terça-feira, 8 de outubro de 2013

TECNOLOGIA TERMINATOR: DILMA DEVE VETAR


 BRASIL ESTÁ PREPARANDO LANÇAMENTO DO TERMINATOR
A aprovação no vapor de lei que permite devastar sementes suicidas Terminator aos agricultores e segurança alimentar

Hoje 8 de outubro , a Comissão de Constituição , Justiça e Cidadania no Brasil tem em sua agenda a  decisão  sobre a constitucionalidade de uma lei que permite a esterilidade genética em sementes (PL 268 / 2007) , conhecida como tecnologia Terminator . Se a lei for aprovada na Comissão , será rapidamente  votada no Congresso. A proibição de Terminator Brasil têm sido ameaçada desde a sua criação , há oito anos . [ 1]
" É escandaloso que o Brasil está prestes a inverter a sua posição sobre as sementes suicidas . Se o governo realmente quer acabar com a fome , não podemos permitir uma lei que ameaça os agricultores , porque prejudica diretamente a sua capacidade de produzir alimentos " , diz Maria José Guazzelli Brasil Ecológico Center.
Desde que veio à tona em 1998, o Terminator tem sido amplamente criticado pela ameaça que representa para a biodiversidade , os agricultores e a soberania alimentar . Originalmente desenvolvido pelas maiores empresas de agronegócio do mundo, e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos , o Terminator é uma tecnologia que vai impedir que os agricultores guardem suas sementes e garantir a dependência das multinacionais em cada safra. Atualmente, seis empresas multinacionais ( Syngenta , Bayer, BASF , Dow , Monsanto , DuPont) controlam 60 % do mercado de sementes e 76 % do mercado de agroquímicos.
"Se o Brasil aprovar essa lei, seria uma clara tentativa de violar a moratória internacional sobre o Terminator , seria um desafio para os outros 192 países ", disse Silvia Ribeiro, Diretor do Grupo ETC na América Latina. "Os legisladores no Brasil deve considerar muito seriamente as implicações do seu voto em favor de Terminator , tanto para seus próprios agricultores e da biodiversidade do seu país , bem como as consequências de se tornar um país que viola os acordos internacionais. "
[1] O texto do projeto de lei PL 268/2007 permite  o Terminator em cultivos (como milho ) geneticamente modificadas para produzir produtos químicos. Se a iniciativa PL 268/2007 não pode ser aprovada , há uma outra proposta : PL 5575/2009 , que também permitem o uso de Terminator . A PL está pendente na Câmara dos Deputados do Brasil .
A presidenta Dilma que em recente entrevista fez um discurso político correto; falou em avanços do seu Governo não pode permitir essa traição, a aprovação de uma medida que nos deixa reféns das multinacionais. Ou o governo Dilma se coloca a favor dos agricultores, principalmente dos pequenos que produzem nossos alimentos, ou arreia as calças para as multinacionais. A tecnologia suicida, maléfica do Terminator tem que ser vetada e proscrita da agricultura.  

Sem comentários:

Enviar um comentário