quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

VENEZUELA: MADURO JOGA PESADO CONTRA GOLPISTAS

 
Na Venezuela há um governo firme, assegura Maduro
 Foto: Imprensa presidencial
CARACAS. — O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse na quarta-feira que embora no país se esteja buscando aplicar um modelo de golpe de Estado continuado, “o governo se mantém firme e trabalhando”.
Durante um Conselho de Ministros no Palácio de Miraflores, fustigou a dirigentes da oposição que se mantiveram em silêncio perante a violência gerada nas últimas horas pelos grupos violentos.
“Os chefes políticos são para atuar, não para esconder-se”, disse o presidente ao fazer a denúncia de que várias personas estiveram atacando no estado Lara (centro) instalações da companhia nacional de comunicações, Cantv.
Maduro reiterou seu chamamento à paz, a manter o país em calma para controlar os bandos fascistas que quiseram tomar as ruas na última semana.
O presidente mostrou vários materiais audiovisuais nos quais se manifestam as ações violentas promovidas pela oposição.
Sobre isso, a ministra venezuelana para a Informação e a Comunicação, Delcy Rodríguez, denunciou as ações de grupos desestabilizadores em Valencia, estado de Carabobo, que causaram ferimentos a um membro da Guarda Nacional.
No Distrito Capital, o prefeito do município Libertador, Jorge Rodríguez, recusou manifestações brutais dum grupo que tentava perturbar uma atividade artística na Praça Diego Ibarra.
Por seu lado, o ministro das Relações Interiores, Justiça e Paz, Miguel Rodríguez, confirmou ao meio local Unión Radio uma nova morte e quatro feridos no contexto duma concentração de trabalhadores afins à Revolução, no estado Bolívar.
O chanceler venezuelano, Elías Jaua, denunciou na quarta-feira perante os embaixadores dos países-membros da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) as ameaças do Departamento de Estado dos EUA.
Jaua repudiou que à direita venezuelana e à internacional não basta a institucionalidade democrática da qual goza seu país, pois o governo da Revolução Bolivariana ganhou 18 de 19 processos eleitorais nos quais se mediu desde 1998, liderado pelo comandante Hugo Chávez.
Por sua vez, o embaixador da Venezuela perante a Organização dos Estados Americanos (OEA), Roy Chaderton, acusou o governo norte-americano de patrocinar uma tentativa de golpe de Estado contra o presidente Maduro, orquestrado pela oposição nesse país sul-americano, noticia a PL.
GOVERNO PROTEGE LEOPOLDO LÓPEZ
Lilian Tintori, esposa do opositor, Leopoldo López, admitiu que o governo se mostrou preocupado por preservar a segurança e a integridade física de seu marido, que após entregar-se às autoridades, foi acompanhado ao Palácio da Justiça em Caracas pelo presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello.
Tintori através da cadeia CNN, afirmou que havia ameaças contra a vida do coordenador do partido “Voluntad Popular” e “o governo se mostrou preocupado por esta situação e comunicou-se com a família para resguardar sua segurança”.
O Executivo bolivariano mostrou toda a disposição de garantir a integridade física de Leopoldo López, que foi um dos principais instigadores da violência vivida na Venezuela em dias passados.

Golpistas aliados a governo estrangeiro, no caso, os EUA, são traidores; para os traidores só vale uma decisão: a pena capital.

Sem comentários:

Enviar um comentário