sexta-feira, 7 de junho de 2013

AMERICA LATINA: O QUINTAL ESCOLHIDO PELA MONSANTO



Monsanto: "Vamos vender as sementes onde temos apoio político"

Segundo funcionários da empresa, a Monsanto não está buscando a expansão de culturas geneticamente modificadas na maior parte da Europa devido à  que a oposição às suas sementes transgênicas em muitos países continua elevada.

Funcionários europeus da Monsanto, que está sediada em St. Louis, Missouri, disseram ao jornal alemão "Taz", que não estão mais fazendo trabalho de promoção de cultivos na Europa e que não buscam novas aprovações para plantas geneticamente modificadas. "Chegamos à conclusão de que  não há uma grande aceitação no momento", declarou à Taz a porta-voz da Monsanto na Alemanha, Ursula Lüttmer-Ouazane.
O porta-voz da Monsanto, Thomas Helscher, disse  que a empresa quer deixar claro que só buscará uma  penetração no mercado de suas culturas biotecnológicas  em áreas que oferecem um amplo apoio. "Vamos vender as sementes geneticamente modificadas só onde  tenham um  amplo apoio dos agricultores, um amplo apoio político e  um sistema regulatório em funcionamento", declarou Helscher a Reuters.


"Estamos convictos, que isso só se aplica a alguns países na Europa , principalmente Espanha e Portugal", acrescentou. A Monsanto tem se centrado ultimamente em ganhar participação  no mercado de milho convencional na Ucrania e o vice-presidente da empresa, Jesus Madrazo, - que supervisiona assuntos internacionais da empresa-, disse que a Europa Oriental  e América do Sul são agora áreas chaves de crescimento para a empresa.
Ao contrário da Europa, a América do Sul tem dado ampla acolhida  as culturas transgênicas da Monsanto, mas a empresa também enfrenta obstáculos esperando   aprovações na China, que é um grande comprador de soja do Brasil.
A Monsanto quer lançar sua nova soja RR2 Pro Intacto, criada geneticamente e resistentes as lagartas, para o cultivo no Brasil na próxima temporada, mas um lançamento bem sucedido depende da aprovação da China, de acordo com funcionários da empresa.
A empresa  está no  olho do furacão , depois que um tipode trigo GM experimental, que a Monsanto disse ter retirado há vários anos, foi encontrado em um campo de uma fazenda no Oregon.
A descoberta, anunciada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, tem agitado os mercados de exportação para o trigo dos EUA, porque os compradores asiáticos tem evitadoadquirir  trigo dos EUA.
Fonte: rebelion.org

Sem comentários:

Enviar um comentário