domingo, 3 de novembro de 2013

OS OGMs E O INCESTO POLÍTICO-CORPORATIVO


  
O Premio Mundial da Alimentação  auto-proclamado como "o mais prestigioso prêmio internacional que reconhece as realizações individuais de sucesso que fizeram  o avanço do desenvolvimento humano através da melhoria  da qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo " - foi dado  a três cientistas em uma cerimônia este mês . Um dos beneficiários é um executivo da Monsanto , a empresa de biotecnologia norte-americana e fabricante durante a era da Guerra do Vietnam do letal desfolhante Agente Laranja .
Outro laureado pertence a Syngenta, a gigante suíça de agronegócios que recentemente demandou  com países  europeus, por ousarem  proibir temporariamente pesticidas perigosos ligados à devastação  de populações  de abelhas. De acordo com o site do Premio Mundial da Alimentação , o prêmio ", ressalta a importância de uma alimentação nutritiva e sustentável para todos. "
A entrega de um prêmio semelhante à  representantes da indústria de Organismos Geneticamente Modificados ( OGMs) é, portanto, em termos de ironia , o equivalente a dar o Prêmio Nobel da Paz ao belicoso presidente dos EUA. A principal diferença é que Barack Obama não fez uma doação milionária para o comitê do Nobel , antes de receber seu prêmio .
Um comunicado de imprensa da União dos Cientistas Preocupados (UCS ), afirma:
"A Monsanto e outras empresas agrícolas são generosos patrocinadores do World Food Prize , incluindo uma doação de $ 5 milhões da Monsanto , o que cria um conflito de interesse para os cientistas da empresa que recebem o prêmio. " O comunicado contém várias objeções sobre o porquê  os OGMs não são de fato propícios para produzir “ um fornecimento de alimento nutritivo e sustentável”.
Por exemplo, a UCS diz que Fraley ,  executivo da Monsanto no trio premiado - contribuiu para o desenvolvimento da linha de produtos Roundup Ready, que consiste em lavouras transgênicas modificadas para resistir ao herbicida  da empresa da marca Roundup . O comunicado explica que " O uso excessivo de Roundup levou a uma epidemia de resistência " super- ervas daninhas " aos herbicidas , o que tem aumentado a utilização global de herbicidas e levou os agricultores a recorrer a formulações de mais tóxicos. "
Além de degenerar ervas daninhas e veneno , as sementes de OGM projetadas com características não renováveis ​​ para que os agricultores tenham que  voltar a comprá-las não  são muito compatíveis com o conceito de sustentabilidade . Um artigo de 2006 da física e escritora  Vandana Shiva aponta outras razões pelas quais os  executivos de biotecnologia não devem receber prêmios de nutrição sustentável :
" Um bilhão de pessoas não têm comida, porque as monoculturas industriais roubaram sua subsistência na agricultura e seu direito à alimentação . Outros 1,7 bilhões sofrem de obesidade e doenças relacionadas com a comida. "
De fato, uma análise da situação atual é difícil quando o governo dos EUA é relacionado descaradamente com gente  como a Monsanto. Outro problema moral , sem dúvida, é a razão pela qual se permite que o incesto político-corporativo nos  EUA  passe a ser a democracia sem que os meios de comunicação dominantes apenas o  mencionem , enquanto difundem   toda a informação crítica a favor de apologias por conta do capital elitista.
Em um recente correio eletrônico  sobre a cumplicidade da mídia na evangelização dos OGM do jornalista investigativo Christian Parenti , cujo livro Trópico do Caos: Mudanças Climáticas e a Nova Geografia (Tropic of Chaos:  Climate Change and the New Geography ) inclui uma seção sobre o algodão Bt - discute outros fatores importantes além da impregnação corporativa possibilitada  pela riqueza das instituições fundamentais da sociedade :
" Há uma tendência em nossa sociedade de ver a tecnologia de forma acrítica . Porque muito do que a tecnologia faz é boa , a hipótese se converte em: A tecnologia é sempre boa. “
Para sustentar  uma proposta segundo a qual o neoliberalismo tecnofílico  é certamente bom para nós, as vítimas do sistema deve ser efetivamente escondidas  da consciência pública - daí a utilidade do relativo  silêncio da mídia em relação às vítimas humanas e ecológicas dos OGMs em lugares como Índia e Argentina. Neste último país, o caso com cultivos geneticamente modificados e pesticidas tem sido acompanhado por um aumento acentuado na quantidade de câncer e deformações genéticas.
Fonte: HTTP:/www.aljazeera.com/indepth/opinion/2013/10/gmos-politico-corporate-incest-2013103012492323564.html
Tradução e adaptação: Valdir Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário