sábado, 8 de fevereiro de 2014

A FOME É UMA OPÇÃO POLÍTICA





Quem decide o que comemos?

Existem, no mundo, grupos de empresas agroindustriais  que monopolizam o mercado da produção, transformação e distribuição  de alimentos. Me refiro a empresas como Monsanto, Cargill, Dupont, Kraft, Nestlé e outras. Está claro que se a nossa alimentação está em suas mãos, não temos a segurança alimentar garantida. O objetivo destas empresas é fazer negócio e ganhar dinheiro com os alimentos. Um exemplo. Segundo a FAO, nos últimos 100 anos assistimos o desaparecimento de 75% da diversidade agrícola e alimentar no planeta. A que se deve isto? Porque umas poucas empresas tem priorizado uma série de variedades agrícolas e alimentícias, pelo fato de que se adaptam a seus interesses particulares. Variedades de alimentos que percorrem grandes distâncias, com bom aspecto para que possam ser comercializados num supermercado, e nos quais se priorizam elementos como o sabor. Definitivamente, são  grandes empresas que promovem aquilo que lhes dá rentabilidade econômica.


O controle das sementes  transgenicas


A agricultura transgênica atua em diferentes níveis. Em primeiro lugar, pelo seu impacto social. Isto implica a privatização das sementes , que são de propriedade de grandes empresas nesse mercado. Refiro-me principalmente a Monsanto , mas também a Syngenta , Pioneer, Dupont ou Cargill. Termina, portanto, com a capacidade dos agricultores para produzir e trocar sementes. Também se pode falar de um impacto ambiental e o desaparecimento de variedades. Afinal, a convivência entre a agricultura transgênica  e a agricultura tradicional é impossível. Através do ar e a polinização, a agricultura transgênica  contamina outros campos . Além disso, apenas para promover as variedades locais e sementes transgênicas ou híbrido, que as grandes empresas comercializam . Há também um impacto sobre a nossa saúde , como  têm apontado diversos relatórios críticos como o de Giles Seralini . Infelizmente não há relatórios independentes para garantir que os OGM não são prejudiciais à saúde humana, porque os relatórios existentes são financiados por empresas com interesses no setor.


Obesos e famélicos


 Um dos exemplos mais claros de que este sistema agrícola e alimentar não funciona  , e que está doente, é a questão da fome e num mundo de comida abundante. Atualmente, produzimos mais alimentos do que qualquer outro período da história. De acordo com Jean Ziegler, ex- relator da ONU sobre o direito à alimentação, atualmente se produzem  no mundo  alimentos  para 12.000 bilhões de pessoas (7 bilhões  vivem no planeta ) . Assim, temos comida suficiente para toda a população e para garantir a soberania alimentar. Mas em vez disso, uma em cada sete pessoas passam fome. Esta é a grande aberração da fome  num mundo de abundância . Não falta de comida, mas "sobra". Mas, a fome não é apenas a herança do Sul, mas, também bate na nossa porta. No mundo existem milhões de crianças que estão desnutridas ,  ou seja, eles não recebem nutrientes suficientes para suas atividades diárias. Há, aqui , uma espiral que vincula  o desemprego, a pobreza, as expulsões e a fome .  


Quais as  razões da fome no mundo ?


Razões políticas. Somos levados a acreditar que a fome no mundo é resultado de fatores como a guerra ou seca. Mas a fome tem causas políticas que têm a ver com o que controla os alimentos e as políticas agrícolas e quem controla os recursos naturais ( terra , água e sementes) . A fome no Sul é o resultado da exploração dos recursos naturais  que durante  décadas tem sido realizada nesses países por empresas multinacionais estrangeiras. Vimos como as instituições internacionais (Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional ou a Organização Mundial do Comércio ) , por meio de suas políticas, têm apoiado este modelo de agricultura industrial nas mãos de poucas empresas . A fome tem sido fomentada através do comércio desigual e facilitando a entrada de produtos subsidiados do norte, de grandes multinacionais nos países do  sul. Estes produtos são vendidos abaixo do preço de custo, e, assim, acabam com a produção indígena  local ( países como o Haiti , que na década de 70 do século XX produzia arroz suficiente para alimentar toda a sua população , através dessas políticas citadas,  agora se tornou um dos maiores compradores de arroz das  multinacionais dos EUA).
Como acabar com a fome? Socializando os meios de produção!

Sem comentários:

Enviar um comentário