sábado, 29 de novembro de 2014

OS PETISTAS, O GOVERNO E O PODER


 

Petistas criticam equipe econômica de Dilma

  

“ A presidente  Dilma Rousseff  esteve em Fortaleza para aplacar  as  críticas de setores do PT à escalação de sua equipe econômica. Reunidos na capital cearense, dirigentes se queixaram da escolha de Joaquim Levy para assumir o Ministério da Fazenda.

Apesar de o comando do partido já ter dado a indicação como "questão superada", o futuro ministro foi alvo de queixas que partiram de tendências mais à esquerda, como "O Trabalho", "Articulação de Esquerda" e "Mensagem ao Partido", que reúne entre seus quadros o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto, contado para assumir mais uma vez uma pasta na Esplanada.

Representante da Mensagem, Carlos Henrique Árabe afirmou que o escolhido para comandar a economia do país nos próximos anos "deveria ter sido um representante do projeto vitorioso, o que não aconteceu". Na visão do petista, Levy1 está muito mais próximos de políticas defendidas pela oposição do que pelo governo Dilma.

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), também da Mensagem ao Partido, disse que as medidas da política econômica "não podem comprometer o projeto do PT", focado, segundo ele, principalmente na diminuição da desigualdade social. “
Escrevi um artigo em 20/07/2002, " Lula, o Governo e o Poder", onde entre outras coisas afirmei que " Alguns neófitos iludidos estão achando que se Lula for eleito o PT estará no poder. Não pensem que com lula no governo a classe operária estará ingressando  no paraíso. Muitos infernos astrais nos esperam!"
Agora alguns dirigentes petistas que não são neófitos, sim equivocados, pois beócios creio não serem, estão peitando Dilma sobre a formação dos ministérios. Pergunto aos dirigentes das diversas correntes, a correlação de forças permite  ministérios puro sangue à esquerda? Se no governo Lula não tiveram peito e tampouco coragem de botar o povo na rua para sustentar, no mínimo, a implantação da reforma agrária, como agora querem emplacar ministros de esquerda?
Em primeiro lugar o PT tem que sair do salto alto, da arrogância de não escutar as correntes de esquerda para que possamos montar uma Frente de apoio à Dilma. O presidente do PT, Rui Falcão, com quem estive preso na Ilha Presídio, situada no Rio Guaiba,, em Porto Alegre, não se digna responder um e-mail dos companheiros que estão dispostos a conversar e ajudar na governabilidade. Numa,  posição dogmática, igrejeira, se julgam os donos da verdade. Entretanto o que vemos na mídia, no dia-a-dia é o PT estrebuchando, sofrendo, penando nas mãos e nos braços da tal base aliada que não passa de uma aliança sobre um tapete de areia movediça. Ou o PT abre o " castelo" para os movimentos sociais ou vamos todos afundar juntos.

Sem comentários:

Enviar um comentário