sábado, 7 de junho de 2014

O FRACASSO DO SISTEMA ALIMENTAR TRANSNACIONAL (I)


O atual sistema alimentar global, com suas sementes e programas de tecnologia de laboratório, é incapaz de alimentar as pessoas. Mais de um bilhão de pessoas sofrem de fome e 500 milhões sofrem de obesidade. Três quartos das pessoas, sem o suficiente para comer são camponeses e trabalhadores rurais (os mesmos que produzem alimentos), enquanto um punhado de corporações do agronegócio ( que decidem onde e para quem vai o alimento ) embolsam bilhões e bilhões de dólares. Apesar do fracasso monumental e movimentos sociais enormes e crescentes clamando por mudança, os governos e as agências internacionais do mundo estão pressionando no sentido oposto: por mais agronegócio, mais agricultura industrial, mais globalização. A mudança climática no planeta recrudesce, segue em grande parte o mesmo modelo de agricultura. Não empreender ações significativas agravará  rapidamente esta situação intolerável. No entanto, no movimento global pela soberania alimenta, é uma saída promissora.
Os mais recentes estudos científicos constatam que, todas as coisas são iguais, as temperaturas cada vez mais altas, condições climáticas extremas e os problemas graves de água e do solo a ele relacionado deve ter muitos mais milhões para as fileiras da fome. À medida que o crescimento populacional aumenta a demanda por alimentos, a mudança climática vai esgotar a capacidade de produzir. Alguns países já lutando com os problemas da fome graves podem ver a sua produção de alimentos cortado pela metade até o final do século.
Um dos principais motores do agravamento das condições de clima da Terra também tem a ver com o sistema alimentar global: o modelo de agricultura industrial que abastece o sistema alimentar global trabalha essencialmente o uso de óleo para a produção de alimentos e , no processo, enormes quantidades de gases de efeito estufa . O uso de grandes quantidades de fertilizantes químicos, a expansão da indústria da carne, e a destruição de florestas e savanas do mundo para a produção de bens agrícolas são co-responsáveis ​​por pelo menos 30% das emissões de gases que causam alterações climáticas .
Converta o mundial de alimentos e bens industriais também implica uma tremenda perda de energia fóssil para transportá-los ao redor do mundo, processar, armazenar, congelá-los e levá-los onde quer consumir. Todos estes processos contribuem para a conta do clima. Quando somadas, entendemos que o atual sistema alimentar pode ser responsável por cerca de metade das emissões de gases de efeito estufa.
Nunca foram tão claras razões para a transformação urgente, radical do sistema alimentar global. Em todos os lugares as pessoas mostram uma vontade de mudar - se os consumidores que procuram comida local e os agricultores bloqueiam estradas em defesa de suas terras. O obstáculo é a estrutura de poder e isso, mais do que qualquer coisa, é o que precisa ser transformado.
Fonte: Grain/Biodiversidad

Sem comentários:

Enviar um comentário