sexta-feira, 21 de junho de 2013

PAPA FRANCISCO CONTRA GRUPOS ESPECULADORES


Papa culpa a escandalosa especulação pela “crise alimentar”

Papa Francis disse quinta-feira que a especulação financeira e a corrupção eram para manter milhões com  fome e que a crise financeira não pode ser usada como uma desculpa para a falta de ajuda aos pobres.
O discurso foi o último de uma série de críticas do sacerdote argentino, o primeiro papa latino-americano, para o que ele chamou de "a ditadura da economia" e a expansão dos valores de consumo.

"É bem conhecido que os níveis de produção atuais são suficientes, mas ainda assim milhões de pessoas ainda estão sofrendo e morrendo de fome. Isto é realmente ultrajante", Francisco disse em um discurso para os participantes de uma conferência da Organização das Nações das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, em Roma.


O Papa tem feito reiterados apelos para combater a pobreza e foco nas necessidades dos pobres desde que assumiu como sucessor   de Benedito XVI  em março.

Adotou como missão  rejuvenescer uma instituição atormentado por escândalos, incluindo  abusos sexuais  por parte de sacerdotes e em franca perda de fiéis.

O Papa afirmou , "temos  que achar  uma maneira de permitir que todos possam se beneficiar dos frutos da terra, e não apenas fechar  o fosso entre os ricos e aqueles que devem ser satisfeitos com as migalhas que caem à mesa".


O Papa Francisco afirmou ainda que "há uma necessidade de contrariar os interesses econômicos de curto prazo e a mentalidade do poder de uns poucos que  excluem  a maioria das pessoas no mundo".

No início deste mês, em um discurso antes da cúpula de líderes do Grupo dos Oito países mais ricos do mundo (G8), Francisco denunciou o que chamou de cultura do desperdício em um cada vez mais consumista e disse que descartar  comida boa  era como roubar dos pobres.

Sem comentários:

Enviar um comentário