segunda-feira, 15 de abril de 2013

COMO SE ESPERAVA, VITÓRIA DE MADURO




Nicolás Maduro, “herdeiro político” do chavismo, foi eleito neste domingo (14) presidente do país. Maduro foi eleito, contrariando as espectativas, por uma margem apertada de votos.
Em um resultado dentro do previsto, mas por uma margem bastante apertada de 1,59 ponto percentual, ele derrotou o oposicionista Henrique Capriles, segundo as autoridades eleitorais nacionais, e vai governar o país sul-americano até 2019.
Maduro teve 50,66% dos votos, contra 49,07%, segundo Tibisay Lucena, chefe do conselho eleitoral.
Agora espera-se que a oposição respeite os resultados das urnas e termine com a farsa de possível fraude. O sistema eleitoral da Venezuela tem sido auditado, observado e analizado por experts internacionais que que reconhecem sua confiabilidade e transparência. O ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, que através do Centro Carter tem atuado como observador internacional em distintos processos eleitorais de todo o mundo, incluindo o venezuelano, disse deste sistema eleitoral: "Das 92 eleições que temos monitorado, eu diria que o processo elitoral na Venezuela é o melhor do mundo". A Venezuela possue um sistema de votação totalmemnte automatizada desde 2004. Quem não se lembra da fraude da eleição de Bush nos EUA, onde levaram mais de uma semana para contar os votos?

Sem comentários:

Enviar um comentário