sexta-feira, 14 de março de 2014

A ESTRADA DA GRACIOSA


Estrada da Graciosa está interditada


Da Banda B:
As fortes chuvas que caíram sobre o Paraná na tarde desta quinta-feira (13) romperam um pedaço da Estrada da Graciosa, PR-410, na região de Morretes. A interdição ocorreu no quilômetro 9. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), o trabalho de avaliação deverá ser concluído até o fim da tarde de hoje e o maquinário só deverá começar a retirar o material na manhã de sexta-feira (14).

Projetada pelos irmãos engenheiros negros, Antônio e André Rebouças, durante a monarquia e conduzida sua construção por André Rebouças, a Estrada da Graciosa, foi esquecida por uma simples minucia: a fiscalização e a manutenção. A engenharia moderna só fez uso, só usufruiu dessa grande obra projetada pelos negros Rebouças. Manutenção que é bom, neca! O que está acontecendo é o abandono do trecho pela incompetência do DER.

1 comentário:

  1. Olá Valdir!
    Fomos contemporâneos da saudosa ACARPA lá pelos idos de 76. Quero te dizer do respeito e admiração que tenho por muitas das suas idéias. Quando li seu comentário sobre a Estrada da Graciosa não pude deixar de te agradecer por dizeres exatamente o que penso a respeito. É pura incompetência sim e acho que caberia uma ação civil pública contra o DER-PR pelo descaso e abandono de um patrimônio secular. Percorro a estrada com muita frequencia e sempre via adensamentos no calçamento e sempre comentava com minha mulher sobre os riscos de deslizamentos. Caberia aqui perguntar e porque vc não denunciou ao DER? Digo-lhe sem medo de errar que eles diriam está tudo bem com a Graciosa. Temos pessoal lá encarregado de percorrer o trecho e as manutenções estão em dia. Ora bolas! fazer roçadas e limpar uma ou outra valeta não é manutenção preventiva que merece uma estrada como esta. Após o acidente, se é que pode chamar assim, percorri o trecho a pé e verifiquei várias saídas de bueiros semi-entupidas e muitos adensamentos que embora leigo afirmo que irão acontecer outros casos. Temos que agradecer pelo fato de não ter acontecido num final de semana nem provocado nenhuma morte. Será q os responsáveis não sabem que as águas mudam seus cursos com o passar do tempo e que providencias devam ser tomadas para evitar os desastres? Tenho um restaurante (Restaurante Catira) em São João da Graciosa e como eu todos os demais vimos nosso faturamento cair a zero com a interdição da via. São muitas as famílias q dependem diretamente do turismo e algumas já estão passando necessidade. Os empregados temporários foram todos dispensados. A cidade já sente o reflexo com a queda do turismo em cerca de 70% segundo um colega proprietário de restaurante. E vejá bem Valdir! A Graciosa é a única via alternativa de acesso ao litoral do Paraná livre do abusivo pedágio. São milhares de carros que utilizam esta estrada portanto o reflexo será e está sentido também em outras cidades como Antonina, Guaraqueçaba e as todas as demais da praia. Quem deve estar satisfeita é a Ecovia pois muitos, vendedores, proprietários de casas nesta região, pacientes que precisam de Hospital como o Angelina Carom se obrigam a desembolsar R$30,80 para irem e virem. Sei q chorar, gritar, pular de raiva não vai adiantar. Parece q a obra vai custar 5 milhões q sairão do contribuinte. Vai ser diluido entre toda a população.(coitados como eu e vc que teremos de pagar pela incompetencia). Mas o mais grave são as pessoas q não suportarão manter seu comercio por 6 ou mais meses como prometido. Isso é seríssimo pois Morretes e região não absorvem esta mão de obra. Com certeza haverão muitos corte de energia, contas em atraso e fome. Um grande abraço. Desculpe o desabafo.
    Julinei Salvador

    ResponderEliminar