terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A GUERRA DOS EUA CONTRA AS DROGAS É UMA CORTINA DE FUMAÇA











O presidente da Bolívia, Evo Morales, condenou a "criação de modelos fracassados do livre mercado " como a que tem afetado alguns países da região, e defendeu a necessidade de implementar uma unidade sólida que ultrapasse todas as diversidades ante a ofensiva dos EUA , o que certamente pretende  " avançar sobre nós."


Em declarações ao jornal La Jornada, durante a recente cúpula do Mercado Comum do Sul em Paraná, Entre Rios, Argentina, argumentou que a guerra contra as drogas é uma outra maneira para que os Estados Unidos entre nos países e a use para   agir contra líderes populares, contra os povos da região. "Deve entender (os Estados Unidos), que já não somos mais parte desse negócio imperial que tiveram com a gente. Isso terminou e agora, quando fazem terrorismo econômico aos países, não há medo nas lideranças. O tempo destes medos se findou, terminou. Com sua guerra contra as drogas, que lidam com fins geopolíticos e agora tratam de acusar os governos e terminá-los dessa forma. A mim, inclusive, me chamaram de  Bin Laden andino e nos acusaram de terroristas e narcotraficantes , quando o primeiro país que impulsiona e  favorece o tráfico de drogas é os Estados Unidos.


"O grande negócio do capitalismo


"A droga parece ser o grande negócio do sistema capitalista. Um país tão desenvolvido, com tanta tecnologia, o que mais consome drogas : como não é capaz de controlar o tráfico de drogas? Como antes mandavam  assassinar líderes políticos ou sociais e os acusavam  de comunistas, de vermelhos, ou derrubavam governos que não controlavam, agora aos presidentes e aos povos anti-imperialistas os acusam de narcotraficantes, de terroristas. Penso  que o país que impulsiona o comércio de drogas é  o EUA, um grande negócio;  é o maior negócio ilegal do sistema capitalista ", explicou Evo Morales.


Há algum tempo, o presidente Morales denuncia esta situação perante o mundo e argumenta que "quando eles terminem  com esse mercado (das drogas), não haverá os que desviem a coca transformada em cocaína.  Não estão interessados em acabar com o tráfico de drogas, mas com os nossos agricultores, nossos povos . Essa é a diferença real entre nós. "


Também Morales, ao condenar as sanções impostas à Venezuela (a entrevista foi realizada antes da confirmação deste fato) por violação dos direitos humanos, disse que "os mesmos  países que estão reconhecendo os crimes cometidos por seus soldados querem punir a Venezuela para se  defender. Nós não os vamos aceitar na América Latina. "


Criticou duramente que  os Estados Unidos continue ", como se nada tivesse acontecido", com sua política de agressão.


Reiterou que a redução no preço  do petróleo causada pelos Estados Unidos visa atacar economicamente a  Venezuela e a  Rússia. Considerou que as pressões e sanções econômicas são usadas como terrorismo econômico, porque eles não conseguem implementar golpes militares e outras formas de golpes, que sofreram todos os países nestes últimos anos.


" Esquecem que estamos em tempos de integração e unidade da América Latina e que esta integração é um processo libertador", disse Evo Morales.


O presidente participou da Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos da América Latina e do Caribe (Alba), realizada em Havana, Cuba, antes de sua viagem a Entre Rios.


Considerou a ALBA "o grupo de integração com maior definição político ideológica e anti-imperialista, respondendo ao pensamento  e  à necessidade dos povos. A Rússia quer fazer parte da Alba; isso seria um problema para os Estados Unidos. China e Rússia oferecem  toda a sua  cooperação ".


Reflexionou, também, sobre o que acontece no continente, em que "conseguimos libertar-nos politicamente, que é uma maneira de libertar-nos economicamente e decidir nossos destinos. Eles queriam nos dominar politicamente para nos roubar, mas isso terminou, mudou. Queriam nos dividir e dominar. E nós estamos cada vez mais unidos e não dependemos, agora  das decisões políticas que vêm do Banco Mundial ou o Fundo Monetário Internacional, mas têm outras novas formas de tentar nos dominar, com provocações, agressões, como o que está acontecendo agora com a Venezuela, ou na Argentina, com estes fundos abutres, que ameaçam com  embargos, ainda. Mas há reações em nossos povos e nos solidarizamos  com os nossos irmãos. Deve ser uma solidariedade ativa.


"O que mais é necessário para lidar com estas situações?


-Todos estamos ameaçados: a Alba, os outros processos de integração. Os Estados Unidos fracassaram na maioria dos golpes que tentaram, em sua conspiração contra os verdadeiros democratas. Agora estão com suas conspirações econômicas, com essas organizações não governamentais que trabalham todos os dias contra os nossos governos. Na Bolívia expulsamos aqueles que estavam trabalhando para nos dividir, nos derrotar  até nos matar. E na Bolívia pensamos que quando há provocação política, econômica ou militar, os governos nunca os  pode enfrentar sozinhos, e por isso  o mais importante da consciência dos nossos povos. Não há nada que um homem, um governo só pode fazer. Pedimos a participação do povo, a inclusão dos que representam os movimentos sociais, que são organizações dos povos. Se não fosse assim, não seria uma democracia participativa, e isso é o que dizemos  a todos para não ser ambiciosos. Alguns políticos e setores continuam a acreditar em si mesmos e não nos  outros, em todos, no país. Isso também tem que mudar.


Fonte: La Jornada


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário