terça-feira, 18 de junho de 2013

REFLEXÕES SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DE RUA NO PAÍS

É preciso, no momento, que tenhamos clareza na análise e interpretação das manifestações de rua no país. A mídia tenta fazer sensacionalismos e sub-repticiamente - algumas claramente- canalizar as manifestações contra o governo de Dilma. Por isso os jornalões de hoje (18/06/13) e as televisões deitaram e rolaram sobre o assunto! Quando os latifundiários assassinam trabalhadores rurais as mídias fazem ouvido de moco, ou melhor são surdos, mudos e nada enxergam. Os banqueiros nos achacam, nos roubam e eles não fazem quaisquer estardalhaço. Tudo normal! A Ana Maria Braga, deixou escapar o que eles querem fazer ao dizer "que foram manifestações desse tipo que derrubaram Collor!" Nós comunistas não podemos nos deixar levar por emoções, por posições sectárias que não ajudam no processo de avanço nas lutas contra o sistema capitalista. Achar e divulgar que tudo é culpa de Lula ou da Dilma é um tipo de doença infantil do esquerdismo. Quem faz esse tipo de interpretação dos fatos não é dialético e tampouco marxista; é puro oportunismo! Nem Lula e tampouco Dilma conquistaram o poder; sim conseguiram uma pequena fatia do governo em função das alianças petistas. Será que algum analista político e até os comunistas do Partidão pensam que o governo encabeçado por Dilma tem maioria no Congresso Nacional? A tal base aliada, negocista e chantagista impede quaisquer avanços. Tres exemplos são sintomáticos: a reforma agrária que não avança, a reforma do Código Florestal e a aprovação dos transgenicos no pais. Foi o Lula o culpado? É a Dilma a culpada? Ou é a correlação de forças, desigual para as esquerdas, que está impedindo os avanços? Alguns  socialistas e comunistas acadêmicos, bem como alguns marxólogos de plantão estão equivocados quando jogam lenha na fogueira dos críticos de Lula e Dilma e se confundem com o mesmo palavreado,  a mesma ladainha da direitona. Minha conclusão é de que ou não são comunistas, ou estão equivocados ou apenas estão revoltados com os males do capitalismo; dai pensarem que Lula e Dilma, nos marcos do capitalismo, podem avançar sem apoio popular, sem pressões. Com esse Congresso Nacional chantagista é possível avançar? Ou alguém acha que esse Congresso é um santuário?
Lenin em A Doença Infantil do Esquerdismo no Comunismo dissecou com maestria a questão do trabalho de massas, das alianças e de como deve se comportar um comunista na luta política. É claro e tácito sobre o trabalho dos comunistas. Deverão os revolucionários trabalhar nos sindicatos reacionários? Remeto-os  ao texto leninista para não ser prolixo. Deve-se participar nos Parlamentos Burgueses? Se isso não fosse necessário, como forma de luta, o Partidão - PCB, não participaria das eleições!
Em Um Passo a Frente, Dois Passo Atrás Lenin diz que " em política não se deve ser retilíneo, inoportunamente áspero e inoportunamente intransigente, que por vezes, para evitar a cisão, é indsipensável fazercedências tantos aos revisionistas( dos que se aproximam de nós ou dosinconsequentes) como aos individualistas anraquistas".  É por isso que o Partidão faz frentes com o PSOL e o PSTU; partidos, no meu entendimento, anti-comunistas e equivocados do ponto de vista da defesa do socialismo.
A NOTA DO PCB: NÃO BASTA SE INDIGNAR: É PRECISO MUDAR O SISTEMA!

ÉÉ clara quando diz: " Mas na raiz da indignação, estão o desmonte da saúde e da educação, as privatizações, a brutalidade policial, a corrupção, a injusta distribuição da renda, a inflação, a precarização do trabalho, a falta de perspectivas para a maioria dos jovens e sobretudo o sentimento de traição do governo e a farsa da democracia burguesa.
Não foi gratuita a vaia à Presidente na abertura da Copa das Confederações e o aparecimento de uma nova e vigorosa bandeira para as manifestações. Tratando-se o futebol de um esporte popular no Brasil, fica mais evidente a vocação capitalista desse governo, que promoveu, através de um Ministro dos Esportes que se diz “comunista”, a privatização dos estádios e da própria seleção brasileira (patrocinada por um banco e uma fábrica de bebidas) e a elitização do acesso aos estádios, tornando o futebol uma mercadoria de luxo.
Mas é importante chamar a atenção para as raízes dos problemas que nos levam a indignar e não apenas para as causas. Quanto mais capitalismo, mais injustiça, mais exclusão. O centro da luta tem que ser contra o sistema capitalista e por uma sociedade socialista".

Mas é preciso que o PCB canalize esses protestos de forma positiva em não caindo na armadilha da direita. No Chile cometemos esse erro e fomos trucidados; aqui no Brasil tivemos ações semelhantes com Getulio e Jango,também fomos trucidados. A direita está ai solta, ativa,agindo com os Cabos Anselmos da vida, com os Ustra amedrontando a Comissão da Verdade e os torturadores na impunidade.
O Partidão por estar circulando fora das negociações parlamentares tem o dever de exigir que a direção do PT venha a público, já que a Presidenta não pode fazê-lo enquanto mandatária da Nação, fazer uma convocatória ao povo para que vá às ruas, na frente das Câmaras de Vereadores, nas Assembléias Legislativas, nas Prefeituras, nos Palácios de Governos com uma Plataforma Mínima, exigindo:
1. A Implantação imediata da Reforma Agrária;
2. A Reforma do Sistema Bancário e
3. A Reformulação radical do Sistema de Saúde.
Essas ações devem ser feitas através de Medida Provisória, com o povo dando sustentação e apoio a Presidenta.
É um primeiro passo para as grandes transformações. Só com respaldo popular um governo pode avançar. O resto, o resto é ingenuidade! Nós comunistas não temos o direito de sermos ingênuos. 
Ai vamos ver qual é a cobertura da mídia nacional!





Sem comentários:

Enviar um comentário