quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CUBA: O QUE DIZEM OS EXPLORADORES COVARDES

Circula em blogs e pela internet texto que pretende desqualificar a Revolução Cubana que entre outras coisas diz que: 1829 circulo o primeiro Barco à Vapor, 1837 já tinha ferrovia em Cuba, 1847 foi feito anestesia  a éter, em 1877 Cuba tinha industria movida a eletrecidade, em 1881 o Dr. Carlos finlay descobriu o Agente Transmissor da Febre Amarela, que 1889 Cuba tinha um sistema elétrico de iluminação avançado, que de 1825 à 1897, portanto durante 72 anos, 60-75% de toda a renda bruta de Cuba era remetida à Espanha, aqui eles reconhecem a exploração a que Cuba se submeteu durante 72 anos. Estes são alguns dados resumidos constantes do texto Abaixo, transcrevo o restante:

          " CUBA

 O que foi que aconteceu?
26.Em 1954, Cuba tem uma cabeça de gado por pessoa. O país ocupava a terceira posição na América Latina (depois de Argentina e Uruguai) no consumo de carne per capita.
27.Em 1955, Cuba é o segundo país na América Latina com a menor taxa de mortalidade infantil (33,4 por mil nascimentos).
28.Em 1956, a ONU reconheceu Cuba como o segundo país na América Latina com as menores taxas de analfabetismo (apenas 23,6%). As taxas do Haiti era de 90%; e Espanha, El Salvador, Bolívia, Venezuela, Brasil, Peru, Guatemala e República Dominicana 50%.
29.Em 1957, a ONU reconheceu Cuba como o melhor país da América Latina em número de médicos per capita (1 por 957 habitantes);, com o maior percentual de casas com energia elétrica, depois Uruguai; e com o maior número de calorias (2870) ingeridas per capita.
30.Em 1958, Cuba é o segundo país do mundo a emitir uma transmissão de televisão a cores.
31.Em 1958, Cuba é o país da América Latina com maior número de automóveis (160.000, um para cada 38 habitantes). Era quem mais possuía eletrodomésticos. O país com o maior número de quilômetros de ferrovias por km2 e o segundo no número total de aparelhos de rádio.
32.Ao longo dos anos cinqüenta, Cuba detinha o segundo e terceiro lugar em internações per capita na América Latina, à frente da Itália e mais que o dobro da Espanha.
33.Em 1958, apesar da sua pequena extensão e possuindo apenas 6,5 milhões de habitantes, Cuba era 29ª economia do mundo.
34.Em 1959, Havana era a cidade do mundo com o maior número de salas de cinema: 358, batendo Nova York e Paris, que ficaram em segundo lugar e terceiro, respectivamente.
E depois o que aconteceu?
Veio a Revolução... comunista... e hoje... resta o desespero de uma população faminta, sem liberdade nem mesmo de abandonar o país, onde a atividade que mais emprega é a prostituição.  Esse mesmo regime que destruiu CUBA  é o projeto petista para o Brasil.

ACORDA BRASIL."
Este texto apócrifo - pois os covarde não se identificam- está sendo repassado por reacionários que tentam " lavar às mãos" em dizendo: " estou repassando". É claro que os sacanas concordam com o texto, senão não repassariam. Cuba, hoje, apesar do bloqueio nazi-fascista dos EUA por 54 anos, resiste e tem melhores condições de vida que a maioria dos países latinoamericanos; o melhor, e invejado, sistema de saúde, o melhor sistema de ensino, uma das melhores Faculdades de Medicina da América Latina onde se formam méditos humanistas, não mercantilistas como no Brasil e outros países; Cuba fez sua reforma agrária e acabou com o latifúndio, em Cuba não tem lugar para a corrupção e para ladrões que vão para o Parédón, em Cuba não tem prostituição institucionalizada, legalizada, como existem em todo o território brasileiro e da América Latina,  como mentirosamente apregoam. Todos os itens referidos de 26 à 32 Cuba os superou. É óbvio que com o bloqueio não pode ser a 29ª economia do mundo e se em 1958 ostentava esse título, tal conquista em nada servia para a população cubana que morava e bohios, não tinham terras, eram explorados e o país servia de esconderijo para mafiosos e narcotraficantes, bem como a prostituição vicejava por toda a ilha para servir aos turistas. Isso acabou! É isso que os deixa tristes! Quanto aos cinemas é óbvio que as salas de espetáculo se prestavam a alienação e à propaganda  dos exploradores e imperialistas. Por outro lado as salas de espetáculo- os cinemas- , com o advento da televisão se tornaram obsoletas e  não lucrativas. Façam uma conta de quantos cinemas tinham no Brasil e quantos tem hoje?
Os canalhas exploradores nazifascistas que estão divulgando esse lixo, deram um tiro no pé.

FALCÃO E " O COMBATE À IMPRENSA"


Está corretíssimo o presidente do PT Rui Falcão, meu ex-companheiro de prisão na Ilha Presídio no Rio Grande do Sul na década de 70, ao defender uma guerra à imprensa; essa imprensa, na sua maioria esmagadora, " marronsista", golpista e serviçal dos interesses do capital.  Rui Falcão foi muito feliz ao dizer que " quando desqualificamos a política, a gente abre campo para as aventuras golpistas, para experiências que no passado levaram ao nazismo e ao fascismo, que devemos definitivamente afastar do nosso país". Essa afirmação do companheiro Rui me transporta ao julgamento do dirigente comunista búlgaro Dimitrov no Tribunal de Leipzig, sobre o incêndio do Reischstag. Montaram uma farsa, através de falsas denúncias, de depoimentos arranjados, de delações e principalmente da imprensa da época a serviço do grande ditador Adolfo Hitler. Tal qual na época, hoje temos a Associação Nacional de Jornais(ANJ) que comanda a trope golpista implantando injúrias contra todos aqueles que querem acabr com os seus privilégios, com a a sua falsa tese  de " defender a liberdade de expressão". Que bela liberdade de expressão essa onde a mídia nacional é comandada por meia dúzia de famílias e alguns parlamentares concessionários? Parabéns companheiro Rui; há muito que estou no combate a essa " mídia máfiosa", como certa feita a nominou Mino Carta; por isso sou censurado pela mídia no Paraná.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

OBAMA E SEUS DRONES ASSASSINOS


Obama, o guerreiro dos  drones: Quantas crianças você matou hoje?
Dave Lindorff

Pessoalmente, me  pareceu que  discurso de posse do presidente não  só de mau gosto, mas muito indecente, atingindo seu ponto  mais repugnante na parte  final, quando  disse:

"Nós, o povo,  ainda acreditamos que uma paz duradoura e segurança não precisam de guerra perpétua . Mostraremos  a coragem de tentar resolver pacificamente nossas diferenças com outras nações, não porque sejamos ingênuos sobre os perigos  que enfrentamos, mas porque o compromisso, permanentemente mantido, pode acabar com a desconfiança e medo. E devemos ser uma fonte de esperança para os pobres,os doentes, os marginalizados, as vítimas de preconceitos, não por mera caridade, sim porque em  tempo a paz é necessário  que sigamos os princípios, constantemente,  avançando no que o nosso senso comum diz: tolerância e oportunidade; dignidade humana e justiça”.
 

Enquanto assim  falava, as fábricas americanas estavam produzindo, de acordo com os termos em contratos do Pentágono, frotas de aviões teledirigidos – os drones -  que diariamente lançam seus explosivos sobre  homens, mulheres e crianças inocentes em países com os quais os EUA não estão ainda em guerra . A maioria dos ataques com esse tipo de aviões foram  pessoalmente aprovados  pelo nosso Presidente, o laureado com o Premio  Nobel, que proclamou seu direito - que ninguém replicou , nem o Congresso,  nem o judiciário, -  a ordenar que se liquide  a qualquer pessoa que se considere  um terrorista, assim como as  pessoas, incluindo crianças, que pudessem estar por perto.

O resultado desta política de terrorismo de Estado foi um massacre horrível e criminoso  de crianças, um massacre que foi escondido  e o Presidente como o Pentágono negam completamente.
"Nós, o povo", tomando nota do livro de estilo do Presidente, temos sido cúmplices em ignorar a carnificina brutal. "Nós, o povo", que nos  horrorizamos  ante o massacre de 20 inocentes estudantes de escolas primárias em Newton, Connecticut, não dedicamos  um pensamento ou uma lágrima para as milhares de crianças inocentes assassinadas em nosso nome pelo nosso "herói" militar no Iraque, Afeganistão, Paquistão, Iêmen e em outros lugares, por nossos  aviões de controle remoto, presidencialmente orientados , no Afeganistão, Paquistão, Iêmen e Somália, e através de nossas armas nas mãos de rebeldes e aliados em lugares como Síria, Gaza, Cisjordânia , Somália, etc.
Dave Lindorff é  fundador do  This Can’t Be Happening . Participou da edição do livro Hopeless: Barack Obama and the Politics of Illusion publicado por AK. Vive na Filadelfia. .
Tradução, revisão e adaptação: Valdir Silveira

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

MÉDICOS DO PARANÁ EM SANTA MARIA

Quem paga essa conta? Os donos da buáte? Queremos que o Governo nos responda. Por que? Porque no Paraná os atendidos pelos SUS morrem amontoados como gado nos corredores dos hospitais sob a alegação que não tem leitos e, principalmente, médicos. Pouca vergonha! Aproveito o texto para acrescer o que foi denunciado  no RPCTV de hoje(29/01/13 - 19:00hs), onde o consórcio Municipal de Saude, que reune municipios do Litoral do Paraná, não tem dinheiro para os SAMUS- Serviços Municipais de Saúde. E o governo ainda gasta dinheiro mandando auxilio para outros Estados, no caso o Rio Grande do Sul e o Muncípio de Santa Maria. Isot é uma desfaçatez muito grande, abandonam o nosso povo, a população carente do Paraná e hipocritamente "querem salvar os outros". Repito que os donos do inferninho que pegou fogo, a Prefeitura de Santa Maria e o Governo do Rio Grande do Sul paguem essa conta da qual são responsáveis por não terem feito a devida fiscalização. Será porque tem gente graúda - já está no ar o boato-, que um deputado gaúcho é o dono da buáte? O povo quer saber?

PRESIDENTE DOS INFERNINHOS DÁ DESCULPA FURADA

O presidente dos inferninhos, as buátes Curitiba em programa de televisão disse que os alváras estão vencidos por causa da burrocracia. Não é bem assim! Claro que existe a burocriacia pública; e é óbvio que as renovações não podem ser automáticas. Mas já que estão se queixando que os Governos Municipal e Estadual, disponibilizem mais gente para atender os inferninhos de Curitiba e Regiã Metropolitana. Também a narcóticos tem que entrar em ação já que, como todos sabem, as drogas correm à solta nesses ambientes.É o que dizem, alguém duvida?

NA ESPANHA TRABALHADORES QUEREM A QUEDA DO GOVERNO

BANQUEIROS E CORRUPTOS VIVEM “ ALÉM DE NOSSAS POSSIBILIDADES”

Temos  que acabar com  o governo dos cortes e da  corrupção! No final, como dizemos  nas manifestações, provamos  que " não falta  dinheiro, sobram os ladrões ."
O escândalo não tem precedentes. Luis Barcenas, o extesoureiro do PP (e até ontem com escritório próprio em sua sede), tinha  22 milhões na Suíça. Seu  advogado informou  que teria lavado 10 milhões na recente anistia fiscal  do governo e que durante  anos em pagava  propina  entre 3000 e 10.000 euros por mês, aos principais líderes do PP.

Ao roubo legal com que o governo saqueia o  povo e enriquece os banqueiros, se acresce  agora o roubo ilegal, corrupção absoluta. São os mesmos ladrões que enriquecem co o dinheiro de todos, que, sob o comando da troika, votaram para 2013 orçamento com cortes brutais. Aqueles que anunciaram , quebrando outra promessa, que os cortes serão  nas pensões. Aqueles que destruíram 2.000 empregos por dia, terminando 2012 com mais de 6 milhões de desempregados (26,13%), 12 milhões de pessoas pobres, cortes salariais e aumento dos preços (IVA, electricidade, água, gás. .) Mas, a coisa  não pára em Barcenas, que até agora  é a ponta maior do iceberg. Temos Güemes, ex-ministro da Saúde, em Madrid, que entrou para o conselho da multinacional  Unilabs multinacionais, a mesmo que "comprou" o que ele privatizou. Temos o presidente da Comunidade, Ignacio González, que acaba de informar  a compra de um apartamento em Marbella para um milhão de euros, uma sociedade  criada em um paraíso fiscal por um testa de ferro( um laranja). Os negócios  sujos  de Urdangarín chegaram  diretamente ao rei.


O governo e outras instituições do regime já não tem credibilidade. Pesquisas recentes de Metroscopia dizem que 74% desaprovam Roy  e 84% o  inspira pouca ou nenhuma confiança. Em paralelo, para Rubalcaba (PSOE)  a desaprovação chega à  81%. O governo perde, a cada dia que passa,  apoio social e vê  aumentar sua crise. As denúncias  de corrupção são avivadas pelas  divisões entre os de  cima. Fora Rajoy, por uma saída  proletária e popular para a crise!

É necessário e possível derrubar  este governo e derrotar seu plano de guerra social. Para isso, precisamos trazer esta tarefa para as manifestações, exigindo "que se vão" unificar as lutas e propor um programa conjunto de medidas de emergência:

-Imediatamente suspender despejos e garantir habitação para toda a família sem-teto, confiscar a montanha de  casas dos bancos

- Revogação de todos os decretos cortes e reforma trabalhista

- Parar já os processos de  privatização e reestatizar o privatizado, garantindo uma Saúde e Educação  100% públicas

-Suspender imediatamente o pagamento da dívida aos banqueiros e abrir uma auditoria pública

-Prisão para os corrupto e corruptores  econfisco  de suas s propriedades

- Nacionalização, sem indenizaçã,o do sistema financeiro

Fonte: Editorial de Página Roja nº 16, publicación mensual de Corriente Roja/Corrent Roig

Tradução, revisão e adaptação: Valdir Silveira

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MARINA: EMPATADA COM DILMA? PODE?

Deu no blog do Fabio Campana; noticia que retransmito na íntegra.

Marina Silva é maior
do que o PV, segundo pesquisa da legenda


Do Ilimar Franco, O Globo:
O PV encomendou uma pesquisa do Instituto Ipesp sobre a sucessão presidencial. O primeiro cenário: Dilma (PT), 57%; Aécio Neves (PSDB) 18%; e, Fernando Gabeira (PV), 10%. O segundo cenário: Dilma, 42%; Marina Silva (sem partido), 32%; Aécio, 12%; e, Gabeira, 4%. O terceiro cenário: Dilma, 39%; Marina, 35%; Aécio, 12%; e, Eduardo Campos (PSB), 4%. Além de mostrar que Marina tira votos dos Verdes, ela revelou que a sigla está dissociada de seu número. Apesar de 60% conhecerem o PV, só 7% sabem que seu número é 43. A pesquisa ouviu mil pessoas, dias 14 e 15 de dezembro, por telefone (o que dá peso maior às de renda mais alta e escolarizadas). A pesquisa também pediu que fosse atribuída uma nota (de 0 a 10) aos partidos: PT, 5.8; PMDB, 5.7; PV, 5.4; PSDB, 5.2; e, PSB, 4.8. E quis saber sobre a confiabilidade das legendas: PT, 37%; PV, 36%; PSB, 36%; PMDB, 31%; e, PSDB, 27%.
Meu comentário: A pesquisa fajuta do tal Instituto Ipesp só pode ser encomenda da direitona fascista que está financiando essa safada da Marina. Na "pesquisa" Marina aparece empatada com Dilma, pode?

SANTA MARIA: DILMA CHORA, POR QUE E POR QUEM?

Ora, um episódio, uma grande tragédia burguesa, fruto da exploração dos sem cárater que exploram as notadas. Não tinham alvará, colocaram trogloditas de porteiro, de segurança para impedir a sáida dos jovens. Dilma não tem que chorar, tem sim que mandar predner os donos - ou o dono- da boate que deve ser um bancana protegino da soçáite santamariense. Dilma não tinha que interromper sua viagem diplomática, de compromissos ao Chile. Sua volta foi pura demagogia. dilma não precisa dessa farsa para ter os votos dos brasileiros; mesmo porque  se ela fazer um levantamento dasd leições em Santa Maria, tanto ela como Lula sempre foram derrotados. É uma sociedade de mafiosos reacionários. Dilma tem que se preocupar com os SEM TERRA, sem terra para plantar e ouvir a voz de Stédile, o liter do MST. Recentemente invadiram o Instituo Lula, os SEM TERRA para revindicar direitos. Tragédias PRESIDENTA DILMA, eu, nós presenciamos todos os dias nos hospitais do Brasil, nas filas do SUS, nas escolas que faltam para os filhos dos operários, etc. etc.; não vi até hoje Presidentes interromperem viagens para resolver estes problemas! Basta de hipocrisia!

SANTA MARIA: LUTO!

Não estou de luto ppor causa dessa tragédia. Estou de LUTO SIM, pelas crianças que estão morrendo de fome, nesse momento que escrevo, no páís e na América Latina. Estou de LUTO,SIM... pelos agricultores sem terra que há décadas " moram" em barracas obrigados pela incúria, pela insensibilidade do latifúndio explorador. Estou de LUTO,SIM... pelas pessoas sem moradia que " moram" sob pontes, sob viadutos, em charcos infectos. Estou de LUTO, SIM pelas crianças sem creches, pelos pobres sem acesso ao ensino. Estou de LUTO,SIM pelas pessoas que estão morrendo nos corredores dos hospitais, que não são atendidos pelo SUS, enfim que sofrem nas mãos da mercantilização da medicina. ESSE O MEU LUTO; O RESTO, O RESTO É FARSA, É FALSO MORALISMO, É HIPOCRISIA!

TRAGÉDIA DE SANTA MARIA

Segundo informações publicadas nos jornais a boáte - não é assim que se pronuncia boite?- não tinha alvará. Portanto cadeia para o dono do " estabelecimento". Se eu fosse parente das vítimas pegava o safado e tocava fogo nele!

O ENRIQUECIMENTO DOS BANQUEIROS



                                           PENSAMENTO DE LÊNIN


" ASSALTAR UM BANCO NÃO É NADA, PERTO DE FUNDAR UM BANCO"

domingo, 27 de janeiro de 2013

PRESIDENTA DILMA ARROCHO NAS BOATES!


A tragédia de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, nos leva a uma reflexão: A SEGURANÇA DESTES INFERNINHOS! É preciso que o Ministério da Defesa, Policia Federal, Policia Civil - se não estão engavetados- ajam com rapidez, com dureza para averiguar as questões de segurança dessa boates. Sabe-se , os boatos existe, que muita gente influente, até deputados, filhos de gente do judiciários - como no caso de Curitiba - são proprietários desses estabelecimentos e, naturalmente, esses procedimentos influenciatórios são um modus operandi no Brasil. Por isso a Presidenta Dilma tem, é seu dever, de BAIXAR UMA INSTRUÇÃO, UM PROCEDIMENTO RIGOROSO na fiscalização de todas as boates no territórionacional. Presidenta Dilma quem não cumprir as determinações se forem funcionários públicos federais que sejam sumariamente demitidos. Se forem do municipio ou estado que a policia federal os enjaule como animais para que essas tragédias criminosas não mais aconteçam. Falei e grifei!

CORÉIA DO NORTE: O CONGLUIO ONU/EUA


Nações Unidas continuam subservientes aos EUA contra a Coréia do Norte

As Nações Unidas, desde a sua criação em 24 de outubro de 1945, tem servido de fachada e legitimação de crimes do governo imperialista norte-americano.
A República Popular Democrática da Coreia (Coréia do Norte) é uma prova cocreta da política genocida e hipócrita praticada pela ONU. Na guerra da Coreia – de 1950 a 1953 – o imperialismo norte-americano atacou a Coreia bombardeando em um domingo à tarde dezenas de cidades, vilas e aldeias coreanas, assassinando 1 em cada 3 habitantes. Despejaram – pela primeira vez na história da humanidade – toneladas de bombas de napalm, para envenenar a terra e os rios e matar de forma cruel a população civil.
Apesar de tudo isso, o povo coreano não se rendeu, e sob a liderança do imortal Kim Il Sung, os coreanos venceram o poderoso exército norte-americano e expulsou suas tropas para além de Seul. Derrotados e humilhados, os norte-americanos recorreram à ONU, envolvendo na covarde guerra de agressão à Coréia dezenas de países satélites e fantoches do imperialismo norte-americano. Desta forma o país foi dividido ao meio e os confrontos e conflitos – estimulados e financiados pelo governo dos EUA – continuam até os dias de hoje.
A Coreia dominada pelos imperialistas –Coréia do Sul – se transformou em uma base militar norte-americana, depósito de armas, centro de discórdia para manter uma guerra de irmãos contra irmãos.
Com a morte de Kim Il Sung (1912-1994), assumiu a liderança da RPD Coréia seu filho Kim Jong Il, que não apenas manteve a linha política independente e nacionalista inaugurada pelo pai, mas traçou as linhas estratégicas para a construção de uma potência socialista desenvolvida e próspera, dotando o país de tecnologia suficiente para enfrentar as ameaças nucleares dos EUA e seu satélite sul-coreano. Kim Jong Il manteve o trabalho pela reunificação da Coreia (sabotado pelos EUA).
A morte de Kim Jong Il (1941-2011) deixou consternados os combatentes pela liberdade em todo o mundo, especialmente o povo coreano. Ele foi sucedido – graças à votação do Congresso Geral do Povo e do Partido dos Trabalhadores da Coreia – por Kim Jong Un, que manteve e mantém as bases políticas e filosóficas de uma Coreia que não se rende aos imperialistas, que não se submete à maior força militar do planeta, e responde com orgulho às provocações das potências imperialistas com o desenvolvimento da mais alta tecnologia espacial da atualidade, o lançamento do satélite Kwangmyongsong-3.
O lançamento deste satélite e de foguetes de alcance intercontinentais, e desenvolvimento de tecnologia nuclear, revelam que os EUA foram novamente derrotados pela RPD Coréia, desta vez na corrida espacial e nuclear. E o que fazem os EUA diante de mais esta derrota? Recorrem às Nações Unidas e seus países satélites, governantes corruptos e covardes que são oprimidos e dirigidos pela potência imperialista que mais guerras e desgraçadas produz para a humanidade: o governo dos EUA.
Em resposta, o Comitê pela Reunificação Pacífica da Pátria “qualifica de um grave desafio à dignidade e soberania da RPD Coreia e ao povo coreano a “resolução das Nações Unidas, aprovada por forças hostis que acusam o lançamento do satélite artificial com fins pacíficos. Rechaça essas acusações em nome do povo coreano e denuncia procedimento imprudente pela banda títere (governo da Coréia do Sul) que atuou em conjunto com as forças estrangeiras para aprovar essa “resolução”. Trata-se de um grosseiro crime antinacional; uma provocação imperdoável”. A declaração do Comitê de Reunificação é contundente: “Os que se atrevam a atentar contra nossa justa causa, não poderão escapar de nossa forte vingança e de um golpe demolidor”.
Esta é a resposta corajosa e honrada de um povo que não aceita ser escravo ou manipulado pelo imperialismo norte-americano e seus marionetes. A RPD Coreia tem hoje uma das maiores forças armadas, entre as mais modernas e bem equipadas do mundo. É um país forjado na resistência ao imperialismo, que jamais foi derrotado pela maior força militar do mundo – EUA – que sempre precisou a recorrer a outros países em sua permanente guerra à Coréia.
Tem na liderança nacional – Kim Jong Um - um descendente de homens que deram suas vidas à defesa da pátria com insofismável patriotismo e honradez. E como tal, está disposto a honrar o passado grandioso e heroico da RPD Coreia no enfrentamento a seus inimigos e na conquista de mais vitórias para o povo coreano.
As Nações Unidas não passam de uma marionete manipulada pelo imperialismo norte-americano. As guerras contra o Iraque, Líbia, Afeganistão, entre outras, só trouxeram miséria e desgraças para os povos invadidos, e lucros financeiros para os EUA e seus comparsas. Mas na Coreia – como escreveram os revolucionários espanhóis: “Não passarão!”

Publicado em www.marchaverde.com.br

ESPECTRO DE FRANCO RONDA EL PAÍS

                                                   
                                                    

sábado, 26 de janeiro de 2013

A VENEZUELA ENFRENTA O TERRORISMO DA MÍDIA


 EL PAÍS, UMA NOVA PÉROLA DO TERRORISMO MIDIÁTICO Carlos Aznarezrebelion.org Vermes cruéis . Isso e não outras coisas é o  que os criadores e executores de terrorismo da mídia fazem  todos os dias  sobre  a saúde do presidente Hugo Chávez. Representantes disinformativos  das velhas políticas, escritores fracassados  de  tanto mentir, deturpar, omitir, buscam nas  "premícias" e nos  locais onde o seu comportamento sabujo  possa  construir uma falsa realidade, os detalhes repugnantes de algo que eles não podem mudar ou mesmo manter. Chávez vive e está se recuperando favoravelmente, apesar de sua situação precária, simplesmente porque o comandante luta com toda sua força e supera a adversidade para voltar para o seio de seu povo valente, que o quer e o defende.

Estas mídias estão apresentando um comportamento venenoso. Primeiro foi a CNN levantando dúvidas sobre a última operação sofrida pelo presidente, e incentivando (com estilo sibilino) a aproximação da morte, depois foi a vez de seus asseclas de Miami, que geralmente consultam um "médico" que afirma saber o que outros ignoram. E agora é a vez, nesta escalada sem fim, os diretores da central  desestabilizadora que é  o jornal espanhol El País.

Parece que os produtores de "jornal global em espanhol," compraram  "mercadorias estragadas", como dizem na Argentina, no jargão do jornalismo. Foi o que  aconteceu precisamente a eles  que se gabam de dar lições de ética, bolsas de estudo e organização de workshops para aprendizes incrédulos (e alguns veteranos) cronistas  americanos "aprendam" as maravilhas que instila a corja de Juan Luis Cebrian  e seus bulldogs do  Grupo Prisa. Eles, para armar e desarmar acordos com outros jornais do continente, alguns "liberais" e outros que estão descobrindo as entranhas direitistas , e daí desinformam sobre o que está acontecendo na Venezuela, Cuba, Iraque, na Palestina ou Iran.

Eles, que em 2002 montaram  na onda para comemorar o fracassado golpe de Pedro Carmona, "o Breve", contra a Revolução Bolivariana.Precisamente eles, os ponderados da pena  de El País, adquiriram , pagando dezenas de milhares de dólares, um retrato falso onde o Comandante Chávez estaria  deitado numa maca entubado, em estado de  coma. A imagem, que denunciou o jornalista Walter Martínez é capitalizado, a Telesur, o que corresponde a uma operação de um homem muito parecido com Chávez, e data de 2008.
Porém os jornalistas  de El País  não são simples apêndices de uma campanha, mas figuras destacadas neste hábito de gerar climas para atacar governos e pessoas que não compartilham de seu compromisso com o capitalismo, e não satisfeitos  com divulgação  da famosa foto, aproveitaram  a oportunidade para sutilmente pedir desculpas, investindo também contra Cuba, outro de seus  inimigos permanentes. É assim, como  "verificar de forma independente as circunstâncias em que a foto foi tirada, nem o momento preciso, ou o lugar. “É por isso que temos de estar atentos e mobilizados, como fez esta semana o povo venezuelano, evocando a queda do ditador Pérez Jiménez e alertando toda a gente que há milhões que estão dispostos a defender com a vida suas  conquistas.
Tradução e adaptação: Valdir Silveira

A VENEZUELA, CHAVEZ E A REVOLUÇÃO BOLIVARIANA(FINAL)


A ignomínia do País e sua  exclusiva foto global

Depois de escrever as linhas acima, salta o escândalo causado pelo jornal El País que  publicou na primeira página " e exclusividade mundial "  uma falsa imagem do presidente Chávez entubado numa sala de operação. Que um jornal como este, um aliado próximo do PSOE e considerado "sério", e que alguns ingênuos ainda consideram um  baluarte da democracia espanhola, se atreva a semelhante  manipulação reconhecendo seus próprios  responsáveis  que não tinha confirmado a veracidade de tal imagem ─ na verdade tirada de um vídeo que circula na internet desde 2008 e cujo protagonista era um paciente anônimo ─ mostra a torpeza moral e profissional  a que chegou  o jornal global e desnuda seu verdadeiro rosto. Tudo vale contra a Venezuela Bolivariana  e contra o seu presidente constitucional , Hugo Chávez.

Os abutres da mídia transnacional  tem bicado carniça, antes do tempo,  no afã de liquidar um  digno chefe  de estado não foi escolhido a dedo por um ditador, mas democraticamente eleito várias vezes para o seu povo. Em uma nota de auto-defesa o diário global  tenta esconder sua evidente responsabilidade  jogando a  culpa não a sua torpe direção  mas a ... Cuba. " A  foto que El País nunca  devia publicar " (mas a  publicou, afirmamos) titula  a direção do jornal em seu sina  de desculpas no auge do reconhecimento do  ridículo mundial  que fizeram e do fiasco de suas secretas tentativas de desestabilização política da Venezuela.

Não foi  um erro, nem uma sonora  derrapagem  típica de uma imprensa marron. Foi  algo mais profundo: uma nova amostra da cegueira que leva ao ódio do império e seus servos fiéis contra governos latino-americanos de esquerda. A imagem suja e falsa fotografia do El País passará, sem dúvida, a história da ignomínia  na imprensa mundial.
Fonte: rebelion.org

 

A VENEZUELA, CHAVEZ E A REVOLUÇÃO BOLIVARIANA(II)


O vôo dos  urubus: um ataque global progressivo
Não pensem que os inimigos declarados da revolução bolivariana na Espanha estão apenas dentro da direita tradicional e entre os nostálgicos do franquismo.  Muitos de seus críticos mais ferozes vêm da destemida  socialdemocracia,  do desenfreado  neoliberalismo e do acomodado progressismo hispano que floresceu  entre rosas e flores no período de  transição. Um destes  últimos, nos últimos dias tem destilado  seu ódio contra  Chávez através de ondas da cadeia  SER, pertencente ao Grupo PRISA . Miguel Angel Aguilar mostrou mais uma vez porque, depois de ter sido diretor da agência EFE durante o governo de Felipe González, está ligado desde  a sua criação  à Telecinco (melhor chamada Telecirco), pertencente ao grupo italiano Mediaset de propriedade de Silvio Berlusconi, como gerente de programas, comentarista político, além de  continuar como  habitual colaborador  da jornal  global El Pais, da Cadeia SER e da Televisão Espanhola (TVE)

A  maioria dos programas da  Telecinco podemos  qualificá-los, de maneira objetiva,  como telelixo,  assim podemos chamar de radiolixo  ao "telegrama" rádiofônico de  Aguilar. Sua indignação "progressista" não o permite perguntar  por  Honduras e Paraguai, duas vítimas de golpes de Estado  tramados  pelo Império e executados pela oligarquia local. Apenas preocupado com os países latino-americanos, como Cuba, Venezuela e Argentina que escolheram  um caminho de independência e dignidade nacional. Sua posição a respeito se distancia  da tarefa própria de um jornalista para assumir, descaradamente,   uma  visão sectária de uma oligarquia crioula  que teme mais  seu povo que uma praga.

Além disso, caracteriza  uma desfaçatez  sem limites pretender identificar o franquismo com a Revolução Bolivariana. Não vou  refutar tal monstruosidade, porque o único elemento que o sustenta é o ódio.

Finalmente, como Miguel Angel Aguilar parece ter adquirido o dom da adivinhação em seus longos anos de jornalismo no calor do poder,  sugiro que  consulte, em sua  bola de cristal algo mais prõximo, como, por exemplo, a duração previsível do governo Mariano Rajoy e o futuro do regime de Bourbon, tão admirado por ele.

Fonte: rebelion.org

A VENEZUELA, CHAVEZ E A REVOLUCÇÃO BOLIVARIANA(I)



Os ataques a Fidel Castro passaram para um segundo plano, uma vez perdida a esperança de destruir o socialismo em Cuba, Hugo Chávez tornou-se nos últimos anos a doentia  obsessão dos meios de comunicação espanhóis. Não há  programa de rádio ou televisão que se orgulhe, nem colunista de jornal, no afã de brilhar, que não insulte o Presidente da República da Venezuela. Alardeavam  que Chavez  seria derrotado pelo miserável ​​Henrique Capriles  Em seguida, com o presidente doente e longe da campanha eleitoral, aconteceram as  eleições regionais e a retumbante vitória dos candidatos do PSUV bolivarianos. É claro que, em circunstâncias difíceis o povo venezuelano continua a apoiar fortemente o processo revolucionário inspirado e liderado pelo comandante Chávez. Confiamos  e esperamos  que o presidente bolivariano tenha  vida longa, mas,  em qualquer caso,  não importa o que,  a revolução se enraizou na Venezuela e será o povo, como sempre, quem vai garantir o seu futuro na luta política e no trabalho diário .


Mais uma vez mostrando sinais de torpeza moral, a oposição venezuelana e seus mentores no exterior agora dependem apenas da evolução  negativa da saúde de Chávez para pescar em águas turvas e recuperar o poder que perderam  nas urnas. Confundindo os seus desejos e interesses obscuros com  a realidade e novamente mostrando a miséria de seu projeto político, a oligarquia local e seus porta-vozes dão por   morto o novo  Bolívar,embora ele, como Fidel, parece que tem  sete vidas como os gatos.



Sem esperar a decisão da Assembleia Nacional e sem conhecer  a opinião da Suprema Corte, esses senhores neoliberais já haviam definido, de antemão,   a data de posse  do novo mandato e inclusive  haviam  decidido substituir o presidente constitucional convalescente  de uma intervenção cirurgica. Os mesmos  que rejeitaram  a Constituição Bolivariana agitam agora  através  de seus artigos  esquecendo todas as disposições nela contidas para tais  casos e tentam impedir o normal funcionamento das instituições legislativas e judiciais do Estado, ignorando as suas decisões sobre o assunto. Para a desacreditada oposição venezuelana  o que se constata com todas estas artimanhas  é montar um golpe  de Estado que,  na sua visão estípida  , fosse  executado pelos próprios  líderes do PSUV.

Estes oligarcas crioulos , agora como antes, não concebem a nação senão  como uma fazenda desua propriedade  a ser explorada.

Os   ataques a  Fidel Castro passaram para um segundo plano , uma vez perdida a esperança de destruir o socialismo em Cuba; Hugo Chávez tornou-se nos últimos anos a obsessão dos meios de comunicação espanhóis. No programa de rádio ou televisão que se orgulha, colunista de jornal e brilhando com ânsia não insultar o Presidente da República da Venezuela. Há alguns meses atrás previu que ele seria derrotado pelos miseráveis ​​Henrique Capriles: teve a marinar rápida execução e da derrota de seu candidato e desvalorizar se possível a vitória de Chávez. Em seguida, o presidente doente e longe da campanha eleitoral, as eleições regionais e veio a retumbante vitória dos candidatos do PSUV bolivarianos. É claro que, em circunstâncias difíceis o povo venezuelano continua a apoiar fortemente o processo revolucionário inspirado e liderado pelo comandante Chávez. Nós confiamos  e esperamos  que o presidente bolivariano tenha vida longa, mas em qualquer caso, não importa o que,  a revolução se enraizou na Venezuela e o povo , como sempre, quem vai garantir o seu futuro na luta política e no trabalho diário .
Fonte: rebelion.org

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A BESTA CONTINUA SOLTA, E COMO...!

                                          

                                               

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

FILIPÃO SE RENDE AOS CARTOLAS DA MÁFIA DO FUTEBOL

Ao convocar só seis jogadores brasileiros dos vinte chamados Felipão, o chamado xerife, se vergou, se dobrou aos interesses da cartolagem mafiosa do futebol brasileiro e internacional. Os 14 estrangeiros, SIM ESTRANGEIROS, porque pra mim não são mais jogadores brasileiros,tem apenas nacionalidade brasileira, estão ganhando seus dólares honestamente,vendendo sua mais valia aos times estrangeiros. O compromisso desses jogadores brasileiros estrangeirizados é com o seu (deles) contrato. Não vão entrar em bola dividida pra perder seus ótimos trocados. Então o Xerifão Felipão tinhaque convocar 14 PRATAS DA CASA e 6 " trangeiros". Infelizmente os interesses dos patrocinadores falou mais alto. Se continuar essa sacanagem teremos um repeteco da Copa de 50; brasileiros saindo chorando do velho Maraca porque tomaram no fiofó! Falei. Gravem!

A REVOLUÇÃO BOLIVARIANA CONTINUA, COM CHAVEZ OUSEM ÊLE


Um povo levantado*

Pedro Guerreiro
22.Jan.13 ::
Pedro Guerreiro O que dói às forças reaccionárias na Venezuela e ao imperialismo é que ao longo dos últimos 14 anos, ultrapassando insuficiências, encontrando soluções para complexos problemas e vencendo duras provas, a Revolução Bolivariana avançou. Perante os enormes desafios que se colocam aos trabalhadores, ao povo venezuelano e às suas forças revolucionárias, perante a permanente acção desestabilizadora e provocatória das forças reaccionárias e golpistas e a ingerência imperialista, impõe-se uma activa solidariedade internacionalista.


O dia 10 de Janeiro de 2013 ficou marcado por uma nova e importante jornada de luta em defesa, pela consolidação e avanço da Revolução Bolivariana venezuelana.
Face às manobras desestabilizadoras e provocatórias das forças reaccionárias e golpistas, os trabalhadores e o povo venezuelano levantaram-se, uma vez mais, em defesa e pelo respeito da sua Constituição e instituições democráticas, da soberania popular expressa na reeleição de Hugo Chávez como Presidente da República Bolivariana da Venezuela, a 7 de Outubro passado.
Uma jornada de luta que contou com a expressão da solidariedade internacionalista das forças revolucionárias e progressistas da América Latina e igualmente de outras partes do mundo.
Uma tão grande e significativa mobilização de massas que, embora silenciada pelos mesmos meios de informação que deram voz e instigaram as actuais manobras de intriga e de divisionismo, lhes deu uma firme resposta.
O que dói às forças reaccionárias na Venezuela e ao imperialismo é que ao longo dos últimos 14 anos, ultrapassando insuficiências, encontrando soluções para complexos problemas e vencendo duras provas – como o boicote económico, o golpismo, a violência, a permanente provocação e a mentira, ou a ingerência e a desestabilização externa –, a Revolução Bolivariana avançou, mobilizando e unindo os trabalhadores e o povo para tomarem nas suas mãos a construção do caminho que dê resposta às suas necessidades e concretize as suas legítimas e justas aspirações.
O que lhes dói (e tudo fazem para silenciar ou escamotear) é que a Revolução venezuelana mobilize os recursos e a produção do País em prol da satisfação das necessidades do povo; assegure a prestação de cuidados de saúde; erradique o analfabetismo e universalize o acesso a todos os níveis de ensino; promova a informação, o saber, a cultura e as expressões artísticas; dê resposta progressiva ao acesso a serviços básicos fundamentais, como a electricidade, a água potável ou o saneamento básico, e a uma habitação condigna; aumente o valor das reformas e o número daqueles que as recebem; promova e alargue o âmbito da segurança social; reduza significativamente a pobreza; assegure uma cada vez mais justa redistribuição da riqueza criada; assegure direitos laborais dos trabalhadores; diminua de forma expressiva o desemprego; aumente consecutivamente o salário mínimo; invista na produção nacional; nacionalize empresas em sectores estratégicos para a concretização do plano de desenvolvimento económico e social do País; diminua a dependência externa; salvaguarde e afirme a sua soberania e independência nacional; promova e diversifique as suas relações de amizade, de paz e solidariedade com outros países; ou avance com processos de cooperação de âmbito regional com carácter anti-imperialista, como a ALBA, e processos de afirmação soberana não submetidos ao domínio dos EUA, como a CELAC.
A Revolução Bolivariana confronta-se com um complexo e difícil momento que coloca como exigência fundamental a reafirmação e o fortalecimento da unidade das forças populares, de todas as forças revolucionárias e patrióticas reunidas no Grande Pólo Patriótico, da Força Armada Nacional Bolivariana, para a salvaguarda das históricas conquistas dos trabalhadores e povo venezuelano e da sua soberania nacional e para o prosseguimento do amplo e consecutivo programa de transformação social, que aponta como objectivo a edificação de uma «Pátria Independente e Socialista».
Face à firme e combativa luta dos trabalhadores e do povo venezuelano e das suas forças revolucionárias, perante os enormes desafios que se lhes colocam e a permanente acção desestabilizadora e provocatória das forças reaccionárias e golpistas e a ingerência imperialista, impõe-se uma activa solidariedade internacionalista.
*Este artigo foi publicado no “Avante!” nº 2042, 17.01.2013

PELA POSSE DAS RIQUEZAS, VALE TUDO!

È PRECISO DIZER MAIS?
                                          
                                   

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

EIS OS PORQUÊS DA INTERVENÇÃO ESTRANGEIRA NO MALI



A guerra no Mali

O país é um Eldorado de urânio, ouro, petróleo e minerais estratégicos

por R. Teichman
Mali. O governo francês declarou que:
"enviaria 2500 soldados para apoiar a tropa do governo do Mali no conflito contra rebeldes islamistas. A França já deslocou cerca de 750 soldados para o Mali e aviões franceses chegaram a Bamako na manhã de terça-feira ...
Continuaremos a instalação de forças no terreno e no ar ...
Temos um objectivo. Assegurar que quando deixarmos [o país], quando finalizarmos nossa intervenção, o Mali está seguro, tem autoridades legítimas, um processo eleitoral e não há mais terroristas a ameaçar o seu território". [1]
Assim, esta é a narrativa oficial da França e daqueles que a apoiam. E naturalmente isto é amplamente relatado nos media de referência.

A França é apoiada por outros membros da NATO. O secretário da Defesa dos EUA, Leon Panetta, confirmouj que os EUA estava a fornecer inteligência às forças francesas no Mali. [2] O Canadá, a Bélgica, a Dinamarca e a Alemanha também apoiaram publicamente a incursão francesa, prometendo apoio logístico no esmagamento dos rebeldes. [3]

Se acreditarmos nesta narrativa seremos enganados mais uma vez acerca das razões reais. Uma olhadela aos recursos naturais do Mali revela do que realmente se trata.

Recursos naturais do Mali [4]

Ouro: O Mali é o terceiro maior produtor da África, com exploração em grande escala em andamento. O país é famoso pelo seu ouro desde os dias do grande Império Maliano. Na peregrinação a Meca do Imperador Kankou Moussa, em 1324, a sua caravana transportava mais de 8 toneladas de ouro! O Mali portanto tem sido um país mineiro durante mais de meio milénio.

Actualmente há sete minas de ouro em operação no Mali, as quais incluem: Kalana e Morila no Sul do país, Yatela, Sadiola e Loulo no Ocidente, e minas que recentemente recomeçaram a produzir, nomeadamente Syama e Tabakoto. Projectos de exploração avançada incluem: Kofi, Kodieran, Gounkoto, Komana, Banankoro, Kobada e Nampala.

Urânio: sinais encorajadores e exploração em plena actividade. A exploração está a ser executada por várias companhias com indicações claras de depósitos de urânio. O potencial de urânio localiza-se na área de Falea, a qual abrange 150 km2 da bacia Falea-Guiné do Norte, uma bacia sedimentar neoproterozoica assinalada por anomalias radiométricas significativas. Pensa-se que o potencial de urânio em Falea é de 5000 toneladas. O Projecto Kidal, na parte Nordeste do Mali, com uma área de 19.930 km2, abrange uma grande província geológica cristalina conhecida como L'Adrar Des Iforas. O urânio potencial no depósito Samit, só na região de Gao, é estimado em 200 toneladas.

Diamantes: O Mali tem potencial para desenvolver sua exploração de diamantes. Na região administrativa de Kayes (Região mineira 1), foram descobertos trinta (30) filões quimberlíticos dos quais oito mostram traços de diamantes. Cerca de oito pequenos diamantes foram encontrados na região administrativa Sikasso (Sul do Mali).

Pedras preciosas:
-Círculo de Nioro e Bafoulabe: Granadas e minerais magnéticos raros
-Círculo de Bougouni e Bacia Faleme: Pegmatite
-Le Gourma: granadas e corindons
-L'Adrar des Ilforas: pegmatite e minerais em metamorfose
-Zona Hombori Douentza: quartzo e carbonatos

-Minério de ferro e manganês: Recursos significativos mas ainda não explorados. Segundo estimativas o Mali tem mais de 2 milhões de toneladas de reservas potenciais de minério de ferro localizadas nas áreas de Djidian-Kenieba, Diamou e Bale.
-Bauxita: as reservas são estimadas em 1,2 milhão de toneladas, localizadas em Kita, Kenieba e Bafing- Makana. Traços de manganês foram encontrados em Bafing-Makana, Tondibi e Tassiga.
-Depósitos de rocha calcárea: 10 milhões de toneladas est. (Gangotery), 30 milhões est. (Astro) e Bah El Heri (Norte de Goundam) 2,2 milhões de toneladas est.
-Cobre: potencailidades em Bafing Makan (Região Ocidental) e Ouatagouna (Região Norte)
-Mármore: Selinkegny (Bafoulabe) 10,6 MT de reservas estimadas e traços em Madibaya
-Gesso: Taoudenit (35 MT est.), Indice Kereit (Nord de Tessalit) 0,37 MT est.
-Caulim: Potential de reservas estimadas (1MT) localizado em Gao (Região Norte)
-Fosfato: Reserva localizada em Tamaguilelt, produção de 18 mil t/ano e um potencial estimado de 12 milhões de toneladas. Há quatro outros depósitos potenciais no Norte, de 10 milhões de toneladas.
-Chumbo e zinco: Tessalit na Região Norte (1,7 MT de reservas estimadas) e traços em Bafing Makana (Região Ocidental) e Fafa (Norte)
-Lítio: Indicações em Kayes (Região Ocidental) e potencial estimado de 4 milhões de toneladas em Bougouni (Região Sul)
-Xisto betuminoso: Potencial estimado em 870 milhões de toneladas, indicações encontradas em Agamor e Almoustrat na Região Norte.
-Linhita: Potential estimado em 1,3 milhão de toneladas, indicações encontradas em Bourem (Região Norte)
-Sal gema: Potencial estimado de 53 milhões de toneladas em Taoudenni (Região Nore)
-Diatomite: Potencial estimado de milhões de toneladas em Douna Behri (Região Norte)

O potencial petrolífero do Mali já atrai interesses significativos de investidores

O potencial petrolífero do Mali tem sido documentado desde a década de 1970 quando pesquisa sísmica e perfurações esporádicas revelaram indicações prováveis de óleo. Com o crescente preço mundial dos recursos de petróleo, o Mali avançou a sua promoção e pesquisa para a exploração, produção e potencial exportação do petróleo. O Mali também poderia proporcionar uma rota de transporte estratégica para as exportações de petróleo e gás sub-saarianas para o Ocidente e há a possibilidade de conectar a bacia Taoudeni ao mercado europeu através da Argélia.

Já começaram trabalhos de reinterpretação de dados geofísicos e geológicos efectuados anteriormente, centrando-se em cinco bacias sedimentares no Norte do país incluindo: Taoudeni, Tamesna, Ilumenden, Ditch Nara e Gao.

Isso é o que há

Não importa o que seja dito nos media de referência: o objectivo desta nova guerra não é outro senão despojar mais um país dos seus recursos naturais, assegurando o acesso aos mesmos das corporações internacionais. O que está a ser feito agora no Mali através de bombas e balas está a ser feito à Irlanda, Grécia, Portugal e Espanha através da escravização pela dívida.

O povo sofre e morre

O Guardian informou há dois dias [5] :
"O custo humano ainda não foi calculado, mas um comunicado lido na televisão do estado sábado passado diz que pelo menos 11 malianos foram mortos em Konna.

"Sory Diakite, o presidente da municipalidade de Konna, afirma que entre os mortos havia crianças afogadas depois de se lançarem a um rio numa tentativa de escapara às bombas.

"Outros foram mortos nos pátios das suas casas, ou fora delas. O povo tentava fugir à procura de refúgio. Alguns afogaram-se no rio. Pelo menos três crianças lançaram-se ao rio. Tentavam nadar para o outro lado. E tem havido danos significativos da infraestrutura", disse o presidente, que fugiu da cidade com a sua família e agora está em Bamako".
Quem sabe qual será hoje o total de mortes?

Deus ajude o povo de qualquer país com recursos naturais a serem explorados.
15/Janeiro/2013

Notas:
[1] [2] [3] http://rt.com/news/france-mali-french-troops-006/
[4] Toda a informação é extraída de Le Journee Miniere et Petrolieres du Mali (informação do governo) http://www.jmpmali.com/html/miningandpetroleum.html
[5] www.guardian.co.uk/world/2013/jan/13/mali-neighbours-troops-french-intervention


Ver também:
  • Le Conseil mondial de la paix dénonce l'intervention militaire française au Mali
  • Mali : Le Fardeau Néocolonial de la France
  • MALI: " GUERA HUMANITÁRIA" PELA POSSE DO OURO


    Os verdadeiros rostos do terrorismo em África

    por Komla Kpogli
    Recursos africanos. Dizem-nos agora que o terrorismo ameaça a África e que em nome da luta contra o mesmo trava-se actualmente uma "guerra humanitária" no Mali. Examinemos o que é realmente o terrorismo sob os trópicos.

    Após quatro séculos de razzias negreiras transatlânticas e árabo-muçulmanas e mais de um século de colonização, as populações africanas entraram em luta pela sua libertação. Mas estas lutas foram curto-circuitadas e os seus condutores logo assassinados e substituídos por fantoches sanguinários cuja única missão é confirmar a manutenção do continente na órbita daqueles que investiram para privá-lo de todos os seus recursos – a começar pelos recursos humanos que, depois terem servido nos campos de algodão, nas minas, nos estaleiros de obras longe da África, devem continuar a trabalhar para o seu bem-estar agora no próprio continente. Sob o controle de vigilantes vestidos com fato e gravata, tal como o mestre.

    Infelizes os povos governados por escravos seleccionados e libertos para as necessidades da causa pelos mestres que os vestem à sua imagem, criando nestes "vigilantes" a ilusão de que se tornaram seus iguais. O poder do terror que o mestre atribuiu a estes contramestres revela-se tão destruidor que certos africanos não vacilam em lamentar abertamente a substituição do colono de olhos azuis por aqueles que, pela cor da pele, pareciam serem seus irmãos. Juventude remetida ao exílio pelo Mediterrâneo onde, se não for abatida pelos tiros dos guarda-fronteiras do Frontex , é devorada por tubarões, predação, avidez, desprezo para com as populações, violência incessante, destruição metódica de toda ideia voltada para o endógeno... eis alguns dos métodos de governo dos sátrapas.

    Aqui está um breve resumo do terrorismo de alguns dentre eles. O leitor nos desculpará não termos mencionado todos. É por falta de espaço e nenhuma outra razão. Assim, o leitor é convidado a completar a lista, mesmo a enumerar os crimes que não puderam ser mencionados aqui.

    1. Gnassingbé 1º + Gnassingbé 2º: 50 anos no poder no Togo, pelo menos 50 mil mortos directos por violências militar-policiais. Assassinato de Sylvanuys Olympio e a seguir o retorno do Togo ao regaço da França, pelo menos 100 mil togoleses mortos de diversas maneiras (crimes económicos, manutenção do Franco CFS, cooperação suicida, ausência de infraestruturas de base de saúde, ausência de água, decadência mental colectiva sabiamente mantida...). Torturas + Manutenção das fronteiras coloniais + Escola colonial + fraudes eleitorais incessantes + Oposição e populações submetidas a um terrorismo permanente + Sabotagem da cultura africana.

    2. Bongo 1º + Bongo 2º: 46 anos no poder no Gabão, pelo menos 20 mil mortos directos, pelo menos um milhão de africanos no Gabão mortos de diversos modos (financiamento de partidos políticos em França, manutenção do Franco CFA, cooperação suicida, ausência de infraestruturas de base de saúde, ausência de água, decadência mental colectiva sabiamente mantida...). Torturas + Manutenção das fronteiras coloniais + Escola colonial + fraudes eleitorais incessantes + Oposição e populações submetidas a um terrorismo permanente + Sabotagem da cultura africana.

    3. Paul Mvondo Biya : no poder nos Camarões desde há 31 anos, no mínimo 40 mil mortos directos, pelo menos um milhão de africanos do território dos Camarões mortos de diversas maneiras (crimes económicos, manutenção do Franco CFA, cooperação suicida, inexistência de infraestruturas de base de saúde, ausência de água, decadência mental colectiva sabiamente mantida...). Torturas + Manutenção das fronteiras coloniais + Escola colonial + fraudes eleitorais incessantes + Oposição e populações submetidas a um terrorismo permanente + Sabotagem da cultura africana.

    4. Blaise Compaoré: Assassino de Thomas Sankara , de Norbert Zongo e seus companheiros, no poder desde há 26 anos, pelo menos 15 mil mortos directos, no mínimo um milhão de africanos do Burkina Faso mortos de diversas maneiras (crimes económicos, manutenção do Franco CFA, cooperação suicida, inexistência de infraestruturas de base de saúde, ausência de água, decadência mental colectiva sabiamente mantida...). Torturas + Manutenção das fronteiras coloniais + Escola colonial + fraudes eleitorais incessantes + Oposição e populações submetidas a um terrorismo permanente + Sabotagem da cultura africana.

    5. Denis Sassou Nguesso (República do Congo): criminoso reincidente que totaliza 29 anos no poder, pelo menos 100 mil mortos directos por violências militares e policiais, saqueadores profissionais de fundos públicos com a sua família e clientes, pelo menos um milhão de africanos mortos de diversas maneiras (crimes económicos, manutenção do Franco CFA, cooperação suicida, inexistência de infraestruturas de base de saúde, ausência de água, decadência mental colectiva sabiamente mantida...). Torturas + Manutenção das fronteiras coloniais + Escola colonial + fraudes eleitorais incessantes + Oposição e populações submetidas a um terrorismo permanente + Sabotagem da cultura africana.

    6. Omar Guelleh: no poder no Djibuti desde há 14 anos, mesmos crimes que os terroristas antecedentes.

    7. Idriss Deby: no poder no Tchad desde há 23 anos, mesmos crimes que os antecedentes.

    8. Alassane Dramane Ouattara (Costa do Marfim): no poder desde há um ano, criminoso com o FMI onde dirigiu directamente o Planos de Ajustamento Estruturais. Chegou à presidência transportado nos carros de combate e bombardeiros franceses, acompanhados de terroristas dirigidos por Guillaume Soro desde há 10 anos, pelo menos 30 mil mortos directos, no mínimo 50 milhões de africanos mortos via FMI e Banco Mundial a quem Ouattara serviu + crimes económicos, manutenção do Franco CFS, cooperação suicida, inexistência de infraestruturas de base de saúde, ausência de água, decadência mental colectiva sabiamente mantida...). Torturas + Manutenção das fronteiras coloniais + Escola colonial + fraudes eleitorais incessantes + Oposição e populações submetidas a um terrorismo permanente + Sabotagem da cultura africana.

    Etc, etc. Todos estes terroristas beneficiam do apoio logístico, intelectual e mediático da França, bem como de outros "Amigos da África" que não hesitam em combater directamente nas suas costas contra os africanos que actualmente "salvam" no Mali do terrorismo que corta mãos e pés. Quem libertará os africanos dos terroristas?
    18/Janeilro/2013

    Fonte: resistir.info

    CUBA: UM EXEMPLO DE MEDICINA NÃO MERCANTILIZADA


    N o s s a   A m é r i c a
    Havana, 21 de Janeiro, de 2013
    HAITI
    Brigada medica cubana atende quase 1,5 milhão de pacientes em 2012
    Leandro Maceo Leyva, enviado especial
    PORTO Príncipe.— Em consequência do trabalho sensível e humanista que desde 1998 leva a cabo a Brigada Médica Cubana (BMC), quase 1,5 milhão de pacientes haitianos foram atendidos em 2012, para um total de 19. 700, 165 nos 14 anos de presença ininterrupta, segundo foi informado em reunião anual efetuada.
    Brigada medica cubana atende quase 1,5 milhão de pacientes em 2012O coordenador da Brigada, dr. Norberto Ramos, ofereceu uma ampla informação do trabalho realizado em 2012 e dos planos para o 2013, explicou que no período em questão foram salvadas 1.836 vidas e realizaram 33.830 operações, bem como 8.852 partos.
    Além disso, aproximadamente 3.070 pacientes foram operados através do programa da Operação Milagre, e 371.202 foram beneficiados com a reabilitação integral.
    Em 2012 também foram atendidos 324 casos de cólera, atividade onde se destacou o trabalho realizado pelos grupos de pesquisa ativa, que se consideram vitais para evitar a propagação da epidemia em todo o país.
    Sobre a atividade docente, foi incorporado o regime de Residência de Medicina Geral Integral a mais de 50% dos médicos haitianos graduados em Cuba, durante o 2012, enquanto outros 29 terminaram sua especialidade junto a 24 de outras nacionalidades, para um total de 53.
    A reunião de balanço também refletiu sobre as medidas para fortalecer o sistema de saúde haitiano, com ênfase no atendimento primário.
    Nesse sentido, a Brigada tem cooperadores em 91 unidades de saúde, delas 66 pertencem ao programa Cuba-Venezuela, incluindo os 23 hospitais comunitários de referência.
    O embaixador cubano na nação caribenha, Ricardo García, salientou a consagração da BMC, bem como seus resultados e exortou seus integrantes para continuar oferecendo atendimento médico de qualidade neste país irmão.
     
    Aqui no Brasil as pessoas morrem nos corredores dos hospitais; não são atendidas pelos médicos - que fizeram o juramento de hipócritas - porque não tem dinheiro; isso que a maioria dos médicos são formados em universidades públicas, pagos com o dinheiro do povo. Por isso Cuba é um exemplo para nós, que qualifica profissionais para o exercício não mercasntilizado da profissão. 

    domingo, 20 de janeiro de 2013

    ROMENOS QUEREM A VOLTA DO COMUNISMO

    A mídia capitalista e reacionária admite que a " Romênia tem três milhões de pessoas com salário inferior a 100 euros por mês" (Gazeta  do Povo - 20/01/13). Segundo o jornal conservador do Paraná " sessenta porcento da população da  romenia afirma que vivia melhorsob o comunismo do ponto de vista econômico". Andrea Petrescu , economista de 25 anos, afirma que " no comunismo alguns se permitiam curtir as férias nas praias do Mar Negro. Agora nem para isso podemos economizar, mas temos que continuar aceitando  os pacotes de comida que nossos pais enviam". É por isso que os dias de capitalismo nos países da ex-Republica Socialista Soviética estão contados; as bandeiras com a foice e o martelo já estão sendo desfraldadas.

    MADURO DIZ QUE CHAVEZ SE RECUPERA


    “Gobierno Revolucionario tiene la capacidad para continuar con la estabilidad, la democracia y la paz de Venezuela” PDF Imprimir E-mail
    012013capturadepantallaentrevistanicolasjeec 007
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     Caracas, 20 de enero de 2013 (MPPRE).- El Vicepresidente Ejecutivo de la República Bolivariana de Venezuela, Nicolás Maduro, indicó que la nación se encuentra en un momento de estabilidad que se debe al permanente trabajo que ejecuta el gobierno nacional para garantizar que el país crezca económicamente, prospere y se diversifique en su economía.

    "Estamos trabajando en función de que crezca la inversión, que controlemos la inflación, logremos distribuir la riqueza en nuestra patria y alcancemos un nivel de armonía, de equilibrio entre los distintos factores de la economía. En eso estamos nosotros 24 horas al día".

    Las declaraciones las realizó durante una entrevista que concedió al periodista José Vicente Rangel, donde manifestó que el Gobierno Revolucionario tiene la capacidad para continuar con la estabilidad, la democracia y la paz de Venezuela.

    "El 2013 va a ser un año extraordinario. Se prevé por lo menos un crecimiento de 6% y un crecimiento en condiciones de revolución, o sea que es crecimiento para todos. Los sectores están listos para trabajar y confían en su gobierno, el del presidente Chávez que les garantiza la prosperidad y el progreso a ellos y a todos los venezolanos".

    El Vicepresidente Maduro también hizo referencia a la salud del presidente Hugo Chávez, quien se recupera de una intervención quirúrgica en La Habana, Cuba.

    "Él se encuentra con gran ánimo para remontar la cuesta del post- operatorio y entrar a una nueva fase de tratamiento, es un hombre que a través de su sonrisa expresa el optimismo y la confianza en la vida. Ve cómo la patria, a la que él le ha dedicado todo su esfuerzo, va echando adelante, se va levantando y nosotros, sus hijos de la vida, estamos ahí, consecuentes y leales con él".

    Maduro destacó que el pueblo venezolano acompaña al Jefe de Estado en este momento importante, ya que sienten un amor profundo no solo hacia él, sino hacia el proyecto político que ha beneficiado a millones de personas en el país.

    "Hay una muy amplia mayoría de los venezolanos que acompaña de corazón al presidente Chávez y que todos los días comparte una oración y una petición a Dios porque fortalezca su esfuerzo en esta dura batalla que está dando". FIN/Yuxileider Aguilar. Foto: Archivo.