domingo, 15 de setembro de 2013

GALEANO UM DEFENSOR DA SOBERANIA LATINOAMERICANA


Eduardo Galeano disse no encerramento do I Foro Internacional Antifascista em Caracas que "Allende contribuiu paa restituição da dignidade perdida da linguagem política".
" Allende não estava mentindo quando disse que a partir do Palácio de La Moneda : eu não vou sair daqui vivo ( ... ) era um homem de honra ", disse o escritor uruguaio Eduardo Galeano .
No encerramento do Fórum Internacional Antifascista no Teatro Nacional , depois de lembrar o 40 º aniversário do golpe de Estado no Chile, o escritor diz : "Eu sei que a honra é um produto raro de encontrar , mas ele fez muito para restaurar a dignidade ,
a dignidade perdida da linguagem política " .
Galeano fala da importância do legado que o presidente Salvador Allende deixa contendo uma mensagem de honestidade e coragem.
"Eu acho que deixou alguns legados importantes , todos relacionados com a bravura, coragem e dignidade. ( ... ) Ele nos ensinou que a linguagem é sagrada, que a fala humana pode ser sagrada ", disse.
Estamos acostumados a separar, a divorciar as palavras dos atos, disse Galeano explicando que, no caso de Allende foi perfeita identidade entre o que ele disse e o que ele fez ", e que foi o seu melhor legado , a recuperação da dignidade da linguagem. "
O escritor traz à tona uma frase do líder chileno , a qual denomina autoprofética: " Vale a pena morrer por tudo aquilo  sem o qual não vale a pena viver " , e indica que esse pensamento define muito bem as qualidades humanas de um homem excepcional que " restaurou à democracia  prestígio das palavras sequestradas por políticos mentirosos que arruinaram a linguagem de tanto mentir".
Fonte:Aporrea/VTV

Fonte:Aporrea/VTV

Sem comentários:

Enviar um comentário