sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

TRANSGENICOS: BASF É DERROTADA NA EUROPA

BASF assume o fiasco da sua batata  e desiste de  vender transgenicos  na Europa


A multinacional química alemã BASF anunciou sua decisão de deixar o mercado europeu de sementes GM, reconhecendo a "falta de aceitação em muitas partes da Europa pela maioria dos consumidores, agricultores e políticos". Isso envolve a retirada  da batata Amflora GM aprovada há apenas dois anos, da qual  foram cultivados apenas uma dezena  de hectares e, após vários escândalos de contaminação, causou  grande fracasso para a indústria dos transgenicos.

A decisão da BASF vem depois de anos de intenso lobby feito pela multinacional para introduzir seus cultivos transgenicos na Europa . A batata transgenica Amflora foi o primeiro cultivo  aprovado na União Europeia depois de 12 anos, e representou uma das primeiras e polêmicas enfrentadas  pela Comissão da Saúde e do Consumidor. De

"A decisão da BASF é uma advertência para empresas como a Monsanto, Syngenta e Bayer, que estão pressionando  para introduzir cultivos transgenicos na Europa. O exemplo da BASF  irá forçar os consumidores e a grande maioria dos agricultores, a  admitir que a batata transgenicas não  é economicamente viável ", segundo  David Sanchez, responsável pela agricultura e alimentação  da organização Amigos da Terra.

As táticas da indústria dos trnagenicos  para introduzir seus produtos na Europa estão  cada vez mais expostas, com protestos formais dos Governos Regionais  contra a interferência da Embaixada dos EUA  pela recente proibição destes cultivos . Ou a pressão da indústria e da Embaixada dos  EUA  na Espanha revelada pela  Wikileaks  e que confirmaram  porque a  Espanha é o único país da UE que planta transgenicos  em grande escala.

"Nós encorajamos o resto da indústria transgenica  a seguir o exemplo da BASF e reconhecer que o futuro da agricultura e alimentos na Europa e no resto do mundo, passa por um modelo social sustentável, que esta  cada vez mais claro que as sementes geneticamente modificadas não desempenham qualquer papel ", acrescentou Sanchez.

Fonte: rebeion.org
Tradução e revisão: Valdir Silveira



Sem comentários:

Enviar um comentário