domingo, 4 de outubro de 2015

A NOVA "OPERAÇÃO CONDOR"


"Os EUA estão preparando uma segunda Operação Condor na América Latina"

A cúpula do bloco político e econômico do Mercosul manifestou preocupação com a intensificação das atividades de inteligência dos Estados Unidos na América Latina, com vista a organizar a derrubada de presidentes democraticamente eleitos da região.

Todos os oradores observaram  a analogia da situação atual com a Operação Condor, realizada pela CIA nos anos 70 e 80 na América do Sul.

Segundo informações do membro da  Academia de Ciências Naturais da Rússia, Vladimir Davydov, naquela época  os agentes norte-americanos eliminaram fisicamente  com líderes progressistas no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru.

"Creio  que as tecnologias modernas estão longe de Operação Condor, embora os problemas sejam  semelhantes", disse o especialista, acrescentando que o que existe hoje na América Latina é "uma guerra de materiais comprometedores e protestos organizados  contra chefes de Estados e Governos que mantem boas relações com a Rússia. "

Davydov afirma que  se antes Washington, predominantemente,  usava a  inteligência, subornos, financiamentos da  oposição radical e cooperação com agentes locais para eliminar fisicamente certos líderes, agora, de acordo com o analista, a melhor ferramenta neste assunto é a guerra de informação,  que os EUA estão praticando com sucesso.

Como exemplo, o especialista cita a situação atual no Brasil, onde os EUA e a máfia local mobilizam  a oposição, especialmente a Internet, para participar de uma campanha contra o governo de Dilma Rousseff. As organizações criminosas que viam como uma ameaça à sua posição o novo plano do governo contra o domínio de traficantes de drogas nas favelas, por sua parte, tiveram o cuidado de transformar os protestos pacíficos em graves  disturbios. Quanto a Venezuela, Davydov admitiu que há um risco de confrontos políticos ou eleitorais e até  físicos.

Fonte: contrainjerencia

 

2 comentários: