Circula em blogs e pela internet texto que pretende desqualificar a Revolução Cubana que entre outras coisas diz que: 1829 circulo o primeiro Barco à Vapor, 1837 já tinha ferrovia em Cuba, 1847 foi feito anestesia a éter, em 1877 Cuba tinha industria movida a eletrecidade, em 1881 o Dr. Carlos finlay descobriu o Agente Transmissor da Febre Amarela, que 1889 Cuba tinha um sistema elétrico de iluminação avançado, que de 1825 à 1897, portanto durante 72 anos, 60-75% de toda a renda bruta de Cuba era remetida à Espanha, aqui eles reconhecem a exploração a que Cuba se submeteu durante 72 anos. Estes são alguns dados resumidos constantes do texto Abaixo, transcrevo o restante:
" CUBA
O que foi que aconteceu?
26.Em 1954, Cuba tem uma cabeça de gado por pessoa. O país ocupava a terceira posição na América Latina (depois de Argentina e Uruguai) no consumo de carne per capita.
27.Em 1955, Cuba é o segundo país na América Latina com a menor taxa de mortalidade infantil (33,4 por mil nascimentos).
28.Em 1956, a ONU reconheceu Cuba como o segundo país na América Latina com as menores taxas de analfabetismo (apenas 23,6%). As taxas do Haiti era de 90%; e Espanha, El Salvador, Bolívia, Venezuela, Brasil, Peru, Guatemala e República Dominicana 50%.
29.Em 1957, a ONU reconheceu Cuba como o melhor país da América Latina em número de médicos per capita (1 por 957 habitantes);, com o maior percentual de casas com energia elétrica, depois Uruguai; e com o maior número de calorias (2870) ingeridas per capita.
30.Em 1958, Cuba é o segundo país do mundo a emitir uma transmissão de televisão a cores.
31.Em 1958, Cuba é o país da América Latina com maior número de automóveis (160.000, um para cada 38 habitantes). Era quem mais possuía eletrodomésticos. O país com o maior número de quilômetros de ferrovias por km2 e o segundo no número total de aparelhos de rádio.
32.Ao longo dos anos cinqüenta, Cuba detinha o segundo e terceiro lugar em internações per capita na América Latina, à frente da Itália e mais que o dobro da Espanha.
33.Em 1958, apesar da sua pequena extensão e possuindo apenas 6,5 milhões de habitantes, Cuba era 29ª economia do mundo.
34.Em 1959, Havana era a cidade do mundo com o maior número de salas de cinema: 358, batendo Nova York e Paris, que ficaram em segundo lugar e terceiro, respectivamente.
E depois o que aconteceu?
Veio a Revolução... comunista... e hoje... resta o desespero de uma população faminta, sem liberdade nem mesmo de abandonar o país, onde a atividade que mais emprega é a prostituição. Esse mesmo regime que destruiu CUBA é o projeto petista para o Brasil.
ACORDA BRASIL."
Este texto apócrifo - pois os covarde não se identificam- está sendo repassado por reacionários que tentam " lavar às mãos" em dizendo: " estou repassando". É claro que os sacanas concordam com o texto, senão não repassariam. Cuba, hoje, apesar do bloqueio nazi-fascista dos EUA por 54 anos, resiste e tem melhores condições de vida que a maioria dos países latinoamericanos; o melhor, e invejado, sistema de saúde, o melhor sistema de ensino, uma das melhores Faculdades de Medicina da América Latina onde se formam méditos humanistas, não mercantilistas como no Brasil e outros países; Cuba fez sua reforma agrária e acabou com o latifúndio, em Cuba não tem lugar para a corrupção e para ladrões que vão para o Parédón, em Cuba não tem prostituição institucionalizada, legalizada, como existem em todo o território brasileiro e da América Latina, como mentirosamente apregoam. Todos os itens referidos de 26 à 32 Cuba os superou. É óbvio que com o bloqueio não pode ser a 29ª economia do mundo e se em 1958 ostentava esse título, tal conquista em nada servia para a população cubana que morava e bohios, não tinham terras, eram explorados e o país servia de esconderijo para mafiosos e narcotraficantes, bem como a prostituição vicejava por toda a ilha para servir aos turistas. Isso acabou! É isso que os deixa tristes! Quanto aos cinemas é óbvio que as salas de espetáculo se prestavam a alienação e à propaganda dos exploradores e imperialistas. Por outro lado as salas de espetáculo- os cinemas- , com o advento da televisão se tornaram obsoletas e não lucrativas. Façam uma conta de quantos cinemas tinham no Brasil e quantos tem hoje?
Os canalhas exploradores nazifascistas que estão divulgando esse lixo, deram um tiro no pé.