quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

CINCO FATOS SOBRE AS ELEIÇÕES NA VENEZUELA


1 -  Chavismo sem Chávez existe.
Existe, ganha as eleições e, também, de forma decisiva .  Triunfou  em 76% dos 335 municípios que estavam em jogo no domingo e ganhou mais 675 mil votos do que a direita , com uma vantagem de sete pontos . A oposição esperava o colapso do chavismo  após a morte do hiperlíder . A figura de Hugo Chávez tem sido mais utilizada pela direita do que pelo  próprio chavismo. Os líderes da oposição que o criticaram  em  vida, agora o elogiam  para  subestimar seus sucessores. Maduro não é Chavez repetem . No entanto, o chavismo  provou ser um bloco político sólido, que transcendeu seu fundador e já faz parte substantiva e imutável do cenário político .
2 - . Maduro sai reforçado
Se a teoria da oposição de que as eleições foram uma consulta sobre Nicolás Maduro , então não há dúvida de que o presidente foi o grande vencedor. Esta vitória é mais sua do que nas eleições  de  14 de abril, quando ele se tornou presidente por apenas 1,5% dos votos. A direita tem ridicularizado sem piedade e não lhe concedeu uma margem mínima . Maduro pacientemente suportou o ataque da oposição. Nas últimas semanas, ele tomou medidas fortes para reduzir os preços artificialmente inflacionados pela classe empresarial , a fim de desestabilizar seu governo. Estas medida , tiveram o apoio de mais de 70% da população de acordo com pesquisas , foram decisivas na vitória.
O presidente venezuelano, tem agora cerca de dois anos sem eleições para enfrentar com serenidade os principais desafios que o país enfrenta : o desenvolvimento produtivo para sair da dependência do petróleo e melhoria dos serviços públicos e benefícios sociais, mas foram consolidados nestes 15 anos , em alguns casos, não têm a qualidade desejada.
. 3 - A direita volta a fracassar
Tentaram  de tudo , tanto por meios legais (eleições ) e ilegal ( golpes de estado ) ou ilegítimas ( bloqueios , não reconhecimento da vitória de Maduro em 14 de Abril ) . Apesar de seus esforços para se apresentar como uma alternativa democrática , moderna e eficaz , muitos venezuelanos ainda enxergam  à direita, como representantes do neoliberalismo que na década de 90 afundaram o país, empobrecendo 80 por cento dos seus habitantes, e agora arrasam  o sul da Europa . A liderança de Henrique Capriles  foi  questionada , mas o problema da oposição não é de nomes, mas ideológica. A Venezuela não quer o capitalismo neoliberal.
. 4 - manipulação de mídia não teve  impacto
A paisagem apocalíptica que descreve a imprensa nacional e internacional não está de acordo  com que vive o povo no dia a dia. Embora existam problemas, a realidade é que o padrão de vida alcançado pela maioria da sociedade com o chavismo  é o maior da história do país e continua a aumentar. O bem-estar econômico acontece  no contexto de uma democracia plena e pleno exercício dos direitos e liberdades. Os venezuelanos , que sabem muito bem que os meios de comunicação estão alinhados à direita , reagiram  , votando contra a grosseira manipulação da mídia
5 -  Continuará o assédio
O bloqueio político, econômico e midiático , será mantido. O neoliberalismo não pode permitir uma experiência como a da Venezuela. Um governo em favor da maioria é contra a ideologia dominante , que privilegia o benefício de uns poucos. Além disso, essa experiência tem lugar em um país inundado de petróleo, o verdadeiro objeto de desejo do capital. A decisão soberana do povo não vai impedi-los. Os venezuelanos e as venezuelanas tem  apenas a si mesmos . O fim abrupto do projeto reduziria esperanças de mudança em outros países. Aquelas pessoas que acreditam que podem mudar a realidade deveriam  abandonar  seus preconceitos e se olhar no espelho chavista.

Sem comentários:

Enviar um comentário