A "guinada à direita"...
A tripla função de cada variação no discurso governista.Dario da Silva*
(...)
Na melhor das hipóteses, a associação foi entre o segundo mandato e a "guinada à direita". Mesmo com ausência de intenção, há pelo menos um descuido, que revela um tratamento diferente daquele observado durante polêmica pós-eleitoral sobre o Nordeste. Considerando que o PT foi derrotado no Rio Grande do Sul e considerando também a polarização Sul x Nordeste, não é possível descartar a intenção de vincular o Sul à "guinada". Esse link pode ser feito sem cometer o mesmo preconceito direcionado recentemente ao Nordeste?
(...)
Como em qualquer Estado brasileiro, no Rio Grande do Sul existem contradições e não homogeneidade. O mesmo vale para as regiões, inclusive o Nordeste!
Mas a cultura gaúcha não é o foco principal abordado aqui, serve apenas para mostrar um aspecto do discurso governista, que é a incoerência interna. Neste caso se revela na medida que o governismo saiu em defesa do Nordeste[3], mas ataca o Rio Grande o Sul sob o mesmo método, o que demonstra conveniência e não a virtude de combater coerentemente todas as formas de preconceito, como era de se esperar.
Agora vamos considerar a análise acima como um simples vício semiológico do autor deste artigo e levar a cabo uma avaliação um pouco mais abrangente.
Cabe perguntar sobre o significado da afirmação contida no título da matéria citada. Desde quanto Dilma pode dar uma guinada à direita? Não pode dar uma guinada à direita um governo que já está com a direita! Mais adequado seria afirmar que este governo será mais à direita do que o anterior.
(...)
*Dario da Silva é mestrando em Patrimônio Cultural pela UFSM e membro do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro - PCB
Vemos que o velho Partidão, de lutas, foi tomado de assalto por um bando de intelectuais, descolados da realidade, do povo e, com discursos e práticas acadêmicas, se distanciam cada vez mais das massas. Dai o Partidão não ter eleito ninguém, nem um vereador, em todo o território nacional. " A prática é o critério da verdade"... é preciso dizer mais?
Sem comentários:
Enviar um comentário