domingo, 9 de novembro de 2014

MURO DE BERLIM: A HISTÓRIA MAL CONTADA


Dirk Brengelmann: Os 25 anos da queda do Muro de Berlim

09/11/2014

Hoje faz 25 anos que o Muro de Berlim caiu. As imagens percorreram o mundo quando foram abertas as fronteiras em Berlim, e as pessoas do oeste e do leste se abraçaram.

Eu mesmo me lembro bem do 9 de novembro de 1989: inicialmente a gente nem podia acreditar no que estava acontecendo perante nossos olhos. Ao mesmo tempo, eram momentos de grande alegria e de satisfação ao constatar que finalmente a divisão alemã, artificial desde o início, havia sido superada, uma divisão que por décadas havia separado cidadãos, amigos e famílias de ambas as partes da Alemanha. (...)

A queda do Muro de Berlim foi resultado de uma revolução popular pacífica com o lema "nós somos o povo", posteriormente "nós somos um povo". A dimensão internacional da reunificação foi ultimada um ano depois, no Tratado Dois Mais Quatro, firmado entre os dois Estados alemães, de um lado, e os EUA, o Reino Unido, a França e a então União Soviética, de outro. (...)

Os primeiros anos da Unidade Alemã foram um árduo caminho a galgar. Até hoje a "construção do Leste" continua sendo um desafio para toda a Alemanha. Todavia, muito se alcançou nos últimos 25 anos: em muitas áreas –da Previdência Social à infraestrutura de transportes– pode-se constatar poucas diferenças entre a Alemanha Ocidental e a Oriental. (grifos meus)

Para as gerações mais jovens, que não têm uma lembrança da divisão alemã, não se questiona mais se o leste e o oeste cresceram juntos. Para eles, a Alemanha reunificada é natural. (...)

No entanto, a queda do Muro de Berlim foi muito mais do que um acontecimento puramente alemão: ele aplainou o caminho para o final do conflito leste-oeste, que marcou o mundo após a Segunda Guerra Mundial, criando o fundamento para a integração da Europa Ocidental e Oriental no âmbito da União Europeia, que hoje abrange 28 Estados-membros. (...)

O 9 de novembro, o dia em que o Muro caiu, é motivo de alegria, mas ao mesmo tempo é um alerta e um compromisso: paz, liberdade, democracia não são eternas garantias se não nos empenharmos diariamente nessa tarefa.

DIRK BRENGELMANN, 58, é embaixador da República Federal da Alemanha
O texto acima, publicado hoje na Folha de São Paulo, é mais uma farsa, mais uma história mal contada. Por que? Porque não se fala do Muro que separa os EUA do México, incomensuravelmente mais extenso que o antigo Muro de Berlim e que matou. até agora, mais gente do que durante a existência do " muro da vergonha". Também não se fala do Muro construído por Israel para isolar, num gueto, o povo palestino. Dai a minha assertiva: uma história mal contada.

Sem comentários:

Enviar um comentário