segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

EUA: A BRUTALIDADE DA POLICIA RACISTA


A ONU, "PREOCUPADA" COM O RACISMO  NOS EUA


Seis especialistas independentes da  ONU advertiram que a morte de jovens afroamericanos em Ferguson e Nueva York -que desencadearam  mobilizações de protestos e prisões massivas- poderiam  ser indício de um "padrão de impunidade da brutalidade" policial por questões racistas.

O pronunciamento dos especialistas aconteceu em seguida as decisões  dos dois grandes julgamentos  que resolveram não  incriminar  dois policiais brancos que mataram  dois homens negros desarmados, decisões que causaram  protestos tanto pacíficas como violentas.

"A decisão (dos dois jurados) tem deixado a população negra  com a legítima preocupação  sobre um padrão  de impunidade quando as vítimas do uso excessivo da força são de origem afroamericana ou outras comunidades minoritárias", afirmou,  em um comunicado, a relatora especial sobre minorias, Rita Izsák.

Os protestos ocorreram, na última semana,  nas ruas de muitas cidades dos Estados Unidos após  a decisão de um grande jurado em Staten Island (Nueva York) de não processar  um policial branco que matou  um cidadão afroamericano desarmado, Eric Garner, após  aplicar-lhe um procedimento proibido: chave de estrangulamento.

Na semana passada, outro grande  jurado de St. Louis, estado de Missouri, decidiu  também que não  fosse acusado outro policial branco que disparou  repetidas vezes contra um  jovem negro desarmado, Michael Brown, de 18 anos, e que também provocaram  enorme indignação e  violentos protestos em todo o país.
Os  relatores recordam  que estes dois casos "tem  renovado uma onda de manifestações nos Estados Unidos contra o que é considerado por muitos,  na comunidade  afroamericana,  como assassinatos ilegais e novos exemplos de como a força letal é  desproporcionalmente usada contra homens jovens afroamericanos".

Fuente: http://www.pagina12.com.ar/diario/ultimas/20-261338-2014-12-05.html

Sem comentários:

Enviar um comentário