quarta-feira, 9 de outubro de 2013

VIVA O GENERAL GIAP!


                                      

Morreu o general vietnamita Vo Nguyen Giap, uma das figuras mais importantes das lutas dos povos oprimidos pela libertação nacional e implantação  do  socialismo.
General Giap, político hábil e brilhante estrategista militar que ganhou destaque por derrotar as forças francesas na épica batalha de Dien Bien Phu , durante a primavera de 1954 , era de orientação e inspiração para inúmeros revolucionários em todo o mundo . Sua vocação revolucionária começou durante seus anos de estudante e o levou primeiro ao jornalismo e ao ensino. No início dos anos 30 , ele ingressou no Partido Comunista do Vietnã , que foi brutalmente reprimido pelo regime colonial francês. Como muitos de seus companheiros , foi preso e forçado ao exílio . Foi durante o período de exílio na China que fortaleceu os laços com Ho Chi Minh e o grupo revolucionário que fundou a Liga para a Independência do Vietnã, mais conhecido como o Viet Minh . Voltando ao Vietnã, em meados dos anos 40, participou da organização da resistência , que terminou a ocupação japonesa e a proclamação da República Democrática do Vietnã. Em 1945, assumiu o cargo de Comandante em Chefe do exército popular. Sua carreira militar o levaria a vitória sobre as forças francesas e norte-americanas em sucessivas guerras prolongadas que exemplificariam uma cabal compreensão dialética das principais categorias estratégicas da ciência militar.
Não é à toa que nos meios de comunicação imperialistas tenta manchar seu legado reivindicações de um suposto desprezo pela vida humana. The New York Times e outros órgãos do imperialismo, que publicaram obituários, fazem repetidas referências ao grande número de perdas sofridas pelas tropas vietnamitas sob seu comando para desviar a atenção dos verdadeiros crimes cometidos pelas máquinas de guerra da França e dos EUA , responsáveis pelos  massacres de centenas de milhares de camponeses indefesos com seus bombardeios indiscriminados com napalm e do agente laranja . Esse tipo de hipocrisia é comum entre os porta-vozes do imperialismo de hoje que tentam minimizar seu gênio militar, enquanto tentam desculpar os verdadeiros autores de tanta destruição e morte , as companhias ocidentais que compõem o complexo militar industrial - incluindo fabricantes de armas biológicas e químicas como Monsanto e Dow - e seus representantes políticos , que continuam a espalhar a sua força destrutiva em todo o mundo até hoje.
É importante lembrar, porém, que Giap sempre destacou  a primazia da condição política para os principais  conceitos ideológicos e estratégicos: a educação política do povo , organizado  como um exército popular . Em última análise, foi o indomável espírito de luta do povo vietnamita, uma vontade  sempre paciente cultivada e dedicada  por quadros políticos , que derrotaram os armamentos moderno dos imperialistas no campo de batalha e intensificou as contradições internas de uma  sociedade situada a milhares de quilometros  de distância: a sociedade estadonidense!
Para a nossa geração, o legado perdurável de uma figura como Giap está mais em sua contribuição para a maturidade política do povo vietnamita que em seus méritos militares , apesar de suas impressionantes realizações neste domínio. O maior desafio do nosso tempo é o desenvolvimento da consciência política entre os explorados e oprimidos , na disposição  de luta para libertar-se dos grilhões da opressão. Vivemos em um tempo em que, tanto nos centros do capitalismo como na periferia , as classes dominantes mantem seu domínio através de perversão sistemática de consciência. Esta é a arma mais poderosa para manter as massas imobilizadas, e representa talvez o maior obstáculo a ser superado . Na figura do general Giap , encontramos um exemplo digno de ser imitado , que serve para nos inspirar a continuar a luta contra a opressão e exploração.

Sem comentários:

Enviar um comentário