao lado da contravenção; quando devia sim, transformar contravenção , o tráfico de drogas ,em crime. Aplausos à CNBB  que está defendendo protestos contra as drogas. A tal " marcha da liberdade" defendida pela máfia das drogas nada tem de liberdade de expressão; muito pelo contrário, é a defesa da prisão para as familias cujos filhos se envolvem com essas porcarias.

VERGONHOSA INTERVENÇÃO DOS EUA NA LÍBIA

O filho de Kadafi, Saif al Islam em entevista num jornal italiano, propôs eleições na Libia em três meses; também afirmou que o pai venceria o pleito. Os EUA, numa clara intervenção nos assuntos internos da Libia, responderam " que é tarde para uma saida diplomática". Essa afirmação do governo imperialista dos EUA é a comprovação de que a CIA e todo o aparato militar estadonidense está por trás,dando total cobertura, aos " rebeldes" traidores líbios. Vejam que a mídia aliada dos imperialista está mais amena e noticia que " Kadafi diz que a Otan vai ser derrotada na Libia"; eles que davam como certa a queda, a derrota de Kadafi .O império e seus aliados na sua voracidade pelo petróleo ampliam bombardeios a Tripoli desrespeitando e assassinando a população civil, entre elas crianças e idosos. A midia internacional silencia sobre esse holocausto contra o povo libio.

PAQUISTÃO PRENDE DEDO-DUROS

A noticia de que o Paquistão prendeu cinco informantes dos EUA estremece, mais ainda,as relações entre os dois paises. Ao entrar,sem permissão, no Paquistão para caçar  Bin Laden, os EUA desrespitaram regras diplomáticas. Jogaram na lata do lixo a soberania do Paquistão. O governo paquistanês já pediu a retirada de 200 militares americanos do país. A reação, contra a intervenção dos EUA nos assuntos internos ,está começando. ainda bem!

A CREISE DO CAPITALISMO MUNDIAL

Um bom momento para a retomada, comradicalidade, da defesa do socialismo. A capitalismo está se esfacelando; o que acontece na Espanha e na Grécia, principalmente, com alto déficit publico e desemprego galopante; é uma demonstração do que virá pela frente em toda a europa.O novo pacote de socorro financeiro da União Européia e FMI para recupear a Grécia é sinal de desespero. O buraco, o fundo do poço da crise capitalista é muito maior. A hora é de reforçar a luta pelo socialismo!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A INDIGNAÇÃO DE UM AMIGO


PASSEATA DA DROGA

Amigos. Ontem a Egrégia Corte da Justiça Brasileira (STF), por unanimidade, decidiu permitir apologia à droga ilegal, por meio de passeata pública. Quem há de coibir a apologia à droga ilegal num evento como o que vai acontecer? Fiquei apreensivo. De que forma, baseado em que regra de direito será coibida a apologia (passeatas em favor dos crimes do colarinho branco, da pedofilia, dos assaltos à mão armada, dos seqüestros, etc.?) É preocupante a abertura do judiciário. Entendo que em nome da democracia (como se propagou) não se pode praticar ilegalidades, mais ainda quando emana do ultimo degrau da justiça brasileira. Desculpem-me se entendi não entendi o recado. 

SIONISTAS USAM MÉTODOS E PRÁTICAS HITLERISTAS

Brasil: Sionistas contra o PCB
– querem criminalizar o partido e cassar o seu registro no Tribunal Superior Eleitoral
por PCB
Fomos informados de que uma entidade chamada CONIB (Confederação Israelita do Brasil) teria formalizado, no início deste mês, representação contra o PCB (Partido Comunista Brasileiro), junto ao TSE, alegando prática de "antissemitismo", por ter a página do partido na internet publicado artigo denominado "Os Donos do Sistema: o Poder Oculto; de Onde Nasce a Impunidade de Israel".

Na apresentação de seu portal, a entidade se assume sionista, posiciona-se "na linha de frente do combate ao antissemitismo" e oferece "links" para todas as organizações sionistas de Israel, dos Estados Unidos e de âmbito mundial ou nacionais, a imensa maioria de direita.

Apesar de ainda não conhecermos os termos da representação (não divulgada pela entidade), inferimos que sua verdadeira intenção é tentar cassar o registro do PCB, como se se fosse possível calar a voz dos verdadeiros comunistas brasileiros. Nosso partido – o mais antigo do Brasil, fundado em 1922 - foi escolhido criteriosamente para esta ofensiva por razões que nos orgulham. Além de lutarmos pela superação do capitalismo, praticamos com firmeza e independência o internacionalismo proletário, a solidariedade a todos os povos em luta contra o imperialismo e o sionismo, cujo significado não se refere ao seu conteúdo original, mas ao caráter atual do movimento, hegemonicamente fascista e imperialista.

A nosso ver, trata-se de uma ação política, muito mais do que jurídica.

O texto que provocou a reação da CONIB é de autoria do jornalista argentino Manuel Freytas, divulgado originalmente no sítio eletrônico IAR Notícias, e reproduzido mundialmente em pelo menos mais de trinta portais progressistas e anti-imperialistas, listados ao final desta nota.

Segundo a apócrifa nota publicada pela citada CONIB ( www.conib.org.br ), o texto se utiliza "de imagens apelativas, distorções da realidade e argumentos conspiratórios e claramente anti-semitas", revelando "alto grau de desconhecimento do cenário político-econômico internacional", por repetir (agora no século 21!) chavões da obra "Os Protocolos dos Sábios de Sião, farsa montada pela polícia czarista da Rússia, no século 19". Assim, o PCB é acusado de "incentivar a discriminação e a proliferação da intolerância religiosa, étnica e racial em nosso país".

Termina a nota afirmando que a representação baseia-se na Lei Orgânica dos Partidos Políticos, com a "finalidade de evitar que abusos e inverdades desencadeiem preconceitos contra a comunidade judaica brasileira".

Diante deste fato, o PCB vem a público se pronunciar:

1 – O PCB não se intimidará diante da pressão de organizações sionistas de direita e continuará prestando ampla, geral e irrestrita solidariedade ao povo palestino, vítima da escandalosa impunidade de Israel, tema do artigo considerado ofensivo. Desrespeitando todas as Resoluções da ONU, o estado israelense continua ampliando a ocupação de territórios dos palestinos, derrubando suas casas, criando o chamado "Muro do Apartheid", invadindo e cercando a Faixa de Gaza, onde impede a entrada de ajuda humanitária (inclusive alimentos e medicamentos), assassinando e prendendo militantes palestinos, mantendo mais de 11.000 deles em condições abjetas em seus cárceres. Mais do que isso, continuaremos a denunciar que Israel se transformou numa enorme base militar norte-americana no Oriente Médio. O país é o primeiro destino da ajuda militar estadunidense no mundo e o único do Oriente Médio a ter direito a armas nucleares, sem permitir a inspeção internacional que exige de outros países.

2 – Esta ofensiva contra o PCB se deve ao fato de que apoiamos e participamos dos diversos Comitês de Solidariedade ao Povo Palestino que se consolidam e se multiplicam pelo Brasil. No nosso portal, este texto foi escolhido aleatoriamente, pois com uma simples pesquisa se pode verificar que ali os artigos e informações sobre a luta contra a política terrorista do Estado de Israel se contam às centenas, muitos deles mais contundentes que o escolhido para ofender a liberdade de imprensa consagrada em nosso país e tentar intimidar e criminalizar o PCB. Publicamo-lo exatamente há um ano, mas só agora ele foi "descoberto".

3 – É significativo que esta atitude intimidatória (que está se dando em vários países) ocorra no exato momento em que as duas maiores organizações políticas palestinas (Fatah e Hamas) anunciam a retomada de seus entendimentos e o desejo de dividir a responsabilidade pela administração dos territórios palestinos, que foram separados arbitrariamente pelas forças militares israelenses com o uso da violência e da ocupação.

4 – A unidade dessas duas organizações contraria os planos imperialistas de divisão sectária entre os palestinos – exatamente porque cria melhores condições para o reconhecimento internacional do Estado Palestino e para uma negociação pela paz na região -, tudo que Israel não deseja, apesar das reiteradas resoluções da ONU nesse sentido.

5 – Esta atitude arbitrária de perseguição política coincide também com a satanização do mundo muçulmano, este sim vítima de preconceitos e estigmatização, sem que a mídia burguesa se utilize de expressões como "anti-islamismo", "anti-xiitismo", "anti-sunitismo" etc. Coincide também com a proximidade da Assembleia Geral da ONU que, no próximo mês de setembro, discutirá o reconhecimento do Estado Palestino.

6 – Coincide ainda com a movimentação imperialista para ampliar seletivamente a agressão militar no Norte da África e no Oriente Médio, para além do Iraque e do Afeganistão. Coincide com a descarada intervenção militar na Líbia, com as provocações contra a Síria e o Irã, acusados de solidários aos palestinos e de apoio ao "terrorismo".

7 – As raivosas declarações das autoridades israelenses sobre a unidade das citadas organizações políticas palestinas deixam em evidência que Israel não tem qualquer interesse na paz na região e muito menos na criação do Estado Palestino. Fica claro que o objetivo do sionismo é ocupar todo o território palestino, através dos assentamentos ilegais, transformando o antigo território palestino no que chamam de Grande Israel, para inviabilizar na prática uma decisão da ONU, de 1948 - da coexistência pacífica de dois Estados, no território até então exclusivamente palestino -, boicotada pelos israelenses há mais de sessenta anos!

8 – Não tememos qualquer processo judicial, porque conhecemos as leis brasileiras, que têm como cláusula pétrea constitucional o livre direito de expressão e a proibição da censura.

9 – Mesmo que prosperasse esta absurda afronta às liberdades democráticas, estamos certos de que teríamos a solidariedade firme e militante de centenas de organizações políticas e sociais e personalidades democráticas, não só do Brasil, mas de todo o mundo.

10 – Não há, em qualquer documento do PCB, qualquer intolerância religiosa, étnica e racial contra qualquer povo ou comunidade. Criticar a direita sionista não significa criticar a comunidade judaica que, no Brasil e no mundo, é composta também por militantes democratas, humanistas e comunistas, que lutam contra a política terrorista e imperialista do Estado de Israel e se solidarizam com o povo palestino. O PCB tem uma vasta e orgulhosa tradição, desde a sua fundação até os dias de hoje, de contar com militantes e amigos de origem judaica.

11 – Os comunistas, em todo o mundo, somos contra qualquer intolerância religiosa ou étnica, contra preconceitos e nacionalismos xenófobos, porque lutamos por um mundo de iguais, sem fronteiras, sem Estado, sem forças armadas, sem opressores e oprimidos. Não entendemos o que a CONIB quer dizer com a expressão "intolerância racial", pois todos os povos pertencem à mesma raça humana. A não ser que assim pensem os que se acreditam pertencentes a uma "raça superior", escolhida por alguma divindade.

12 – Os comunistas do mundo inteiro tiveram papel decisivo na luta contra o nazi-fascismo que vitimou dramaticamente os judeus, mas também a muitos outros povos. O povo russo, dirigido pelo Partido Comunista da União Soviética, foi o que entregou mais vidas em defesa da humanidade, mais de 20 milhões, principalmente de seus jovens.

13 – O sítio do PCB na internet é um espaço de difusão não apenas das opiniões do Partido, mas de outras organizações e personalidades com alguma afinidade política, porque objetiva também prestar informação e fomentar o debate sobre questões candentes, nacionais e internacionais. Na primeira página de nosso portal ( www.pcb.org.br ), deixamos claro que:
"Só publicamos nesta página textos que coadunam, no fundamental, com a linha política do PCB, a critério dos editores (Secretariado Nacional do CC). Quando não assinados por instâncias do CC, os textos publicados refletem a opinião dos autores".
14 - Com o texto questionado pela central sionista brasileira temos uma identidade política, na medida em que ele denuncia a impunidade de Israel, os massacres que este Estado comete contra o povo palestino, o seu importante papel econômico e militar no contexto do imperialismo. Publicamo-lo como contribuição a um debate necessário, ainda que algumas opiniões ali expostas possam diferir, em alguns aspectos, de nossa análise marxista da luta de classes no âmbito mundial. Para nós, o sionismo não é o "Comitê Central" do imperialismo nem o único "dono do poder", mas sócio e parte importante de sua engrenagem, uma significativa linha auxiliar com forte lobby internacional, enorme peso na mídia hegemômica, na economia mundial e na máquina de guerra imperialista.

15 – Sem preocupação com ameaças de qualquer tipo, estamos aqui oficialmente oferecendo à direção da Confederação Israelita do Brasil o direito de resposta, no mesmo espaço em que divulgamos o artigo criticado, para que a entidade possa se contrapor aos argumentos expostos pelo autor do texto "Os Donos do Sistema". Como certamente o texto da CONIB será uma exceção ao nosso critério da afinidade política, nos reservaremos o direito de publicá-lo com comentários de nosso Partido.

16 – Este convite, além de democrático, atende à preocupação da CONIB, embora injustificada, de que sua finalidade, ao adotar a medida judicial, é "evitar que abusos e inverdades desencadeiem preconceitos contra a comunidade judaica brasileira". Portanto, estejam à vontade para enviar ao nosso endereço eletrônico os seus pontos de vista.

17 – Esperamos também que a recíproca seja verdadeira, ou seja, que a CONIB publique em sua página a íntegra da presente nota política do PCB. Aproveitamos para sugerir que, no documento que nos mandarem, possamos conhecer suas posições em relação às Resoluções do último Congresso Nacional do PCB, a respeito do tema, e que transcrevemos aqui na íntegra:
"XIV Congresso Nacional do PCB (outubro de 2009):
DECLARAÇÃO DE APOIO À CONSTRUÇÃO DO ESTADO PALESTINO DEMOCRÁTICO, POPULAR E LAICO, SOBRE O SOLO PÁTRIO HISTÓRICO:


1) Pelo fim imediato da ocupação israelense nos territórios tomados em 1967, fazendo valer o inalienável direito à autodeterminação do povo palestino sobre estes territórios;
2) Aplicação de todas as resoluções internacionais não acatadas pelo sionismo;
3) Garantia aos refugiados (atualmente, 65% da totalidade do povo palestino) de retorno às terras de onde foram expulsos (Resolução 194 da ONU);
4) Libertação imediata dos cerca de 11.000 prisioneiros, entre eles Ahmad Saadat, Secretário Geral da FPLP, e outros dirigentes da esquerda;
5) Reconstrução da OLP, ou seja, reconstrução da unidade política necessária às tarefas que estão colocadas para o bravo povo palestino, com garantia de participação democrática de todas as forças políticas representativas dos palestinos;
6) Apoio irrestrito a todas as formas de resistência do povo palestino;
7) Destruição do muro do apartheid, conforme resolução do Tribunal de Haia;
8) Demolição e retirada de todos os assentamentos judaicos na Cisjordânia/Jerusalém;
9) Fim imediato do bloqueio assassino a Gaza;
10) Pelo fomento de campanha internacional para levar os criminosos de guerra sionistas aos tribunais de justiça, dentre os quais, o Tribunal Internacional de Haia.
11) Estabelecimento de sólida relação entre os partidos comunistas irmãos para concretizar ações de solidariedade e, em especial, apoio logístico à materialização desta luta;
12) Apoio a todas as iniciativas que visem estreitar laços entre os partidos da esquerda palestina, em especial a Frente Democrática pela Libertação da Palestina (FDLP), a Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP), Partido do Povo Palestino, em unidade concreta programática e de ação.

POR UM ESTADO PALESTINO DEMOCRÁTICO, POPULAR, LAICO, SOBRE O SOLO PÁTRIO HISTÓRICO! PELA TOTAL INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA DOS TERRITÓRIOS OCUPADOS EM 1967! PELO RETORNO DOS REFUGIADOS E JERUSALÉM CAPITAL! LIBERTAÇÃO DE TODOS OS 11.000 PRISIONEIROS PALESTINOS! PELA CONDENAÇÃO INTERNACIONAL DOS CRIMINOSOS DE GUERRA!"
18 – Mas voltando ao artigo que gerou a representação, para que as críticas da CONIB se centrem na contestação às informações ali prestadas - ao invés de se esconderem sob o manto autoritário do carimbo "antissemita" -, sugerimos que releiam o texto, sem sectarismo nem preconceito. Verão que ele pode ter equívocos na forma de sua correta condenação ao Estado de Israel, mas não tem qualquer intolerância religiosa ou étnica.

19 – O texto, em nenhum momento, atinge o povo judeu, mas à sua liderança hegemônica - direitista, sionista e terrorista - deixando claro que nem todos os judeus concordam com seus métodos e que há vários intelectuais, organizações e militantes judeus que condenam e protestam contra o genocídio em Gaza e outras violências do Estado de Israel.

20 – Leiamos novamente algumas passagens do artigo de Manuel Freytas:
"Israel não invadiu nem perpetrou um genocídio militar em Gaza com a religião judia, senão com aviões F-16, bombas de rácimo, helicópteros Apache, tanques, artilharia pesada, barcos, sistemas informatizados, e uma estratégia e um plano de extermínio militar em grande escala. Quem questione esse massacre é condenado por "anti-semita" pelo poder judeu mundial distribuído pelo mundo".

"O lobby sionista pró-israelense não reza nas sinagogas, senão na Catedral de Wall Street: um detalhe a ter em conta, para não confundir a religião com o mito e com o negócio".

"As campanhas de denúncia de antissemitismo com as quais Israel e organizações judias buscam neutralizar as críticas contra o massacre, abordam a questão como se o sionismo judeu (sustentáculo do Estado de Israel) fosse uma questão "racial" ou religiosa, e não um sistema de domínio imperial que abarca interativamente o plano econômico, político, social e cultural, superando a questão da raça ou das crenças religiosas".

"A esse poder (o lobby sionista internacional), e não ao Estado de Israel, é o que temem os presidentes, políticos, jornalistas e intelectuais que calam ou deformam diariamente os genocídios de Israel no Oriente Médio, temerosos de ficarem sepultados em vida, sob a lápide do "antissemitismo".
22 - Estejam certos de que não calarão nem sepultarão o PCB em vida, tarefa que não foi possível nem para as mais cruéis ditaduras de direita que marcaram a história do nosso país. Prenderam, exilaram, assassinaram, desapareceram com muitos comunistas, no Brasil e no mundo, por lutarem contra a opressão, pela autodeterminação dos povos, pelas liberdades democráticas e contra o nazi-fascismo.

Exigimos respeito!

Partido Comunista Brasileiro
Comissão Política Nacional
Maio de 2011


Observações:
1 – Este e outros artigos de Manuel Freytas são publicados, entre muitos outros, nos seguintes sítios:
2 – Segundo levantamento feito pela Federação Árabe-Palestina, apenas em 2011, a CIA destinou 120 milhões de dólares, para financiar o sistema de difamação da religião islâmica no Brasil.

3 – O mesmo texto usado pelo sionismo contra o PCB é usado como pretexto para o mesmo tipo de ação intimidatória na Venezuela, num relatório denominado "Antisemitismo en Venezuela", de autoria de uma organização à qual a CONIB é ligada, chamada ADL (Anti-Defamation League), que em português significa Liga contra a Difamação. Apesar do nome genérico da entidade, ela só criminaliza eintimida o que considera difamação "anti-semita". Veja a página 16 do sítio htpp://www.adl.org.

4 – neste momento, Israel está usando os céus da Grécia, por autorização do governo local, para treinar seus pilotos e testar seus aviões militares para um possível ataque ao Irã, cuja topografia tem características semelhantes às do país helênico.

5 – nos próximos dias, estaremos publicando aqui nesta página vários textos de judeus progressistas e comunistas, inclusive israelenses, contra o sionismo e a utilização do carimbo "antissemitismo" como forma de censurar denúncias contra o Estado de Israel.

O original encontra-se em www.pcb.org.br/...