terça-feira, 29 de novembro de 2011

CARTA AO CINEASTA MICHEL MOORE


Caro Michael
Como venezuelano tenho imenso prazer em cumprimentá-lo.

Vi ,com entusiasmo , sua obra cinematógráfica,e agora li, com grande interesse, as suas propostas à Assembléia Geral ocupa Wall Street.

Como um cidadão do mundo, e eu sei que você me entende perfeitamente – me preocupa profundamente que o documento lido ,como "princípios para a Assembléia Geral ocupa Wall Street" ,não faz qualquer referência às políticas de relações dos EUA com outros países do globo. Como o movimento dos "indignados" é um movimento global, tenho certeza que compartilham a mesma finalidade da Assembléia Geral ocupa Wall Street, acredito que as idéias expressas neste artigo deve ajudar a romper  a enorme bolha de desinformação que, infelizmente, vivem uma grande maioria dos norte-americanos e, talvez, ajudá-los a descobrir que os EUA são apenas parte de uma nave espacial multicultural chamada Terra, ameaçada de destruição por tantos excesso que seus líderes estão fazendo.Com a melhor das minhas intenções ouso sugerir ,para incluir dentro destes princípios, três propostas que dizem mais ou menos:

"Deter,  imediatamente , qualquer política dos Estados Unidos envolvendo invasão,  bloqueio ou ocupação de outros países, ao mesmo tempo  que subscreva  todas as resoluções da ONU relativas ao respeito autodeterminação dos povos".

"Proibir todas as empresas, parcerias, sociedades ou empresas localizadas fora dos Estados Unidos, de intervir nos assuntos políticos e de estado de outras nações, também proibindo qualquer estratégia de comercialização envolvendo a corrupção administrativa, como chantegem, suborno, ameaças, etc.

Iniciar um processo de desarmamento interno e global, em conformidade com todas as nações do mundo, ao mesmo tempo que seja  realizado nos Estados Unidos um macro-programade substituição da industria armamentista por mega-projetos industriais comfins ecológicos e de solidariedade alimentar mundial, que seria direcionado para salvar o planeta de uma tragédia universal irreversível.

Sr. Moore, ainda que tudo possa soar como utopia, não devemos esquecer que chegamos ao século XXI graças às idéias de muitos sonhadores que como você ajudaram a transformar realidades.

O inicio deste debate interno nos Estados Unidos, irá fortalecer o Compromisso de Porto Alegre firmado em 28 de janeiro de 2001, com sua bela e corajosa expressão “ um outro mundo é possivel”.

Atenciosamente
Ruben Rivas   - E-mail: alcidesrivas@gmail.com 
Fonte: rebelion.org

Sem comentários:

Enviar um comentário