
As lágrimas de crocodilo, e os dentes*
Filipe Diniz
27.Set.15 ::


Se há coisa particularmente repelente na política burguesa é a hipocrisia. Entre as muitas lágrimas de crocodilo que vêm sendo choradas pelos refugiados contam-se as da Internacional Socialista. Juntam-se às que a IS vem derramando por uma quantidade de boas causas, desde a paz na Colômbia até à “luta contra o terror e em defesa da paz” ou o “aquecimento global”.
A IS é um mundo de boas intenções metafísicas. Os seus documentos são um rol de preocupações comoventes. De problemas que afectam milhões de seres humanos. Mas não conseguimos ficar a saber a causa de um único desses problemas.
A coisa chama-se “socialista”. Mas nada tem a dizer acerca do capitalismo ou do imperialismo, causas fundamentais da generalidade das tragédias que afectam o mundo de hoje.
Veja-se este pedaço: “A deslocação global de dezenas de milhares de seres humanos actualmente em curso, em resultado de conflitos, da repressão ou da fome é um fardo que a humanidade partilha. […] Os anos recentes mostram que a movimentação massiva de pessoas não está em retrocesso. Pelo contrário, tem crescido e continua a crescer numa escala cada vez maior. Os conflitos em curso que afectam numerosos países do Médio Oriente constituem indicação de que este fenómeno não tem fim à vista”. (“SI call for solidarity and political action”, http://www.socialistinternational.org/viewArticle.cfm?ArticleID=2397).
Tudo isto cai do céu? Governos com partidos que integram a IS - como o francês - não têm nada a ver com o assunto? Não participaram na destruição do Iraque e da Líbia, no ataque contra a Síria (no Líbano, o partido filiado na IS passou-se para o campo “anti-Assad”). A França de Hollande não empreende uma vasta acção neocolonial na região subsaariana?
A IS não deu por nada.
O PS português faz parte desta hipócrita engrenagem. Mobilizou-a e apoiou-se nela contra a revolução portuguesa, adquiriu nela todos os tiques do dizer uma coisa e fazer o contrário. Com o detalhe que estes documentos da IS ilustram: invocar os problemas mas ocultar as causas é utilizar os problemas para garantir a continuidade das causas.
As lágrimas de crocodilo podem ser comoventes. Mas os dentes do crocodilo são um dos problemas a resolver.
*Este artigo foi publicado no “Avante!” nº 2182, 24.09.2015
Sem comentários:
Enviar um comentário