terça-feira, 9 de outubro de 2012

ELEIÇÃO DE CHAVEZ: UM GOLPE NO LIBERALISMO




 VENEZUELA É UM EXEMPLO NA  LUTA CONTRA  O NEOLIBERALISMO


Em declarações à Telesur, o coordenador do livro "O Vulcão da América” , Gaudichaud Franck explicou que a Revolução Bolivariana representa um exemplo para os partidos de esquerda do mundo.

“Esta fecha será muy importante para Venezuela y para toda la geopolítica de América Latina, ya que Venezuela juega un papel esencial en la unidad Latinoamerica, además que estas elecciones impactarán a toda la región y a nivel internacional”.

"As esquerdas no mundo  procuram  respostas ao  liberalismo  o que está acontecendo na Venezuela é parte da resposta que você estão buscando no momento."


"A eleição de Chavez foi  muito importante para a Venezuela e para toda a geopolítica daAmérica Latina, já que a Venezuela desempenha um papel essencial na unidade latino-americana, e a eleição de Chavez vai impactar toda a região e no campo internacional ."

Em relação à Revolução Bolivariana liderada pelo presidente Chávez, Gaudichaud disse que "a grandiosidade desta revolução é que são  as classes mais baixas, pescadores, trabalhadores, os  que agora são estrelas. Aos europeus nos impacta esta capacidade das pessoas de setores populares  e a forma como eles se envolvem. A crise na Europa fez com que as pessoas  procurassem caminhos alternativos ao neoliberalismo ".

Gaudichar disse que “ por trás do discurso de Capriles havia  um crime disfarçado, havia um pacote  neoliberal e por isso  foram  tão impactantes na eleição de domingo e as conseqüências daqueles pacotes  estamos vivenciando agora  na Europa. O processo eleitoral bolivariano impediu a volta do  neoliberalismo que estava atado a candidatura derrotada de Capriles ".

Gaudichaud destacou  também  a importância das redes sociais em situações polarizadas. "As redes sociais têm um alto impacto e foi o que  vimos  no mundo árabe. Devido ao oligopólio da mídia,   manipulação, existe desinformação e isso  faz com que as pessoas acompanhem mais as redes  sociais  para saber o que está acontecendo".

Sem comentários:

Enviar um comentário