terça-feira, 18 de dezembro de 2012

UM TRIBUTO A CHAVEZ E MAIS UMA DERROTA DOS EUA


Vitória socialista na Venezuela
Patricio Montesinos
A vitória esmagadora do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) nas eleições deste domingo no país constituiu certamente uma homenagem ao presidente Hugo Chávez, mais uma derrota impressionante, em menos de dois meses, para a direita ultraconservadora latinoamericana e seus empregadores norte-americanos.
A vitória dos socialistas em 20 das 23 províncias do país também foi uma forte resposta a declarações indignas do inquilino da Casa Branca, Barack Obama, sobre Chávez, que está em processo de  recuperação em Cuba, após ser submetido a uma operação complexa e delicada.
Venezuela aplicou, novamente, outra bofetada em  Washington que fez o impossível, através de seus conhecidos  métodos de subversão,  por tentar  que as  tradicionais forças políticas neoliberais voltassem  ao poder nos estados em nossa região, e se interropesse  a Revolução  liderada pelo seu atual mandatário.

O regime norteamericano encabeçado por Obama já sofreu outro revés com a retumbante vitória de Chávez nas eleições  presidenciais  de novembro passado, nas quais liquidou  candidato promovido e financiado  pela  Casa Branca Henrique Capriles;
Após as eleições regionais realizadas recentemente, o PSUV agora controla mais de 94 por cento do território venezuelano, permitindo a consolidação da independência e soberania projeto empreendido por Chávez, e estendendo-se hoje como um incêndio em toda a América Latina.
Não é nenhum segredo que a conquista dos Socialistas venezuelanos também é um impulso para o processo de mudança que ocorre em um grupo de países latino-americanos, como Equador, Bolívia, Uruguai, Argentina e Nicarágua, para citar alguns.
Ao mesmo tempo, é um grande impulso para a consolidação da unidade regional por meio de organizações integracionistas criadas nos últimos anos, como a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) , e o Mercado Comum do Sul (MECOSUR).
Por outro lado, a vitória do PSUV evidencia claramente o fortalecimento  da liderança de Chávez, não só em seu país, mas também internacionalmente, algo que preocupa muito Washington, e que deixou claro, ao apostar até num eventual desaparecimento físico do Presidente Chavez.
Mas a solidariedade em todos os cantos do planeta para com  o mandatário  venezuelano e lider  latino-americano tem ofuscado os desejos perversos do regime dos EUA, que mostrou mais uma vez que ele não tem nem um pingo  de humanidade, e carece totalmente de  escrúpulos.
Fonte: rebelion.org
Tradução e adaptação: Valdir Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário