sábado, 20 de julho de 2013

UM MUNDO DE OBESOS E FAMINTOS


Hoje, enquanto milhões de pessoas no mundo não têm nada para comer, outros comem demais e ruim. Obesidade e fome são dois lados da mesma moeda. O sistema alimentar não está funcionando e  condena milhões de pessoas à desnutrição. Vivemos, em suma, em um mundo de obesos e famintos. Os números deixam claro: 870 milhões de pessoas no mundo sofrem de fome, enquanto 500 milhões têm problemas de obesidade, de acordo com o relatório The State of Food and Agriculture 2013, recentemente publicado pela FAO (Organização das Nações Unidas das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), e este ano parece ser o flagelo da desnutrição.

A fome grave e a obesidade são apenas a ponta do iceberg. Como FAO acrescentou, dois bilhões de pessoas no mundo sofrem de deficiências de micronutrientes (ferro, vitamina A, iodo...), 26% das crianças têm, consequentemente, atraso no crescimento  e 1.400 milhões estão acima do peso. O problema alimentar não é apenas se comemos ou não, mas como nós comemos, da  qualidade, origem e como  foi elaboado. Não é só comer, mas comer bem.

As pessoas  com rendimentos mais baixos são os que têm menos acesso a alimentos sadios , saudáveis. Nos Estados Unidos, por exemplo, a obesidade afeta principalmente os afro-americanos (36%) e os latinos (29%),  segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. A posição de classe determina em grande parte aquilo que comemos.

A crise econômica só piorou esta situação. Mais e mais pessoas são empurradas a comprar produtos mais baratos e menos nutritivos, segundo o informe  "Geração XXL" (2012), da empresa de pesquisa IPSOS. Como  indica a IPSOS, na Grã-Bretanha, por exemplo, a crise fez com que as vendas de carne de cordeiro, legumes e frutas frescas caissem significativamente, enquanto o consumo de produtos embalados, como biscoitos e pizza, tenham aumentado nos últimos cinco anos. Uma  tendência generalizável para outros países da  União Europeia.

Milhões de pessoas hoje sofrem as consequências dessa dieta padrão "fast food", que termina com a nossa saúde. Doenças ligadas ao que comemos  aumentaram  nos últimos tempos:diabetes, alergias, colesterol, hiperatividade em crianças, etc. E isto tem conseqüências econômicas diretas. De acordo com a FAO, a estimativa global do custo econômico do sobrepeso e a obesidade foi, em 2010, aproximadamente US $ 1,4 trilhões.

Mas quem ganha com esse modelo? A indústria de alimentos e a grande distribuição , os supermercados, são os principais beneficiários. Quilômetros de alimentos (vindos do outro lado do mundo), produzidos  com altas doses de agrotóxicos e pesticidas, más condições de trabalho, independentemente do campesinato, com pouco valor nutritivo ... são alguns dos elementos que o caracterizam. Em suma, um sistema que coloca os interesses do agronegócio acima das necessidades alimentares das pessoas.

Como Raj Patel diz em seu livro Obesos e famélicos ( 2008):" A fome mundial e a obesidade são sintomas do mesmo problema. (...) A obesidade e a fome  estão ligadas entre si pelas cadeias  de produção que levam os  alimentos do campo à nossa mesa. " E acrescenta: para comer bem, para que todos possamos comer bem, é preciso quebrar o monopólio das multinacionais na produção, na distribuição e consumo dos alimentos. Porque acima do lucro, prevalecem os direitos  das pessoas

Sem comentários:

Enviar um comentário