sábado, 3 de dezembro de 2011

QUEM VAI PUNIR OS VENDIDOS DO BRASIL?

Agrotóxico proibido em outros países é vendido no Brasil Envie para um amigoImprimir

Agrotóxico proibido em outros países é vendido no Brasil

O estado do Rio Grande do Sul, que acolheu a luta dos ecologistas contra os agrotóxicos nos anos 70, convive hoje com os mesmos problemas enfrentados naqueles tempos. Produtos proibidos ou suspeitos de provocar danos à saúde dos homens e do meio ambiente seguem sendo comercializados livremente no Brasil. É o caso de agrotóxicos à base de clotianidina, cuja utilização foi suspensa recentemente na Alemanha, devido à morte massiva de abelhas, e do imidacloprid, proibido na França pelo mesmo motivo.

O imidacloprid e o clotianidina são princípios ativos de inseticidas como o Gaucho e o Poncho, fabricados pela Bayer. São usados no Brasil em culturas da soja, fumo, algodão, arroz, feijão, milho, trigo, abacaxi, entre outras, para o combate a pragas. Ambos são do grupo dos inseticidas neonicotinóides, que atuam no sistema nervoso dos insetos. A diferença entre eles está apenas na estrutura de suas moléculas.
São os produtos que estão acabando com as abelhas em todo o mundo. Aqui a ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária diz que o produto da Bayer " o imidicloprid não mostradanos à saúde humana". Ora, se causam danos as abelhas; causam danos ao seres humanos. Por que? Porque as abelhassão responsáveis pela polinização frutíferas e outras espécies vegetais, bem como pela produção do mel, que são de valor econômico, que trazem ganhos ao produtores. É óbvio que a Bayer possuidora de bilhões de dólares tem um grande poder de convencimento junto à ANVI$A! A Bayer tem o verde poder da $edução - o dolar-!
Não sou um ambientalista " humanista". Defendo a vida de quem a defende; quem é contra a vida, não a merece. Por isso defende a tese de Fidel, do Che e dos chineses:  Paredón para os corruptos e os que estão liberando produtos químicos que estão intoxicando e matando milhares de pessoas pelo mundo.

1 comentário:

  1. Camarada Valdir, creio que já está na hora de cobrar a responsabilidade de muitos produtores rurais que simplesmente exageram no uso dos agrotóxicos. Creio que também comete crime contra o povo aquele que usa indiscriminadamente agrotóxicos sabendo do grande mal que estes fazem á população.

    ResponderEliminar