segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

10 ANOS DE GOVERNOS DO PT



"Na terça-feira, o primeiro dia de 2013, além de gravar os dois primeiros aniversários de governo de Dilma Rousseff, está comemorando 10 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) no poder. Primeiro jogo com um presidente de esquerda no Brasil, decididamente, o PT e, em seguida, escolheu o primeiro religioso sindicalista, Lula da Silva, e da primeira mulher, Dilma Rousseff, a economia mais forte e mais populosa do país na América Latina.


Nesses 10 anos, o PT sofreu um duplo   desgaste . Em primeiro lugar, a natureza do poder. Segundo, pelas graves acusações de corrupção. Mas uma década passada, o PT ainda tem uma força incomparável política.

 
É verdade que, no poder, o PT mudou muito, e em alguns aspectos para pior. Mas o Brasil também mudou muito e para melhor. Essa é a explicação direta para a referência da PT seguem como futuro claro para o país. Dilma Rousseff encerrou seu mandato com índices de aprovação do que seus dois antecessores, e levando todas as pesquisas para as eleições que terão lugar em dois anos.

A política externa inaugurada por Lula e seguida por Dilma  mudou não apenas a imagem, mas também o peso político do país no cenário  internacional. No caso específico da América Latina, essa mudança  é palpável e evidente. Há o peso econômico, é verdade. Em 2001, o Brasil foi responsável por 26,8 por cento da economia latino-americana. Em 2010, 46,6.
 
A política externa brasileira começou a mudar agora.

No âmbito interno,  a mudança se deu no primeiro dia da chegado do PT ao poder, quando, repetindo uma frase do antropólogo Darcy Ribeiro, Lula disse
Que não sossegaria enquanto tivesse um brasileiro que não pudesse comer tres vêzes por dia.

Bem, ainda há muitos. Mas pelo menos 50 milhões de brasileiros  passaram comer três vezes por dia. E, mais do que isso, conseguiram algo que por séculos lhes foi negado: a dignidade de ser  cidadãos em seu país."
Eric Nepomuceno
Fonte: rebelion.org

Com o título acima o conceituado jornalista Eric Nepomuceno fazalgumas considerações sobre a participação do PT em 10 anos de governo. Só não concordamos com a afirmação: "está comemorando 10 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) no poder.(grifos meus)
Além de não estar no poder, poder esse que continua nãos mãos das elites,da burguesia; o PT ainda divide o governo com "parceiros" efêmeros e " apoiado" por uma dita base aliada, base essa assentada sobre areia movediça. Por isso ouso afirmar que o PT não é governo e
tampouco poder.

Sem comentários:

Enviar um comentário