sábado, 26 de outubro de 2013

DUAS MÚMIAS COM MAIS MIL ANOS


Perú: Descobertas duas múmias de mais de mil anos de antiguidade

PERU
 
No Perú, um grupo de arqueólogos  encontraram duas múmias de mais de mil anos de antiguidade, em um cemitério de uma pirámide pré-inca situada num subúrbio na capital de Lima.
Segundo  os pesquisadores, as múmias, encontradas intactas, pertenecem a um menino e a um adulto e pertencem à cultura precolombiana Wari, (do século VI ao século I a. C.).“Se trata de uma das descobertas  mais importantes em mais de tres décadas de escavações, porque ambas as múmias estão intactas”, comentou  arqueóloga Gladys Paz.

Para os especialistas, o menino  poderia ter sido uma oferenda aos deuses, e além disso, existe a posibilidade de haver sido enterrado vivo após a morte do adulto.
Foram encontradas oferendas como restos de tres cobaias, sete vasilhas de mate e doce, bem como  bolsas com material vegetal.
Os fardos encontrados não foram abertos e se encontram no lugar do achado. Posteriormente serão trasladados para um laboratório para determinar o sexo e a idade de cada um.
Em 2010 foi encontrada a tumba de uma mulher sepultada acompanhada quatro crianças na região, enquanto que em 2008 foi encontrada a múmia de uma menina de 13 anos.
Fonte: contrainjerencia

Sem comentários:

Enviar um comentário