domingo, 14 de abril de 2013

MORRERAM DOIS PERSONAGENS HISTÓRICOS



O filósofo e historiador Thomas Carlyle escreveu no século XIX que "a história do mundo não é nada maIs é que a biografia de grandes homens." Não me atreveria a dizer isso, porque eu gosto de pensar em mudança social como resultado de processos de distinta complexidade impulsionados  pela ação coletiva. Ainda assim, não  rechaço  que alguns desses líderes ajudaram  muito para moldar o cenário que enfrentamos hoje.
Ao dizer isso penso em  dois personagens que morreram recentemente, os quais tem impulsionado mais mudanças  na sociedade do que nós  faríamos  se nos dessem duas vidas a mais.De um lado, temos a "Dama de Ferro", a ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, do Reino Unido. Onze anos no poder foram suficientes para tirar do pó a ideologia do livre mercado enterrada nos anos 30 e, junto com seu aliado Reagan, utilizar o tsunami o  do neoliberalismo para inundar quase tudo e queimar os  reticentes. Uma década foi o suficiente para duplicar  a pobreza, desmantelar a força dos sindicatos na base de leis anti-sindicais  e repressões  sangrentas, e privatizar as grandes empresas públicas de telefone , água, eletricidade, e outras tantas. Desde então, o desejo privativista  é um câncer entre nossos países, produzindo acessos diferenciados aos serviços que deveriam ser públicos, gerando grandes lacunas de desigualdades sociais. A baronesa Thatcher semeou apoderosa semente da destruição do Estado de bemestar social e fez questão de moldar as condições para a desregulamentação do mercado financeiro. Hoje conhecemos seus frutos na forma  da crise galopante e sofrimento humano.
Do outro lado da moeda está  o Comandante Hugo Chávez Frías, ex-presidente da Venezuela, por quase 14 anos consecutivos (com um intervalo de 48 horas durante um golpe de Estado orquestrado pela oposição e apoiado pelos EUA). Durante seu governo , foram  criados  mais de 40 mil conselhos comunitários onde a população participa ativa e democraticamente decidindo políticas que os afetam diretamente. Desde a renacionalização indústria do petróleo, dai o ódio dos EUA,  a pobreza foi reduzida  em 50% e ampliados  vários direitos sociais e serviços públicos para a grande maioria da população. Chavez falou da Revolução Socialista do século XIX, discurso que é compartilhado por vários governos que hoje dirigem  alguns países latino-americanos.
Contágiou a união  das forças do centro e do sul do continente americano contra a manipulação  histórica dos EUA; e promoveu espaços de associação regionais, como a ALBA.
Com  Thatcher e Chávez ocorreram  profundas mudanças nas posições ideológicas dos partidos políticos em seus países. Margarita fez com  que as políticas dos partidos britânicos convergissem  na mesma dança neoliberal traçada por ela.
O comandante  influenciou a tal  ponto que partido de oposição que agora chama a si mesmo de  centro-esquerda, anuncia que irá continuar com as "missões", e promete aumentar os salários em 40%.
Citando novamente a Thomas Carlyle, "quando um carvalho é derrubado faz  ecos na floresta inteira, mas uma centena de bolotas são semeadas em silêncio por uma brisa despercebida."
Fonte: Francesca Emanuele in rebelion.org

Sem comentários:

Enviar um comentário