quarta-feira, 22 de maio de 2013

CUBA: CONTRA A MERCANTILIZAÇÃO E DESUMANIZAÇÃO DA MEDICINA



MÉDICOS CUBANOS NO BRASIL?
Frei Betto(*)

O Conselho Federal de Medicina (CFM) está indignado com o anúncio de que  o governo da presidente Dilma trará seis mil médicos de Cuba e outros tantos  de Portugal e Espanha, para trabalhar em municípios carentes de profissionais da saúde.

Também em Portugal e na Espanha, há, como em qualquer país,  médicos de nível técnico aceitável. A Espanha tem o sétimo melhor sistema de saúde no mundo e  Portugal é 12º. Em terras lusitanas 10% dos médicos são estrangeiros, incluindo os cubanos, incorporada desde 2009. Submetidos aexames, a maioria obteve aprovação, o que levou o Governo Português a renovar a sua estadia em 2012.

Ninguém se opõe a que o CFM submeta  os médicos cubanos a um exame d(revalidação), como é feito com os brasileiros, muitos deles formados em escolas particulares que funcionam como autênticas  máquinas de fazer dinheiro.

O CFM reclama do suposto  reconhecimento automático  dos  diplomas dos médicos cubanos. Em nenhum momento foi que o que o governo defendeu. O ministro da Saúde, Dr. Padilha, deixou claro que pretende adotar critérios de igualdade e responsabilidade profissional.

O parecer do CFM importa menos do que os dos habitantes do interior e das periferias  do nosso país, que tanto necessitam de  assistência médica. De acordo com estudos realizados pelo mesmo CFM, em conjunto com o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, sobre a "demografia médica no Brasil", demostram que em 2011 o Brasil tinha 1,8 médicos por mil habitantes. Teríamos de esperar até 2021 para este índice atingisse 2.51/1000. E de acordo com estimativas, em 2050, apenas 4.3/1000. Enquanto em Cuba há 6,4 médicos por mil habitantes. E na Argentina, em 2005, tinha mais que 3/1000, índice que o Brasil  alcançará  em  2031. Dos 372 000 médicos registrados no Brasil, em 2011, 209 000 estavam concentrados nas regiões Sul e Sudeste, e pouco mais de 15 000 na região norte.

O governo federal está empenhado em melhorar a distribuição de profissionais de saúde por meio do Provab (Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica), oferecendo um salário inicial de R$ 3 mil e pontuação  para atualização da  carreira, para incentivá-los a prestar seus serviços de atenção  primária  à população de 1.407 municípios em todo o país. Já estão inscritos  mais de 4000 médicos neste plano.O senador Cristovam Buarque propõe que médicos formados em universidades públicas,  pagos com o seu, ou  meu, ou o nosso dinheiro, trabalhem  dois anos em áreas carentes de serviços médicos para que seus  diplomas profissionais sejam reconhecidos.

Se a medicina cubana é de má qualidade, como você explica que a saúde na ilha está,  de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com índices  muito melhores que a do Brasil e até mesmo pode se comparar com a dos EUA?

O Brasil, antes de reclamar por medidas que beneficiarão  as pessoas mais pobres, deve olhar-se no espelho. De acordo com a lista da OMS (dados de 2011), o melhor sistema do mundo em termos de saúde é o da França. Os EUA ocupam  37º lugar;e Cuba o 39º. O Brasil ocupa o 125º!

Se não chegarem os médicos cubanos ,  o que será das pessoas carentes de saúde dos nossos subúrbios e do interior? Que suportam as  dores? Que morrem de doenças facilmente tratáveis? Que suplicam  a Deus o milagre da cura?

Cuba é  especialista em medicina preventiva e exporta médicos para 70 países. Graças a esta solidariedade a população  do Haiti viu mitigado o seu sofrimento causado pelo terremoto de 2010, enquanto o Brasil enviou militares. Cuba enviou médicos treinados para atuar em condições precárias e em situações de emergência. Um médico cubano não virá ao Brasil para oferecer  ressonância magnética ou tratar com medicina nuclear , mas para combater parasitas e malária, diarréia e desidratação, redução da mortalidade infantil e materna,  aplicando  vacinas, ensinando medidas preventivas, assim como  normas de higiene.

A prestigiada revista  New England Journal of Medicine, em sua edição de 24 de janeiro deste ano, elogiou a medicina cubana, que atingiu os maiores índices de vacinação do mundo ", porque o sistema foi projetado para o consumidor escolher ou para as iniciativas individuais ". Em outras palavras, não é o  mercado que manda, sim  o direito do cidadão.

Por que o  CFM nunca reclamou  do excelente serviço prestado ao nosso país pela Pastoral da Criança, mesmo que ela disponha de  poucos recursos e improvise  a formação de mães que atendem  as  crianças? A resposta é simples: é bom para uma medicina cada vez mais mercantilizada, voltado mais ao lucro  do que a saúde, contar com o  trabalho altruísta da Pastoral da Criança. O medo é enfrentar a competência  de médicos estrangeiros.

Queira Deus que um dia o Brasil possa  expor em suas cidades este slogan que eu vi em uma rua de Havana: "Todos os anos morrem  80 000 crianças em todo o mundo de doenças facilmente curáveis. Nenhum deles são cubanos ".

* Frei Betto - escritor brasileiro e frei dominicano, autor de cinquenta e três livros publicados no Brasil e no exterior. Ganhou em 1982 o Jabuti, principal prêmio literário do país, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, por seu livro de memórias Batismo de Sangue. Em 1986, foi eleito Intelectual do Ano pelos escritores filiados à União Brasileira de Escritores, que foi premiado com o prêmio por seu livro  Fidel e a Religião Em 2000, recebeu do  Governo de Cuba  a Medalha da Solidariedade.








Sem comentários:

Enviar um comentário