quinta-feira, 2 de maio de 2013

OS IMPASSES DA REVOLUÇÃO BOLIVARIANA



VENEZUELA: ERA PREVISÍVEL  O DESRESPEITO AO RESULTADO DA URNAS

Após os acontecimentos de 14 de abril, que constituem um  terremoto eleitoral nas hostes bolivarianas, é conveniente descartar todas as ilusões triunfalistas. Se Maduro não superar  os  7.800.000 votos a partir de agora, a revolução bolivariana vai entrar numa fase de risco a ser bloqueada ou derrotada. O caminho mais viável pode acabar sendo um capitalismo com rosto humano com grandes concessões e negociações com os parceiros sociais e políticos da oposição. Um dos objetivos de 10.000.000 votos era irrealista para a candidatura de Maduro, pois implicava uma redução sem precedentes da abstenção (<20%), um teto da  oposição em 6.000.000 votos, e, portanto, uma canalização sem precedentes de novos eleitores e não alinhado com a opção bolivariana.

Devemos descartar opiniões as baseadas em ficções numéricos . Uma votação  desejável para garantir a vitória suficiente passa por uma meta de 8,5 milhões de votos.
O que ficou claro foi a área de reconhecimento ou não dos resultados das eleições, o qual obriga reforçar de modo urgente a autoridade eleitoral do CNE e de todas as outras instituições do Estado, incluindo o Plano da República, a Defensoria do Povo, o Procurador Geral da República, a Assembleia Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Chamou a atenção o erro cometido por Maduro ao aceitar uma espécie de "recontagem", quando a lei que regula as questões eleitorais separa claramente as auditorias eleitorais  e a verificação cidadã . Este erro político ainda carece de explicação.


O recente Conselho de Estado poderia  ser um catalisador ou o agente de coordenação de  duas dimensões daconjuntura: a) alcançar o fortalecimento institucional do poder do Estado perante aconjuntura eleitoral ; b) viabilizar politicamente uns  
​​parâmetros mínimos  para o diálogo e o acordo sobre regras claras , respeitadas pelos atores envolvidos no conflito sociopolítico venezuelano, canalizado eleitoralmente. O Comando Antigolpe deve estar habilitado para analisar em detalhe os cenários não-eleitorais que virão, incluindo uma análise  fria da  realidade eleitoral,  não contaminadas, exclusivamente,  pelas interpretações de pesquisas, analisando experiências comparativas, acompanhando de perto o rigor técnico das 40 empresas de pesquisas,  assim como  jogo de interesses econômicos , internacionais, políticos  e midiáticos que as condicionam.
 
O mais preocupante, é que não se  aprendeu com a experiência do "golpe da mídia" de 11 de abril, para evitar situações como as apresentadas, sem dúvida, no dia 14 de abril, sendo exploradas  como estruturas de oportunidade para ativar um plano desrespeito(desconhecimento)  dos resultados eleitorais, cujo principal alvo é a  manipulação e distorção das percepções informativas.
Por fim,  ainda continua a ser uma tarefa fundamental dos partidos  movimentos sociais envolvidos na condução do processo bolivariano para conquistar ou ganhar eleitores sem definição político-ideológica; transformar atores pragmáticos em atores conscientes mais comprometidos com o  Projeto Nacional Simón Bolívar e aprofundar o seu pleno conhecimento das forças opostas, para evitar surpresas e  conflitos violentos  que podem ser antecipados com medidas prévias.
 
Diante de qualquer contingência, as agências de segurança do Estado e as redes sociais de inteligência devem  advertir  sobre  qualquer ação ou plano de atividade semelhante  a 14 de Abril, assim como  enfrentar qualquer matriz midiática  que pretenda  ignorar a autoridade eleitoral do CNE ou promover atos de sabotagem ou de desobediência nos centros de votação, afim de  atrasar ou impedir os comícios.

 É preciso  implantar uma forte organização social de base para cada centro  de votação para reduzir as margens de oposição desestabilizadora, especialmente nos bastiões territoriais onde está disponível informação precisa sobre as ações possíveis de desconhecimento(DESRESPEITO)  dos resultados eleitorais. É a resposta popular, juntamente com a ampla  presença de meios de comunicação internacionais, meios  independentes dos países da UNASUL e ALBA, e internacional implantados  em todo o território nacional, o que pode neutralizar qualquer tendência desestabilizadora. Estas e outras medidas que aparecerão do meio do povo, devem ser canalizadas  adequadamente dentro da unidade de GPP e a unidade civil-militar, com base na mudança de atitude de triunfalismo pela atitude de ativismo político e social nas atuais circunstâncias.

Em qualquer caso, para a revolução bolivariana, o fundamental  é assegurar a consolidação, recondução  e aprofundamento do processo da revolução democrática e socialista de acordo com a boa vida e o desenvolvimento humano com justiça e inclusão social para todos.
A questão-chave do 14 de abril  era a  vitória contundente  para neutralizar o plano desrespeito da oposição, bem como a acumulação de forças para um novo projeto  do socialismo democrático e  libertador. Não foi possível alcançar o primeiro objetivo.
Agora é urgente  avançar e alcançar o segundo objetivo  para evitar que plano da direita internacional e nacional se materialize. É tempo da política com P maiúsculo, a política para corrigir os erros e tendências negativas que podem amplificar o declínio eleitoral e desgaste revolução. Pode ser necessário repetir, devemos ter a coragem suficiente para  cortar o dedo e salvar o pé. Se não, a revolução bolivariana, estaria fadada ao fracasso por causa de seus próprios erros de condução.

Sem comentários:

Enviar um comentário