domingo, 24 de agosto de 2014

LEMBRANDO E HOMENAGEANDO LEMINSKI

Hoje é um dia  de festa, por isso confesso que a minha vontade era de espinafrar a hipocrisia dos que agora estão tentando lembrar Leminski, que outrora não o prestigiaram quando vivo. Lembro do nosso primeiro encontro na Livraria Dario Leão Velozo, antiga Secretaria da Cultura.  A época trocávamos algumas " farpas" através do jornal O Correio de Notícias. O visitei, poucas vezes, na sua casa próxima a Cruz do Pilarzinho; certa feita emprestei  ao Leminski um livro inédito, que poucas pessoas o tem no Paraná; é quiçá no Brasil: Trotsky - Écrits militaires - Comment la Revolution s'armée - Théorie et stratégie - L'Herne (ipsis litteris como está na capa). Esse livro deu origem ao livro do Paulo:Leon Trotski - A Paixão Segundo a Revolução, que Leminski dedicou à sua filha Aurea, então com 15 anos, ao Valdir Izidoro Silveira, militante do PC, humanista; ao Prof. Luis Felipe Ribeiro, do PSB e ao Prof.. Marco Antônio Melo, do PT.
Mas... como me tornei um cara um pouco tolerante, minhas homenagens ao amigo Paulo Leminski e por extensão, o outro polaco, o Jaime Lechinski, me valho  do  RIMAGENS uma bela obra de Alice Ruiz, viúva de Leminski e Leila Pugnaloni, mulher de Jaime Lechinski. Eis as belezas de Rimagens:
1. porradas de beleza
carradas de paixão
arrasando a razão.

2. se algum eventual evento
me lembrar você
sopro as cinzas da memória ao vento
dê no que dê.

3. de tanto não poder dizer
meus olhos deram de falar
só falta você ouvir.

4. nada como a noite
escurece
e tudo se esclarece.

5. a data de hoje
a data da tua vinda
fosse outro ano
seria a vida.

6. apaixonada
apaixotudo
apaicoquase.

7. o tempo leva
    o poema
    que o vento trouxe
                                    por um momento
                                   viver foi doce.


8. a gente jamais imagina
    a vida
    por trás da página.

9. um marasmo
   um mar a esmo
  um você
  que só eu mesmo.

10. um signo que sonho
     um sonho que sim
     assim fico
     imagem gêmea de mim

11. se ao menos
      o já havido
     pudesse ficar
    inteiro
    pelo menos isso
    e tudo seria
    meio a meio

12. seduzindo
      traduzindo
     noites indo

ESSA É A MELHOR HOMENAGEM QUE EU PODIA FAZER AO AMIGO LEMINSKI NO DIA DE HOJE.. que como escrevi no Correio de Noticias(14/06/1989) ... "  Serás sempre lembrado amigo Paulo Leminski, porque você foi sem nos deixar".
 

Sem comentários:

Enviar um comentário