sexta-feira, 29 de agosto de 2014

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS VERSUS MAIS MÉDICOS

 MEDICOS SEM FRONTEIRAS


Princípios


Todos os profissionais que atuam com MSF, sejam médicos, especialistas em saúde ou de outras áreas, devem sempre honrar os seguintes princípios, descritos na carta de princípios da organização:
 


Independência
Médicos Sem Fronteiras é independente: não está atrelada a poderes políticos, militares, econômicos ou religiosos e tem liberdade de ação, decidindo onde, como e quando atuar com base em sua própria avaliação do contexto e das necessidades. Essa independência de ação é garantida por sua independência financeira, já que, de todo o financiamento de MSF, pelo menos 80% é proveniente de doações de indivíduos e da iniciativa privada.


Imparcialidade
Médicos Sem Fronteiras presta cuidados de saúde àqueles que mais precisam, sem discriminação de raça, religião, nacionalidade ou convicção política. A organização define o público que será priorizado com base, exclusivamente, na avaliação das necessidades de saúde identificadas. A possibilidade de aliviar o sofrimento de indivíduos por meio da ação médica é o que determina a norteia as atividades de Médicos Sem Fronteiras.


Neutralidade
Em situações de conflito, MSF não toma partido. A neutralidade é crucial para as equipes conseguirem chegar a qualquer pessoa afetada, independentemente do lado do conflito em que esteja. A neutralidade de MSF é possibilitada pela sua total independência financeira de governos ou partes envolvidas em conflitos.  


Transparência
MSF avalia constantemente os projetos que implementa e presta contas à sociedade e aos doadores sobre a gestão dos recursos captados e resultados de suas ações. A origem e utilização dos recursos são apresentadas de forma clara e acessível. Para reforçar esse compromisso, os relatórios financeiros são auditados por empresas independentes e redigidos em conformidade com os padrões da International Financial Reporting Standards (IFRS). São também publicados relatórios anuais, que trazem o resumo das atividades desenvolvidas em campo e análise crítica dos progressos, obstáculos e aprendizados. MSF também preza pela transparência na relação com seus pacientes e, coerente com essa transparência, informa-os sobre as escolhas que faz e sobre as decisões que toma no que se refere à sua atuação médica.


Ética   médica
As ações de MSF são, acima de tudo, médicas. O trabalho da organização é norteado pelas regras da ética médica universal. Em primeiro lugar, vem o dever de prestar assistência a quem precisa, sem prejudicar indivíduos ou grupos. A ética médica fala de respeito à autonomia e à confidencialidade dos pacientes, e também de seu direito a acessar todas as informações necessárias para que possam consentir procedimentos e tomar decisões com respaldo. Cada indivíduo é tratado com dignidade e respeito e recebe cuidados médicos de qualidade.


MSF no Brasil
MSF chegou ao Brasil em 1991, para combater uma epidemia de cólera na Amazônia. Após o controle do surto, a organização permaneceu na região até 2002, promovendo um trabalho de medicina preventiva com tribos indígenas. O projeto na Amazônia foi encerrado após organizações não-governamentais e Distritos Especiais Sanitários Indígenas assumirem o trabalho.


Unidade Médica no Brasil
Ter uma unidade médica no Brasil é estratégico por se tratar de um país com instituições acadêmicas mundialmente reconhecidas e com contextos similares aos dos nossos projetos. Profissionais da BRAMU contribuem constantemente com a oferta de suporte técnico, incluindo visitas a campo para a identificação de possíveis melhorias a serem incorporadas nos protocolos de tratamentos de doenças e a realização de treinamentos, em diversos países da América Latina e África, notadamente nos campos da Pediatria, doença de Chagas, dengue e contextos urbanos.
Por ter como principal função servir às atividades de Médicos Sem Fronteiras em campo, a Unidade Médica do Brasil tem uma agenda flexível que é reavaliada anualmente, de acordo com as prioridades operacionais e os novos desafios enfrentados em campo.


MAIS MÉDICOS

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.
A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.
MAIS MÉDICOS É DIFERENTE DO MSF.
MAIS MÉDICOS é de fato e na prática um Programa de Princípios Éticos, Humanitário e Imparcial. Atende, humanitáriamente, todos os cidadãos que são parcializados, discriminados pela medicina mercantilizada. Vejam que no Brasil, o MÉDICOS SEM FRONTEIRAS atuou pontualmente, na Amazônia. Por que a Unidade Médica do Brasil do MSF não disponibilizou profissionais para o Programa MAIS MÉDICOS? Gostaria que o MSF me respondesse.




 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário