domingo, 22 de dezembro de 2013

O MUNDO SEGUNDO A MONSANTO


Tudo é meu e o seu também.
A ditadura transnacional
" A biotecnologia e as transnacionais  estão tomando do camponês uma das poucas coisas que   estavam  em seu poder : as SEMENTES. A indústria  está produzindo variedades patenteadas , que os agricultores não podem reproduzir e se o fizerem correm  o risco de pesadas multas ou  ir para a cadeia . Estão lançando  no mercado de variedades resistentes , mas não as  pragas , mas aos  herbicidas produzidos pelas mesmas multinacionais . Todos os anos os agricultores  tem que comprar suas sementes e seus herbicidas. Controle  absoluto poder absoluto. Isso não tem nada a ver com aumento da produtividade, isso de chama  CONSPIRAÇÃO ". (José Lutzenberger)
Colômbia, Bangladesh, Brasil, Índia , Argentina, África do Sul, Espanha ... e a lista poderia continuar para nomear 29 países em todo o mundo. São os países  que já caíram no programa estratégico de corporações transnacionais de alimentos ,  onde um dos primeiros  objetivos  foi e continua a ser a imposição de suas sementes transgênicas em todo o mundo , por qualquer meio.
Apesar  da grande resistência de milhares de organizações sindicais, de agricultores, políticas e de cidadãos de todas as correntes, há que se reconhecer que as multinacionais da transgenia estão na dianteira.
Um dos mais recentes capítulos dessa luta ocorreu na Índia, onde uma comissão científica nomeada pelo Supremo Tribunal Federal, os governos e parlamentos estaduais e até  o Comitê Parlamentar Permanente  de Agricultura se manifestaram contra a liberação de transgênicos.
Monsanto contra berinjela livre e o patrimônio da  humanidade
A berinjela é um dos alimentos básicos na Índia , e foi nesse país onde berinjela Bt pretendeu ser introduzida pela  Mahyco alegou ser introduzido, a subsidiária local da Monsanto , que detém a patente para essa cultura. Mas a oposição generalizada obrigou a transnacional adotar o Plano B.
" Se a Índia não quer , não importa – refletiram os gestores da Monsanto -  a matéria atravessemos  a fronteira para Bangladesh. " E assim  fizeram . Este país acaba de anunciar com grande alarde o lançamento da safra do chamada " Berinjela Bt " - a mesma variedade rejeitada na  Índia que contem um  gene do  bacillus thuringiensis que dá resistência a dois insetos endêmicos na região.
Pouco importa se Bangladesh tem até agora 100 variedades diferentes de berinjela, e que a região é o centro de origem da planta. Chitra Devi, um cientista do Instituto Nacional de Recursos Fitogenéticos da Índia informou que "A estrutura da flor de berinjela favorece um rápido processo de polinização cruzada. Por isso a contaminação com genes da bactéria  incorporados à berinjela transgênica será rápida e irreversível. "
É a tática do  fato consumado. A mesma estratégia que a Monsanto usou na América Latina para impor sua soja transgênica desde Argentina, onde conseguiu instalar um quartel  regional à  quase duas décadas.
A partir de então foram contrabandeadas toneladas de sementes de  soja transgênica para o  Brasil e outros países vizinhos, até que  a  liberação de seu cultivo foi  simplesmente ajustar  o padrão para o que já era uma realidade.
Hoje, muitas organizações sociais lembram que da mesma maneira , contrabandeadas desde  Bangladesh, foi como entrou  e impondo-se na  Índia o algodão transgênico agora se espalhando  por todo o país.
Você não pode não sabe, você não interessa.  De agricultores a criminosos
Mas há outros lugares onde a Monsanto e outras empresas de alimentos têm instrumentos de leis e governos muito mais "amigáveis" que o da Índia, inclusive  mais submissos do que o de Bangladesh.
A Colômbia assinou um Tratado de Livre Comércio – TLC - com os Estados Unidos. Obedecendo os compromissos assumidos neste ato , o governo aprovou a Resolução 970 segundo  a  qual  não podem vender, trocar ou até mesmo usar na Colômbia as sementes de qualquer cultura que não tenha sido , obviamente, certificada pelas próprias estruturas do governo submetido  ao TLC e as corporações.
Escandalosamente, já apreenderam toneladas de sementes nativas dos pequenos e médios agricultores que se opõem a este regulamento, forçando-os a usar sementes geneticamente modificadas aprovadas em massa e aos olhos fechados pelo governo.
A recente Greve Nacional Agrária colombiana,em agosto, sacudiu o Governo que foi obrigado a prometer que “congelaria” a Resolução 970. Infelizmente, o governo títere colombiano está promovendo um novo texto que os camponeses e sindicalistas julgam “ ainda pior que o anterior”.
A primeira pergunta é: será que alguém duvida de que o objetivo das corporações na Colômbia é impor um modelo de agricultura em que alguns poucas  transnacionais  monopolizem a produção de alimentos básicos ?
A segunda: será que alguém duvida que este modelo de propagação em escala global é o próximo objetivo?
A terceira: eles terão sucesso?
Fonte: rebelion.org
Tradução e adaptação: Valdir Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário