domingo, 31 de março de 2013

DEPOIS DE CHAVEZ, EVO MORALES É A PRÓXIMA VÍTIMA


Morto Chavez, Evo Moralez na Mira dos Globalizadores

Como é fácil  empurrar as pessoas ... Mas como é difícil guiá-las (Rabindranath Tagore, 1861-1941)


A agenda dos "iluminados" globalistas, cujo verdadeiro objetivo é estabelecer o controle total sobre os recursos naturais do planeta, através da prevenção contra os líderes que se atrevem a desafiar este processo de defesa dos interesses nacionais do seu país, nunca tem um descanso ou intervalo.

Agora é a vez de primeiro Aymara presidente da Bolívia, de  Evo Morales, que se atreveu a se declarar "anti-imperialista", levando o seu povo a um Estado de Bem Viver, fazendo mudanças substanciais sob novos compromissos como a  a qualidade de vida e a proteção da natureza .

Nos últimos meses, a guerra da mídia contra Evo Morales e seu governo tem se intensificado, chamando-o de ditador,  comunista, chavista, fidelista , individualista, egocêntrico, anticlerical narcisista, etc.  No entanto, há um elemento novo que consiste em corromper , confundir e enganar as bases tradicionais de apoio à gestão do presidente,  através das Organizações Não Governamentais  (ONGs).A agitação indígena  em torno do projeto de  construção da estrada Villa Tunari - San Ignacio de Moxos que cruza o Território Indígena  do Parque Nacional  Isiboro-Secure (TIPNIS) é um exemplo da influência das ONGs na organização dos nove marchas contra o projeto e na preparação do décimo anunciado pelo presidente da Confederação de Povos Indígenas da Bolívia (CIDOB), Adolfo Chávez.

As ONGs REDD (financiado pela Suécia), o Fundo Verde (financiado pela Grã-Bretanha, Noruega, Austrália e México), e outras 20 tem participado, ativamente,  em todas as marchas . Eles estão, atualmente, envolvidas na promoção de um projeto , realmente absurdo, envolvendo 64 comunidades indígenas de yurakares , trinitarianos e Mojenos chimanes, num total de 10.000 pessoas do TIPNIS para que  o governo "reconheça o nosso direito de receber o pagamento da compensação pela  mitigação de gases de efeito estufa que atingem  nossos territórios. "

Sabe-se que o projeto desta estrada  existe desde 1765 e, em 1826, durante o governo do marechal Antonio José de Sucre foi emitida uma lei para unir  os departamentos de Beni e Cochabamba e que é útil para a economia das duas regiões, bem como ao bem-estar das populações  do TIPNIS.

Sabe-se também que a maioria dos povos indígenas da região se pronunciaram  a favor da construção da estrada e que o governo prometeu entregar, na terça-feira 02 de abril, as populações do TIPNIS,o relatório final da consulta.

A consulta atingiu 58 das 69 comunidades, 11 decidiram não participar no processo. Um total de 55 comunidades apoiou a construção da estrada e três foram contra. Apesar do voto da maioria as marchas da  minoria não param porque existem os interesses de grandes corporações que usam,frequentemente, as ONGs para garantir o seu acesso aos  recursos naturais da Bolívia.


Oficialmente operam  no país 399 ONGs e não se  sabe quantas mais não  registradas. Sabemos, também, que 22 delas estão por trás das marchas indígenas. Recentemente, a Confederação Sindical de Trabalhadores Camponeses advertiu que "por trás das marchas indígenas há um movimento político forte para desestabilizar o governo
Os  professores trotskistas estão entre os mais ativos nesse processo de  desestabilização como se não houvesse outra forma  de lutar contra o que é classificado  como uma  arbitrariedade  ou injustiça  histórica.

Também ,surpreendentemente,  vários grupos de dirigentes mineiros liderados pelo secretário executivo da Central Obrera Departamental  (COD) de Oruro, uma organização conhecida historicamente como revolucionária, se aliou  com a direita racista nesta greve. Se esqueceram os  mineiros de  Huanuni que pela primeira vez na história os seus salários, graças aos esforços do atual governo da Bolívia, subiram até  30.000 bolivianos por mês.

Mas a história não  termina aí. Apenas se acalmou a situação em Oruro, os agricultores da província Manco Kapac bloquearam a estrada  Tiquina – Capacabana, precisamente no início da Semana Santa, durante a qual milhares de fiéis usam  esta estrada  para venerar a Virgem de Copacabana. Os promotores desta ação propõe um referendo para determinar a construção de uma ponte sobre o estreito de Tiquina rejeitando o diálogo com o governo.

A Confederação dos Trabalhadores da Bolivia (COB) de  orientação trotskista  tampouco ficou  para trás nessa luta contra Evo Morales decidindo formar o Partido dos Trabalhadores, o nome dado ao instrumento político dos trabalhadores liderados por Guido Mitma. Stalin estava certo quando defenestrou o renegado Trotsky!

A finalidade desta organização   é fazer oposição a  Evo Morales nas eleições presidenciais de abril de 2014 e o slogan novo partido é "Tremei Evo, somos mineiros". No entanto, no COB estão filiados 6.186 mineiros pertencentes ao setor estatal, enquanto que112.000 trabalhadores deste ramo pertencem ao setor cooperativo da mineração e não tem nada a ver com o COB.

A Igreja Católica não tem "simpatia" por Evo Morales. Assim como na Venezuela, Equador, Nicarágua e Argentina, esta instituição religiosa se opôs ao programas sociais benéficos para os pobres. Durante a segunda  tentativa de golpe em junho do ano passado (a primeira foi realizada em abril de 2009), a Igreja Católica abençoou o motim da  polícia. Segundo o presidente, "na Bolívia há novos inimigos , e não apenas a imprensa de direita, mas os grupos da Igreja Católica, a hierarquia da Igreja Católica, que são inimigos da transformação pacífica da Bolívia".


Se espera-se que com o novo Papa Francisco as relações entre Evo Morales e a igreja  não tenham  chance de melhorar, por causa das tensões que o atual governo tem  com a Agência de Notícias Fides, um órgão de imprensa com selo jesuíta . Na percepção de Evo Morales, "Quando as pessoas estão arruinadas pelo Estado colonial, a Igreja Católica não aparece para salvar. Quando o povo destrói  o Estado colonial, aparece o padre  rezando com os líderes, com mediadores. Mas quando as pessoas são derrotados pelo Estado, não há Igreja ".
Os Estados Unidos não perdoa  Evo Morales pela expulsão  de sua  agência USAID, a DEA (Drug Enforcement Agency) por  espionagem e tentativas de desestabilizar o país e também do embaixador dos EUA, Philip Goldberg por instigar protestos violentos contra o governo da Bolívia. Tudo isso explica por que o Departamento de Estado tem opinado, por quatro anos consecutivos,  em seus relatórios anuais que a Bolívia "fracassou  visivelmente" na luta contra o tráfico de drogas,  apesar das estatísticas diferentes que ao longo dos anos têm mostrado as autoridades do país.

Claro, se Evo Morales aceitasse  o retorno da DEA os resultados dos relatórios   teriam sido mais positivos  para a Bolívia. No entanto, a história mantém estatísticas que mostram que durante o período de 1985 -1990, com a presença da DEA, as plantações de coca aumentaram de 35.000 para 75.000 hectares,no país. Mas isso é outra história; todos sabem que a DEA, junto com a CIA são os promotores do narcotráfico no mundo!

Entretanto, apesar de todas as dificuldades, sabotagens, greves e passeatas, a Bolívia está no caminho para um Estado de Bem Viver. Recentemente, na comemoração do 18 º aniversário da fundação do Movimento ao Socialismo (MAS), Evo Morales afirmou que continuará "combatendo o capitalismo, oimperialismo e o neoliberalismo". Também  enfatizou que "agora temos Pátria, nós recuperamos a Pátria para os bolivianos." E neste país, de acordo com o vice-presidente , Álvaro García Linera, "cada vez menos bolivianos, e a curto prazo nenhum  boliviano, vai para a cama com fome, porque aqui estamos distribuindo riqueza, que pertence a todos nós, para beneficiar os  mais pobres, aos mais humildes e aos mais  necessitados. "

Se o dramaturgo americano Arthur Miller tivesse  observado o processo boliviano, iniciada por Evo Morales, certamente pronunciaria  sua famosa frase: "há  rodas  movendo rodas nesta vila e  fogos nutrindo fogos". Que estes fogos  sejam  benéficos para seu povo e para que nenhum vento do Norte possa  apagá-los!
Fonte: rebelion.org
Tradução e adaptação: Valdir Silveira

Infelizmente  as ONGs, em sua grande maioria, estão a serviço dos interesses de grupos multinacionais ligados ao extrativismo e as fundações tais como Ford, Rockefeller e outras que extendem seus tentáculos pela américa Latina.

Sem comentários:

Enviar um comentário