sábado, 17 de janeiro de 2015

CUBA: O QUE OS EUA QUEREM REALMENTE?°


 

 Principais direções da guerra anti-ideológico anticubana no marco do processo de aproximação entre os EUA e Cuba.

O atual processo de aproximação entre as duas nações gera um contexto peculiar no qual se moldam  novas formas no ataque mediático contra  Cuba, na medida em que os acontecimentos  estão em pleno desenvolvimento.

É por isso que a análise da forma como se estão manifestando as direções do  ataque mediático  e as  atividades subversivas deve ser realizado em três cenários diferentes:

  1. de curta duração:

● A mobilização por meio de campanhas de mídia em várias matrizes de opinião projetada para minar e questionar qualquer manifestação da compreensão, do diálogo e que visa o desenvolvimento das relações bilaterais entre Cuba e as medidas dos Estados Unidos.

Essas campanhas são projetados para impor o discurso político da extrema-direita anti- cubana no Congresso, os grupos mafiosos reacionários  que vivem no exterior e os vários líderes de grupos contra revolucionários internos, gerando matrizes de opinião sobre a base do ato provocativo dos mesmos, seguindo as  seguintes direções:

- Todo o processo de  aproximação no nível político e econômico só fortalece o governo cubano.

- A chamada "sociedade civil , entenda-se a contra- revolução interna  e os grupos reacionários no exterior, devem ser incorporados em negociações bilaterais entre as duas nações. Igualmente , devem ser incorporados aos chamados  grupos do "exílio".

- Usar a contra-  revolução interna, principalmente os mercenários, para manter o processo de distorção da realidade cubana em vários cenários internacionais, como forma de pressionar o governo norte-americano e fortalecer as posições anti- cubanas no Congresso. Nesse sentido, não se descarta o uso destes mercenários em foros  paralelo à realização da Cúpula da CELAC   na Costa Rica e da Cúpula das Américas, no Panamá.

● Gerar e fabricar eventos provocativos dentro Cuba por grupos contra-  revolucionários, a fim de criar uma falsa imagem de vitimização ante a resposta das autoridades cubanas.

- Alguns desses shows mediáticos  serão apresentados por cubanos que vivem no exterior através da implementação de projetos que sirvam para questionar as ações do governo cubano sobre chamadas liberdades de expressão e os direitos humanos, como o caso recente em que se vinculou Tania Bruguera .

- Buscar as detenções dos recentemente liberados  "presos políticos" para por em duvida a intencionalidade e responsabilidade pelos cubanos em seus compromissos com os EUA.

- Ante as lacunas existentes no nosso atual Código Penal, pesquisar questionamento  das ações judiciais tomadas pelas autoridades cubanas para enfrentar as provocações montadas pela contra -revolução interna.

- Intensificar o ataque mediático nas redes sociais e na blogsfera, contra revolucionária,  especialmente em questões como a repressão e a liberdade de expressão.

- Espalhar rumores sobre a transparência do governo cubano no processo de restabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações, confundindo e criando falsas expectativas entre a população.

- Ferir a unidade ideológica do nosso povo apresentando o processo  de  aproximação como um sinal de fraqueza do governo cubano e sugerindo o abandono das posições mantidas pela Revolução.

● Pressionar o governo dos Estados Unidos para que este , por sua vez, exerça  pressão sobre o lado cubano para permitir a legalização das  mídias  que, como a  Rádio / TV Martí, foram porta vozes tradicionais do discurso  inimigo. Assim, com o pretendido livre acesso à Internet, permitindo a propagação do discurso anti-cubano entre nossa população.

2) A médio prazo.

O estabelecimento de uma embaixada americana em Cuba, provavelmente, uma das maiores da América Latina, superior até mesmo às missões diplomáticas em países como México, Venezuela, Brasil e Equador, entre outros, seria criar um ambiente propício para:

- Validar a presença de um grande grupo de agentes de agências federais dos EUA dedicados à espionagem e à criação e fortalecimento de grupos subversivos.

- Realizar processos de elaboração de perfis  entre os membros da sociedade cubana atual - , artistas, intelectuais, ex militares e outras figuras – visando   seu posterior recrutamento como potenciais agentes de mudança dentro da mesma.

 

- Tentar criar as condições para a formação de sindicatos "independentes", principalmente aqueles  setores beneficiados  pelas medidas de favorecimento financeiro que a abertura feita por Obama poderia gerar no pequeno setor privado e de outros setores da população.

● A longo  prazo:

- Criar dentro da atual sociedade cubana, sob a influência da ideologia burguesa, a necessidade de mudança, o que representaria que  assumissem  posições de rejeição ao socialismo e da busca de uma mudança política.

- Apresentar plataformas sindicais e políticas alternativas.

- Tentar promover uma ruptura em favor de um sistema pluripartidário, do " livre  sindicalismo" e a favor  do desenvolvimento da propriedade privada.

Estes são, em termos gerais, as opções de apostas na qual apostam tanto a atual administração norte americana como aqueles  setores que promovem o processo de aproximação com Cuba.

Percy Francisco Alvarado Godoy.
Fonte: rebelion.org
Tradução e adaptação: Valdir Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário